Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A MORTE DO PAI DA ORTOGRAFIA ALEMÃ


E mais: Eventos . Marketing  versus Marquetice . Murdoch perde um bi

 SIMPÓSIOS:

 DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO  - A Faculdade de Engenharia da Unesp, campus de Bauru, realizará, de 7 a 9 de novembro, o 18º Simpósio de Engenharia de Produção, com o tema Sustentabilidade em cadeias produtivas. Detalhes: www.simpep.feb.unesp.br/

DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TERCNOLÓGICA - A Fatec-SP realizará, de 5 a 6 de outubro, o 13º Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica. O evento será realizado paralelamente ao 13º Congresso da Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Detalhes: sict.fatecsp.br/

USP SELECIONA DOCENTES

 O Instituto de Química (IQ) de São Carlos, da  USP,  estará com inscrições abertas até 4 de agosto para processo seletivo para contratação de um docente temporário para ministrar disciplinas da área de bioquímica, em período diurno e noturno, no Departamento de Química e Física Molecular.

Abriu também inscrições para concursos para contratação de um professor titular e um professor doutor. Os editais podem ser acessados em www.iqsc.usp.br/iqsc/administracao/acad/assistacad/assistacad.php?menu=Concursos%20docente

AGENDA DE EVENTOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

11/08/2011: Estrutura e Formação Genética do Povo Brasileiro

De 21/10/2011 a 22/10/2011: Ampliando Conceitos em Tontura e Zumbido

De 16/10/2011 a 21/10/2011: 8ª Escola Brasileira de Magnetismo

De 10/08/2011 a 13/08/2011: 6º Simpósio Brasileiro de Psicologia Política

De 14/09/2011 a 16/09/2011: 7º Encontro Internacional de Música e Mídia

MURDOCH PERDE USS 1 BI
De acordo com o jornal britânico Financial Times, as ações do conglomerado de mídia News Corporation, que controlava o tabloide britânico News of the World, caíram 17,4% em Nova York desde 4 de julho até o fechamento dos mercados na última segunda-feira (18) - o que representa uma perda de US$ 1 bilhão na fatia que cabe ao dono do grupo, o magnata Rupert Murdoch, e à sua família.

A queda está diretamente ligada aos casos de grampos telefônicos praticados pela publicação nos anos 2000. No citado 4 de julho, o jornal The Guardian noticiou que o tabloide de Murdoch teve acesso ao correio de voz do celular da jovem Milly Dowler, assassinada em 2002. Segundo a reportagem, o News of the World teria manipulado as mensagens recebidas por Dowler, na época desaparecida, para alavancar suas vendas e dar a falsa ideia de que a garota ainda estava viva.

Após o escândalo vir à tona, o jornal fechou as portas com a mensagem "Obrigado e adeus" na capa de sua última edição, veiculada no dia 9 de julho. Nesta terça-feira (19), durante depoimento ao parlamento inglês, Murdoch e seu filho James, número três do grupo familiar, negaram qualquer participação ou conhecimento das escutas e eliminaram a possibilidade de criarem um novo tabloide.

MARKETING E MARQUETICE

Marquetice, como diria o acadêmico Alvaro Coelho da Fonseca, é uma coisa, marketing é outra. O marketing foi revelado ao mundo pela sabedoria, genialidade e generosidade de Peter Drucker, e traduz-se, hoje, na ideologia da empresa moderna. É muito mais e maior do que a área de marketing de uma empresa, ou do que a mais completa das caixas de ferramenta. É a forma de se comportar e agir das empresas modernas.
Transcende a área de marketing e contagia, enaltece, entusiasma, organiza e compromete todas as pessoas que trabalham na empresa e para a empresa. É o elo condutor. Para essas companhias, o consumidor foi, é e sempre será o rei.  A razão de ser, o juiz final e definitivo.
Marquetice é sinônimo de vigarice, e tem tudo a ver com contos do vigário. E, infelizmente, muitas empresas, supostamente modernas, gigantescas, poderosas, usam e abusam da marquetice. As montadoras, por exemplo, todas, sem exceção, com seus lamentáveis, crescentes e infinitos recalls.
Até hoje a polêmica sobre a origem da expressão conto do vigário continua. Para uns, a briga de duas igrejas de Ouro Preto, onde os vigários de cada uma disputava uma fortuna deixada por um fiel.
Colocaram a decisão na escolha de um burro: a fortuna pertenceria a igreja para onde o burro se dirigisse. Tempos depois se soube que o vigário vencedor adestrou o burro. Ou, pela compra que supostamente os vigários faziam do ouro roubado pelos escravos, e o dinheiro era depositado em suas “contas” – daí, conto. E ainda uma das mais aceitas, de pessoas que no passado recebiam cartas de vigários mencionando a morte de um parente próximo e uma grande fortuna deixada. E que para ser liberada precisava receber uma pequena soma de dinheiro para os devidos procedimentos...
Portanto, marketing é uma coisa, e marquetice outra completamente diferente. As pessoas que trabalham e professam o marketing tem que honrar o legado do mestre maior, Peter Drucker. Pelo que disse, ensinou, praticou, disseminou.
Nenhum de nós, profissionais, consultores e executivos que seguimos essa ideologia empresarial, pode apoiar e orientar, conscientemente, empresas que desrespeitem seus clientes. Vendendo produtos com defeitos de fabricação, ainda que depois se disponham a repará-los; empresas que pratiquem qualquer tipo ou modalidade de discriminação; produtos que sabidamente fazem mal a diferentes tipos de pessoas, muito especialmente às crianças e idosos, ou que, de forma direta ou indireta, prejudiquem consumidores; companhias que vendam gato por lebre, ou lebre por girafa, e que não busquem, permanentemente, a sustentabilidade – das pessoas, do mundo, do universo, e, por decorrência, e principalmente, da própria empresa.
Vamos nessa? (Madia de Souza)
6.Selecione dentrALEMANHA LEMBRA 100 ANOS DA MORTE DO PAI  DA ORTOGRAFIA
A Alemanha relembrou ontem os cem anos da morte de Konrad Duden, o "pai da ortografia alemã". responsável pelo primeiro dicionário de língua alemã após a unificação de 1871, adotado oficialmente em 1903.
A padronização ortográfica marcou alguns momentos importantes da história da Alemanha. Ela foi fundamental, por exemplo, na propaganda nazista nos anos 30 e 40. Com a divisão do país após a Segunda Guerra Mundial, o Duden ganhou pela primeira vez duas versões: a editada em Leipzig, no Leste alemão, chamada de Duden Oriental, e a de Mannheim, Duden Ocidental. Com a reunificação das duas Alemanhas, também aconteceu a reunificação dos Duden em 1991.  O Duden atual (25ª edição, de 2009) tem mais de 1,2 mil páginas e 135 mil verbetes – todos realmente estabelecidos na língua alemã, e não apenas gírias ou termos efêmeros.

Logo após a formação do 2º Império Alemão, em 1871, a ortografia da Alemanha recém-unificada era uma verdadeira colcha de retalhos. Inconformado, Duden fez uma compilação de regras sob o título A Ortografia Alemã: tratados, regras e glossário com informações etimológicas. Mas seu conjunto de regras recebeu pouca atenção.
Em 1876, tornou-se  diretor de uma escola de ensino médio em Hersfeld, na antiga Prússia. Duden apresentou suas propostas a autoridades da área educacional do império germânico, às quais ele apresentou suas propostas.


Naquele mesmo ano participou como especialista na 1º Conferência Ortográfica, em Berlim. Lá, ele defendeu uma linha liberal: "Escreva como você fala". A ideia, no entanto, era exatamente oposta ao princípio histórico predominante, que se orientava pela escrita clássica – considerada aristocrática por Duden. A conferência acabou fracassando.
Duden decidiu insistir por outro caminho: em 1880, ele concluiu o Completo dicionário ortográfico da língua alemã, com  um conjunto de mais de 27 mil verbetes, observando tanto as regras ortográficas na Prússia como as da Baviera. 
Dois anos mais tarde, seria reconhecido como ortografia oficial alemã. Apenas com a reforma de 1998 as regras na escrita do país sofreram modificações. Konrad Duden faleceu aos 82 anos em 1º de agosto de 1911. (MS/afp/dpa . Revisão: Roselaine Wandscheer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário