Originalmente a expressão PAU DE ARARA era o que diz. Um PAU onde ambulantes transportavam equilibrando em seus ombros, uma grade de madeira leve com araras, papagaios, jandaias e periquitos. Depois, converteu-se no transporte de brasileiros do nordeste para o sudeste em caminhões – FNM – improvisados, hoje modalidade de transporte proibida mas ainda presente nos interiores em romarias e outras celebrações. E nesse tipo de transporte, aonde vinham também animais e mercadorias, volta e meia era preciso uma parada para organizar a bagunça, e aí surgiu a expressão FREIO DE ARRUMAÇÃO. Cada coisa, dentro do possível, em seu devido lugar.
A HYPERMARCAS fez, em menos de 10 anos, o que a quase totalidade das grandes empresas de hoje, jamais conseguiram fazer. Do zero aos muitos bilhões. Da aquisição de uma única empresa, a PRÁTIK INDUSTRIAL detentora da marca ASSOLAN, para um festival acelerado de aquisições envolvendo, e dentre outros e outras, HELP, BRIMIS, QUIMIVALE, CLEAN, ETTI, SALSARETTI, PUROPURÊ, EH COSMÉTICOS, SULQUÍMICA, TRÉS MARCHAND ZERO-CAL, GELOL, LACTOPURGA, APRACUR, AVANÇO, BENEGRIP, BIOTONICO FONTOURA, CENOURA & BRONZE, DORIL, ENGOV, EPOCLER, ESTOMAZIL, MELHORAL, MERTHIOLATE, RASTRO, FARMASA, CEIL, BOZZANO, N Y LOOKS, NIASI, HYDROGEN, POM POM, JONTEX, LUPER, CREMER, MANTECORP… Dentre outras aquisições. Objetivo, formar massa crítica capaz e suficiente de justificar a captação de recursos em vertiginosa e alucinante ascensão. CHEGOU LÁ! Agora, tem que arrumar a bagunça, proceder ao necessário e inadiável FREIO DE ARRUMAÇÃO.
Passado o encantamento dos investidores e não conseguindo mais trazer fatos novos e emocionantes, precisa, finalmente, definir seu PLANO DIRETOR, dizer o que de verdade é, e descartar tudo o que não faz o menor sentido, corrigindo erros dramáticos conscientemente cometidos durante a temporada de engorda, como, por exemplo, foi a compra de BOZZANO e todos os investimentos realizados, numa categoria onde prevalece há décadas um único concorrente.
Isso posto, a arrumação já começou. Primeiro, separando alhos de bugalhos. Duas grandes divisões ou unidades de negócios com gestão independente. Uma para cuidar de medicamentos, a B.U. FARMA, e a outra B.U. CONSUMO.
Terminado o período do FREIO DE ARRUMAÇÃO conheceremos, finalmente, o que é e ao que se propõe a HYPERMARCAS. Uma empresa de verdade, consistente e competitiva, ou apenas uma estratégia de alavancagem empresarial para o prejuízo e tristeza de muitos investidores, e, eventualmente, uma citação no livro dos records. Um verbete no GUINESS. (MadiaMundoMarketing)
UMAS E OUTRAS
Oportunidades – Estágio para estudante de jornalismo, a partir da quarta fase. Atividades: Clipagem, produção de conteúdo, encaminhamento de
materiais à imprensa, follow, atendimento à imprensa, auxílio nos conteúdos nas redes sociais. Currículo para unisul@fepese.ufsc.br, , código de barra 2336
materiais à imprensa, follow, atendimento à imprensa, auxílio nos conteúdos nas redes sociais. Currículo para unisul@fepese.ufsc.br, , código de barra 2336
A Superintendência do Banco
do Brasil abriu uma vaga de estágio para a área de Jornalismo para alunos da quinta fase em diante . O estágio é de assessoria
de imprensa, elaboração de release, conteúdo para o site interno do Banco,
clipping etc. Currículos via pvt. Informações: Manuela Lenzi (47) 9914-4284
Congresso Sul-Americano de Hipnose - O Grupo de Estudos de Hipnose da Unidade de Medicina Comportamental da Escola Paulista de Medicina da Unifesp realizará, de 12 a 15 de abril, o 2º Congresso Sul-Americano de Hipnose. Detalhes: proex.epm.br/eventos11/hipnosur/index.htm.
do Brasil abriu uma vaga de estágio para a área de Jornalismo para alunos da quinta fase em diante . O estágio é de assessoria
de imprensa, elaboração de release, conteúdo para o site interno do Banco,
clipping etc. Currículos via pvt. Informações: Manuela Lenzi (47) 9914-4284
Congresso Sul-Americano de Hipnose - O Grupo de Estudos de Hipnose da Unidade de Medicina Comportamental da Escola Paulista de Medicina da Unifesp realizará, de 12 a 15 de abril, o 2º Congresso Sul-Americano de Hipnose. Detalhes: proex.epm.br/eventos11/hipnosur/index.htm.
Gerenciamento de Projetos – O Grupo de Estudos e Pesquisas em Engenharia de Software do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp, campus de S. José do Rio Preto, realizará sábado, o 2º Workshop de Gerenciamento de Projetos. Detalhes: www.dcce.ibilce.unesp.br/wgp/default.php.
SBT ganha força nas redes sociais - A emissora que mais cresceu em audiência em 2011 também amplia espaço na internet. De 10 a 23 de outubro, o número de fãs da página do SBT no Facebook pulou de 15.900 para 88.338,.resultado de ações desenvolvidas nas redes sociais, como a divulgação do Teleton 2011 e Um Clique Pode Ajudar, no qual a cada 300 novos fãs o SBT doou R$ 30,00 para a AACD. No período analisado, as publicações do SBT registraram mais de 5,3 milhões de visualizações, número 325% superior aos 14 dias anteriores. Somente nas 24 horas da maratona televisiva, a fan page foi visualizada mais de 183 mil vezes e o SBT ganhou mais de 60,5 mil novos fãs na rede social que mais possui adeptos no mundo.
Os vídeos relacionados ao Teleton 2011 postados no Youtube ultrapassaram a marca de 100 mil visualizações. O sucesso também é registrado no Twitter. Durante a realização do Teleton 2011, o perfil @SBTonline ganhou quase 6.000 novos seguidores, ultrapassando a marca de 331 mil.
Outro momento de destaque da emissora nas redes sociais foi durante as comemorações dos 30 Anos, quando o concurso cultural que premiou internautas com peças do acervo da emissora registrou um aumento de 42 mil novos seguidores no Twitter em um mês.
Festival de Cinema Universitário prorroga inscrições - O prazo para as inscrições no 2º Festival de Cinema Universitário foi prorrogado por mais uma semana, em virtude da greve dos Correios. Os estudantes interessados em participar devem enviar seus vídeos pelos Correios, até o dia 14. Detalhes: http://www.unijorge.edu.br/festivaluniversitario/index.html.
De cada bilhão de acessos diários na rede social, 600 mil são tentativas criminosas - A cada bilhão de acessos feitos diariamente no Facebook, 600 mil são tentativas criminosas de acessar informações pessoais dos usuários, segundo dados divulgados pela própria rede social. Esta é a primeira vez que o site revelou informações sobre as tentativas de ataques crackers que ocorrem. Além destes números, o Facebook também anunciou a implantação de novas ferramentas de segurança para as próximas semanas.
Os dados repercutiram na web e especialistas em segurança afirmaram que informações como estas só comprovam que os usuários precisam ser criteriosos na hora da escolha da senha e ao acessar mensagens e links enviados por seus contatos. A própria rede social declarou que mesmo com o bloqueio feito pelo site, várias contas continuam sendo afetadas devido aos descuidos por parte dos próprios usuários.
Os crackers procuram explorar as falhas das pessoas para conseguir acesso às suas contas e assim tentar, por exemplo, roubar informações e espalhar spams através de falsas ofertas ou mensagens enviadas por mensagem. Para se proteger na web, é indicado o uso de diferentes senhas para e-mail, redes sociais e outros serviços on-line. O Facebook tem mais de 800 milhões de registros, Cada usuário tem em média 130 amigos. (Proxxima)
Publicidade Digital - O livro Publicidade digital: formatos e tendências da nova fronteira publicitária já está nas livrarias de todo o País. A obra, organizada pelo professor Wilson Gomes e de Lucas Reis, traz pesquisas sobre marketing de buscas, mobile, mídia on-line, redes sociais, crises de imagem na web, marketing viral, mobile marketing e política on-line. O idealizador do projeto é o sócio e vice-presidente da Propeg, Alexandre Augusto. O executivo decidiu investir em pesquisas acadêmicas para dar consistência às abordagens criativas das novas mídias digitais e diferenciar a agência no mercado. “Esse tipo de convênio é largamente aplicado nos Estados Unidos e Europa, mas raro no Brasil. Especialmente na área de comunicação. Tudo o que é pesquisado a gente traz para a agência; os bolsistas fazem seminários para os nossos profissionais. Nós passamos esse conhecimento para os nossos clientes e aplicando no dia a dia”, completa.
A publicação reúne artigos e ensaios escritos por bolsistas de graduação e pós-graduação do Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais da Universidade Federal da Bahia, departamento que foi criado pelo convênio entre a agência e a Universidade, juntamente com o CNPq, a Capes e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). A parceria possibilita a estudantes da Faculdade de Comunicação uma bolsa de pesquisa para investigar o que há de mais inovador na comunicação para a web. As horas aplicadas nas pesquisas são convertidas em créditos acadêmicos. (Fontes: Chico Freitas e Patrícia Françoso | F3 Comunicação | Portal da Propaganda)
Os dados repercutiram na web e especialistas em segurança afirmaram que informações como estas só comprovam que os usuários precisam ser criteriosos na hora da escolha da senha e ao acessar mensagens e links enviados por seus contatos. A própria rede social declarou que mesmo com o bloqueio feito pelo site, várias contas continuam sendo afetadas devido aos descuidos por parte dos próprios usuários.
Os crackers procuram explorar as falhas das pessoas para conseguir acesso às suas contas e assim tentar, por exemplo, roubar informações e espalhar spams através de falsas ofertas ou mensagens enviadas por mensagem. Para se proteger na web, é indicado o uso de diferentes senhas para e-mail, redes sociais e outros serviços on-line. O Facebook tem mais de 800 milhões de registros, Cada usuário tem em média 130 amigos. (Proxxima)
Publicidade Digital - O livro Publicidade digital: formatos e tendências da nova fronteira publicitária já está nas livrarias de todo o País. A obra, organizada pelo professor Wilson Gomes e de Lucas Reis, traz pesquisas sobre marketing de buscas, mobile, mídia on-line, redes sociais, crises de imagem na web, marketing viral, mobile marketing e política on-line. O idealizador do projeto é o sócio e vice-presidente da Propeg, Alexandre Augusto. O executivo decidiu investir em pesquisas acadêmicas para dar consistência às abordagens criativas das novas mídias digitais e diferenciar a agência no mercado. “Esse tipo de convênio é largamente aplicado nos Estados Unidos e Europa, mas raro no Brasil. Especialmente na área de comunicação. Tudo o que é pesquisado a gente traz para a agência; os bolsistas fazem seminários para os nossos profissionais. Nós passamos esse conhecimento para os nossos clientes e aplicando no dia a dia”, completa.
A publicação reúne artigos e ensaios escritos por bolsistas de graduação e pós-graduação do Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais da Universidade Federal da Bahia, departamento que foi criado pelo convênio entre a agência e a Universidade, juntamente com o CNPq, a Capes e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). A parceria possibilita a estudantes da Faculdade de Comunicação uma bolsa de pesquisa para investigar o que há de mais inovador na comunicação para a web. As horas aplicadas nas pesquisas são convertidas em créditos acadêmicos. (Fontes: Chico Freitas e Patrícia Françoso | F3 Comunicação | Portal da Propaganda)
Concurso Melhor Capa de Livro 2011 – Promovida pela Getty Images Brasil, líder mundial da criação e distribuição de conteúdo audiovisual, a premiação será realizada em abril do ano que vem e o período de inscrição se estende até 31 de janeiro de 2012. O Concurso premia o designer gráfico autor da melhor capa que ilustra as prateleiras das livrarias e tem conquistado grande visibilidade no meio editorial. O vencedor será eleito por um júri composto por profissionais renomados no meio editorial e de design. Para concorrer, as capas precisam conter pelo menos uma imagem da Getty Images e ter sido publicado 2011. Inscrições: www.melhorcapadelivro.com.br. (Fontes: Analú Barbosa | Approach | Portal da Propaganda)
Nenhum comentário:
Postar um comentário