Pesquisar este blog

domingo, 25 de março de 2012

DOMINGO É DIA DE AUDITORIA

AUDITORIA DA COMUNICAÇAÇÃO

FRACASSEI


Eu estava chegando na Unisul quando o celular tocou. Do outro lado da linha, minha mulher deu a notícia que eu aguardava há alguns dias:


“Chico Anísio morreu.!


Não consegui conter as lágrimas.


Eu estava começando minha vida profissional, na J. Walter Thompson, quando me foi confiada a criação de campanhas para as Sandálias Havaianas. Chico tinha, então, um longo contrato com a empresa. Estrelava todos os comerciais. Já era famoso. E meu ídolo.


Juntos, criamos o Sniff! Sniff!, um personagem que não suportavas o mau cheiro. (Na época, o conceito das Havaianas era não amassa, não tem cheiro, não solta as tiras.) Tive a ideia, conversei com ele que, alguns dias depois, apareceu na agência com as caracterização do personagem.


“Gostou¿”


Adorei. Chico dava, ali, mais uma demonstração da sua genialidade. Ensinou-me muito.


O tempo passou, cada um seguiu seu próprio caminho, nunca mais nos vimos.


Mas eu fiquei com a dívida das aulas que ele, gratuitamente e com alegria, me deu.


Por isso, e por tudo o que ele fez neste país, sempre achei que


lhe devíamos uma homenagem consagradora. Algo que representasse o agradecimento da Nação. Afinal, Chico foi brilhante em tudo o que fez, pois brilhou no rádio, na televisão, na literatura, na pintura. Foi completo.


Tentei, durante anos, convencer entidades, instituições, personalidades importantes a aderir a essa iniciativa. Inutilmente. Fracasso total.


Nestes últimos dias a imprensa vai deitando loas ao Chico. Mas agora é tarde, ele não está mais aqui para ouvir, de corpo presente, nossa gratidão. Afinal, depois que morre todo mundo vira santo, e Chico não pode ser nivelado por baixo .


Nessa hora, lembro-me do Nelson Cavaquinho, que disse, no samba Quando Eu Me Chamar Saudade:


Sei que amanhã
Quando eu morrer
Os meus amigos vão dizer
Que eu tinha um bom coração
Alguns até hão de chorar
E querer me homenagear
Fazendo de ouro um violão
Mas depois que o tempo passar
Sei que ninguém vai se lembrar
Que eu fui embora
Por isso é que eu penso assim
Se alguém quiser fazer por mim
Que faça agora.
Me dê as flores em vida
O carinho, a mão amiga,
Para aliviar meus ais.
Depois que eu me chamar saudade
Não preciso de vaidade
Quero preces e nada mais


QUEM DECIDE¿


O TRADICIONAL CADERNO DO MARCAS DE QUEM DECIDE, COM OS RESULTADOS COMPLETOS DA 14ª EDIÇÃO DA PESQUISA DO JORNAL DO COMÉRCIO E DA QUALIDATA, CIRCULARÁ ENCARTADO NA EDIÇÃO DO JC, DE PORTO ALEGRE AMANHÃ.

O leitor terá à disposição cerca de 150 páginas com gráficos e análises das marcas mais lembradas e preferidas, artigos especiais e a cobertura do evento de apresentação do levantamento mercadológico.


O encarte inclui novidades e tendências mercadológicas, 50 artigos de especialistas, gestores de marcas e empresários e fotos da entrega dos certificados, ocorrida dia 1º passado. “Por ser uma fonte de consulta de alta consistência e credibilidade, o caderno apresenta uma tiragem extra com distribuição nacional”, informa o diretor comercial do JC, Luiz Borges.


O projeto gráfico do caderno especial Marcas de Quem Decide apresenta novidades neste ano. Volta-se para um padrão mais contem porâneo, fortemente influenciado pelas plataformas digitais que remetem a ícones tão comuns no nosso dia a dia.


A pesquisa Marcas de Quem Decide não se limita a descobrir apenas a posição da marca na memória do consumidor, mostrando também o desempenho no momento da compra. Trata-se da única aferição simultânea de lembrança e preferência, com os entrevistados indicando a ordem das cinco principais marcas de 100 setores de produtos, serviços e empresas e mais três categorias especiais: Grande Marca Gaúcha, Grande Marca Brasileira e Preservação do Meio Ambiente.

A Qualidata ouviu 529 empresários e empreendedores nos 47 principais municípios do Rio Grande do Sul, de 1º a 29 de dezembro de 2011. Essa é a maior amostragem já feita pelo Marcas. Para responder a pesquisa tem de ser dono ou sócio, executivo em cargo de direção ou profissional liberal. Os donos de empresas representam 65% dos entrevistados.


Pesquisa estará disponível em digital


Os dados da pesquisa Marcas de Quem Decide estarão disponíveis a partir da próxima segunda também no universo de aplicativos para iPads, iPhones e Androids para download gratuito. O conteúdo será composto por dados das marcas mais lembradas e preferidas, informações da pesquisa e artigos assinados por renomados executivos e empresários brasileiros.


A ferramenta vai colocar a pesquisa à disposição dos internautas que utilizam essas plataformas, complementando o que está disponível no site www.jornaldocomercio.com e as edições impressas do JC. “As novas plataformas à disposição são um convite aos anunciantes aproveitarem essa excelente oportunidade de visibilidade junto ao Jornal do Comércio”, afirma Luiz Borges.


As empresas premiadas e suas agências de publicidade poderão baixar o manual do logotipo Marcas de Quem Decide e assim mostrar o posicionamento da sua marca no Rio Grande do Sul através do s ite www.marcasdequemdecide.com.br ou no facebook (www.facebook.com/MarcasdeQuemDecide) (FontesComEfeito Comunicação Portal da Propaganda ) : Carlos Souza


UMA AGRADÁVEL SURPRESA

Conheci, esta semana, a Folha de Braço do Norte. Fiquei surpreso: muito bem impressa, bem diagramado, matérias interessantes inclusive para quem não é da região.

A surpresa maioria acontece quando nos informamos sobre o número de assinantes: 3.890, um rercorde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário