Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de junho de 2011

GRÁTIS: MILHARES DE LIVROS DE CIÊNCIA


Leia também: Jaraguá do Sul . E.Commeerce . Eventos . Bolsa . Etc

PREOCUPAÇÃO


A elite de Jaraguá do Sul está preocupada  com a “invasão” de pessoal em busca de trabalho na cidade, chegados, principalmenmte, do Paraná. Como muoitos não têm nenhuma preparação, não encontram emprego e ficam vagando pela cidade. Consequência: aumentpo substancial da violência.

“É um tipo de gente que não tem nada a ver com os curitibsnos”, disse-me outro dia, importante peresonalidade.

E.COMMERCE EXPO BRASIL

ClickOn, Brandsclub e Coquelux apresentam cases em evento realizado pela CorpBus!ness

Estratégia comercial, marketing online e novas tecnologias para o mercado eletrônico serão os principais assuntos discutidos na próxima quinta-feira,  em São Paulo, durante a 4ª edição do congresso E-commerce Expo Brasil. O panorama de crescimento do comércio eletrônico no Brasil será colocado em pauta pelos representantes de empresas e consultorias como Mercado Livre, McKinsey & Company e Ebit. Detalhes no site do congresso.
2ª REUNIAO CITOGENÉTICA
A Sociedade Brasileira de Genética (SBG) realizará, entre 28 e 30 de agosto, a 2º Reunião Brasileira de Citogenética (2ª-RBC), em Águas de Lindoia, no interior de São Paulo.
O evento, que precede o 57º Congresso Brasileiro de Genética, reunirá cientistas de vários países para abordar temas como citogenética clássica, molecular e citogenômica, nas áreas animal, vegetal e humana. Detalhes: www.sbg.org.br/2Cito
 PD EM TAXONOMIA COM BOLSA
O Projeto Temático Crustáceos Decápodes: multidisciplinaridade na caracterização da biodiversidade marinha do Estado de São Paulo (taxonomia, espermiotaxonomia, biologia molecular e dinâmica populacional), realizado no âmbito do BIOTA-FAPESP, dispõe de vaga de pós-doutoramento com Bolsa da FAPESP. Detalhes: www.fapesp.br/oportunidades/216 e  www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão publicadas no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.
MAIS DE 4 MIL LIVROS DE CIÊNCIA DE GRAÇA
A National Academies Press (NAP), editora das academias nacionais de ciência dos Estados Unidos, anunciou no dia 2 de junho que passou a oferecer seu catálogo completo para ser baixado e lido de graça pela internet.
São mais de 4 mil títulos, que podem ser baixados inteiros ou por capítulos, em arquivos pdf. A NAP publica mais de 200 livros por ano nas mais diversas áreas do conhecimento, com destaque para publicações importantes em política científica e tecnológica.
Os livros podem ser copiados livremente a partir de qualquer computador conectado na internet e mostram o esforço da NAP em democratizar o acesso ao conteúdo produzido pelas academias norte-americanas. As academias, que atuam há mais de 100 anos, são: National Academy of Sciences, National Academy of Engineering, Institute of Medicine e National Research Council.
Os títulos em capa dura continuarão à venda no site da NAP. A opção de ler de graça parte de livros ou títulos inteiros começou a ser oferecida pelo site em 1994.  Detalhes: www.nap.edu
 UM EVENTO PARA 150 ESTUDANTES
Estarão abertas até o dia 16 as inscrições para a São Paulo Advanced School on Natural Products, Medicinal Chemistry and Organic Synthesis Integrated Solutions for Tomorrow’s World (ESPCA-Chemistry). Realizado no âmbito da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) – modalidade de apoio lançada pela FAPESP em 2009 –, o evento ocorrerá de 14 a 18 de agosto na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Serão selecionados 150 estudantes para participar do evento, dos quais 100 terão suas despesas com transporte, alimentação e hospedagem pagas pela organização do evento.
Os selecionados terão a oportunidade de assistir aulas e apresentar, em sessões de pôsteres, os resultados de suas pesquisas, discutindo os progressos de seus resultados com renomados cientistas do Brasil e do exterior. Detalhes: www.espcachemistry.iqm.unicamp.br.
 A COISA TÁ FEIA NO SUL DO SUDÃO
Num momento em que faltam menos de dois meses para o seu nascimento como estado independente, programado para 9 de julho, a sombra de um novo conflito armado se estende pelo sul do Sudão. O governo do norte, no dia 21 de maio, mandou seus tanques para Abyei e assumiu o controle da capital da disputada província que se encontra entre o norte e o sul. O movimento em Cartum provocou o protesto da comunidade internacional, que teme um retorno à guerra em escala mais ampla.
A tensão na região de Abyei, que possui estatuto especial, aumentou até o grau máximo, depois de um assalto realizado no dia 20 de maio contra um comboio militar de soldados de Cartum escoltado pelos capacetes azuis da Missão das Nações Unidas no Sudão (UNMIS). O norte acusou o sul do ataque, tese que não foi desmentida por fontes diplomáticas ocidentais. Segundo o New York Times (22 de maio), forças do sul realizaram ao menos duas emboscadas em maio contra militares do norte, provocando dezenas de vítimas.
Segundo o jornal, a resposta do norte ao último ataque parece ter sido “bem planejada”. Aviões de Cartum, que partiram da base de El Obied, que já teve um papel-chave na longa guerra civil entre o norte e o sul, bombardearam, na sexta-feira passada, pontos estratégicos na cidade e nos arredores, preparando o caminho para a chegada de tropas terrestres, que invadiram Abyei no dia seguinte, com dezenas de tanques e milhares de soldados.
Um segundo gesto de desafio foi lançado pelo governo do presidente sudanês Omar Hassan al-Bashir. É um decreto que põe fim à administração mista de Abyei, fruto do Comprenhensive Peace Agreement (CPA, ou Acordo Geral de Paz), firmado em janeiro de 2005, em Nairóbi, Quênia, entre o governo e os rebeldes do Exército Popular para a Libertação do Sudão (SPLA/M).
Enquanto a situação sobre o terreno foi definida como “instável e tensa” (The New York Times, 29 de maio) por um porta-voz da ONU em Abyei, Kouider Zerrouk, os últimos fatos confirmam o que já se sabia. Abyei é – como escreveu Irene Panozzo, estudiosa da Universidade de Durham – o “nervo descoberto” na relação entre o norte e o sul, “uma ferida que nunca cicatrizou totalmente” (La Repubblica, 28 de maio). A região de Abyei é rica em petróleo e em água.
A decisão do governo sudanês de tomar o controle de Abyei suscita suspeitas sobre as verdadeiras intenções do presidente al-Bashir, sobre quem ainda pesa uma ordem de prisão emitida pelo Tribunal Penal Internacional de Haia. Depois da invasão de Abyei, o homem forte do norte, que tinha assegurado há poucos meses à comunidade internacional que respeitaria o resultado do referendo (98,83% votaram pela independência), declarou no entanto que Cartum não tem nenhuma intenção de se retirar. “Abyei é território do norte do Sudão”, afirmou al-Bashir (The Washington Post, 27 de maio). Dado que os principais poços petrolíferos sudaneses (quase 80%) concentram-se no futuro Sudão do Sul, Cartum não quer perder também os recursos naturais de Abyei.
Enquanto isso, também foi claro um expoente do governo do sul do Sudão. “Sem Abyei não há diálogo sobre outras questões: não perderemos tempo discutindo a dívida externa, direitos de cidadania ou propriedade do petróleo”, afirmou o ministro para a Cooperação Regional, Deng Alor (Misna, 27 de maio). 
Como era temido, a nova onda de violência criou a enésima emergência humanitária na região. Segundo o Departamento de Coordenação para os Assuntos Humanitários (OCHA, sigla em inglês) da ONU, a ofensiva de Cartum provocou a fuga de pelo menos 40.000 pessoas. Das imagens recolhidas pelo Satellite Sentinel Project (SSP), deduz-se que um terço das estruturas civis da cidade de Abyei foram reduzidas a cinzas. Também um ponto estratégico do sul da cidade foi destruído. A ONU fala de uma verdadeira “limpeza étnica patrocinada pelo Estado (Agência France Press e Zenit Org.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário