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quinta-feira, 5 de maio de 2011

O QUE AS MÃES VÃO GANHAR


Leia também: O Drama dos Transportes . McDonald´s University . Literatura . Criação Publicitária
EU OUVI NA QUEIJARIA
“Cê leu¿ Deu no Estadão que os filhos de Lula ainda não devolveram os
passaportes que receberam ilegalmente do Itamarati.”
¨Muda o governo, mas os maus hábitos continuam os mesmos.¨
UM VELHO DRAMA
Acabo de ver, no Bom Dia Brasil, matéria sobre o drama diário do paulistano que precisa tomar uma condução para  chegar ao local do trabalho.
É um velho problema.
Na década de 50 do século passado, eu morava na  Villa Matilde, bairro da capital paulista.. Ali, diariamente, eu pegava o trem das seis. Era tanta gente na plataforma, esperando para disputar um lugar para chegar até o largo da Concórdia, que quando o veículo chegava, eu não caminhava. Era carregado pela multidão.
Após o desembarque, sofrido do mesmo jeito, começava outro drama igual: eu tinha de disputar um lugar no bonde que me levaria até o centro.
Vi, pela reportagem, que tantas décadas depois, continua tudo do mesmo jeito.  

PERFUMES E JÓIAS, OS CAMEPÕES
Considerada pelo comércio a segunda melhor data do ano para vendas, o Dia das Mães registra para o consumidor um percentual tributário elevado. Produtos muito procurados para a ocasião como a perfumaria podem chegar a 78%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).
Outro presente campeão de vendas e de tributos são as joias. Em 2011 os filhos que quiserem presentear suas mães com este mimo, destinarão 50,44% no valor do produto para o governo. Para o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, os fatores que deixam a carga tributária bastante alta, no caso dos itens já citados, são os diversos processos de industrialização e por serem considerados bens supérfluos.
Na linha dos eletrodomésticos, o destaque fica para o forno microondas, com 59,37% do seu valor em impostos. Geladeira, fogão e batedeira também não escapam, e o governo abocanha de seus preços 36,98%, 27,28% e 44,37% respectivamente.
Se a ideia for presentear algo mais barato, como uma roupa, a porcentagem chega a 34,67%.
O almoço em restaurante, para comemorar a data e livrar as mães da cozinha, também está submetido aos altos tributos, sendo que 32,31% da conta vai diretamente aos cofres públicos. (Portal da Economi
McDONALDS UNIVERSIT
A McDonald’s University, também conhecida como Universidade do Hambúrguer, reinaugurou oficialmente suas instalações no Brasil após ampla reforma estrutural e conceitual.
Localizada em Alphaville, Barueri (SP), ao lado da sede da empresa no país, a instituição passou por uma reestruturação de seu edifício durante quatro meses e agora traz uma nova grade de cursos, estabelecendo-se como o centro difusor de conhecimento e cultura da empresa. Além disso, houve a inclusão de itens sustentáveis na construção que têm o objetivo de garantir o uso racional dos recursos naturais.
A McDonald’s University foi uma das primeiras universidades corporativas do mundo e a primeira do setor de restaurantes. Inaugurada em 1961, em Illinois (EUA), em um restaurante McDonald's, a instituição se destina ao ensino e à pesquisa de todos os aspectos de produção dos alimentos e  operação dos restaurantes. Ao longo dos anos, ampliou suas atividades.
Além da matriz nos EUA, existem outras seis unidades desta universidade no mundo: Brasil, Alemanha, Japão, Inglaterra, China e Austrália. A unidade brasileira, administrada pela Arcos Dorados, é a única da América Latina e oferece cursos e treinamentos para funcionários e parceiros do sistema McDonald’s de 19 países da região.
Nova grade de cursos
A nova oferta de cursos da McDonald’s University promete garantir um processo de educação contínua para funcionários do McDonald’s e convidados.
Os cursos contemplam as áreas de Serviço ao Cliente, Produtos, Processos e Equipamentos e Gestão de Segmentos. São apresentados os conteúdos e ferramentas para que os profissionais possam atingir a excelência na operação dos restaurantes.
Escola de Negócios
Tecnologia e inovação, Gestão estratégica e Finanças são os tópicos abordados nesta escola, que oferece aos profissionais o embasamento para administrar o negócio de forma a atingir resultados e agregar valor à marca.
Escola de liderança
Com foco na área comportamental, os cursos da Escola de Liderança habilitam alunos nos campos de Gestão de pessoas, Cidadania e cultura corporativa e Responsabilidade social e sustentabilidade.
 Uma universidade corporativa sustentável       
Com a reforma, as novas instalações foram organizadas para proporcionar o uso racional dos recursos naturais, seguindo um modelo estrutural mais eficiente. A unidade brasileira da McDonald’s University também passa a desempenhar agora um papel de destaque na área de sustentabilidade.
 O edifício está em processo para obter o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), já outorgado ao restaurante McDonald's de Bertioga (SP), primeiro restaurante da América Latina a conseguir a certificação que é concedida pelo U.S. Green Building Council a empreendimentos que atendem critérios de sustentabilidade no projeto arquitetônico e na construção. A empresa tem ainda outros dois restaurantes em processo de obtenção do selo na América Latina: na Costa Rica e Argentina.
A preocupação com a sustentabilidade esteve presente em todas as fases da reforma da McDonald’s University. As paredes de todos os pavimentos, incluindo escritórios, sanitários e recepção, foram pintadas com tinta livre de metais pesados, produzida com baixa emissão de poluentes.
Houve ainda um gerenciamento de todo o entulho gerado pela obra. Metal, papelão e madeira foram separados em caçambas distintas. Este material foi recolhido por uma empresa especializada e encaminhado para empresas recicladoras.
 O restante do entulho seguiu para aterros devidamente credenciados. Só de metal, foram encaminhadas para a reciclagem mais de seis toneladas. Entre outros itens, foram instalados vasos sanitários com válvulas para resíduos líquidos e sólidos, o que pode significar um consumo de água cinco vezes menor se comparado aos modelos convencionais.
As torneiras também geram uma grande redução no desperdício de água – até 55% menos do que as torneiras padrão. Os equipamen tos eletrônicos atuam com o sistema Energy, que aumenta o desempenho, e a iluminação conta com o sistema de LED para consumir menos energia com maior potência e vida útil.
 O projeto de iluminação, além de permitir vários formatos, dependendo da necessidade, prevê o uso racional, fazendo proveito da luz natural que entra nos espaços. O mobiliário foi feito com madeira certificada e o carpete foi fabricado com desperdício mínimo de matéria-prima e energia.
A McDonald’s University no Brasil está instalada em uma área de 3.500 metros quadrados. A estrutura, que comporta o atendimento simultâneo a mais de 300 alunos, inclui um auditório para 160 pessoas, salas para aulas e reuniões com cabines de tradução simultânea, o Centro de Nutrição McDonald’s, sala de acervo com livros, vídeos, CDs, revistas e material de treinamento e uma área de convivência com wi-fi. A instituição tem ainda uma quadra esportiva, churrasqueira e uma academia de ginástica que contribuem para a integração de alunos, professores e funcionários. (Fonte: Portal da Propaganda)
 CICLO DE LITERATURA
O Núcleo de estudos benjaminianos (NEBEN) e o Programa de Pós-graduação em Literatura (PGL) promovem o ciclo de conferências “Concepto de experiencia en Benjamin y Bataille” com o Prof. Dr. Américo Cristófalo,  professor do Departamento de Letras de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires (UBA), e diretor desde 2009.
Tem diversos livros publicados, entre eles La parte de la sombra (1984), La política excluyente (1996) e Poéticas Literarias del Siglo XIX. Escreveu diversos artigos sobre Walter Benjamin e Charles Baudelaire, sendo que deste último traduziu Las flores del mal e Correspondencias General. Em 2005 traduziu também Discussión sobre el pecado, de Georges Bataille. 
Todos os encontros serão realizadas   no CCE - Centro de Comunicação e Expressão, prédio da Pós-Graduação, UFSC, na seguinte ordem:
 Segunda, 9 de maio - das 10h às 12h: Sala Carlos Drummond de Andrade – tema “Crisis de la experiencia”
 Quarta, 11 de maio - das 14h às 18h:  Sala Carlos Drummond de Andrade – tema “Narrar ‘la metódica destrucción de experiencia’”
 Sexta, 13 de maio - das 10h às 12h: Auditório Henrique Fontes – tema “Experiencia y representación: del narrador al teatro de lo imposible” 
24ª SEMANA INTERNACIONAL DA CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA
Entre os dias 09 e 13,  no  Centro Fecomercio de Eventos, em S. Paulo, acontecerá a 24ª Semana Internacional da Criação Publicitária, para profissionais e estudantes de comunicação.
Falarão: Mauro Alencar (Partner & Executive Creator Director ? Dojo / Africa), Paul Hunter (Director and Co-founder ? Prettybird / Africa), Jean Philippe Maheu (CEO Global Publicis Modem), Simon Clift (Sócio-diretor da Touch Branding e membro da comunidade criativa da Berlin School os Creative Leadership/ Ex CMO da Unilever), Gaston Bigio (Diretor Regional de Criação - Ogilvy & Mather Latina), Amilcare Dallevo Jr. (Presidente da RedeTv!) e Washington Olivetto (Chairman e CEO da W/McCann).  Detalhes: www.semana.com.br

Se você puder, vá. O comercial que promove esse evento é uma merda, mas você não vai ter de suportar a fala de quem o criou.


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