Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de maio de 2011

O BRASIL PROCURA TALENTOS



Leia também: O Número dos usuários de sites de vídeos . Iniciação Científica . Tecnologia . PD no Ita . Câncer . Etc

EU OUVI NA QUEIJARIA

“Cê leu¿ Segundo a Folha de S. Paulo, levantamento realizado pela consultoria norte-americana Ponemon Institute, o risco de perder um tablet é seis vezes maior que um laptop.”

“Então,  tem de ter muito mais cuidado.”  

CRESCE O NÚMERO DE USUÁRIOS DOS SITES DE VÍDEOS

 A subcategoria vídeos e filmes, que agrega, entre outros, os sites de vídeos postados por internautas, cresceu 27% no período de um ano e chegou a 30,7 milhões de usuários únicos em abril. Alcançou, pela primeira vez, a marca de 71,7% do total de usuários ativos brasileiros.

Os sites de vídeos da subcategoria transmissão de mídia cresceram 10% no período de um ano e foram visitados em abril por 16,3 milhões de pessoas. Considerando as duas subcategorias, o total de pessoas que navegam em sites de vídeos em casa e no trabalho no Brasil chegou a 31,8 milhões, ou 74,3% dos usuários ativos brasileiros, em abril de 2011.

Em relação ao mês anterior, com 4,3% de evolução, a categoria com maior crescimento percentual do número de usuários únicos, no trabalho e em domicílios, foi ocasiões especiais, por causa do aumento da audiência de sites de mensa gens de felicitações.

A subcategoria cartões de felicitações cresceu 13,7% no mês. Na comparação com abril de 2010, a categoria ocasiões especiais também foi a que mais cresceu, com evolução de 20,8%, seguida por comércio eletrônico, com expansão de 17,8%, e de Viagens, que registrou aumento de 17,7%.

A categoria entretenimento, que agrega, entre outras, as subcategorias Vvdeos/filmes e transmissão de mídia, cresceu 16,8%. Segundo o serviço AdRelevance, que monitora a publicidade na internet brasileira, as subcategorias que registraram maior aumento do número de campanhas em abril de 2011 em relação a abril de 2010 foram esportes, notícias e informações sobre computadores e eletrônicos, vídeo e jogos no computador, recursos educacionais e informações automotivas.

Em sites da subcategoria vídeos e jogos, foram veiculadas, em abril de 2011, 808 campanhas, por meio de 2.195 peças publicitárias. O número de usuários ativos no trabalho e em domicílios em abril foi de 42,8 milhões , o que significou uma diminuição de 0,9% em relação ao mês anterior e um crescimento de 16,8% sobre os 36,6 milhões de abril de 2010.

O total de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) atingiu 73,9 milhões no quarto trimestre de 2010, segundo o Ibope Nielsen Online. (Fontes: Daniel Medeiros | Ketchum Estratégia | Portal da Cominicação)

SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Unisul  cadastrou a Universaidade, no XXIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS. Esse evento abre  possibilidade para alunos e docentes pesquisadores apresentarem os resultados de suas pesquisas. Acontecderá entre 3 e 7 de outubro. Detalhes no Portal da Instituição, página do evento,  www.propesq.ufrgs.br/sic http://www.propesq.ufrgs.br/sic, pelo (48) 3279 1172 e pelo e-mail pesquisa@unisul.br..

ESTÁ FALTANDO TALENTO

Em um levantamento realizado pela consultoria de recursos humanos Manpower, 57% dos empregadores disseram estar tendo dificuldades de preencher suas vagas, principalmente por conta da falta de qualificação da mão-de-obra. A falta de talento afeta principalmente os empregos técnicos, na área de engenharia e em funções como motoristas, operários e operadores de produção.
É a proporção mais elevada registrada no hemisfério ocidental. Só o Japão, onde o envelhecimento da população tem o já notório efeito de reduzir a mão-de-obra disponível, e a Índia, um pólo de grande atividade econômica emergente, têm percentuais maiores que o Brasil: 80% e 67%, respectivamente.
"A classe média do país está crescendo rapidamente, elevando a demanda doméstica por mercadorias e serviços, e no entanto empregadores estão tendo dificuldades de acompanhar as projeções de crescimento dos Bric", avalia o relatório.
A situação contrasta com a de muitos países europeus que ainda sofrem com os efeitos da crise econômica, como Polônia, Irlanda, Noruega, Espanha e Reino Unido.
Em termos globais, 34% dos empregadores disseram estar tendo dificuldades em preencher posições por causa da falta de talento disponível. É uma tendência crescente, mas ainda abaixo dos níveis registrados em 2006-07, período de forte aquecimento da economia global, quando mais de 40% das companhias diziam disseram estar tento dificuldades de preencher suas vagas.
"Enquanto a desaceleração econômica global pode ter mascarado a escassez de talentos por muitos anos, a recuperação global evidenciou a tensão gerada por essa escassez, na medida em que as organizações que cortaram quadros descobrem que precisam de mais pessoas qualificadas para seguir adiante e viabilizar a sua estratégia de negócios", apontou o relatório.
A pesquisa ouviu quase 40 mil empregadores em 39 países, nos primeiros três meses deste ano. Para os empregadores, a principal razão das dificuldades em preencher vagas de trabalho é a falta de experiência dos candidatos - mencionada por 28% deles. A pura e simples ausência deles é a razão que vem em seguida (24% de menções).
Entre outros motivos mais citados, estão a falta de conhecimentos técnicos básicos e específicos da função (22%) e a falta de conhecimento sobre a área de atuação ou qualificação formal da indústria (15%).
O relatório afirmou que a região das Américas é a mais problemática para os empregadores que precisam preencher vagas de trabalho. A média regional de escassez de talento é de 37%, acima da mundial. A região carece de técnicos, representantes comerciais, trabalhadores qualificados e com conhecimento na sua indústria, engenheiros e pessoal de apoio para cargos secretariais e de assistente.
Com 57% mensurado, o Brasil é o país onde há proporcionalmente mais empregadores com dificuldades de preencher vagas, seguido pelos EUA (52%) e a Argentina (51%).
Apesar de também estar vivendo um período de forte expansão econômica, o Peru é o país da região onde os empregadores disseram estar tendo menos dificuldades de preencher vagas (apenas 10% disseram ter problemas).
Os problemas que os empregadores da região mencionaram como obstáculos para encontrar pessoal são semelhantes aos verificados globalmente, mas em proporção maior: falta de experiência dos candidatos (32%), falta de habilidades básicas e conhecimentos específicos do trabalho (24%), falta de candidatos (23%) e falta de conhecimento sobre a área de atuação ou qualificação formal da indústria (21%). (Com informações da BBC)
INOVAÇÕES DA TECNOLOGIA

Lançado esta semana o livro Inovações tecnológicas no Brasil – desempenho, políticas e potencial. Editado pela Prospectiva Consultoria, em parceria com a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), é uma coletânea de análises de gestores na área de ciência e tecnologia sobre a problemática que envolve o desenvolvimento de pesquisa no Brasil, especialmente na área da saúde.

Os organizadores são o professor de relações internacionais da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e diretor da Prospectiva Consultoria, Ricardo Ubiraci Sennes, e o presidente da Interfarma, Antonio Britto Filho. Detalhes: (61) 3216-6453 ou (61) 3216-6458.

PD NO ITA

 O projeto de pesquisa Desenvolvimento e aplicação de sistema de monitoramento contínuo de tamanho de flocos visando otimização da coagulação/floculação e filtração, oferece oportunidade de pós-doutoramento. Detalhes: www.fapesp.br/bolsas/pd. Outras vagas, em diversas áreas do conhecimento, no www.oportunidades.fapesp.br.


CADÁPIO PARA TRATAMENTO DE CÂNCER

 O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), lançou um serviço na internet com receitas de salgados, doces e bebidas para pacientes em tratamento de quimio e radioterapia.
Objetivo: controlar os efeitos colaterais do tratamento de câncer. Outro objetivo das receitas é incentivar a alimentação dos pacientes, evitando a perda de peso.

Na nova página há diferentes receitas, indicadas para sintomas específicos provocados pelos tratamentos quimioterápicos, radioterápicos e de radioiodoterapia, tais como boca seca, náuseas, dor ao engolir e feridas na boca. Além das receitas, o site fornece dicas para controlar os efeitos colaterais das terapias oncológicas. Detalhes:

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 O Instituto Biológico realizará, entre 23 e 25 de agosto, o 9º Congresso de Iniciação Científica em Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais (Cicam). Detalhes:
http://eventos.fundepag.br

CIÊNCIAS DO ESPORTE

 O Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) realizará, de 6 a 8 de outubro, o 34º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.  Detalhes: www.simposiocelafiscs.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário