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quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

AFINAL, O QUE SÃO OS MEMES?


Os memes são tão antigos quanto a humanidade e estão intrinsecamente relacionados com a evolução cultural. Memes são informações replicantes que, como os vírus, infectam o nosso pensamento, afetam o nosso comportamento, e se propagam de cérebro em cérebro, formando nossa cultura. Assim, o meme é o gene cultural que se reproduz.
Qualquer coisa que possa ser aprendida e transmitida enquanto unidade autônoma é um meme. Por exemplo, ideias, parte de ideias, valores, sons, línguas, palavras, bordões, desenhos, podem ser memes. As doutrinas e religiões são formadas por memes que perduram por séculos. Gírias são memes. O modo como nos vestimos são memes.
O termo “meme”  foi cunhado por Richard Dawkins em 1976 no seu bestseller “O Gene Egoísta”, e vem da palavra grega “mimeme” (que significa “algo que é imitado”). O livro apresenta a ideia do Darwinismo universal em que não apenas as espécies, mas qualquer coisa evolui baseada em variedade, seleção e hereditariedade. Assim, o meme está para a cultura como o gene está para genética. Os seres humanos são máquinas genéticas e máquinas meméticas.
É importante ressaltar que um meme não é um viral, pois enquanto o viral é uma unidade de informação que se espalha sem sofrer alterações, um meme se espalha como um comportamento imitado. O viral termina nele mesmo e o meme pode se reinventar a cada edição. O viral tem fidelidade de copia e o meme não. Por exemplo, o vídeo abaixo da campanha Real Beleza da Dove é um viral e não um meme, porque foi esparramado sem nenhuma alteração – ele foi replicado, não imitado.
Já um trecho do filme “A Queda” virou um meme, pois já  foi e continua a ser usado  em situações distintas, com comportamentos de imitação para brincar com situações que envolvem desde times de futebol, políticos, empresas, até outros memes, como o da #LuizaEstanoCanada, como mostrado no vídeo abaixo.

E porque os memes se espalham? Alguns se espalham porque são úteis, bons, bonitos ou porque estejam relacionados a poder, medo, crenças, novidade, mas outros se espalham sem que haja nenhuma explicação para que existam, como, por exemplo, o curioso meme “heads in freezer”, em que pessoas do mundo todo começaram a postar fotos na internet com a cabeça dentro do refrigerador, associadas ao número 241543903.
Existe uma área formal de estudo dos memes, que é a memética. No entanto, não existe uma fórmula que explique como um meme se espalha (da mesma forma que não existe uma receita para os virais). Estudos mostram que existem alguns fatores que favorecem a disseminação de um meme, e diversos pesquisadores estudam a dinâmica das ideias contagiosas, como o filósofo Dan Dannet, Dan Zarrella, e os brasileiros Raquel Recuero e Fernando Fontanella.
Uma coisa é certa, os memes que são fáceis de memorizar e reproduzir têm chances maiores de se propagar de forma natural. A simplicidade tende a vencer o caminho da evolução.
E se os memes existem desde a origem da humanidade, porque o interesse tão grande agora? Se na antiguidade era necessário que uma pessoa estivesse fisicamente próxima da outra para aprender um comportamento e replicar, com a evolução das tecnologias de comunicação ao longo da história, foi se formando uma estrutura cada vez mais propícia para a propagação dos memes, culminando com a banda larga na internet que passou a permitir que qualquer pessoa possa potencialmente se tornar um gerador e/ou difusor de memes. E mais do que isso, a plataforma da web 2.0 fornece um ambiente rico para permitir a criação e edição de memes tecnológicos, inviáveis anteriormente. Assim, a internet favorece a criação e propagação de memes devido a vários fatores: maior facilidade e velocidade de propagação, disponibilidade full time (24×7), repositório de ferramentas para criação de memes e replicação de comportamentos (editores de vídeo, áudio, imagem).
Assim, em outras palavras, a internet amplificou o poder de geração e propagação de memes.
Hoje, um dos mais importantes sites do mundo quando nos referimos a memes na internet é o 4chan.org. Seus usuários são anônimos e postam todo tipo de imagens, e uma boa parte dos memes que se esparramaram pela internet nasceu lá, como os famosos Rage Guy, Fuck Yea, Troll Face, LOL Guy, Challenge Accepted, Forever Alone & Epic Smiley
nstante, bilhões de memes estão laten
. Neste exato instante bilhões de memes estão latentes no mundo para serem copiados e sobreviverem na evolução sobreviventes na evolução cultural. E fica aqui uma reflexão final para encerrar essa brevíssima história: será que sobbrevíssima história: será que somos nós que escolhemos os memes ou será que escolhemos são eles que nos escolhem¿
(Martha Gabriel, no Promoview)

 Coreanos na cabeça!
Se há 10 anos você perguntasse a um brasileiro se ele compraria um carro MADE IN COREA, provavelmente o placar seria 10 a 0 ou 9 a 1. A quase totalidade diria, NÃO!. Em 2011, tabulados os números da mais importante pesquisa que se faz em nosso país sobre preferência de marcas, duas coreanas pontuaram nas duas primeiras colocações, derrubando as tradicionais vencedoras HONDA e TOYOTA. Primeiro lugar para A HYUNDAI, com o HYUNDAI  i30 com 101,4 pontos; e segundo para a KIA, com o KIA CERATO, 101,2 pontos. Em verdade duas marcas de um mesmo país, e de um mesmo grupo. O BRASIL tem muito a aprender com a COREIA DO SUL em todos os sentidos; sempre.
Começando pelo começo. Porque a pesquisa de QUATRO RODAS “OS ELEITOS” é a mais importante pesquisa sobre marca que se faz em nosso país? Porque conversa com os proprietários dos carros da marca. Pessoas que usam o produto no dia a dia, e depois se manifestam sobre as alegrias e tristezas da decisão de compra que tomaram. A fotografia decisiva. A que revela se a marca conquistou verdadeiramente um cliente e provável apóstolo, ou se tem agora um consumidor se sentindo logrado e condenado a usar um produto/marca pelo qual não tem o menor apreço.
Foram 2931 entrevistas, com proprietários dos 40 modelos ano 2009 a 2012 mais vendidos no país entre os meses de janeiro e abril de 2011. O que esperavam quando compraram, e o que receberam pelo uso, em 23 itens de análise.
O grande vencedor com 101,4 pontos foi o i30 da HYUNDAI, seguido pelo KIA CERATO, 101,2; RENAULT LOGAN, 100,1; FORD FOCUS HATCH, 98,4; CHEVROLET ASTRA HATCH 98,2; TOYOTA COROLLA, 98,0; HONDA CIVIC, 97,9; HONDA FIT, 97,4; HONDA CITY, 97,3; e, TOYOTA HILUX, 95,0.
Com os resultados de 2011 a pesquisa OS ELEITOS completa seu 11º Ano. Nesses 11 anos, sentimos o domínio francês nos primeiros anos com a RENAULT vencendo em 2001, 2002 e 2003; nos sete anos seguintes prevaleceram os japoneses com 6 vitórias da HONDA e 1 da TOYOTA. E em 2011, e pela primeira vez, a supremacia dos coreanos. Muito a se refletir, repetimos.
O destaque negativo da pesquisa é que nem os vencedores tiram proveito e valorizam o trabalho de QUATRO RODAS tanto quanto deveriam pela pouca divulgação/comemoração que fazem, e o pouco espaço que a própria revista vem reservando para a divulgação dos resultados. Se a própria autora não dá o valor que OS ELEITOS têm – E TEM! -, é pouco provável que os vencedores o façam. (MadiaMundomarketing)
Laboratório Nacional de Nanotecnologia contrata pesquisador
O Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), em Campinas, está contratando pesquisador com formação superior em Química, Engenharia Química, Farmácia, Biologia, Agronomia e áreas correlatas. Currículo para: gabriela.carvalho@abtlus.org.br
Rio 2016 recrutará "multiplicadores de conhecimento"
O comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 iniciou o processo de seleção dos líderes das competições esportivas das Olimpíadas. Serão ao todo 52 profissionais responsáveis por liderar o planejamento, a preparação e a operação de todas as competições esportivas dos Jogos de 2016. A seleção, num primeiro momento, terá abrangência nacional com o objetivo de qualificar o mercado brasileiro de gestão esportiva.  Além dos 52 selecionados, serão abertas vagas para assistentes e voluntários que não se qualificaram, mas têm bastante conhecimento na área de esportes.
Os profissionais escolhidos conduzirão o dia a dia das competições e coordenarão toda a parte relacionada às regras. Serão os mais próximos dos atletas e das equipes.  Servirá de elo entre o comitê organizador e federações internacionais. Planejará e coordenará todas as ações anteriores e posteriores às competições.
Os principais critérios de seleção serão: capacidade de liderança e experiência em eventos esportivos no esporte ou disciplina de interesse. O profissional deverá ter o ensino superior completo e inglês avançado.
As contratações se darão na forma de prestação de serviços, a partir de junho. Os profissionais receberão diárias pelo período trabalhado, não havendo necessidade, num primeiro momento, de se mudarem para o Rio de Janeiro. Neste primeiro momento os selecionados poderão manter seus empregos. Sempre que forem recrutados, receberão uma compensação financeira.  As inscrições poderão ser feitas somente pelo site do Rio 2016 até o dia 16 de março.

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