Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A POLÍTICA E OS POLÍTICOS

Iniciei há dois meses contatos com alguns políticos e pré-candidatos sob o propósito deatendê-los como consultor para as próximas eleições. O cenário por mim encontrado foi desolador: a maioria esmagadora dos digníssimos ainda está parada no tempo naquilo que se refere à abordagem e à conquista do eleitor e, conseqüentemente, ao seu tão cobiçado voto.
Eles não sabem se comunicar com as novas classes B e C que ascenderam nos últimos anos e que não estão mais atrás de uma cesta básica, uma dentadura ou uma pintura de muro. As novas classes B e C têm conta em banco, cartão de crédito, possuem computador e acesso à internet em casa e ainda pagam um convênio médico, mesmo que muito básico, para ter um atendimento descente.
Daí você pergunta: "foi graças aos governos do PT que eles conseguiram esta ascensão?" A resposta é NÃO. Eles conseguiram ascender graças à percepção de que o Estado não pode nada e eles, sim; classes B e C (antes menos favorecidos) podem tudo, pois para ocupar um cargo no Estado é necessário prometer, compor, gastar aquilo que não é seu, mentir e torcer para que as coisas fiquem cada vez pior, enquanto para ascender de menos favorecido à classe B é bem mais fácil — basta acreditar em si próprio, aproveitar oportunidades e transformá-las em realização, algo que promessas não resolvem, algo que transcende a vontade (no caso, vontade política); trata-se de responsabilidade com os seus, sentimento que não existe na maioria dos políticos.
As novas classes B e C acreditam tanto em milagres quanto em Papai Noel, crença que a maioria dos políticos não tem, caso contrário teriam acreditado em suas próprias promessas e operado o milagre; teriam acreditado em Papai Noel e devolvido para população a realização de sonhos, tais como escolas, saneamento básico e, enfim, tudo de bem básico mesmo, que já estaria bom. Mas as classes B e C deram a resposta: não sabendo que era possível foram lá e fizeram, enquanto os caros ainda estão por aí achando que vai ser fácil convencer alguém a depositar mais confiança neles para mais quatro anos. É pagar pra ver.
Parem de prometer coisas que o eleitorado já conquistou. E parem também de achar que o "falar mal do adversário" pode lhes trazer votos. Este sim é o maior equívoco de todos. Seria bom que antes de você “meter o cacete” no adversário avaliasse alguma benfeitoria que ele possa ter feito em determinada comunidade, pois, se ele foi bom para o eleitor e você o critica, vai com certeza despertar a fúria do abordado em vez de conquistá-lo.
Não creio que a maneira mais correta de se conquistar um voto seja denegrindo a imagem ou administração de ninguém, muito pelo contrário, dado que recentemente pudemos ver no horário gratuito do PSDB o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso elogiando as gestões do Lula e parabenizando iniciativas da presidente Dilma. Aquele ar rancoroso apregoado por Serra em suas tristes e infrutíferas aparições já caíram por terra. O melhor não é mais aquele que fala "mais mal" do outro; o melhor é aquele que faz mais que o outro e isto deveria ser natural no processo de escolha, visto que não podemos mais ficar à mercê de políticos que buscam o poder simplesmente para ter o poder.
Temos que votar em pessoas comprometidas com o fazer e não com o poder. A história tem nos mostrado que aquele que busca o poder a qualquer preço só tem uma arma, a língua, enquanto aquele que é empreendedor, visionário, realizador e, acima de tudo, bom gestor, tem um arsenal à sua disposição, a começar pelas realizações ou, no caso daqueles que nunca estiveram no poder, o arrojo.
Como pode alguém propor para a população de determinada cidade a continuidade do nada? Como pode alguém sugerir uma mudança para a estagnação? Como pode alguém se colocar como um diferencial se não se difere de nada? Como pode um eleitor acreditar em promessas se ele já não crê mais no santo?
Aliás, santo na política não anda mais fazendo milagres; os milagres agora têm nome e se chamam internet, tecnologia, tecnicalidade, profissionalismo, critério e evolução. Esta é a linguagem que irá decidir as eleições, pois é esta a linguagem que as nossas novas classes sociais entendem. Por favor, não me apareçam com discurso démodé e promessas já cumpridas pelo trabalho do povo. (Texto de Walter Aguiar (comunicaco@fsbmkt.com.br) consultor de marketing político e diretor geral da FSB Marketing e Associados, no Portal da Propaganda).
UMAS & OUTRAS
Uma obra histórica - Lançado o livro Norton – 60 anos de publicidade no Brasil. Com 468 páginas, é resultado de um trabalho meticuloso de Geraldo Alonso Filho e de sua esposa, Ana Regina, durante pelo menos cinco anos. Coordenação editorial de Antoninho Rossini.
A publicação cobre as principais campanhas publicitárias da Norton entre 1946 e 2006. Os filmes, sintetizados em fotogramas, podem ser acessados pelo site www.norton.com.br.
Café Intercom será em Florianópolis  -   A nova edição do Café Intercom já está marcada para o próximo dia 23 no Auditório da UFSC, em Florianópolis. Contará com a presença da professora doutora Elizabeth Bastos Duarte (UFSM/RS) e com o lançamento do livro Telejornalismo e Pesquisa: resultados e experiências.
Lançamento –   Brasileiros e argentinos lançam livro sobre Pesquisa e Investigação no Jornalismo  A publicação é organizada por Rogério Christofoletti e Francisco José Karam. Treze autores brasileiros e argentinos abordam temas como métodos, procedimentos, teorias, cuidados e desafios para as redações e os laboratórios. Detalhes: (http://www.sbpjor.org.br/9encontro/?page_id=64) da SBPJor.Brasileiros e argentinos lançam livro sobre Pesquisa e Investigação no Jornalismo.
OPORTUNIDADES
Curso de preparação e reciclagem de professores universitários - A Intercom abriu inscrições para o Curso de Preparação e Reciclagem de Professores Universitários. A atividade, com carga horária de 40 horas, acontecerá de 9 a 13 de janeiro e tem como público alvo Mestres, Mestrandos, Doutores, Doutorandos, Jornalistas, Publicitários e Relações Públicas. Detalhes no Portal Intercom.
 Aberto processo de seleção para bolsas na Fundação Biblioteca Nacional   - Mestres e Doutores formados ou em andamento podem candidatar-se a receber bolsas do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa, da Fundação Biblioteca Nacional. As inscrições estarão abertas até o dia 23.Detalhes:http://www.bn.br/portal/index.jsp?nu_padrao_apresentacao=25&nu_item_conteudo=1959&nu_pagina
Concurso para professor adjunto de Jornalismo e Relações Públicas -  A Faculdade de Comunicação Social UERJ realiza concurso para vagas de professor adjunto 40 horas.  Detalhes: http://www.srh.uerj.br/docente/saida.asp
Seleção de mestrado e doutorado  - As provas e entrevistas para o processo de seleção dos cursos de mestrado e doutorado, da Universidade Metodista de São Paulo, estão marcadas para o final deste mês de novembro. As inscrições devem ser feitas até o dia 11, na Central de Relacionamento, no Campus Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo - SP. Detalhes: www.metodista.br ou pelo telefone (11) 2464-2222.
Colóquio internacional - Dias 7 e 8 de agosto de 2012, a Universidade DePaul em Chicago, Illinois, EUA, será sede do V Colóquio Brasil - Estados Unidos de Estudos da Comunicação. Detalhes no Portal Intercom.
Festival Internacional de Música e Arte Sacra – (ZENIT.org) –  O Festival Internacional, em sua X edição, é um evento  que proporciona ao grande público, turistas e cidadãos romanos, a possibilidade de participar à concertos de Música Sacra, organizados pela Fundação Pro Música e Arte Sacra, nas Basílicas Papais Romanas. Encerra-se neste domingo na Básilica de Santo Ignácio de Loyla,em Roma, com missa celebrada pelo, Cardeal Angelo Comastri e a apresentação do coro de vozes Bianche Tolzer Knabenchor da Alta Baviera, conhecido a nível internacional com repertório que vai desde música de coral secular, sacra ao lírico. Este ano o Festival é dedicado a Maria, recordando o Concílio de Éfeso. Um Concílio eminentemente Mariano, como recordado pelo Vigário Geral de Sua Santidade.
MPI Brazil Chapter abre inscrições para o LAMEC - O capítulo brasileiro da Meeting Professionals International (MPI) abriu inscrições  para o 1º Latin American Meetings and Events Conference (LAMEC), que acontecerá no dia 12 de dezembro, no Hotel Unique, em São Paulo.. Promovida pela maior entidade de estrategistas e pensadores de eventos do mundo, a conferência tem como objetivo apoiar o desenvolvimento profissional e as oportunidades de negócios no mercado global. Detalhes:  http://www.mpibr.org e preencher o cadastro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário