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terça-feira, 20 de março de 2012

5º CONGRESSO DA ALAP

A Associação Latino-Americana de População (Alap) realizará, nos dias 23 a 26 de outubro, seu quinto congresso mundial. Com o tema As transições na América Latina e Caribe: mudanças demográficas e desafios presentes e futuros, um dos objetivos do evento é discutir os efeitos das diferentes transições na dinâmica sociodemográfica da América Latina e Caribe.

Gênero e equidade, Populações e direitos e Migrações internas e urbanização são alguns assuntos que serão discutidos durante o congresso. O evento será realizado em Montevidéu, no Uruguai. Detalhes: www.alapop.org
As dificuldades da Banda Larga


O painel de encerramento do ProXXIma México contou com a participação de representantes dos cinco principais portais atuantes no país – Google, MSN, Terra, Televisa e Yahoo – e assumiu o tom mais acalorado do evento. Para os executivos, o baixo investimento em telecomunicações somado à cobertura deficiente de banda larga são fatores que impedem um maior avanço do mercado digital.


Andres Navarro, diretor comercial do MSN, destacou que além da prestação dos serviços privados ainda ser precária por falta de concorrência, o país carece de engajamento político na questão. “Há uma falta enorme de vontade política para resolver a infra-estrutura.”


Na mesma linha, Gerardo Adame, CEO de Terra México, comparou país com outros mercados latino-americanos, principalmente no que se refere às telecomunicações. “Não estamos atrás somente no ítem banda larga, mas principalmente na instalação de uma base de tecnologia que nos permita avançar. Brasil e Chile já estão resolvendo isso com mais velocidade do que nós”,


Representante da Televisa, Manuel Gilardi, vice-presidente digital da empresa, concordou que o México enfrenta problemas de infraestrutura, mas afirmou que o país está prestes a vivenciar uma revolução. “A medida em que tivermos mais banda larga, nosso mercado irá disparar. O mexicano é adepto ao uso de internet e o dinheiro dos anunciantes vai acompanhar essa audiência”.


Já o CEO do Yahoo, Jose Luis Elizarraras, minimizou a falta de infra-instrutura e a baixa cobertura de banda larga no país. Para ele, o importante é que 42 milhões de mexicanos consomem na internet e, assim como ocorreu com a TV e outros meios, o investimento publicitário irá acompanhar. “Não concordo que temos que esperar o futuro para sermos importantes. O número de pessoas é o mais importante. E isso nós temos”, analisou.


No mesmo painel, o diretor de relação com agências do Google, Roberto L’Hospital, convidou o auditorio a pensar se a cifra de US$ 400 milhões – valor movimentado pelo mercado digital mexicano em 2011, segundo o Interactive Advertising Bureau (IAB) – seria justa considerando a base de 42 milhões de usuarios de internet do país. “Para mim, esse valor é uma vergonha. Falta comunicação e engajamento do nosso setor para conquistar mais espaço”, completou. Para Jose Luis Elizarraras, do Yahoo, as cifras movimentadas não são o mais importante uma vez que o potencial de crescimento é ainda maior. “Precisamos parar de pensar no que somos e pensar no que vamos ser. Essa perspectiva é baseada em números reais de audiência”, completou.


Os representantes dos portais também falaram sobre o crescimento da audiência das redes sociais no México e sua importância para os portais. “São plataformas que complementam nossa estratégia de compartilhamento de informações”, disse Manuel Gilardi, da Televisa. Para Roberto L’Hospital, do Google, a utilização das redes debe ser feita de forma que a audiência migre para consumir conteúdo nos portais. “É uma tendência já que o público está lá, mas é preciso direcioná-lo para consumir conteúdo nos sites”, afirmou. (Proxxima)

Do blog ao carro conceito


A construção de um carro conceito a partir da colaboração de internautas foi o tema do segundo painel do ProXXIma México nesta quarta-feira, 7. Representante da Fiat, Bertrand Cocallemen, diretor-executivo de planejamento da AgenciaClick Isobar, apresentou o projeto Fiat Mio desde sua concepção. Segundo ele, a ideia original, surgida em 2009, era criar um blog para que os internautas pudessem contribuir com sugestões sobre o que seria o carro do futuro. “Tínhamos um desafio colocado pelo próprio cliente. Discutimos muito e decidimos abrir um proceso que é históricamente muito fechado: a construção de um automóvel”, contou.


O engajamento social gerado pelo projeto superou tanto as expectativas que em poucos meses agência e cliente precisaram rever sua estratégia, revelou Cocallemen. “Lançamos um blog em português e meses depois tínhamos sugestões vindas de usuarios de mais de cem países”, adicionou. A partir daí, o blog foi aprimorado e se tornou uma plataforma de comunicação colaborativa aberta e disponível em seis idiomas. “Em uma industria fechada como a automotiva, foi uma quebra de paradigmas”, explicou o representante da AgênciaClick Isobar.


Segundo dados divulgados pela Fiat, ao longo de quase dois anos o projeto Mio contabilizou dois milhões de visitantes únicos e onze mil ideias oriundas de 17 mil internautas de 160 países. O resultado – o carro conceito, de fato – foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo em 2010. “Recebemos visitantes de todo o Brasil em nosso stand. Pessoas que enviaram suas sugestões e se sentiam um pouquinho autoras do veículo”, afirmou Cocallemen.


A Fiat é uma nova montadora depois do projeto Fiat Mio, garantiu Bertrand Cocallemen, da AgenciaClick Isobar. Para o executivo, a empresa abriu mais seus proceso decisórios. “Atualmente, há comitês formados por diferentes áreas que se dedicam a discutir as grandes decisões da companhia. As decisões são compartilhadas”, revelou.


Questionado sobre a influência do projeto Fiat Mio nos lançamentos previstos pela montadora e até mesmo sobre a possibilidade do carro conceito se tornar um automóvel comercial, Cocallemen diz que há planos de continuidade da plataforma e que o legado do Fiat Mio influenciará muito ainda na forma de atuação da empresa. “É algo maior do que só um carro conceito. É uma forma de pensar de forma integrada, colaborativa e aberta”, finalizou. (Proxxima)

Prêmio Professor Eric Roger Wroclawski abre inscrições


A Einstein, revista científica do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, está com inscrições abertas para o Prêmio Eric Roger Wroclawski. Detalhes: revista@einstein.br ou (11) 2151-0904.

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