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quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O FOCO E O FLUXO

Ninguém sai de casa – ou não deveria sair – sem saber onde pretende chegar. É o que se chama ter um FOCO. Ou, se preferirem, um objetivo, um alvo a ser alcançado. Todas as empresas, todas, sem exceção, têm como foco principal e derradeiro fazer, ou possibilitar que, a “caixa registradora” soe no final do processo. Mesmo porque caso não soe no final, rapidamente impossibilitará que soe no durante. Curto e grosso. Todas as empresas trabalham tendo o olhar colado em quem está no final da fila do processo; mas, sempre no início da fila da reflexão, da construção do caminho, do início de todo o planejamento: uma pessoa física ou jurídica para quem se pretende vender um produto ou um serviço. Essa é uma “cláusula pétrea” do mundo que vivemos. Da sabedoria. Como se chegar até essa pessoa é o caminho a ser percorrido, o processo. O cliente final é o foco, o caminho a ser percorrido, o processo.



O erro crasso, absurdo, impensável que as empresas continuam cometendo, é o de sensibilizar o FOCO, o cliente final, esmerando-se em comunicar-se com essas pessoas da melhor forma possível, mas esquecendo-se que a comunicação não é um artifício a ser arremessado como se fosse uma granada, mas um fluxo que tem que percorrer todo o caminho, que contemple o processo por inteiro, e que informe, elucide, esclareça, prepare, treine e motive todos os envolvidos nas estações intermediárias, no meio do caminho. Chegar bem na foto no cliente final e negligenciar nos públicos intermediários e outros importantes stakeholders é não chegar a lugar nenhum.


Dentre as mais emblemáticas lições da prática dessa sabedoria, desse entendimento vital, uma que vem sendo dada no correr dos últimos 70 anos por uma empresa referência, a TETRA PAK. Que não vende seus produtos – embalagens – para quem consome o que vai dentro, para nós, consumidores. Vende para as empresas. Mas que desde sua origem e fundação, pelo genial RUBEN RAUSING, jamais deu um único passo sem contemplar todo o processo, e sem qualificar as empresas que adotaram sua embalagem para saírem mais que bem na foto no ponto de venda, na última fronteira.


Depois de 70 anos chegou no ano de 2010 a 74 bilhões de litros de produtos entregues em suas embalagens, a 158 bilhões de embalagens, e 10 bi de Euros de faturamento, absolutamente comprometida e preocupada em preservar a competitividade de suas empresas clientes, monitorando permanentemente todo o fluxo. Como se fosse um funcionário de uma ferrovia encarregada de garantir a permanente qualidade dos trilhos para que tudo acontecesse da melhor maneira em todas as estações intermediárias até o comboio chegar a seu destino final: a casa das pessoas.


E por respeitar no foco, e se esmerar no processo, RUBEN RAUSING conseguiu produzir uma embalagem vencedora. E sintetizou sua conquista numa das leis do marketing moderno que diz,


“Não importa quanto custe um produto desde que economize – em todo o processo – mais do que custa”. Frase essa que hoje vale para tudo, muito especialmente no momento de cegueira crônica e contagiosa que habita parcela expressiva das empresas; que se esmeram de forma truculenta e burra na contenção de custos pontuais, incapazes que são de refletir sobre todo o processo. Empresas que se encantam por árvores isoladas, e perdem a magnitude da floresta.


Saber onde se pretende chegar é vital; eleger o caminho a ser percorrido e contemplar a adesão de todos os envolvidos no processo é condição básica para se chegar lá. (Madiamundomarketing)

Programa Atleta do Futuro


O SESI Atleta do Futuro, que há duas décadas movimenta a infância e a adolescência de muitos alunos no estado de São Paulo, consolida-se como uma ação nacional do SESI na área de formação esportiva.


Foi criado pelo SESI São Paulo em 1991 e, em 2002, passou por uma remodelação metodológica, contando para isso, com a parceria científica dos acadêmicos da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus Rio Claro.


Atualmente são atendidas crianças e jovens nos 53 Centros de Lazer e Esportes neste estado, além das indústrias e dos municípios que não possuem Centro de Atividades do SESI.


Essa iniciativa oportuniza a participação e a inclusão no processo socioeducativo e estimula o hábito de vida ativo, criando significado na formação por meio do esporte.


O Projeto Atleta do Futuro, apesar do nome sugestivo, não tem como objetivo a formação de atletas de alto nível de desempenho. A intenção do nome e do próprio projeto é provocar uma reflexão acerca dos "atletas" de que necessitamos no futuro, com uma formação mais abrangente.


Ou Seja, o foco é trabalhar o esporte para além do esporte, desenvolvendo conceitos transversais, como saúde, educação, empreendedorismo e sustentabilidade. Dessa forma, considerando que esse projeto atende cerca de 80.000 crianças e jovens no Brasil e o foco atual está sobre a questão da sustentabilidade, propõe-se a seguinte reflexão: seria o atleta do futuro ou o futuro do atleta?


Em Tubarão, o núcleo conta com parceiros que realmente se preocupam com o futuro de nossas crianças e adolescentes. São eles: SESI, ALCOA e UNISUL.


Contudo, as Crianças e Adolescentes da Unisul e da comunidade externa têm a oportunidade de participarem deste Programa que tem como finalidade a formação de CIDADÃOS de bem e preocupados com sua qualidade de vida através do ESPORTE. Inscrições com o professor André – Telefones: (48) 9989 8701 e (48) 3621 3282.

BRASIL, PARCEIRO DA CEBIT 2012

Em 2012, o Brasil é o país parceiro da CeBIT, considerada a maior e mais importante feira de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) do mundo e que será realizada de 6 a 10 de março na cidade de Hanover, na Alemanha.


O País participará da CeBIT com seis estandes distribuídos entre os diversos pavilhões temáticos para consolidar sua imagem como um produtor de tecnologias avançadas. A meta é posicionar o Brasil como provedor de TIC com alcance global, gerando novos negócios para a delegação, que deve ser formada por cerca de 80 empresas e instituições. Elas divulgarão suas tecnologias sob a marca Brasil IT+, que identifica a indústria de TI brasileira no exterior, numa área de mais de 1.000 m².


Para coordenar a participação brasileira, a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) foi designada pelo Governo Federal para a organização da iniciativa, tendo em vista a longa experiência da instituição na promoção da presença nacional no evento. Todas as doze edições anteriores foram conduzidas pela Softex.


Combinando exposição, conferências, keynotes e eventos corporativos, a CeBIT é uma importante plataforma para estabelecer contatos e negócios. Na edição de 2011, ela recebeu 4.200 empresas, de 70 países, e foi visitada por mais de 330 mil profissionais. Desde 2010, a exposição teve sua organização dividida em quatro trilhas diferenciadas: a CeBIT pro, orientada ao usuário corporativo; a CeBIT gov, voltada aos usuários do setor público; a CeBIT life, para os usuários finais de tecnologia; e a CeBIT lab, plataforma para as universidades e institutos de pesquisa com soluções inovadoras.


São três as modalidades de adesão oferecidas às empresas interessadas em participar da CeBIT: expositor do Pavilhão Central, expositor nos Pavilhões Temáticos do Brasil (Banco & Segurança da Informação, Telecomunicações, Usuário Final, Governo e Pesquisa & Desenvolvimento) ou ainda como prospectora e/ou participante nos Encontros de Negócios.


Além de participar de um dos seis pavilhões brasileiros, as companhias contarão com apoio de consultores especializados para geração de oportunidades de negócios de acordo com seu foco de interesse.


As empresas interessadas em participar da CeBIT 2012 têm até o dia 30 para se cadastrar através do e-mail cebit2012@nac.softex.br. (Promoview)

Nikon promove concurso cultural pelo Facebook


A Nikon do Brasil criou o concurso Eu Sou a Melhor História. Para participar, crie um vídeo e poste ou publique o link na fan page Nikon Brasil, concorra a um Coolpix S410 com monitor LCD de 3” sensível ao toque e dá vida às imagens com detalhes em 460 mil pontos Regulamento do concurso na fan page da Nikon Brasil.


A lógica por trás da estatística Oferecer, de forma simples e clara, conhecimentos básicos sobre estatística, sem os quais não é possível desenvolver ou interpretar pesquisas quantitativas. Essa é a proposta do livro Estatística sem dor!, lançado pela editora Best Writing. A obra é de autoria de Gilson Volpato e Rodrigo Barreto, ambos biólogos e professores do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu. O professor também divulga seu trabalho no site www.gilsonvolpato.com.br, que oferece artigos, dicas e reflexões sobre redação científica, educação e ética na ciência. Detalhes: www.bestwriting.com.br (Promoview)

Famerp-UTMB Emerging infections in the Americas, common interests and collaboration between Brazil and USA


A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) e a Divisão de Medicina da Universidade do Texas (Estados Unidos) promovem o Famerp-UTMB Emerging infections in the Americas, common interests and collaboration between Brazil and USA, nos dias 7 e 8 de março. Detalhes: http://lpvfamerp.com.br/

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