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sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

EM BUSCA DE UMA LÍNGUA COMUM

A União Europeia já tem uma moeda comum, mas está longe de ter um único idioma. Existem 23 línguas oficiais no bloco europeu, o que culturalmente pode até ser uma vantagem, mas na rotina política é uma dor de cabeça.


Na União Europeia (UE), cada político, de Malta à Irlanda, tem o direito de se pronunciar em sua língua materna, e todos os cidadãos europeus têm o direito de ler os documentos mais importantes da União Europeia na língua de seu país. Tradutores e intérpretes são o lubrificante que mantém a máquina da UE funcionando, mas custam cerca de 250 milhões de euros por ano.


Para reduzir as despesas, é consensual a necessidade de uma língua em que todos os europeus possam se comunicar sem problemas. Há quem defenda o esperanto como idioma comum em Bruxelas, mas na prática o idioma que tem se espalhado pelos corredores diplomáticos é o BSE: "badly spoken English", ou "inglês mal falado", em tradução livre.


O esperanto foi concebido no final do século 19 por Ludwik Zamenhof como língua universal para compreensão entre os povos. E há até quem já esteja pronto para ele em Bruxelas.


"Eu gostaria que o esperanto tivesse um papel mais forte dentro da UE. Na minha opinião o esperanto é uma língua muito regular e fácil de aprender. Aprende-se rápido", diz Sean O'Riain, diplomata irlandês e presidente da União Europeia de Esperanto.


Inglês tem mais lobby


O'Riain está convencido de que o esperanto esteja em ascenção, e já há em Bruxelas um círculo bastante ativo de simpatizantes do idioma. Mas uma coisa já ficou clara: ninguém em Bruxelas leva realmente a sério a ideia de transformar o esperanto na língua comum do bloco europeu.


"Já estamos acostumados a nos comunicar em inglês. A maioria das pessoas aprende a língua de alguma forma. O meu esperanto é o inglês", diz Doris Pack, especialista em cultura e multilinguismo do Parlamento Europeu.


Entre os operadores das engrenagens linguísticas da UE, o esperanto também não tem muito lobby. "Nem uma vez sequer se falou em esperanto, o idioma não tem nenhuma importância para nós", diz Hans Schindler, que há 32 anos trabalha como intérprete em Bruxelas. Ele também está convencido da vitória inexorável do inglês – ou melhor, da sua versão mal-acabada.


"De fato será o inglês mal falado. Cada vez mais delegados usam inglês para se comunicar, mesmo que para nós, tradutores, às vezes doa ouvir esse inglês. É surpreendente como as pessoas conseguem se fazer entender com um inglês totalmente desestruturado. Por isso o esperanto, que é uma língua artificial muito mais estruturada, não tem a menor chance", disse Schindler.


Sean O'Riain discorda que o esperanto seja artificial e destaca que na enciclopedia virtual Wikipedia, por exemplo, existem mais artigos em esperanto do que em certas línguas europeias oficiais. Além disso, diz ele, é injusto que alguns poucos falantes nativos de inglês levem vantagem pelo papel dominante de sua língua em todo o mundo. "Com o esperanto seríamos todos iguais", diz O'Riain. (Texto de Martin Bohne)

Facebook continúa crescendo


A comScore confirmou que o Facebook superou o Orkut em dezembro em números de visitante únicos. O relatório mostra que, no último mês de 2011, o Facebook cresceu 192% em relação a dezembro de 2010, e atingiu 36,1 milhões de visitantes. O Orkut cresceu 5% no mesmo período e chegou a 34,4 milhões de visitantes no fim do ano passado.


“A rápida ascensão do Facebook no mercado brasileiro tem sido certamente uma das histórias mais interessantes em 2011", disse Alex Banks, diretor da comScore no Brasil. "O Brasil sempre foi um mercado particularmente social e atualmente possui a quinta maior população de redes sociais no mundo. Tudo isso mudou no ano passado, durante o qual o site (Facebook) triplicou em tamanho da audiência e como engajamento cresceu sete vezes para assumir a posição de liderança no mercado. ", complementa Banks.


O Facebook registrou um aumento significativo relacionado ao tempo de permanência do internauta na rede social. Em dezembro de 2011, a média do usuário na rede social foi de 4,8 horas por dia. Vale ressaltar que em 2010 a média era de 37 minutos.


O relatório afirma que as mulheres, em média, ficam 5,3 horas, sendo que os homens estão na rede social por 4,1 horas. Os internautas de 25 a 34 anos representam a maior parcela de visitantes no Facebook. (Proxxima)

LEI DO AVISO PRÉVIO AINDA CAUSA DÚVIDAS


A Lei nº 12.506, de 11 de outubro de 2011, que trata do aviso prévio e entrou em vigor em 13 de outubro de 2011, trouxe incertezas sobre o tema. A nova regulamentação determina que seja mantido o prazo atual de 30 dias de aviso prévio com o acréscimo de três dias por ano trabalhado, podendo chegar ao limite de 90 dias. Ou seja, a partir de 20 anos de trabalho o empregado já tem direito aos 90 dias. Segundo a advogada Carina Pavan, sócia do escritório Katzwinkel & Advogados Associados, a nova lei, ao invés de esclarecer, acabou criando mais celeumas sobre o assunto.


Um dos assuntos mais polêmicos é referente ao fato da nova contagem do prazo do aviso prévio se estender, também, ao empregador, no caso de pedido demissão do empregado. “A nova lei alterou somente o prazo da concessão do a viso prévio e não revogou o art. 487 §2º da CLT. Permanece o direito do empregador em caso de falta do cumprimento do aviso prévio por parte do empregado, descontar os salários correspondentes ao prazo respectivo. Portanto, em caso de pedido de demissão, o empregado deverá cumprir o aviso prévio pelo prazo estabelecido na nova lei, sob pena de lhe ser descontado tal período das verbas rescisórias”, explica a advogada.


Outra controvérsia está no caso de que algumas convenções e acordos coletivos de trabalho preverem o aumento do período de aviso prévio para empregados com determinado tempo de serviço na empresa. “Se na cláusula da norma coletiva constar que além dos 30 dias previstos no art. 487 da CLT serão acrescidos mais um período ao aviso prévio, fica a dúvida se será aplicado, além do período estabelecido na lei, o período estabelecido na convenção ou acordo coletivo, somando-se a lei e o acordo”, detalha a advogada.


Diante dessas várias lacunas da lei, várias empresas e sindicatos realizaram consultas ao Ministério do Trabalho e Emprego em busca de esclarecimentos, e todos aguardam o pronunciamento oficial. “Há possibilidade de que seja criado um grupo de trabalho dentro da pasta para discutir a regulamentação”, completa Carina Pavan. (Fontes: Eduardo Betinardi Lide Multimídia \Portal da Propaganda)


Está assim de gente querendo beber


Eu Bebo Sim é um site que harmoniza cerveja com comunicação, design e tecnologia. Trazendo novidades, lançamentos, curiosidades e matérias sobre o mercado cervejeiro.


O projeto foi criado pelo publicitário Bruno Couto, Diretor de Arte da agência Africa e apaixonado por cervejas. O time ainda conta com mais dois criativos que abraçaram o projeto: Alvin Shuiguefuzi, também da Africa, e Yumi Shimada da agência Giovanni+DRAFTFCB.


Superando as expectativas, o site foi visitado por mais de 20 mil pessoas só nos dois primeiros dias, sem nenhum investimento em ativação. Os textos descontraídos e de fácil linguagem, sem imersão em detalhes técnicos mas rico em conteúdo, foram os principais responsáveis para que os primeiros artigos se espalhassem com rapidez pelo Facebook e pelo Twitter.


Ao completar uma semana, o site já passa dos 50 mil acessos e mil inscritos em sua página no Facebook, com artigos que serviram de fonte para conteúdo dos portais online e redes sociais de grandes veículos como Revista VIP, Lola Maganize, Globo.com e Papo de Homem. O endereço é www.eubebosim.com


IEL e HSM Educação qualificam gestores em Santa Catarina


Capacitação irá focar temas que englobam os desafios enfrentados pelas empresas para a execução de estratégias (Foto: Divulgação IEL Nacional) Estão abertas as matrículas para o Programa de Desenvolvimento Empresarial IEL e HSM Educação, que qualificará gestores em Santa Catarina. A iniciativa irá focar temas que englobam os desafios e obstáculos enfrentados pelas empresas para a execução de estratégias. Detalhes: eduexecutiva@ielsc.org.br ou pelo telefone (48) 3231-4119.


Oportunidades


O Setor de Recrutamento e Seleção do HNSC abre vaga de trabalho para Gerente de Hotelaria. Requisitos: Superior Completo em Hotelaria ou Administração; Desejável experiência comprovada e/ou especialização em Hotelaria Hospitalar e experiência com coordenação de equipes. Currículo para recrutamento@hnsc.org.br ou scheyla@hnsc.org.br


Outras vagas disponíveis: estagiário(a) de técnico ou auxiliar de enfermagem (curso técnico); técnico ou auxiliar de enfermagem (com Coren); auxiliar de cozinha; auxiliar de copa; auxiliar de lavanderia (masculino). Necessário morar em Tubarão ou Capivari de Baixo. Deixar currículo no RH do Hospital ou enviar pelo recrutamento@hnsc.org.br.

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