O seminário Ciência na Mídia acontecerá dia 16, no auditório da Fapesp, em São Paulo. O objetivo é promover uma reflexão, por meio de um diálogo entre pesquisadores e jornalistas, sobre as formas como os veículos de comunicação têm divulgado a atividade científica.
Participação de Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, e de Clive Cookson, editor de ciência do jornal britânico Financial Times. Acontecerá debate sobre Ciência na TV, com Paulo Saldiva, professor da Faculdade de Medicina da USP e Roberto Wertman, do Espaço Aberto Ciência e Tecnologia da Globonews. Mediação de Mônica Teixeira, da Univesp TV. Detalhes: www.fapesp.br/eventos/ciencianamidia
Teste facilita diagnóstico de diarreias agudas
Um kit semelhante ao dos testes de gravidez vendidos em farmácia foi desenvolvido no Instituto Butantan para ajudar a diagnosticar a causa da diarreia aguda, doença que mata anualmente 1,5 milhão de crianças menores de 5 anos no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde
O exame é capaz de detectar três categorias da bactéria Escherichia coli, responsável por 30% a 40% dos casos nos países em desenvolvimento. Basta colocar uma tira de papel em uma amostra de fezes previamente preparada e, em 15 minutos, linhas vermelhas indicam se um dos três tipos do bacilo está presente.
“Existem seis categorias de E. coli capazes de causar diarreia, cada uma com diferentes características de virulência e epidemiológicas”, explicou a pesquisadora Roxane Maria Fontes Piazza, que coordenou o projeto “Imunodiagnóstico de Escherichia coli diarreiogênica”, financiado pela FAPESP.
O teste abrange duas categorias consideradas endêmicas no Brasil: a enteropatogênica (EPEC) e a enterotoxigênica (ETEC). Detecta também a E. coli produtora da toxina de Shiga (STEC), que causa formas graves da doença, podendo levar à colite hemorrágica e à falência renal.
O kit é composto por uma fita de 6 centímetros de comprimento por 0,5 centímetro de largura. Nessa fita, três tipos de papel foram sobrepostos em uma base plástica.
“No início tem uma fibra de celulose de alta absorção, responsável por puxar a amostra e levá-la até a região da fita onde estão os reagentes. Em seguida vem a fibra de vidro, onde estão fixadas pequenas partículas de ouro chamadas de ouro coloidal. Nessas partículas esféricas, de apenas 20 nanômetros de diâmetro, estão aderidos os anticorpos”, explicou Rocha.
Os antígenos da bactéria, quando presentes, são absorvidos pela fibra de celulose, ligam-se aos anticorpos aderidos ao ouro coloidal e continuam pela fita até chegar a uma membrana de nitrocelulose, na qual sai o resultado do teste.
“Há várias linhas nessa membrana e o que determina qual é a categoria de E. coli presente na amostra é a região em que as linhas aparecem na fita. A reação é considerada positiva quando as duas linhas, teste e controle, apresentam-se coloridas”, disse Rocha. A função do ouro é tornar as linhas visíveis.
A ideia é que o kit seja usado em hospitais e laboratórios clínicos para acelerar a detecção da bactéria, o que ajudaria profissionais de saúde a tomar medidas de prevenção, de modo a evitar que surtos se alastrem, e a adotar condutas terapêuticas adequadas. (Texto de Karina Toledo, distribuído pela Agência FAPESP)
O animal jurídico
Existe uma instituição no Brasil – aquela que deveria ser a mais respeitada por todas, ter a melhor reputação, passando a sensação de verdadeiramente fazer e produzir, o que sua denominação diz – JUSTIÇA –, agonizante; em frangalhos, respirando por aparelhos e sobrevivendo artificialmente. E existe um “animal jurídico”, como se intitula, uma mulher decidida e corajosa, tentando, desesperadamente, preservá-la viva, ou, se é que já não morreu, ressuscitá-la. Trata-se da desembargadora ELIANA CALMON, corregedora ministra do CNJ.
No cipoal jurídico que é nosso país, no emaranho de milhares de leis, normas e regulamentos que dificultam e obstam um desenvolvimento mais rápido e consistente da sociedade brasileira, muito especialmente de suas empresas, restava a esperança de que a JUSTIÇA poderia ser, ainda que distante do ideal, esse desatador de nós e armadilhas. Mas, desgraçadamente, além de não ajudar no desatamento dos nós, a JUSTIÇA se revela preguiçosa, acomodada, conivente e muitas vezes cumplice dos políticos em escabrosos casos de corrupção deslavada e grosseira.
Assim, todo o respeito, admiração, apoio e torcida pela luta heroica e democrática da ministra ELIANA CALMON que conhecemos melhor, em recente entrevista concedida a SONIA RACY, no ESTADÃO.
SOBRE TER SEGURANÇA – “Muitas vezes um juiz quer um segurança para ser diferente. Quer uma mordomia para mostrar aos outros que ele é importante. Quem é autoridade e tem o poder de dar e tirar liberdade tem que ser simples. Isso tudo acaba sendo um pouco de doença profissional, porque quem dá a última palavra sempre fica prepotente. Por isso digo que nós, da magistratura, tínhamos de investir na formação adequada de juízes. Precisamos ver essa vaidade como uma doença profissional, onde você tem que cuidar no dia a dia… Não – não tenho segurança – Sou mais meu salto de sapato. Gosto de dirigir meu próprio carro…”.
CORRUPÇÃO – “As elites estão de mãos dadas com a corrupção, alguns porque realmente fazem parte de uma sociedade corrupta. Outros porque nem têm noção de que estão contribuindo para a corrupção, como o corporativismo”.
STF – Não gostaria de ser indicada para o STF. “Não seria feliz lá. É uma Casa muito política, contida, onde se fala pouco. É uma Casa de muitas vaidades. Não tenho o perfil. Sou como sou.”
ACM – ANTONIO CARLOS MAGALHÃES “mandava em tudo na BAHIA, inclusive nos desembargadores, menos da Justiça Federal. O presidente do Tribunal Eleitoral chegava a dizer, “o cabeça branca mandou decidir dessa forma”. Isso eu vi, briguei e fiquei isolada”.
ELIANA POR ELIANA – “Meus pais sofreram, eu era ousada, desaforada, voluntariosa, só fazia o que queria. Fui uma adolescente à frente da época. Isso me ajudou, pois não virei uma moça medíocre. Tinha tudo para ser casadoura. Esse meu jeito fez com que eu desabrochasse, enfrentasse uma mãe coquete, uma sociedade restritiva…”. (Madia, no blog dele)
Prêmio para internautas
A Ingresso.com lança concurso cultural do filme Os Vingadores em parceria com a Rádio Disney (91,3 FM). Serão premiados dois internautas pen drive, capa de IPhone, camisetas, entre outros produtos exclusivos do filme e também da rádio. Para ganhar você deve acessar o http://www.ingresso.com.br/br/promocoes e responder de forma criativa a pergunta: Por que você merece ganhar os super kits exclusivos de Os Vingadores?. As respostas podem ser enviadas até as 23h59m do próximo dia 17. Detalhes: http://www.ingresso.com.br/.
FIFA Interactive World Cup 2012
O FIFA Interactive Wolrd Cup é um torneio de futebol virtual organizado pela FIFA que já foi prestigiado pelo Guinness World Records como a maior competição online de games do mundo. Faz parte dos eventos da FIFA desde 2004, e neste ano o FIWC 2012 bate novo recorde chegando a 1 milhão de gamers em todo o mundo.
O Rio de Janeiro será palco de uma das etapas pré-qualificatórias dester qie é o maior torneio de videogame mundial. A competição, que possui 6 eliminatórias online e 11 ao vivo, chega à cidade no próximo dia 21.
Brasília também receberá uma etapa pré-qualificatória. O evento acontecerá simultaneamente com o evento do Rio de Janeiro, evidenciando a interatividade deste torneio. As inscrições também ocorrerão no mesmo horário que as do Rio de Janeiro, ou seja, a partir das 9h.
O vencedor do FIWC 2012 receberá US$ 20 mil em dinheiro e um convite para o prêmio a Bola de Ouro FIFA. Para participar você só precisa de um Sony PlayStation 3, do jogo FIFA 12 da EA Sports e fazer sua inscrição.
Publicidade cresce em todas as mídias
O investimento em publicidade, tanto tradicional quanto digital, teve alta global significativa durante 2011, de acordo com dados informados nesta quarta-feira (11) vindos de Nielsen e GroupM. De acordo com a Nielsen, que analisou as chamadas “mídias tradicionais”, o gasto com publicidade no ano passado cresceu 7,3% em relação ao período anterior, chegando ao montante de US$ 498 bilhões. Somente no último trimestre de 2011, a compra de mídia em TV, jornais, revistas e rádio teve alta de 6,2%, chegando a US$ 131 bilhões.
A América Latina teve a principal alta (11,6%), seguida de perto por Ásia-Pacífico (11,5%) e Oriente Médio e Africa (11,3%). A América do Norte teve alta de 1,8%, enquanto a Europa permaneceu praticamente estável, apresentando leve queda, de 0,4%. Entre as mídias, a TV continuou tendo crescimento significativo, de 10,1%, enquanto o rádio cresceu 9,7% em investimentos, as revistas 2% e os jornais, 1,1%.
Entre as categorias, a de vestuário teve o maior crescimento em investimento publicitário, 17,5% durante 2011, enquanto o segmento de healthcare teve alta de 11,2%. Indústria e serviços também ampliaram a compra de mídia superior à de 2010, alta de 8,1%. O segmento automotivo ampliou em 7,5% seus investimentos e o setor financeiro, 6%, enquanto o de entretenimento teve alta de 5% em sua verba.
Já o GroupM, braço de mídia do WPP, indica que o meio online também teve resultados significativamente positivos durante 2011, recebendo US$ 84,8 bilhões em investimento, alta de 16%. De acordo com o relatório da empresa, o valor representa 17% do total gasto em publicidade mundialmente no ano passado.
A América do Norte chegou próximo à metade desse valor investido, somando US$ 34,5 bilhões – dos quais US$ 32,2 bi vêm somente dos Estados Unidos. A segunda região a mais investir nos meios digitais foi a Ásia-Pacífico, com US$ 24,8 bilhões, seguida da Europa Ocidental, com US$ 21 bi.
A previsão do GroupM é que a receita proveniente da mídia online em 2012 seja de US$ 98 bilhões globalmente, chegando a aproximadamente 19% do investimento publicitário total ao redor do mundo. Outro dado relevante da pesquisa realizada pela empresa é que, em média, 19% do tempo gasto com mídia entre os consumidores é relacionado com canais digitais e que 5% das compras de varejo de 2011 foram efetuadas via e-commerce. (Karan Novas no Propmark)
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