Pesquisar este blog

domingo, 26 de fevereiro de 2012

DOMINGO É DIA DE AUDITORIA

Auditoria da Comunicação

DIRETO AO PONTO


1. No livro Fragmentos de um Discurso, Roland Bartthers lembra discussão narrada por Platão, no O Banquete, na casa do poeta Aragão. Nele, um cidadão chamado Alcebíades, embriagado, senta- se num divã, com Aragão e o filósofo Sócrates.


O tempo todo, Alcebíades louvava Sócrates. Mas, numa conversa enviesada, ele estava mesmo interessado mesmo em Aragão.


2. Conversas enviesadas. Eis aí um belo tema para tratarmos do 5º. Congresso Brasileiro de Propaganda, marcado para de 28 a 30 de maio, que propõe, como um dos temas a serem tratados, O Futuro da Profissão, e justifica:


“Como as principais escolas de comunicação do mundo estão preparando seus alunos para o mercado de trabalho.(Pesquisa global será produzida pela ESPM.”


3. Sou do tempo em que defender os cursos de comunicação e com ele a necessidade de preparar os jovens para o exercício da publicidade era um sacrilégio.


“Estudar nada, basta ter talento.”


E aí, como às vezes ainda acontece hoje, citavam um monte de profissionais de sucesso que nunca sequer passaram na porta de uma faculdade de comunicação.


“Talento, diziam, nada mais do que isso.”


A inclusão desse tema na pauta do Congresso mostra que isso está mudando. Não com a velocidade que eu gostaria, mas está.


4. Joe Capo, no livro O Futuro da Propaganda, que lançou em 2003 (hoje a comunicação muda com tamanha velocidade que é muito importante a gente saber quando as pessoas disseram as coisas)


Diz, entre outras coisas:


propaganda nesse novo ambiente de marketing¿ Uma agência que não se reinventa será relegada ao papel de oferecer só os serviços de propaganda, e não há muito futuro caso essa seja a única atividade que se tem. Esse papel é apenas tático e deve estar sujeito a uma estratégia de marketing determinada por alguma outra entidade, talvez até mesmo um consultor administrativo.”


Joe Capo cita Steven J. Heyer, então presidente da Coca-Cola Ventures, que declarou, em 2002:


“As agências precisam de um vocabulário comum interdisciplinar, e metas da nossa marca e sejam os nossos parceiros estratégicos. Então, precisamos que elas sejam capazes de trabalha4r de acordo com, para usar palavras meio gastas, uma plataforma de mídia integrada.”


Capo confessa, logo no prefácio do livro, que a idéia dele surgiu em 1992, depois que escreveu um artigo para o Advertising Age, que ganhou o título de Agências, Mudar ou Fechar: uma revolução total no mercado ameaça as leis estabelecidas.


E ainda no mesmo livro reproduz artigo de Graham Phillips intitulado Vamos Corrigir a Propaganda. E explica: Corrigir o produto Criação; Corrigir o Processo de Criação; Corrigir a Remuneração da Agência;Corrigir a Saturação de Comerciais de Tv.


5. Se é assim, vamos com tudo ao Congresso. Vamos nos preparar para ele, refletindo, desde já, sobre o futuro da comunicação e suas implicações no ensino. É uma oportunidade de ouro.

O momento é especial. O ambiente tem mudado muito – e vai continuar mudando. Cada vez mais rápido.


Vamos descobrir o que os cursos estão fazendo para acompanhar essa movimentação. E que tipo se colaboração podemos prestar.


Mas vamos com cuidado, porque está cheio de espírito santo de orelhas por aí. Prontos para evitar conversas enviesadas em um assunto tão sério. Fingindo discutir conosco mas, na verdade,


com a intenção de avacalhar o papo.


FICARIA MELHOR ASSIM:


No comercial da GM, o locutor diz:


A gente queria pedir um favor pra você:


Etc


Por favor, dê passagem. O mundo precisa seguir em frente...


E se fosse assim¿


A gente queria fazer um convite a você:

Etc


Venha conosco. O mundo precisa seguir em frente...


Mais direto, mais objetivo, mais inteligente.

DROGA


A Cerveja Colônia gastou um monte de dinheiro pra fazer esse comercial que está no ar. Ô coisa ruim!
BRUTALIDADE
Inspirada por uma arquiteta, a prefeitura de S. Paulo proibiu o homem sanduíche. Tirou o emprego de gente humilde, a maioria com mais de 60 anos, para nada.
SHOW!


Anote o endereço: www.comgurus.com.br. Faça uma visita. O site está cada vez melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário