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domingo, 25 de setembro de 2011

UMA AUDITORIA NA COMUNICAÇÃO

A partir de hoje, aos domingos, vou tratar só de comunicação. Analisarei peças publicitárias e notícias do mercado.
. À moda das Casas Bahia. Nenhuma criatividade e muito dinheiro na mídia. Que nem as Casas Bahia. Essa a estratégia que a Hyundai adota neste momento. Agora mesmo lança, fazendo um baita barulho,  o carro de três portas. Deixa o consumidor tonto,m para que ele não pergunte  porque  deve comprar esse carro.
. Campeã – Brilhante, a campanha do Colégio Bandeirantes. Título inteligente, layout limpo, comunicação integrada. Coisa de gênio.
. Cadê o Conar¿ A Golgate não está nem aí para o Código de Autorregulamentação Publicitária, que proíbe a utilização, pelos atores de comerciais, de utilizarem jaleco branco  ou qualquer outra coisa que lembre profissional da saúde. O Conar assiste, mas não toma nenhuma proviudsência.
. Anúncios pra ninguém ler – Não sei se a culpa é da agência ou do anunciante, mas vejo que os responsáveis por alguns anúncios esquecem-se da regra número um da publicidade: anúncio tem de ser lido. Alguns exemplos:
. Siemens. Título: O Brasil do amanhã precisa de respostas sustentáveis. É por isso que nós estamos construindo essas respostas hoje, junto com nossos clientes. Que respostas¿ Deve estar no texto, expresso em tipos tão diminutos que não dá pra ler.
. Governo de S. Paulo. Título: Herreros e não sei mais o que, porque é impossível de ler. Pelo jeito está fácil trabalhar para o governo paulista.
. HSM. Título: E na hora dos 99% de transpiração¿ Lamentável como uma empresa capaz de promover eventos da maior importância seja incapaz de zelar pela qualidade dos anúncios que veicula.
. Acafe. Título: Veja como a universidade comunitária interfere na sua vida.   Duvido que alguém tenha visto. O título é ruim e o texto, laudatório, foi feito pra não ser lido. Acho que i diretor de arte ficou com vergonha e resolveu fazer uma lambança ali.
. Tractebel Energia. Título: Para ser a maior geradora privada do Brasil a gente precisou gerar muito mais que energia. O diretor de arte quis fazer um layout limpo e acabou escondendo o texto. A Tractebel não precisava gerar nem um pouco de energia para recusar este desperdício.
. SAP. Título: Engajada, Brasileira Sustentável, Ágil. Bonita, Produtiva, Mais Natural, Inspiradora, Envolvente, Intuitiva. A Sap ajuda a natura a fazer o que ela faz bem, melhor ainda. Cruz credo
. Zap Carros. Título: Milhares de ofertas todo dia. O melhor lugar para comprar e vender. O diretor de arte pirou. Ou não foi um diretor de arte que criou este anúncio.
. Intel. Título: Aumente a produtividade da sua empresa sem estourar o orçamento. Ninguém me tira da cabeça a idéia de que os layouts dos anúncios da Intel são feitos por amadores. São horrorosos!  

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