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quarta-feira, 18 de maio de 2011

AS EMPRESAS E AS REDES SOCIAIS


Leia também: Situação Dramática para católicos no Iraque . Campanhas de Incentivo . Oportunidades . Etc
EUOUVI NA QUEIJARIA
“Cê viu¿ Algemaram o número um do FMI.”
Porque os figurões desonestos não podem ser algemados aqui¿”
ALTERNATIVAS PARA SE DESTACAR NAS REDES SOCIAIS
(Artigo de Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência) As empresas farmacêuticas têm encontrado caminhos alternativos para ser destaque nas redes sociais. Estudo realizado pela MITI Inteligência, entre 19 e 23 de janeiro de 2011, capturou mais de 850 interações sobre os 13 laboratórios monitorados ou os termos “indústria farmacêutica” e “automedicação”. Em primeiro lugar nas citações ficou a Medley, terceira maior empresa farmacêutica e líder em genéricos no Brasil, que teve 60% das interações em mídias sociais – Twitter, Facebook, Youtube, blogs, fóruns e sites de reclamação. Em seguida vieram as empresas Bayer, com 11,5% das menções, e Eurofarma, com 5,5%.
O posicionamento da Medley é justificado por conta do forte investimento em patrocínios para fortalecer sua imagem junto ao público. A empresa usa o portal online para promover o trabalho realizado, mantendo uma página exclusiva sobre o time de vôlei Medley Campinas e outra dedicada à equipe Medley de Stock Car.
Os patrocínios esportivos também foram responsáveis pela repercussão da Medley na imprensa. No período do estudo, foram monitoradas também notícias da imprensa online e o laboratório foi citado em um terço das veiculações. O que se percebe é que a repercussão na imprensa influencia diretamente o buzz nas mídias sociais, já que muitas das menções são replicações de notícias sobre a marca.
A Bayer, segundo laboratório farmacêutico mais citado no período, procura fortalecer sua imagem por meio de projetos de responsabilidade sócio-ambiental, entre eles, o Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais. No período do estudo, entretanto, 65% das menções em redes sociais sobre a marca foram negativas, replicando uma notícia que levantou a discussão sobre um dos inseticidas da marca que estaria matando abelhas em todo o mundo.
O terceiro laboratório mais citado, Eurofarma, também deve boa parte de sua repercussão às atividades de patrocínio. O laboratório é ativo nas mídias sociais, mantendo um blog dedicado à sua equipe da Stock Car, uma página institucional no Facebook, perfil no Twitter, além de canal no Youtube e Flickr.
Os outros laboratórios monitorados – Abbott, Astrazaneca, Glaxosmithkline, Merck, Norvartis, Pfizer, Roche, Sanofi-Aventis, Wyeth e EMS – somaram juntos 23% de citações em mídias sociais. Na imprensa online, a Medley foi a mais citada com 33% das notícias capturadas, seguida pela Roche (16%), Sanofi-Aventis (13%) e Pfizer (12%).
Independentemente de estarem ou não participando de maneira ativa das redes sociais, as empresas precisam estar atentas a essa movimentação. Devido à força da disseminação das informações na web, uma notícia pode resultar em um grande buzz sobre as empresas. Não monitorar essa repercussão pode representar a perda de uma grande oportunidade, inclusive de fortalecimento da marca.
CAMPANHAS DE INCENTIVO E METAS DAS EMPRESAS
  Quando o marketing de uma empresa usa a ferramenta das campanhas de incentivo, ele extrai uma poderosa energia para estimular o crescimento das equipes de trabalho, e da própria empresa. Afinal, não é de hoje que se sabe que as pessoas, mesmo com os todos os avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas, continuam sendo a principal peça de uma empresa.
Assim, o chamado Marketing de Incentivo proporciona um direcionamento concentrado de esforços para atingir as metas propostas. Pode, por exemplo, ser planejado para ajudar a lançar ou alavancar uma marca ou um produto, motivar pessoas, levar à conquista de novas contas e suplantar a concorrência, podendo ser voltado a clientes, canais de distribuição, funcionários e parceiros. Mas, para concretizar o Marketing de Incentivo é necessária, primeiramente, uma campanha. Essa campanha deve ter prazo determinado para acontecer, regras bem definidas e amplamente divulgadas, sendo que a participação dos envolvidos deve ser facultativa.
Em Curitiba (PR), a Link Monitoramento, uma empresa especializada em rastreamento e monitoramento de pessoas, objetos e veículos, lançou recentemente uma campanha inédita de incentivo para motivar seus colaboradores a atingirem suas metas e recompensar o esforço de cada franqueado que atingir um determinado número de peças monitoradas. Dependendo da quantidade alcançada – independente do tempo - pode ser presenteado com notebooks, moto, viagem com acompanhante para Paris por sete dias, veículo, e até uma volta ao mundo com acompanhante por 30 dias – esta última quando o franqueado atingir o limite máximo estabelecido pelo franqueador de quatro mil peças monitoradas. “Sabemos do desafio que cada franqueado enfrenta para conquistar novos clientes. Nada mais justo que recompensarmos aqueles que atingirem suas metas”, destaca Sílvio Torres, presidente da Link Monitoramento. Segundo Sílvio,  para o final de 2012, a meta são 300 franquias, totalizando um faturamento de R$ 40 milhões. “Só cresceremos quando todos os nossos franqueados estiverem bem sucedidos, e esta campanha foi desenvolvida para que isso ocorra em sintonia”, conclui.
PROMO  BRÍNDICE 2011           
A Promo Bríndice 2011,  será realizada de 5 a 8 de julho no Expo Center Norte, em São Paulo.. Além de itens promocionais, terá expositores e especialistas em áreas como ponto de venda, com empresas cujos negócios tratam do merchandising e de outras soluções; relacionamento, dedicado ao business do marketing direto, telemarketing, call e contact center; e marketing digital, incluindo internet, mídias digitais e mobile marketing.
AVENTURA DOS  Cristãos do Iraque
 (ZENIT.org) - As raízes cristãs do norte do Iraque têm séculos, mas cerca de 80% dos cristãos da região querem cortá-las e ir embora, atrás de um futuro melhor. O arcebispo Basile Georges Casmoussa falou sobre o futuro dos cristãos no Iraque.  Entre outras coisas, disse:
“ Desde 2004, os cristãos no Iraque vêm sofrendo uma perseguição brutal, com ameaças, sequestros e mortes. A situação hoje é muito ruim. Em Mosul, maior cidade do norte do Iraque e que é terra dos cristãos, a situação continua muito ruim, com muitos sequestros e assassinatos.”
“Circulou na internet uma carta de um grupo extremista, Ansar Al Islam, que dizia: "O secretário geral dos membros da brigada islâmica decidiu dar aos infiéis cruzados cristãos de Bagdá e de outras províncias um último aviso para abandonarem o Iraque imediatamente e para sempre. Que se unam a Bento XVI e seus seguidores, que pisotearam os maiores símbolos da humanidade e do Islã... De agora em diante não haverá lugar para os cristãos infiéis... Quem ficar será degolado como os cristãos de Mosul".
“Isso não é exceção, e não é a primeira mensagem desse tipo que nós recebemos. Eu tenho a mensagem em árabe. Mas pior do que isto são os ataques contra a vida das pessoas. Se nós fôssemos estrangeiros no Iraque, iríamos embora, mas é a terra e o país da nossa história. Não temos outro lugar para ir.”
“Esta mensagem é perigosa para o governo central e para os governos regionais e para todo o povo do Iraque. Nós sabemos que esses extremistas não têm poder, mas eles usam o terror para intimidar. Existem muitos pequenos grupos como esse, que são uma ameaça hoje. E hoje para os cristãos, amanhã para os muçulmanos.”

“Os muçulmanos não têm uma filosofia unificada; o islã não tem uma filosofia e uma direção para todas as seitas. A primeira batalha foi entre os muçulmanos sunitas e os xiítas. Destruíram mesquitas e mataram muita gente dos dois lados, brigando pelo poder.”
“Os cristãos não foram as primeiras vítimas e não vão ser as últimas, mas, para nós, que somos uma minoria, é muito difícil, porque somos poucos, e muitos membros da comunidade cristã estão emigrando. 80% dos jovens já estão indo embora ou sonham ir embora, e quando milhares de jovens querem isso, é um problema sério.

“No ano passado, quando os cristãos estavam abandonando Mosul depois da explosão e da matança, muitos muçulmanos protegeram as casas deles. Quando os cristãos voltaram, os muçulmanos comemoraram, fizeram festa, convidaram os cristãos para festejar com eles. Teve muita história assim.”
“Os muçulmanos mesmos sofrem com esses extremistas. Tem muita desordem neste novo Iraque. E durante esses anos todos, depois da chegada dos norte-americanos, ninguém foi processado por crimes violentos conforme a constituição iraquiana.” (Mais no www.aisbrasil.org.br, www.fundacao-ais.pt).
OPORTUNIDADES
. Fatec seleciona professores  -  A Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec)  mantém, até dia 19, inscrições para contratação de um professor para lecionar as disciplinas Materiais cerâmicos tradicionais e Fundamentos de cerâmica refratária, do Curso de Tecnologia em Materiais do Departamento de Ensino Geral. Editais no www.fatecsp.br/?c=concursos_abertos
 . UFPI quer professor de Comunicação - A Universidade Federal do Piauí realiza concurso para professor efetivo na área de Multimídia, para atuar no Departamento de Comunicação Social. Informação no site da Universidade.
 . UFSM seleciona docentes - A Universidade Federal de Santa Maria – UFSM realiza concurso público para a contratação de docentes em diversas áreas. Na Comunicação, há vagas para Produção Editorial, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Inscrições pelo www.ufsm.br.
. Metodista tem seleção para mestrado e doutorado - O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP abriu inscrições  para o preenchimento de oito vagas no mestrado e cinco vagas no doutorado. Detalhes no site da instituição.  http://www.ufpi.br/ppgcom
. Estágio - A Rádio Regional FM de Florianópolis está contratando estagiário (a) para trabalhar no departamento de esportes, na produção e participação em transmissões esportivas. Detalhes pelo  araldi@radioregionalfm.com.br




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