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terça-feira, 21 de junho de 2011

PUBLICIDADE CATARINENSE AVANÇA


ULTRAPASSA UM BI
Acaert, Adjori, SinaporoSC e ABAPSc , que formam o trade da comunicação de Santa Catarina, reuniram lideranças e imprensa especializada na manhã de hoje para apresentar levantamento realizado pelo Instituto Mapa sobre o mercado catarinense de publicidade.
De acordo com o estudo, foram investidos ano passado 1.26 bilhão de reais ano passado, 12,9% a mais do que em 2009. Menos que os 28% atingidos pelo investimento nacional no setor, segundo a Mídia e Meios.
Desse total, 56,8% foram aplicados  na TV aberta e 0,6% na TVC fechada; 17,9% nos jornais, sendo 14,9% nos diários e 3% em jornais com outras periodicidades; 16,9% no rádio, sendo 9,4% nas FM e 7,5% nas AM; 6,4%c em mídia exterior; 1% em revista; e 0,4 na internet.  
A iniciativa privada respondeu por 89% dos investimentos; o setor público por 11%.
O mercado de trabalho comportava ano passado 7.800 funcionários, um  crescimento de 5,7% em relação a 2009.
Este ano o setor está otimista. 89% dos entrevistados acreditam que ele vai crescer; 10%, que o faturamento será estável; 1% em redução do faturamento; e 11% não souberam avaliar.
REDE DE NOTÍCIAS ACAERT
No início do evento, a ACAERT apresentou sua recém criada Rede de Notícias, um rádio jornal retransmitido, de segunda a sexta feira, a partir das sete horas, por quarenta emissoras do Estado.
A SAÚDE DOS BRASILEIROS
A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), junto à revista inglesa The Lancet, realizará, dia 29,  o seminário A Saúde dos Brasileiros. Detalhes: www.fsp.usp.br/site/paginas/mostrar/1182
 LABORATÓRIO DE ECOTOXICOLOGIAM E MICROBIOLOGIA AMBIENTAL
 A Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (FT-Ecotoxicologia e Microbiologia Ambiental Prof. Dr. Abílio Lopes - Leal. Sob o tema  A Toxicologia e Ecologia a Serviço da Saúde Ambiental, o encontro tem como objetivo apresentar as atividades e linhas de pesquisa do laboratório.Inscrições gratuitas. Detalhes: www.ft.unicamp.br/noticia/2011/05/27/2-reuni-o-t-cnica-do-leal, lenitab@ft.unicamp.br.
 DOUTORADO EM ENGENHARIA QUÍMICA
Abertas, até dia 30, as inscrições para o processo seletivo para o doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) da UFSCar.  Detalhes: www.ppgeq.ufscar.br, ppgeq-secretaria@ufscar.br ou (16) 3351-8269

CAÇA À PUBLICIDADE NA TV PAGA

Entre as propostas da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para atualizar a regulamentação do serviço de TV a cabo está a de estabelecer um tempo máximo para a propaganda nos canais por assinatura. O órgão já iniciou uma consulta pública para colher sugestões para a atualização, e afirmou que sua motivação para intervir no volume de publicidade dos canais são as reclamações dos assinantes.
“A Anatel recebeu, entre 2006 e 2011, cerca de 11 mil reclamações relativas à programação. Entre as principais críticas, observou-se a insatisfação dos assinantes ao assistir uma programação interrompida em demasia por intervalos comerciais. Relatou-se uma quantidade de publicidade superior à verificada nos canais abertos, numa relação que chegava a igualar o tempo de exibição de um filme ou episódio de seriados ao tempo de publicidade veiculada durante sua apresentação”, argumentou a Anatel através de sua assessoria de comunicação.

A Anatel entende que o assinante de uma TV a cabo não pode comprar programação, remunerar a prestadora pelo conteúdo e receber publicidade.

Existem hoje, basicamente, dois tipos de canais: o básico e o premium. Canais como TNT, Fox, Cartoon, Sportv e Discovery são básicos no Brasil e em qualquer lugar do mundo. Para esses, de um modo geral, estão reservados de 14 a 16 minutos de publicidade. Toda a programação leva isso em conta – seja de séries e documentários – e é feita para respeitar a venda de publicidade.

“Repare que uma série que começa às 9h e termina às 10h, tem uma duração de 44 minutos. Elas foram feitas assim justamente para encaixar os comerciais que pagam boa parte dos custos das programadoras – em torno de 30% a 40% da sua receita. Se não houvesse publicidade, os custos deles para as operadoras seriam maiores e a assinatura seria mais cara – ou haveria  menos canais”, explicou Fernando Magalhães, diretor de programação da Net Serviços.

Na outra ponta, há os canais premium, como Telecine e HBO, que são caros, têm conteúdo diferenciado e praticamente não têm publicidade e, sim, patrocínios entre filmes.

Certamente estão na mira da Anatel os chamados infomerciais, cujo volume hoje é grande tanto em TVs abertas quanto fechadas, e que contribuem negativamente para a percepção do consumidor em relação aos canais. Um executivo do segmento, que não quis se identificar, disse que eles são o verdadeiro problema, pois sua baixa qualidade de produção e volume incomodam bastante não só os consumidores, mas boa parte dos players envolvidos na indústria da TV por assinatura. (Texto de
Claudia Penteado postado no PropMark)

OPORTUNIDADE
O e-mail foi enviado para a profa. Daneala Germann, coordenadora do Curso de Comunicação Social da Unisul, mas como ela pediu divulgação, aí vai:
“Fui sua aluna na Unisul e me formei em PP no primeiro semestre do ano passado.
Espero que você se lembre de mim!

Entro em contato por um motivo interessante. Estou fazendo pós em Marketing na ESPM de Porto Alegre e tenho visto várias coisas interessantes por aqui. Assuntos que interessariam os cursos da Unisul. Espero que você ainda esteja como coordenadora da Comunicação!

Quero compartilhar com você e meus colegas de graduação, um projeto interessante que vai gerar bons frutos.

Mantenho contato direto com o pessoal que construiu, organiza e divulga o projeto Agora Ágora e julguei positivo me comprometer em compartilhar a ideia.

O projeto em si é incrível. E, como parte dele, há um projeto em especial: o Fluxo de Ideias. Nele se pode cadastrar ideias criativas com potencial de gerar uma transformação social. Profissionais, alunos e afins podem enviar sua ideia e concorrer o prêmio: uma consultoria com profissionais para viabilizá-la.

A premiação será entregue em um evento com empresários aqui em Porto Alegre no teatro CIEE (ou via Skype ao vivo, se o premiado for de fora).
Algumas empresas em especial já estão abraçando o projeto: Santander, ESPM, UFRGS, PUC, Aiesec etc.

Você pode contribuir com a ideia compartilhando com os alunos e seus contatos? A visibilidade positiva é uma bela recompensa (no currículo, melhor ainda).

Essa é a ideia.
Esses são os links:

Agora Ágora: http://www.agora.art.br/
Fluxo de Ideias: http://www.agora.art.br/#/fluxo-ideias

Grande abraço,
Renata Luize de Oliveira”

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