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sábado, 19 de novembro de 2011

O OMBUDSMAN E O ASSÉDIO SEXUAL

A origem do ombudsman geralmente é atribuída à Suécia no início do século XIX, ou seja, há cerca de 200 anos. Os cidadãos suecos sofriam arbitrariedades atribuídas aos juízes do reino e suas reclamações não eram ouvidas pelo rei, já que não havia um sistema de comunicação que assegurasse a sua eficácia. Os juízes, evidentemente, não tinham interesse em repassar ao rei os motivos da insatisfação do povo. A instituição do ombudsman veio suprir essa lacuna perigosa na comunicação, que ocultava as arbitrariedades cometidas pelos juízes.


O ombudsman era, portanto, um funcionário público que representava os interesses do povo junto ao mais elevado nível de poder do reino. Nos órgãos públicos brasileiros esse profissional tornou-se conhecido como ouvidor, enquanto o nome ombudsman passou a denominar, em nosso País, o representante dos clientes das empresas privadas junto à alta cúpula do poder.

Durante uma de minhas pesquisas acadêmicas, no entanto, defrontei-me com o conhecimento de uma atividade do ombudsman bastante incomum. A empresa pesquisada vivia um pesadelo que, infelizmente, parece não ser tão raro. Tratando-se de uma empresa fornecedora de mão-de-obra de média e baixa qualificação, com atuação nacional, muitos funcionários e funcionárias exerciam as suas atividades profissionais em localidades isoladas, bem distantes da sua sede e, em conseqüência, de sua estrutura gerencial.

Tal peculiaridade proporcionava a supervisores inescrupulosos a oportunidade de assediar, sexualmente, as funcionárias subalternas, geralmente de origem humilde e altamente dependentes dos ganhos obtidos pelo trabalho. Suas recusas a tais assédios eram respondidas por sumárias demissões sem que as respectivas gerências sequer soubessem – evidentemente – das verdadeiras razões. Essas desventuradas criaturas ficavam expostas à sanha de seus chefes imediatos e não tinham a quem recorrer.

Felizmente, após certo tempo, houve vazamento desses fatos e a direção da empresa adotou a figura do ombudsman de funcionários para defender seus interesses perante a alta gestão da organização. Foi instituída uma linha direta e confidencial deles com o ombudsman e a este foi atribuído o poder e a autoridade para pesquisar as denúncias recebidas das abordagens sofridas pelas mulheres, analisar sua procedência e sugerir a adoção de soluções imediatas.

Os detalhes não serão citados, mas vários supervisores foram demitidos, mulheres deixaram de ser chantageadas por seus chefes e o ambiente de trabalho melhorou significativamente. E o ombudsman, até onde eu acompanhei, continuava a sua missão prestigiado pela alta gestão.

O êxito dessa iniciativa pioneira incentivou-me a sugerir aos meus clientes de consultoria de gestão empresarial a implantação da figura do ombudsman, não apenas como representante dos seus clientes na empresa, mas também de seus fornecedores e, como no caso citado, de seus próprios funcionários.

Com o suporte apropriado de consultores competentes a implantação do ombudsman pode proporcionar à organização a transformação necessária para alavancar seus resultados, reduzir a sua vulnerabilidade a processos judiciais e melhorar significativamente a qualidade do ambiente de trabalho. (Texto de Isaac Pinski (katerinasomaagencia.com.br), sócio-diretor da Pinski Consultoria, empresa focada em gestão empresarial. Com mais de 30 anos de experiência em diagnóstico organizacional, análise de processos, planejamento estratégico, logística integrada e comunicação interna. Mestre em Administração pela FEA-USP, certificado como Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e engenheiro aeronáutico formado pelo ITA, no Portal da Propaganda).

O Brasil na rota do luxo – Suzy Menkes, coordenadora do Hot Luxury, maior seminário de luxo do mundo, promovido pelo Internacional Herald Tribune, falou sobre o mercado de luxo global e as novas oportunidades para as marcas em países alternativos. Os Brics, em especial o Brasil, foram apontados como indispensáveis para a expansão do negócio do luxo.



"O Brasil é um mercado para expandirmos. Não vir para cá é algo de extrema ignorância", afirmou Suzy, também editora de moda do Herald Tribune. "Os Estados Unidos e a Europa não são mais tão importantes como eram. Ásia e América Latina estão crescendo em importância".

A desaceleração da economia global também não parece ser preocupação para o setor de produtos luxuosos. "Recessão, que recessão?", respondeu Suzy ao ser questionada sobre os efeitos da crise europeia. "É claro que o jogo mudou e não sabemos o que acontecerá com a economia, mas há perspectivas de crescimento", disse. (Keila Guimarães no PropMark)

Seminário Internacional de Pesquisa– A rede ibero-americana de colaboração universitária Universia e o grupo internacional de investigação e divulgação de indicadores da produção científica SCImago realizarão, de 21 a 23, na Flórida, Estados Unidos, o Seminário Internacional de Pesquisa. Detalhes: www.excelencia.universia.net/scimago/pt/index.jsp .

Processamento de Alto Desempenho – O Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Cenapad) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com apoio da IBM, realizará, de 21 de novembro a 2 de dezembro, o Workshop de Processamento de Alto Desempenho e suas Aplicações em Simulação Computacional.Detalhes: www-950.ibm.com/events/wwe/grp/grp029.nsf/v16_agenda?openform&seminar=E9DKCXES&locale=pt_BR.

Estágio 1 -Oportunidade direcionada a estudantes do curso de Jornalismo, matriculados a partir da 4ª fase, com disponibilidade de horário vespertino e que residam, preferencialmente, em Palhoça, São José ou Santo Amaro da Imperatriz. Os interessados devem ter bom relacionamento pessoal, conhecimento da língua portuguesa, domínio das novas tecnologias - sobretudo as redes sociais – e ser pró-ativo. Também serão avaliados os conhecimentos técnicos específicos sobre: Microsoft Office, Adobe InDesign e Photoshop, Macromedia e CorelDRAW. Currículos para contato@celulacom.com.br.

Estágio 2 - Publicidade e Propaganda -  No Centro de Biguaçu. Sexo: • Feminino. Perfil: Ter conhecimento em Corel Draw, Photoshop e Web designer. • Bolsa auxílio: R$ 500,00 + AT
• Atividades: Auxiliar na criação de sites, na criação de logomarcas, na criação de folders e panfletos e demais atividades do setor. Contato: Rua Felipe Schmidt, 390 sl. 1310 – Centro – Florianópolis fones (48) 3028-3858 e (48) 3028-7966

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