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quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

OS INSIGTHS DO PLANEJAMENTO

O Top de Planejamento 2012, teve como primeira palestra “O ser humano como base de qualquer estratégia”, de Francisco Freire e Dora Faggin, diretores da Vox Pesquisas. Segundo os profissionais, é preciso existir mais emoção no dia a dia das pessoas, principalmente no campo profissional. “A pessoa que atua no planejamento de uma agência deve levar isso a sério e assumir a posição de um líder, de um cara de vanguarda, que enxerga o que ninguém vê - e, a partir daí, propõe a criação do novo. Não ser um mero ‘fazedor de power point’”, disseram.



Diretor geral de planejamento da Neogama/BBH e presidente do Grupo de Planejamento (GP), Eduardo Lorenzi disse que nós estamos vivendo a cultura do “mais” no planejamento, e disse que nós precisamos da cultura do “menos”. “O que eu quero dizer quando falo que as marcas precisam de menos planejamento é para que joguem a maior parte de seu trabalho fora. Use tudo que pesquisou e se embasou para apresentar ao cliente para ter base e as respostas quando preciso. Mas mostre apenas aquele insight que será decisivo para atingir seu objetivo”, disse, falando ainda sobre outras duas regras essenciais para os profissionais do meio: “Jogar o protagonismo fora”, pois, na visão do executivo, a função do planejador é fazer mídia, criação e outras áreas fazerem seu trabalho da melhor forma possível, e não ser a estrela da equipe; e “jogar sua posição partidária fora”. “Você não tem que preferir analógico ou digital, por exemplo, mas sim aquilo que seu cliente irá precisar para resolver o problema dele”.


Por fim, Daniel Perrone e Peu Reis, sócios da Diretta, falaram sobre o planejamento no ambiente digital, onde listaram cinco mandamentos: alinhamento e sintonia na comunicação, pesquisa de comportamento na web, plataformas bem construídas e gestão 24 horas, ações adequadas, envolventes e oportunas e disposição e prudência no trabalho com redes sociais. Também falaram que o maior erro de uma agência digital é achar que no futuro tudo será interativo. “A comunicação é uma só, e continuará sendo, não importa em que meio”. A dupla também apresentou os cases do protetor solar Sol de Janeiro, lançado no último ano com a proposta de celebrar a cultura praiana brasileira, e da cerveja Heineken, sempre presente em plataformas esportivas e musicais na web.


Já no segundo dia do evento, Carlos Murilo Moreno, diretor de marketing da Nissan, relatou o longo processo para chegar ao filme "Pôneis malditos", o maior viral da publicidade no ano passado. O comercial foi o último de uma série de filmes polêmicos que a montadora japonesa havia lançado ao longo de 2011, parte de estratégia agressiva para sair da amarga posição de 0,8% de market share no país. "Éramos uma marca insignificante", afirmou Moreno.


Com verba enxuta para publicidade, a Nissan apostou na irreverência e fechou 2011 com 3,3% de participação, crescimento de 88%. Mas o sucesso inesperado de um filme barato e ousado não foi apenas sorte, garante Moreno. "'Pôneis malditos' era filme louco e esquisito, que estourou pelo mundo (ultrapassou 15 milhões de views no YouTube). Tínhamos uma sorte planejada", disse. "Reformulamos o modo de fazer publicidade. Entendemos que o consumidor queria entretenimento e divertir-se".


No painel "E agora, José?", Ken Fujioka, sócio e vice-presidente de planejamento da Loducca, apresentou metologias e listou o que considera essencial para o profissional tornar-se um bom planejador. "A habilidade mais importante é empatia, o que é diferente de entendimento. Entender o consumidor não é suficiente", afirmou.


Fujioka reiterou que a capacidade de desenvolver empatia para grupos sociais diferentes é que irá permitir ao planejador "trafegar entre diferentes universos de consumidores". Sobre o papel do profissional, o vp da Loducca grifou que sua responsabilidade não é desenhar briefs, mas "atuar no campo das ideias". Para o publicitário, um bom trabalho é incorporado pela cultura pop, o que significa ser replicado e parodiado, aumentando seu alcance. "Temos que vibrar se isso acontecer".


Já para Heitor Dhalia, sócio e diretor da ParanoidBR, todo planejador deve estudar dramaturgia. "A dramaturgia é a história do mundo", afirmou. Segundo o diretor, toda boa história que emocione o público, seja no cinema ou na publicidade, precisa narrar a jornada dramática do herói, mito descrita por Joseph Campbell. "A arte é o espelho da vida. Comunicação que funciona é aquela que é o espelho do mundo, dos conflitos e das conquistas humanas", resumiu. "Queremos comunicação que nos conte a jornada do herói".


Segundo o mito narrado por Campbell, a jornada dramática começa quando um incidente excitante retira o herói de sua zona de conforto. Forças antagônicas desafiam sua sobrevivência e, ao chegar ao fim da jornada, a recompensa do herói é o aprendizado sobre si mesmo. Esse mito, segundo Dhalia, está presente na literatura, no cinema e deve estar na publicidade. "Um jogo de futebol é emocionante porque é dramático. Há conflito o tempo todo, a força antagônica do outro lado, as reviravoltas, a superação. É a mesma dinâmica", exemplificou. (PropMark)

Uma história da Associação Católica de Propagandistas

(ZENIT.org). - A Associação Católica de Propagandistas, seus homens e suas obras no Arquivo Secreto Vaticano (1908-1939) é uma publicação recente de Francisco Glicério Conde Mora, com alguns documentos em grande parte inéditos do Arquivo Secreto Vaticano.


O livro da Associação Católica de Propagandistas, seus homens e suas obras no Arquivo Secreto do Vaticano (1908-1939), CEU-edições, de autoria de Francisco Glicerio Conde Mora, analisa a história da Associação Católica de Propagandistas entre 1908 e 1939, através de uma documentação em grande parte inédita conservada no Arquivo Secreto Vaticano.


Três foram as fontes utilizadas pelo autor no presente trabalho, dentro do Arquivo Secreto Vaticano: Nunciatura de Madri (NM), Trabalhos Eclesiásticos Extraordinários (Affari Eclesiastici Straordinari) (AES) e Secretaria de Estado (SS).


As nunciaturas de monsenhor Antonio Vico, desde o 16 de dezembro de 1907 até 22 de novembro de 1912, a de monsenhor Francesco Ragonesi, do 9 de fevereiro de 1913 até o 7 de marco de 1921, e a de monsenhor Federico Tedeschini, nomeado em 31 de março de 1921 cuja nunciatura abrange até 1936, tem sido de grande utilidade para a recuperação de documentos inéditos.


Nos Arquivos da nunciatura de Madri, o autor encontrou a documentação gerada pelos representantes de Sua Santidade na Espanha entre 1908 e 1939.


Custodiada no Arquivo Vaticano, tem sido a base para a redação do presente estudo, sendo a mais interessante e abrangente da nunciatura de Tedeschini, que abarca o regime liberal de Alfonso XIII (1902-1923), a ditadura de Primo de Rivera (1923-1930), os últimos governos de Alfonso XIII (1930-1931) e o período republicano (1931-1936).


A segunda parte dos fundos que alimenta esta obra é o Arquivo da Sagrada Congregação dos Assuntos Eclesiásticos Extraordinários. Esta coleção de documentos procede de um dicastério da Cúria Romana responsável pelas questões políticas e diplomáticas entre a Santa Sé e os vários estados. Finalmente, há o Arquivo da Secretaria de Estado, onde o autor encontrou correspondência do fundadora da Associação Católica de Propagandistas, o padre Ángel Ayala SJ, e o primeiro presidente, o servo de Deus Ángel Herrera Oria com o núncio Dom Vico.


Para adquirir este livro entre no: http://www.amazon.es/s/ref=nb_sb_noss?__mk_es_ES=%C5M%C5Z%D5%D1&url=search-alias%3Daps&field-keywords=La+Asociaci%F3n+Cat%F3lica+de+Propagandistas%2C+sus+hombres+y+sus+obras+en+el+Archivo+Secreto+Vaticano+%281908-1939%29&x=0&y=0&tag=zenit058-21. [Tradução de Thácio Siqueira]

Coca-Cola lança campanha global para Olimpíadas 2012


A Coca-Cola lançou uma campanha global integrada com motivos dos Jogos Olímpicos de 2012. A estratégia, intitulada ‘Move to the beat” e elaborada pela agência Mother London, inclui diversas atividades regionais e tem como carro-chefe o lançamento de um filme que apresenta o novo hino das Olimpíadas, Anywhere in the world, criado pelo produtor musical Mark Ronson e interpretado por Katy B.

Gravado em Hackney Wick, com visão privilegiada do Estádio Olímpico de Londres, cenário da abertura dos Jogos, o comercial procura refletir a do esporte de modo geral. Quatro atletas se apresentaram ao vivo durante a gravação: Kseniya Vdovina (Rússia) correu sobre uma esteira, Darius Knight (Grã-Bretanha) jogou tênis de mesa, Dayyan Jaffar (Cingapura) demonstrou sua mira no arco e flecha e David Oliver (União Europeia) superou obstáculos em uma pista montada no palco. Maria Espinoza (México) participou por meio de um vídeo e seus gritos característicos de Taekwondo foram incluídos na canção.(Propmark)

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