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sexta-feira, 28 de outubro de 2011

POLÍTICA E MARKETING DIGITAL


OPORTUNIDADES
. Bolsas da Fundação Biblioteca Nacional - Abertas as inscrições para seleção de bolsistas do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa, da Fundação Biblioteca Nacional.  Serão concedidas bolsas para candidatos com doutorado e mestrado, concluídos ou em andamento. Inscrições seguem até 23 de novembro. A Fundação Biblioteca Nacional apoiará pesquisas nas áreas de Artes, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Comunicação, Design, Educação, Filosofia, História, Literatura (incluindo a tradução de obras brasileiras no exterior) e Música.
Professor adjunto na UERJ área da comunicação - A Faculdade de Comunicação Social da UERJ  recebe, até o dia 16 de novembro, inscrições para concurso público para professor adjunto. Detalhes: (http://www.srh.uerj.br/docente/saida.asp) da universidade.
Para recém-doutores – O Centro de Estudos da Metrópole (CEM), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da FAPESP, abriu processo de seleção de recém-doutores, que serão incorporados por meio de bolsas de pós-doutoramento da FAPESP e de outras instituições de fomento à pesquisa. As propostas para  posdoc.2011@cmetropole.org.br ou pelo correio para o endereço R. Morgado de Mateus, nº 615, Vila Mariana, São Paulo - SP, CEP 04015-902, aos cuidados de Mariza Nunes, da Secretaria do CEM.
LIVROS
Nova Editora - A Editora Penso, do Grupo A (resultado da fusão da Artmed com a McGraw Hill, site: http://www.grupoa.com.br/site/Default.aspx), uma coleção de Comunicação, que se  obras de cunho teórico e de amplo interesse para a área. Se você que saubmeter uma proposta à editora, entre no  http://www.grupoa.com.br/site/Default.aspx. Já foram lançados:
Atuação da mídia: comunicação de massa e interesse público, de Denis McQuail
http://www.grupoa.com.br/site/humanas/3/141/0/5567/5568/0/atuacao-da-midia.aspx
Ética na comunicação: princípios para uma prática responsável, de Patrick Lee Plaisance
http://www.grupoa.com.br/site/humanas/3/141/0/2505/2506/0/etica-na-comunicacao.aspx
Teoria do Gatekeeping: seleção e construção da notícia, de Pamela Shoemaker e Tim Vos
http://www.grupoa.com.br/site/humanas/3/141/0/2515/2516/0/teoria-do-gatekeeping.aspx
 As teorias da comunicação, de Francisco Rüdiger
http://www.grupoa.com.br/site/humanas/3/141/0/2503/2504/0/as-teorias-da-comunicacao.aspx
Crianças, adolescentes e a mídia, de Victor Strasburger, Barbara Wilson e Amy Jordan
http://www.grupoa.com.br/site/humanas/3/141/0/2519/2520/0/criancas-adolescentes-e-a-midia.aspx
e Pesquisa de mídia, de Susanna Hornig Priest
http://www.grupoa.com.br/site/humanas/3/141/0/2513/2514/0/pesquisa-de-midia.aspx

Jornalismo digital audiovisual, convergência e colaboração - Será lançado em novembro no 9º Encontro Nacional de Pesquisadores de Jornalismo (9º SBPJor) e na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre.  A obra da Edunisc é organizada pelos professores pesquisadores Demétrio de Azeredo Soster, da Universidade de Santa Cruz do Sul (RS), e Walter Teixeira Lima Júnior, docente do Programa de Pós-Graduação da Cásper Líbero (SP). Os artigos de 12 pesquisadores buscam interligar os campos de conhecimento científico que envolvem o jornalismo e as tecnologias digitais conectadas.
COLÓQUIO DE AGÊNCIAS EXPERIMENTAIS
Dia 12 de janeiro, na UNISC, em Santa Cruz do Sul (RS), a segunda edição do Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação. Detalhes:  dsoster@uol.com.br ou http://coloquiodeagencias.blogspot.com/).

CiÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS

 O Programa de Pós-Graduação Interunidades da USP, campus de São Carlos, realizará,  dias 17 e 18 de novembro, o 14º Simpósio em Ciência e Engenharia de Materiais. Detalhes: www.sicem.ifsc.usp.br.

 NEUROCIÊNCIAS TRANSLACIONAL

A Unifesp realizará,  dias 8 e 9 de dezembro, o Simpósio Internacional de Neurociências Translacional de Doenças Neurodegenerativas. Detalhes: proex.epm.br/eventos11/neuro/index.htm.

POLÍTICA E MARKETING DIGITAL

Nas últimas eleições presidenciais, um dos maiores destaques foi o rápido crescimento de Marina Silva. Ainda pouco conhecida pela maioria da população e com recursos limitados para a propaganda eleitoral, a candidata conseguiu engajar um grande número de eleitores, que não apenas a apoiavam como disseminavam suas propostas nas redes sociais.

“As mídias sociais representaram a possibilidade de quebrar o monopólio de visibilidade das mídias clássicas. Marina conseguiu fazer uma excelente campanha apesar de ter muito menos recursos, não ser uma candidatada conhecida e contar com menos de um minuto e meio na TV e no rádio”, comenta Felipe Vaz, coordenador de mídias sociais da campanha de Marina Silva em 2010. O tema - marketing político na web – será apresentado por Felipe durante a 4ª edição do FMDS – Fórum de Mídias Digitais Digitais/Sociais, em dezembro, em Curitiba.

Vaz diz que nas próximas eleições, além dos canais que foram utilizados pela campanha de Marina – como Twitter e Facebook –, será possível explorar redes que estão se popularizando cada dia mais, como o Foursquare e o LinkedIN. “Por serem campanhas municipais e, portanto, de menor escala, será viável explorar melhor a geolocalização do Foursquare e trabalhar nichos profissionais mais estreitos via LinkedIn, mas as estratégias vão variar para cada campanha.”

O especialista acredita que será difícil a mobilização massiva, mas que será possível – e interessante – aglutinar pequenos grupos em prol de determinadas causas, criando uma comunicação relevante e um relacionamento próximo com os eleitores de cada região. “É provável que as campanhas se aproximem muito mais de um corpo-a-corpo virtual, com a comunicação direta ganhando mais importância.”

Para Vaz, uma coisa é certa: cada vez mais o marketing digital estará no centro das campanhas. O foco nas mídias sociais é o relacionamento com o eleitor. “Quem tiver as propostas mais alinhadas com o público e souber conversar com as pessoas vai ganhar uma amplificação natural nas redes.”

Para ele, esse foi um dos grandes segredos do sucesso de Marina nas redes sociais: em vez de impor uma visão centralizada da candidata, os eleitores foram ouvidos e suas ideias foram amplificadas por meio da campanha. “Nós fomos, antes de tudo, facilitadores e disseminadores dessas ideias. Muito do trabalho consistia em monitorar e distribuir para o público mais amplo as melhores ideias/memes/propostas surgidas nas próprias comunidades, por oposição ao modelo tradicional de haver um marqueteiro impondo tudo de cima pra baixo”, ressalta.

Mas, nas redes sociais, nada fica oculto. Assim como é grande a repercussão das propostas e ideias de um candidato, é também imensa a propagação de informações sobre ele, sejam qualidades ou defeitos.

“Boa parte da campanha política na web, mesmo com bons candidatos, é combater a mentira ou as interpretações erradas. Com a velocidade das redes, danos à imagem podem ser amplificados muito rapidamente e causar estragos consideráveis, mas eu vejo as redes como instrumentos de transparência. Elas vão sempre beneficiar mais os candidatos que não têm ‘grandes vulnerabilidades’ para serem explorados pelos adversários”.

Para atuar com eficiência com campanhas políticas na web e em mídias sociais, Felipe Vaz cita algumas características fundamentais aos profissionais: capacidade de diálogo e mobilização de pessoas; conhecimento das linguagens específicas de cada público e cada rede; interesse em se envolver diretamente e acreditar na campanha.

“Eu jamais poderia ter feito a campanha para a Marina, sobretudo com o nível de envolvimento que eu e meu time tivemos, se não acreditássemos nela como a melhor opção para o Brasil na ocasião.  É inevitável conversar com pessoas, usar perfis reais, dar a cara a tapa.

BLACK BARY TERÁ NOVO SISTEMA OPERACIONAL

(Eduardo Mustafa na ProxximA) . A Research In Motion, por meio do presidente e co-CEO, Mike Lazaridis, mostrou seu novo sistema operacional para dispositivos móveis: o BBX. Segundo Lazaridis, o sistema operacional BBX vai proporcionar futuramente aos smartphones da RIM a capacidade de execução de aplicações de software Android, tais como games, negócios e aplicações médicas. “A plataforma BBX é a soma da melhor parte dos sistemas operacionais BBS e QNX, integrando as principais características do BlackBerry 7 e do QNX (sistema utilizado no PlayBook) e cria uma plataforma totalmente aberta e segura, dotada de um sistema multitarefas real”, define o CEO. A  nova plataforma  facilita o desenvolvimento de games. Os smartphone com o BBX estarão disponíveis no início de 2012.

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