Leia também: Oportunidades . Coaching no Ensino . Reconhecida a Qualidade do Curso de Medicina da Unisul . Eventos . Etc
BBest PRORROGA INSCRIÇÕES PARA TUTORIAIS
A Conferência Brasileira de Ciência e Tecnologia em Bioenergia (1st Brazilian BioEnergy Science and Technology Conference – BBest) prorrogou para o dia 15 de junho o período de inscrições para participação nos cursos tutoriais pré-evento. Informações e inscrições: www.bbest.org.br e bbest@bbest.org.br.
CONCURSO PARA DOCENTE
Abertas até 29 de julho as inscrições para o concurso para seleção de professor assistente doutor da disciplina Epidemiologia e Saneamento no departamento de higiene veterinária e saúde pública da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu.
Detalhes: www.fmvz.unesp.br/Concursos/Docente/Edital36_2011.pdf
CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM IRRIGAÇÃO
A Esalq, realizará, dias 21 e 22, o 1º Workshop de Ciência e Tecnologia em Irrigação. www.fealq.org.br/Detalhe_Alpha.ASP?Codigo_Produto=737
GESTÃO DE PROJETOS APLICADA À PESQUISA CIENITÍFICA
O Centro de Educação em Saúde Abram Szajman, do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, realizará, em 5 de agosto, Simpósio de Gestão de Projetos Aplicada à Pesquisa Científica. ensino.einstein.br/portal
A UNISUL VAI DANÇAR
A Unisul Cia de Dança foi selecionada para participar do Festival de Dança de Joinville, superando concorrentes de várias cidades do Brasil. Sob a coordenação da coreógrafa e bailarina Carolina Barbosa, o grupo se apresentará de 21 a 29 de julho.
Os trabalhos selecionados foram Remexe e Elas são Demais, ambos na modalidade Jazz, adulto. As bailarinas participantes são: Cíntia Mello, Ingrid Barreiros, Manoela Nascimento, Aline Rebelo, Júlia Rosa, Mariane Baldoino, Mariana Silvestre, Andréia Rodrigues, Bruna Comelli, Marina Pereira e Manuela Linhares. Apoio técnico: Denise Mello e Maria Inêz Barbosa.
O COACHING NA GESTÃO ESCOLAR
Resultado, eficiência e organização. Essa é a tríade que deve pautar o planejamento de todo diretor de escola. Frente aos novos desafios da sociedade do conhecimento, ser apenas um excelente pedagogo não basta. É preciso misturar algumas doses de empreendedorismo, gestão e noções de administração, ou seja, ser também um líder e desenvolver formas de organização inovadoras, empreendedoras e participativas.
Para a sócia-diretora da Appana Mind, empresa focada no desenvolvimento humano e psicofisiologia aplicada, Káritas de Toledo Ribas, diante deste cenário se faz necessário um programa de coaching voltado a atender as necessidades do gestor que está a frente de uma instituição de ensino.
“O coaching é um processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal que possibilita aumento de desempenho e que pode dar suporte emocional aos diretores de escola, que não possuem tempo para pensar no pedagógico e, além disso, precisam lidar com as inúmeras demandas do cotidiano escolar”, aponta a especialista.
Káritas destaca que durante o processo de coaching o cliente busca as respostas para as suas dificuldades, que podem ser profissionais ou pessoais. “O coach funciona como um facilitador do processo. Ele auxilia o coachee (cliente) a encontrar as respostas que farão com que haja uma mudança de dentro para fora. Um programa bem praticado pode melhorar os diversos aspectos da comunicação dentro de uma escola. Assim, os colaboradores passam a ter consciência do que se passa na instituição e quais as reais necessidades.”
A coach explica que durante o processo pode ser feito um círculo de motivação a partir do estímulo da capacidade de criação e superação, que permite ao indivíduo sentir-se mais gratificado, uma vez que o investimento em recursos humanos, tecnologias, informações e na valorização de uma cultura aberta às mudanças, torna a escola forte e dificilmente a leva a dificuldades. “Um coach profissional possui experiências, conhecimentos, formação apropriada e sensibilidade para apoiar processos pessoais ou profissionais.
Um de seus principais quesitos é a escuta atenta. Ao fazer isso, percebe na fala do outro a manifestação de suas competências, valores, propósitos e impasses. Faz devolutivas do que percebe tanto nas situações mais espontâneas como nas mais estruturadas, quando aplica ferramentas associadas a autoconhecimento, processos, projetos e planejamento”.
Se tiver uma postura de líder, atento ao outro na condução ativa da busca de respostas, estimulando a participação, dialogando, fazendo várias leituras da situação e estimulando a imaginação na procura de soluções mais produtivas e inovadoras, então essa prática torna-se relevante.
Algumas das importantes e atuais funções do gestor escolar são prever e se antecipar às mudanças, assim, o gestor deve saber ir além e intuir as mudanças, aprender a pesquisar, avaliar e enfrentar os novos desafios. Sendo assim, o gestor para liderar as mudanças e implantá-las deve ter a consciência da existência de riscos para que assim possa evitar possíveis erros, por meio de um planejamento bem elaborado e participativo. (Káritas de Toledo Ribas é Administradora de Empresas pela UERJ/RJ,tem formação em Coaching Ontológico, é pós-graduada em Medicina Comportamental (Unifesp), acadêmica em Filosofia, pós-graduanda em Dinâmica dos Grupos – SBDG. Tem mais de 20 anos de experiência. É sócio-diretora da Appana Coaching – Desenvolvimento Humano e Psicofisiologia.)
A RECICLAGEM E A VIDA DOS BRASILEIROS
A reciclagem está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. De acordo com o pesquisa da GfK, 59% dos entrevistados separam o lixo para destinar parte dele para a reciclagem. O destaque vai para a região Sul do País, onde 79% dos consultados têm este hábito. Já o Nordeste, com 51% das citações, destaca-se como a região onde a prática é menos comum.
É grande ainda a preocupação entre os que têm idade acima de 35 anos - cerca de 65%. Porém, entre os mais jovens, dos 18 aos 24 anos, o índice cai para 46% - uma diferença de quase 20 pontos percentuais. Na análise socioeconômica, os integrantes das classes A e B se sobressaem na prática da reciclagem em relação aos das C e D, 63% contra 54%, respectivamente.
Entre aqueles que têm o hábito de reciclar, mais da metade, 60%, afirma que separa os tipos de recicláveis (papéis, alumínio, vidro etc.). Nesse quesito, destacam-se os habitantes do Nordeste (75%) e Norte/ Centro-Oeste (73%), das classes C e D (71%), e dos 35 aos 44 anos (70%).
O caminhão da coleta seletiva é o principal lugar para despejo do material reciclado, sendo que 45% sinalizam esta opção. Em seguida está a entrega para algum catador ou cooperativa, com 28% das citações.
90% dos respondentes afirmaram conhecer pelo menos um pouco sobre o assunto, sendo que boa parte deles, 41%, declarou conhecer bem essa questão. O índice é um pouco mais alto nas faixas etárias intermediárias, dos 25 aos 54 anos e, novamente, destacam-se os habitantes da região Sul (95%) e os integrantes das classes A e B (93%).
O estudo da GfK foi realizado em janeiro deste ano e ouviu 1.000 pessoas, a partir dos 18 anos, em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, e Brasília, Goiânia e Manaus. (economia SC)
INOVAÇÃO NA PRÁTICA + DESING THINLING
Dia 24, na Univali, Seminário sobre Inovação na Prática + Design.
Informações : www.innovaservice.com.br/workshop
COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Dias 13, 14 e 15 os alunos dói Curso de Comunicação da Unisul, disciplina Comunicação nas Organizações, realizarão uma série de oficinas e uma mesa redonda de encerramento do semestre. As oficinas serão ministradas pelos próprios alunos dos cursos de comunicação social. Abordarão: corel draw, criação publicitária, fotografia, fotoshop, In design, produção gráfica em PP, assessoria de Imprensa, jornalismo esportivo, Sony Vegas, Interfaces de Intenet e Audacity. O tema da mesa redonda será - empreendedorismo X mercado formal
MEDICINA EM ALTA
O Curso de Medicina da Unisul, campus Pedra Branca, , foi avaliada por uma comissão externa, integrada por dois professores do Paraná. A avaliação varia entre as notas 0 e 5 e o conceito dado pela comissão: 4,69.
ESTÉTICA FACIAL E CORPORAL ATRAVÉS DAS PRÁTICAS NATURAIS
A partir do próximo dia 16 estarão abertas as inscrições para esse Curso, vinculado à Graduação de Naturologia da Unisul.
Detalhes: www.unisul.br/extensaogf
Nenhum comentário:
Postar um comentário