Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ENGAJAR PARA VENDER

Você já ouviu falar de “Zona de Engajamento“?



Esse é um conceito que discuto no meu livro “Os 8Ps do Marketing Digital” e na minha aula online gratuita sobre integração digital. Nos próximos posts, vou lhe ensinar como utilizar essa técnica para aumentar em muito suas vendas.


Vendas, atualmente, com tantas opções e concorrentes, significa basicamente relacionamento com seu público-alvo. Quando você se relaciona com uma marca, ela lhe parecerá cada mais familiar, As pessoas tendem a confiar (e comprar) mais nas marcas que fazem parte da sua vida do que nas marcas que lhe são desconhecidas. O segredo das vendas é relacionamento. Agora que provavelmente você já concordou com o “o que”, a pergunta, porém, parece estar no “como”.


Como desenvolver esse relacionamento? Criando a sua Zona de Engajamento, também chamada de Zona de Relacionamento.


Tecnicamente, uma Zona de Engajamento é um conjunto de locais virtuais (sites, fan page, caixa de e-mails, twitter etc.) nos quais sua marca está presente e se relaciona com quem estiver lá também, logo, para iniciar essa estratégia, você precisa atrair o seu mercado – que está disperso – para alguns poucos lugares dos quais você tem o controle das ações.


Imagine que você tenha uma empresa B2B que venda soluções em ergonomia para outras empresas. O primeiro passo é entender o que é mais relevante para seu público-alvo. Se tratando de empresas, algo que sempre agrada é falar de produtividade. Crie um “white paper” com o título “Os 10 Segredos da Ergonomia de seus Móveis para Aumentar a Produtividade da sua Equipe em até 40%” (tirei essa porcentagem dessa reportagem). Um white paper é uma estratégia poderosa em negócios B2B (Veja alguns exemplos de white papers).


Tais documentos estarão disponíveis para download, porém, para fazê-lo, o interessado deve deixar seu e-mail e outros dados que você desejar dele. Veja um exemplo do site Adgooroo.com que utiliza muito bem essa técnica. A partir do momento que um interessado deixar o seu e-mail para fazer o download do white paper, você enviará automaticamente o link para download do documento no e-mail dele, conseguindo dessa forma, não só o e-mail, mas também, a validação deste. De posse do e-mail do seu interessado ficará fácil continuar o relacionamento atraindo-o a partir de uma newsletter para seus outros locais virtuais - fan page, blog, Twitter etc, ou seja, engajá-lo cada vez mais na sua marca tornando-a mais familiar.


No próximo post vou lhe ensinar como configurar essa estratégia mesmo sem ter nenhum conhecimento de programação e quais ferramentas utilizar. (Conrado Adolpho – www.conrado.com.br)


Experiência Cultural e Patrimônio Universitário


O Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP realizará, dias 7 a 9 de março, o simpósio sobre Experiência Cultural e Patrimônio Universitário.


O objetivo é contribuir para a reflexão em torno dos objetos e suportes peculiares ao patrimônio universitário, naquilo que os distingue dos habitualmente considerados em outras esferas de preservação dos bens culturais.Detalhes:www.usp.br/cpc/v1/php/wf05_agenda.php?ano_select=2012&mes_select=3&cat_select=0&id_evento=366.


O corpo em arte


O Centro de Pesquisa Teatral Lume, da Unicamp, realizará, nos dias 6 a 8 , o simpósio O corpo em arte. Detalhes: www.lumeteatro.com.br/curso.php?id_curso=15.


Solicitações de Bolsa de Mestrado em fluxo contínuo


A partir do dia 6 as solicitações de Bolsas de Mestrado da FAPESP poderão ser submetidas em fluxo contínuo. Para o preenchimento dos formulários eletrônicos você deve consultar o
www.fapesp.br/bolsas/mestrado/manualsage_ms.pdf.


Revista de sociologia na internet


A UFSCar passou a publicar a revista Contemporânea, sobre sociologia, na internet. A publicação pode ser acessada em www.contemporanea.ufscar.br.


Abertas as inscrições para o Mishmash 2012


A Getty Images abriu inscrições para o concurso Mishmash 2012,
uma oportunidade para talentos anônimos mostrarem seus trabalhos visuais.


Para participar é preciso criar uma peça inédita de curta-metragem, vídeo-arte, clipe musical, anúncio publicitário ou mini-documentário, utilizando vídeos, fotos e músicas disponíveis no acervo da Getty Images. Basta cadastrar-se no site do concurso, baixar os arquivos escolhidos em alta resolução e montar a criação, que deve ter de 1-3 minutos.


Os vídeos serão avaliados por profissionais do mercado de criação de várias regiões do mundo e exibidos no site do Mishmash. As inscrições também estão abertas na Europa, Oriente Médio, África, Américas e Ásia-Pacífico.


O vencedor global receberá 5 mil dólares e o das Américas, 2 mil. Detalhes: http://mishmash.gettyimages.com/pt. (Fontes: Flávia Faiola, Mariana Gamero, Approach e Portal da Propaganda)


PD em saneamento ambiental com Bolsa da FAPESP


O projeto Emissões de gases e dinâmica do nitrogênio em lagoas de estabilização e solos irrigados com esgoto tratado: gestão sustentável dos recursos hídricos”, apoiado pelo Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) da FAPESP, oferece oportunidade de pós-doutoramento. Detalhes: www.fapesp.br/bolsas/pd.


Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.


Oportunidade


O Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), da Unicamp, está com três concursos públicos abertos para contratação de docentes. Os interessados podem se inscrever na secretaria da unidade até o dia 14.


Uma das vagas é para professor doutor na área de Física da Matéria Condensada, nível MS-3, para especialista experimental em Materiais Avançados e Dispositivos. As subáreas de interesse são: física de superfícies, sistemas de baixa dimensionalidade, materiais nanoestruturados e dispositivos nanoestruturados, sistemas fortemente correlacionados, física de materiais orgânicos.


A outra oportunidade é para professor doutor, nível MS-3, para especialista experimental na área de Física da Matéria Condensada. As subáreas de interesse são: óptica, fotônica, biofotônica, comunicações ópticas, fenômenos ultrarrápidos, técnicas inovadoras em radiação síncrotron.


Por último, há uma vaga para professor doutor, nível MS-3, na área de Física da Matéria Condensada, para especialista em Física Teórica. As subáreas de interesse são: sistemas fortemente correlacionados, física estatística e complexidade, informação quântica e outros tópicos de matéria condensada.


Em todos os casos, a remuneração inicial é de R$ 1.423,29 no Regime de Turno Parcial (RTP) e R$ 8.211,02 no Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP).


Detalhes: (19) 3521-5301 (Jandira) e (19) 3521-527 (Marineuse), ou pelo email secgeral@ifi.unicamp.br


7º Simpósio Internacional de Materiais Avançados e Nanoestruturas


Abertas as inscrições para o 7º Simpósio Internacional de Materiais Avançados e Nanoestruturas. O evento será realizado entre os dias 20 e 23 de maio em Sorocaba. Detalhes: marystela@ufscar.br


15ª Jornada de Patologia do Hospital A. C. Camargo


Será realizada entre os dias 8 e 11 de agosto a 15ª Jornada de Patologia do Hospital A. C. Camargo. Paralelamente, ocorrerá o 5º Encontro Internacional de Patologia e o 1º Consultando o Especialista. Detalhes: www.accamargo.org.br/eventos/


A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO


Em caderno especial, a FOLHA traz pesquisa da DATAFOLHA constatando e comprovando o que todos imaginavam: A EDUCAÇÃO É O ELEVADOR SOCIAL: “Pesquisa da DATADFOLHA indica que a escolaridade é o principal fator de distinção das classes sociais no Brasil, mais do que a posse de bens de consumo e a renda”. Considerando-se que ainda levaremos de uma a duas décadas para evoluirmos consistentemente no sistema educacional do país, o mínimo a fazer, JÁ!, é garantir acesso e por igual a todos os brasileiros de todos os cantos do país, o acesso ao conhecimento. Assim, prioridade zero, de ontem, a INCLUSÃO DIGITAL. Abaixo o ridículo TREM BALA CAMPINAS-RIO DE JANEIRO. Toda a prioridade para a INCLUSÃO DIGITAL. Vamos usar nosso curto dinheiro para SOLUÇÕES, não para factóides discriminatórios. (Madia, no blog dele)

Nenhum comentário:

Postar um comentário