(Cristiano Augustinho, no
Promoview) - Se tem ações que eu curto muito são estas do
tipo que a Innova fez
semana passada. Uma das surpresas aos convidados do Vivo 4G max foi um deslocamento por elevador para o
local do evento.
Ali dentro, uma
combinação de luzes, imagens e sons passou aos convidados a sensação real de
que eles estavam subindo muito mais rápido do que fisicamente estava
acontecendo. WOW!
Nesta linha,
trago comigo uma outra ação espetacular que presenciei 15 anos atrás produzida
pelo Banco de Eventos em
Orlando chamada de “Cavaleiro Laranja”.
Outro exemplo que me cativou foi quando a NewStyle colocou,
dois anos atrás, o homem “flutuando” e
tomando café no metrô. São exemplos interessantes, assim como as mágicas
ilusões de ótica que vimos nas comissões de frente dos últimos carnavais ou no
picadeiro do Circo Di Soleil…
Na última semana, andando em um destes
caminhos absolutamente inexplicáveis por onde a internet nos leva, ainda com a
ação da Innova no elevador na cabeça, me deparei com uma artigo publicado na
rede em 2012 que conta a incrível história de físicos que teriam encontrado
evidências de que a realidade pode ser uma mera simulação virtual.
Silas Beane foi
quem liderou o grupo que levantou a hipótese. Segundo as pesquisas, a teoria
que mais ganha força é a de que somos uma simulação dentro de outra simulação
dentro de outra e assim sucessivamente, com um cenário enriquecido em detalhes,
que provavelmente se parece muito com a vida dos nossos “criadores”, para dar a
impressão de realidade absoluta. Aparentemente, vivemos em um universo
artificial e somos incapazes de nos darmos conta desse fato.
A ideia de que
somos apenas figuras sustentadas por tecnologias e intelectos superiores parece
absurda, mas o fato é que o cientista planetário Rich Terrile da Nasa acredita
veementemente na teoria de que nossa vida não é nada mais do que um videogame.
Claro que não gastei mais do que dez minutos
para tentar imaginar do que se trata tudo isso, e acabei mesmo foi me
divertindo lendo os comentários sobre o post do tipo “Se
esta vida é um videogame, quem está com meu controle tá jogando muito mal ou
“Queria ter escolhido um personagem mais massa” ou “Quem tá jogando com o
Eike Batista deve ser um nerd “ ou “Me pergunto o que acontece se
der um pico de luz no simulador” e também “Ai que bom, posso matar
algumas pessoas então!”
Depois concluí o que muitos já sabem, mas que é
pouco incentivado no Brasil. Os criativos do live marketing e seus clientes que
aprovam tudo, têm realmente a oportunidade única de alterar a realidade por
algum espaço de tempo limitado.
As disciplinas
com as quais trabalhamos lidam diretamente com o aspecto sensorial e a ação da
Innova nos mostra claramente o potencial de encantamento que pode ser obtido.
Seguramente,
além de Holywood, você que me acompanha na viagem deste texto, tem as maiores
oportunidades de alterar o ambiente real encantando pessoas em nome de marcas
produtos e serviços. (Promoview)
SOMOS
ONDIVÍDUOS
Escrevo esse texto no dia 2 de junho de 2013. A
chance de esse meu texto ficar obsoleto daqui a alguns poucos meses é enorme.
Aliás, esse é um risco que pessoas como eu correm.
Pessoas que se interessam em pesquisar a cultura
digital e tentam entender como se dão essas novas lógicas sociais e de consumo.
Mais que isso, minha principal inquietação hoje é entender como se dá a
apropriação social de dispositivos, tecnologia e marcas nesse ecossistema que
habitamos. Eu assumo esse risco. Não me importo. Vamos lá!
Nesse universo hiperconectado em que nós todos
estamos inseridos, a tecnologia se torna uma metáforas mais sedutoras para
entender a construção das subjetividades das pessoas hoje em dia.
As pessoas com as quais vivemos e interagimos,
fundamentalmente os jovens, percebem e assumem as relações com os outros como
uma experiência norteada pelos afetos e pela sensibilidade. E dentro desse
mundo difuso, não-linear e de relações complexas, repousa um indivíduo cada vez
mais conectado. Muito conectado. São os ONdivíduos.
Ao mesmo tempo em que as pessoas estão cada vez
mais conectadas, elas estão cada vez mais individuais. Individuais mas cada vez
mais conectadas e digitando furiosamente em telas sensíveis ao toque o tempo
todo. O fato de eu estar conectado não significa que eu estou interagindo.
Muito pelo contrário.
Conectividade é hoje estar simplesmente
logado. Mais que isso, a partir do momento em que faço um simples login em um
site de rede social, estou fazendo parte da intimidade de pessoas, sabendo o
que eles pensam, dizem, ou como pretendem se apresentar e obter alheias
validações de seus afetos.
Aliás, o que há de social nos sites de redes
sociais? Pra mim, muito pouco. O Facebook nada mais é que uma arena virtual
onde mais de 1 bilhão de terráqueos tentam construir jogos discursivos e
narrativas envolventes a fim de que outros usuários tomem conhecimento e
validem a bel-prazer aquele manancial de conteúdos emocionais.
Ao mesmo tempo em que esse mundo conectado é
sedutor, ele é assustador. Ao mesmo tempo em que essa nova cena digital é
magnética, ela nos afasta uns dos outros. Há autores que dizem que a arena
online é tão atrativa e convidativa pelo fato de ela não ter as exigências do
mundo real, do mundo offline, da nossa vida aqui e agora.
Sou obrigado a concordar um pouco com isso. A vida
hoje em dia nos impõe muitas exigências e obrigações sociais que não
necessariamente estamos a fim de cumpri-las naquele momento, naquela hora,
naquele instante.
Dar parabéns para amigos aniversariantes implica em
termos que ligar para pessoas, gastarmos dinheiro e tempo com ligações
telefônicas e, às vezes, conversarmos com pessoas que não estamos
necessariamente com vontade de falar naquele dia.
No Facebook, por exemplo, escrevemos aquelas
mensagens (supostamente sinceras e profundas) e em frações de segundos todos já
estão devidamente parabenizados. Pronto. Simples. Rápido. Afinal, somos
ONdivúduos.
Internet das Coisas, Big Data, Cultura da
Convergência são apenas exemplos de felizes expressões criadas para rotular
essas transformações que impactam nosso dia a dia. E quando analisamos a fundo
as potenciais transformações que estão por vir, eu fico um tanto quanto
apreensivo, mas meio assustado.
Fico animado, mas um pouco perturbado. Do que a
tecnologia é capaz de fazer? Tudo? Fala-se que, num futuro próximo, quando
estivermos nos aproximando de nossa Starbucks favorita, eles já saberão que
estamos chegando perto e o nosso café (do jeito que gostamos) já começará a ser
preparado antes mesmo de a gente entrar na loja.
Quartos de hotéis em Las Vegas já personalizam as
luzes, o som e a claridade da janela em função das preferências do hóspede,
antes mesmo de ele chegar ao andar. E olha que o Wi-Fi, um dos mais potentes
amálgamas que unem todas as essas coisas, tem apenas 10 anos de vida.
Muito breve nosso smartphone irá sabiamente nos
alertar que corremos o "risco" de nos depararmos com uma ex-namorada
que está vindo na rua em nossa direção e poderemos sagazmente desviar daquele
caminho. Muito prazer. O mundo está interligado e nós somos os ONdivíduos. (AdNBews)
DESCOMPASSO ENTRE ENSINO E ADOLESCENTES
A coordenadora do Programa de
Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Maria
de Salete Silva, avalia que há, no país, um descompasso entre o que é ensinado
nas escolas e a realidade dos adolescentes. Para ela, isso explica o elevado
índice de evasão escolar entre jovens.
“Por que você mata aula?”, perguntou
a coordenadora a um adolescente que não queria frequentar a escola. O jovem
respondeu: “Eu não mato aula, a escola que me mata”. “Que menino de 16 anos vai
querer estudar em uma turma com menino de 12? O que temos que fazer é garantir
que ele percorra esse fluxo aprendendo”, defendeu Salete.
De acordo com ela, há uma
“desvinculação da escola com o projeto de vida do estudante”. “Não se trata
propriamente de desinteresse, mas a vida coloca questões que não estão
envolvidas com a escola”. Segundo Salete, para enfrentar esse desafio, as
instituições de ensino devem trabalhar para a “construção da história de vida”
e não apenas mandar estudantes para a universidade ou o mercado de trabalho.
Divulgada no 14º Fórum de Dirigentes
Municipais de Educação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
(Undime), a publicação Fora da Escola Não Pode! – O Desafio da Exclusão
Escolar indica que, entre os adolescentes que abandonam os estudos, a
fase mais crítica ocorre a partir dos 15 anos de idade.
Segundo dados da Pesquisa Nacional
por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2011, com 6 anos, 95,4% das crianças
brasileiras frequentavam a escola. Com 12 anos, a proporção de meninos e
meninas que concluíram os anos iniciais do ensino fundamental no Brasil era
76,2%.
A porcentagem diminui com o aumento
da idade: 62,7% dos adolescentes com 16 anos concluíram o ensino fundamental.
Entre os jovens de 19 anos, apenas 48,7% terminaram o ensino médio.
O Censo 2010 mostra que o percentual
de jovens de 18 a 24 anos que não concluíram o ensino médio e que não estudavam
chegava a 36,5%. Mais da metade (52,9%) abandonaram os estudos sem completar o
ensino fundamental.
Outra questão levantada no estudo é a
formação dos professores. Na educação infantil, 43,1% dos docentes não têm
curso superior. Nos anos iniciais do ensino fundamental, o percentual é 31,8%
e, nos anos finais, 15,8%. No ensino médio, o índice cai para 5,9%. “A
qualificação dos professores é uma grande barreira para garantir a oferta de
uma educação de qualidade aos estudantes brasileiros”, diz a publicação.
Entre grupos específicos, o estudo
aponta que as crianças e os adolescentes mais atingidos pela exclusão escolar
são aqueles que moram em áreas rurais, os negros, os índios, os pobres, os que
estão sob risco de violência e exploração e os com deficiência. Isso indica, de
acordo com a publicação, que “as desigualdades ainda existentes na sociedade
brasileira impactam diretamente o sistema educacional do país”.
“É preciso desafiar os dirigentes a
trabalharem junto com as políticas públicas, tem muitas que podem ajudar. Tem
que formar professor e escola”, diz Salete.
(Texto de Mariana Tokarnia. Fonte:: Agência Brasi
GESTÃO DE SINDICATOS IMPACTA BA COMPETITIVIDADE
O Programa de
Formação de Secretários Executivos de Sindicatos, desenvolvido pela Federação
das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e apoiado pela Confederação
Nacional da Indústria (CNI), é um dos mais cotados para integrar, a partir do
próximo ano, as ações oferecidas nacionalmente pelo Programa
de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido pela CNI em parceria com
federações e sindicatos industriais.
Composto por quatro tipos de cursos voltados a dirigentes e a secretários executivos, o programa da FIESC aborda aspectos relacionados à gestão de organizações sindicais e ao relacionamento com as indústrias representadas.
Composto por quatro tipos de cursos voltados a dirigentes e a secretários executivos, o programa da FIESC aborda aspectos relacionados à gestão de organizações sindicais e ao relacionamento com as indústrias representadas.
Ao todo, já
foram capacitados 85 gestores. Em entrevista ao Portal da Indústria, o
presidente da FIESC, Glauco José Côrte, explica que enquanto o líder sindical
define o rumo e os projetos prioritários, grande parte da execução cabe ao
secretário executivo do sindicato.
Na conversa, Côrte também fala sobre os desafios para fortalecer a representação da indústria e conta casos de sucesso da FIESC em parceria com sindicatos para atender às demandas do setor no estado. Confira os principais trechos da entrevista:
Portal da Indústria – Quais desafios sindicatos e federações precisam enfrentar hoje em dia para atrair empresários e os manter associados e engajados nas causas do setor?
Glauco José Côrte – O principal desafio de federações de indústrias e sindicatos é estarem alinhados às demandas das indústrias, com o objetivo de prestar melhores serviços e criar estratégias para melhorar o ambiente de negócios e minimizar os impactos da legislação sobre a competitividade do setor. Não tenho dúvida de que a competitividade da indústria tem relação direta com a relevância, força e representatividade dos sindicatos.
Portal da Indústria – Um excelente líder empresarial geralmente é um excelente líder sindical? Que qualidades, na sua visão, são imprescindíveis para um líder sindical?
Glauco José Côrte – A experiência adquirida no ambiente empresarial colabora muito com a gestão dos sindicatos. Em geral, são líderes empreendedores, visionários e comprometidos com a causa. Vejo a capacidade de liderança, mobilização e planejamento como fundamentais para um líder sindical atuar em defesa dos interesses de sua categoria.
Portal da Indústria – A FIESC iniciou recentemente um programa para formação de secretários executivos de sindicatos. Por que oferecer treinamentos específicos para esse tipo de profissional?
Glauco José Côrte – Para que os sindicatos possam atuar bem, agimos na capacitação dos dirigentes sindicais e também dos profissionais que neles trabalham. Enquanto o líder sindical define o rumo e os projetos prioritários, grande parcela da execução cabe ao executivo.
Na conversa, Côrte também fala sobre os desafios para fortalecer a representação da indústria e conta casos de sucesso da FIESC em parceria com sindicatos para atender às demandas do setor no estado. Confira os principais trechos da entrevista:
Portal da Indústria – Quais desafios sindicatos e federações precisam enfrentar hoje em dia para atrair empresários e os manter associados e engajados nas causas do setor?
Glauco José Côrte – O principal desafio de federações de indústrias e sindicatos é estarem alinhados às demandas das indústrias, com o objetivo de prestar melhores serviços e criar estratégias para melhorar o ambiente de negócios e minimizar os impactos da legislação sobre a competitividade do setor. Não tenho dúvida de que a competitividade da indústria tem relação direta com a relevância, força e representatividade dos sindicatos.
Portal da Indústria – Um excelente líder empresarial geralmente é um excelente líder sindical? Que qualidades, na sua visão, são imprescindíveis para um líder sindical?
Glauco José Côrte – A experiência adquirida no ambiente empresarial colabora muito com a gestão dos sindicatos. Em geral, são líderes empreendedores, visionários e comprometidos com a causa. Vejo a capacidade de liderança, mobilização e planejamento como fundamentais para um líder sindical atuar em defesa dos interesses de sua categoria.
Portal da Indústria – A FIESC iniciou recentemente um programa para formação de secretários executivos de sindicatos. Por que oferecer treinamentos específicos para esse tipo de profissional?
Glauco José Côrte – Para que os sindicatos possam atuar bem, agimos na capacitação dos dirigentes sindicais e também dos profissionais que neles trabalham. Enquanto o líder sindical define o rumo e os projetos prioritários, grande parcela da execução cabe ao executivo.
Assim, o
alinhamento entre a estratégia e a execução torna-se fundamental. O secretário
executivo é fundamental para deixar o sindicato organizado, atuante e com uma
boa imagem perante os empresários.
Buscamos
desenvolver em nossos treinamentos certas habilidades, competências e atitudes
que contribuam para a formação dos profissionais e ajudem na consecução dos
objetivos almejados. São capacitações técnicas e comportamentais que abrangem
desde organização, administração, tributação, finanças, gestão de projetos e
marketing até vendas.
Portal da Indústria – O senhor poderia mencionar algum caso em que a atuação conjunta de empresas, sindicatos e FIESC trouxe resultados positivos para a indústria catarinense?
Glauco José Côrte – Um exemplo prático foi a mobilização em torno da regulamentação da Resolução 13, do Senado, que acaba com a chamada Guerra dos Portos. A FIESC obteve liminar contra um dispositivo ilegal que obrigava as indústrias a revelarem informações estratégicas, como a composição de conteúdo importado.
Portal da Indústria – O senhor poderia mencionar algum caso em que a atuação conjunta de empresas, sindicatos e FIESC trouxe resultados positivos para a indústria catarinense?
Glauco José Côrte – Um exemplo prático foi a mobilização em torno da regulamentação da Resolução 13, do Senado, que acaba com a chamada Guerra dos Portos. A FIESC obteve liminar contra um dispositivo ilegal que obrigava as indústrias a revelarem informações estratégicas, como a composição de conteúdo importado.
Conseguimos que
as empresas filiadas aos sindicatos ficassem desobrigadas de prestarem essa
informação. Outro exemplo de iniciativa bem sucedida é o grande envolvimento
das empresas e sindicatos no movimento A Indústria pela Educação, liderado pelo
Sistema FIESC. O intuito é despertar a atenção dos empresários e trabalhadores
para a necessidade urgente de elevar a escolaridade e a qualificação da força
de trabalho para ganhos de produtividade e competitividade.
Portal da Indústria – Quais os desafios da Federação para os próximos anos na promoção do associativismo?
Glauco José Côrte – Aumentar a representatividade dos sindicatos, ampliar os serviços do Sistema FIESC e atrair cada vez mais as indústrias para participarem do sistema de representação industrial, fortalecendo o associativismo. (Texto de Maria José Rodrigues, do Portal da Indústria)
Portal da Indústria – Quais os desafios da Federação para os próximos anos na promoção do associativismo?
Glauco José Côrte – Aumentar a representatividade dos sindicatos, ampliar os serviços do Sistema FIESC e atrair cada vez mais as indústrias para participarem do sistema de representação industrial, fortalecendo o associativismo. (Texto de Maria José Rodrigues, do Portal da Indústria)
ANUNCIANTES
INVESTEM MAUA EM MÍDIAS SOCIAIS
De acordo com um estudo realizado pela ANA (Association of National
Advertisers) no primeiro trimestre de 2013 com anunciantes dos EUA, revelou que
55% dos entrevistados estão investindo mais em mídia social neste ano e a
maioria, com 65% planejam aumentar seus gastos com anúncios para celulares nos
próximos meses. Apesar dos números positivos para a publicidade, 10% dos
entrevistados disseram diminuir o orçamento em marketing ainda este ano.
O crescimento do investimento em anúncios para celulares já dá sinais de
consolidação. Segundo relatório divulgado pela eMarketer em janeiro, a
publicidade para celulares e tablets atingiu US$ 8,41 bilhões em 2012, um
crescimento de mais de 50% em relação ao montante de 2011. Para 2013, a
estimativa é que o crescimento se mantenha em ritmo acelerado e possa chegar a
US$ 37 bilhões em 2016.
Para Luís Felipe Cota, cofundador e diretor de marketing da Goomark,
agência de Comunicação e Marketing para pequenas e médias empresas (PMEs), a
receita em publicidade móvel deve crescer ainda mais nos próximos anos.
"Temos observado que a audiência, permanência e conversão na internet,
principalmente por meio das redes sociais via smartphones, têm crescido
geometricamente. Esse novo cenário faz com que as empresas, inclusive as PMEs,
sejam obrigadas a se preparar para esse tipo do consumo de mídia", avalia
Cota.
Prova disso é o Facebook, estima-se que a rede social que tem mais
de 1 bilhão de usuários, tenha registrado um faturamento em 2012 que poderia
chegar a US$ 1,5 bilhão. Cerca de 20% da receita da companhia vem dos
investimentos em móbile, isso significa que mais de um em cada cinco dólares
gastos em anúncios do Facebook são entregues em dispositivos móveis. (Redação Adnews)
CADA DIA MAIS ALL-LINE
(João Riva, no Promoview)
Há uns dez anos, durante meu período de faculdade, ouvia
professores alardearem com uma certeza típica deles que o mercado da
comunicação estava mudando, que as verbas sairiam das mídias tradicionais (da
época) e cairiam em mãos até então desconhecidas. Achava interessante, mas como
todo e qualquer estudante, escutava por escutar.
Era engraçado porque a televisão também
dizia que o Brasil era o País do futuro, e que bem provavelmente nem
precisaríamos passar pela tempestade para chegar à bonança. Como nasci no
comecinho da década de 80 e esta esperança no país do futuro era comum a todos
os mais velhos, passei a acreditar nisso. Mas acreditava por acreditar.
Ocorre que escutando por escutar e
acreditando por acreditar, o mundo deu algumas voltas e o Brasil se tornou
realmente aquele país do futuro (agora presente), e as verbas realmente
começaram a sair das mãos das mídias tradicionais.
Professores acertaram, a televisão
acertou, e todas estas mudanças se tornaram uma coisa só. Percebi que nosso mercado
mudou porque o País mudou. Tudo caminha junto, misturado. Não existe uma coisa
aqui, outra ali.
Este novo País criou uma geração de
pessoas altamente antenadas e conectadas. A conectividade brasileira passou por
cima das classes sociais, sexo, idade ou níveis socioculturais.
Repentinamente estávamos todos (grande
parte) conectados ou com real possibilidade de nos conectar. E isso muda tudo.
Tudo, mesmo. Muda o País, muda o nosso mercado, e mudam as pessoas.
Há alguns anos leio e escuto sobre os dois universos que vivemos:
o on-line e o off-line. Me pergunto se eles ainda
existem em separado, ou se viraram uma coisa só. Ora, não precisamos mais
sentar em frente ao computador, nos conectar e esquecer o mundo off-line para
estar on-line.
Aliás, não precisamos mais nem mesmo do computador. Estamos on-line enquanto
também off-line. Quantos de nós não estamos fulltime logado
ao Facebook (mesmo enquanto dorme), recebendo e-mails e sendo
avisado da chegada deles durante o almoço de domingo junto com a família, ou
fotografando alguma coisa diferente da rua e postando na rede enquanto
pedalamos com os amigos?
Neste novo mundo, estamos sempre on e off-line ao mesmo
tempo. Não temos mais opção, pois acontece sem que ao menos nos percebamos
disso. Estamos sempre disponíveis como profissionais, como pessoas, mas,
principalmente, como consumidores.
E se o consumidor está neste processo que mistura o on e
o off, nosso mundo entra no momento em que chamamos de All-Line.
E, all-line, este indivíduo ganha poder de influência, barganha e
negociação.
Influencia, pois ele agora pode
compartilhar com centenas ou milhares de pessoas as informações que as marcas
dos nossos clientes querem que eles transmitam ou não. Assim, não podemos mais
errar. Pior: não podemos acertar mais ou menos. Devemos ser precisos.
Barganha e negociação, já que agora podem, dentro do ponto de venda, analisar o produto
que desejam comprar mas, ao mesmo tempo, buscar os preços dele em outros
locais. Mais que isso, buscar na rede se existem similares a preços mais
atrativos.
Vivemos agora no Brasil do presente e em um mundo All-Line.
Em lugar onde os consumidores estão conectados e com poderes que há alguns anos
não tinham. Assim, precisamos tornar os produtos dos nossos clientes para vez
mais relevantes a eles.
Nossas estratégias de comunicação, cada
dia mais amarradas. Nosso pensamento, cada dia mais All-Line. Junto e
misturado.
OPORTUNIDADES
.
SENAI abre inscrições para 1,4 mil vagas gratuitas em SC-
|
||||||||||||||||||||||
O SENAI,
entidade do Sistema FIESC, abriu inscrições para 1,4 mil vagas em 40 cursos
gratuitos de aprendizagem industrial, oferecidos em 16 cidades catarinenses.
Os cursos são dirigidos a jovens e adolescentes de 14 a 24 anos
(incompletos).
Além da inserção no mercado de trabalho, a aprendizagem proporciona, na opinião do diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda, "o primeiro contato com um ensino aprofundado de base tecnológica". É o início de uma carreira de educação continuada e que pode evoluir para a formação técnica e para os cursos superiores de tecnologia. Diante da crescente demanda por profissionais capacitados, os cursos de aprendizagem permitem às empresas antecipar a captação de talentos. "Esses jovens estão iniciando sua vida profissional e têm pela frente uma longa e promissora carreira", afirma Sérgio Arruda. O diretor do SENAI salienta que os cursos extrapolam a formação tecnológica e vão para as capacidades e competências sociais. "Os estudantes aprendem, por exemplo, a trabalhar em grupo, as especificidades do setor industrial e incorporam características que a indústria precisa". Detalhes: 0800 481212 ou www.sc.senai.br.
. Hyperativa abre vagas para TI e Atendimento
A Hyperativa, empresa
especializada em soluções digitais de relacionamento, anuncia abertura de
vagas na área de TI e Atendimento, com seis vagas no total.
Para profissionais de
tecnologia a empresa contrata Analista de Suporte Pleno com graduação em
Análise de Sistema, Ciência da Computação e áreas afins. O profissional deve
ter conhecimento em plataforma Windows 2008 r2, 7, XP, Pacote Office,
montagem e manutenção de micro computadores. Além disso, conhecimento em
metodologias e padrões de controle de processos e segurança, facilidade de
identificar ou solucionar problemas serão considerados diferenciais.
A empresa busca também
um Gerente de Infraestrutura e TI com formação em Ciência da Computação,
Engenharia da Computação, Análise de Sistema e derivados, com experiência no
desenvolvimento de projetos para a Internet, domínio em algoritmos,
programação web e estrutura de dados, conhecimentos em Java, C++, SQL Server,
UML, Design Patterns, MCV, SOA e conhecimentos avançados em protocolos e
estruturas da web, assim como em ferramentas para mídias sociais e para
desenvolvimento: Visual Studio, Team Foundation Server.
Para Desenvolvedor
Pleno, é preciso ensino superior cursando ou completo em Ciências da
Computação e Sistema de Informação com competências em Programação avançada
.net (C#), Visual Studio, Source Safe e Team Foundation System, debug de
browser (firebug) e ferramentas de FTP; javascript, JQuery, lógica de
programação e algoritmos básicos.
Na área de
WebAnalytics, a empresa seleciona profissional com competências em HttpFox
(firefox) e ferramentas de análise dos browsers, implementação de tags,
interpretação de relatórios, e com conhecimentos avançados em Google
Analytics.
Para Atendimento Pleno
focado em web, a empresa busca profissional com superior completo ou cursando
em Publicidade, Administração ou Marketing. O interessado deve ter
experiência em atendimento de agência (de preferência online), noções de
gestão de projetos, pro-atividade, flexibilidade e facilidade para trabalho
em equipe.
A Hyperativa contrata,
ainda, um estagiário para teste em software. Candidatos devem estar no
segundo ou terceiro ano de Análise de Sistemas, Engenharia de Software,
Ciências da Computação, Sistemas da Informação ou cursos similares e precisam
ter conhecimentos em lógica de programação, básicos de sistemas para web,
programação orientada a objetos e SQL Server e conhecimentos avançados no
pacote Office 2010.
Para todas as vagas,
com exceção do estágio, é desejável inglês avançado. Currículo para vagas@hyperativa.com.br
. FireEye tem vaga para engenheiro
de pós-venda no Brasil
A FireEye Brasil
anuncia que está em busca de um engenheiro de pós-venda para atuar no
território nacional. A companhia, que possui atualmente mais de mil clientes
ao redor do mundo, precisa ampliar sua equipe no Brasil para dar suporte aos
clientes e parceiros. Os candidatos devem ter profundo conhecimento em
segurança, ter facilidade de relacionamento com clientes e fluência na língua
inglesa. Currículo para nycholas.szucko@fireeye.com.
. Pesquisa
em bioenergia oferece bolsas de doutorado
O projeto de pesquisa "Estudo de Processos Integrados de Produção e Recuperação de
Etanol 1G", apoiado pela
FAPESP e pela ETH Energia, oferece bolsas de doutorado em Engenharia Química.
Com início no segundo
semestre de 2013, as bolsas são nos seguintes temas: 1) Fermentação extrativa
utilizando solventes orgânicos; 2) Integração dos processos de produção e
recuperação de etanol 1G (primeira geração).
Os candidatos deverão
ter, preferencialmente, formação em Engenharia Química (graduação e/ou
mestrado). Interessados podem se inscrever no processo seletivo do
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de
São Carlos (PPG-EQ/UFSCar), até o dia 28 de junho de 2013, em www.ppgeq.ufscar.br.
. SKF capacita mão de obra para o setor
industrial e ajuda a minimizar efeitos do apagão de talentos
A SKF do Brasil sabe
muito bem como é difícil encontrar profissionais com habilidades técnicas
específicas, como analistas de vibrações, especialistas em equipamentos
rotativos ou técnicos em lubrificação industrial.
A companhia oferece
cursos que vão desde o módulo básico ao avançado nas cinco plataformas em que
a companhia atua: rolamentos, vedações, sistemas de lubrificação, mecatrônica
e serviços. Os cursos, presenciais ou a distância, estão divididos em seis categorias
(estratégias de manutenção, identificação, controle, execução, melhoria
contínua e smart start) e organizados em 18 módulos. Todos os treinamentos
são destinados a gerentes, supervisores, engenheiros, técnicos e analistas
das áreas de Manutenção, Planejamento, Confiabilidade, Lubrificação, entre
outras.
Os treinamentos
presenciais são realizados no Complexo Industrial da SKF, instalado às
margens da Rodovia Anhanguera, em Cajamar, na Grande São Paulo. Por lá a
companhia oferece um centro de treinamento com material didático adequado,
especialistas por área de conhecimento, produtos e materiais para testes,
análises e simulações.
Desde que a companhia
começou capacitar técnicos para o setor industrial, em 1997, a SKF conseguiu
formar cerca de 10 mil especialistas. Detalhes: http://www.skf.com/br/services/solution-factory/skf-ixion/treinamentos/index.html
CICLO DE
CONFERÊNCIA BIOMAA CAATINGA
A FAPESP, no âmbito do Programa
BIOTA FAPESP-Educação, convida para o quinto encontro do Ciclo de
Conferências 2013, que terá como tema “Bioma Caatinga”.
O objetivo da
conferência é mostrar resultados científicos recentes que contribuem para
caracterizar a biodiversidade da Caatinga, destacando as principais ameaças e
iniciativas de uso sustentável desse bioma, exclusivamente brasileiro, que se
estende por aproximadamente 840.000 km2.
O evento será
realizado no dia 20. Inscrições. Detalhes: www.fapesp.br/eventos/biota_biomacaatinga/inscricao. : rbs@fapesp.br e (11) 3838-4394.
INICIADA A COMERCIALIZAÇÃO DO BAR TENDERA distribuidora paulista Boxware anuncia parceria com a provedora global Seagull Scientific para comercialização do BarTender, software líder em criação e impressão de etiquetas e código de barras, ao mercado corporativo nacional.
Concebido
especialmente para Windows, o BarTender é utilizado por empresas para emissão
profissional de etiquetas e códigos de barras, incluindo sofisticadas
etiquetas RFID para identificação de pessoas ou objetos com tecnologia
de microchip.
O BarTender
oferece integração a banco de dados e gerenciamento simplificado a mais
de três mil modelos de impressora, entre outras funcionalidades. “O software
é tão fácil e intuitivo que pode ser utilizado até mesmo por leigos”, diz
João Domingues. “E mais: a versão chega totalmente em português para atender
ao mercado brasileiro".
Autocom
2013
A Boxware
apresenta o BarTender na Autocom 2013, feira internacional de automação
comercial que acontece agora em junho na capital paulista. “O público poderá
conferir de perto todas aplicações do BarTender, já disponível nas principais
revendas do País”, diz Domingues. A entrada é gratuita, com
credenciamento prévio em www.feiraautocom.com.br
Na web, a Boxware está em www.boxware.com.br, Facebook (http://pt-br.facebook.com/BoxwareDistribuidora) e Twitter (http://twitter.com/boxware_br).
FORÇA, POTÊNCIA E ENERGIA: A FÍSICAS NO ESPORTE
O que a Física tem a ver com o
desempenho de um atleta em uma corrida de 100 metros rasos? Ou com a
performance de um esportista num salto em distância?
Para Marcelo
Yamashita, pesquisador do Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade
Estadual Paulista (Unesp), campus da Barra Funda, a Física tem muita
contribuição a dar a essas e às demais modalidades esportistas.
Yamashita apresentará
a palestra Força, potência e energia: a Física em atividades esportivas, no
dia 13, às 19h, no anfiteatro do IFT, em São Paulo, com entrada gratuita,
como parte da programação do projeto Física ao Entardecer.
Criado em 1999, o
Física ao Entardecer é um dos programas mais antigos da Unesp. Dirigido ao
chamado público leigo, com abordagens claras de assuntos complexos, já tratou
de temas comoburacos negros, bóson de Higgs e nanociência. Detalhes: www.ift.unesp.br e (11) 3393-7836.
JORNAIS: TEMPO DE LEITURA NOS TABLTS IGUALA
IMPRESSÃO
De
acordo com um relatório do World Press Trends divulgado esta semana, o tempo
de leitura gasto em tablets e celulares já iguala o tempo direcionado aos
veículos impressos, numa análise focada em Estados Unidos, Alemanha e França.
O
relatório, divulgado durante um evento em Bangkok, na Tailândia, também
revelou números relevantes sobre o mercado de publicidade nos meios
noticiosos.
O
cenário dos Estados Unidos é preocupante, já que a receita caiu 42% nos
últimos cinco anos. Num nível mundial, elas tiveram queda de 2% em 2012 e 22%
nos últimos cinco anos.
Quando
o assunto é a circulação de jornais no mundo, a queda foi menos de 1% em
2012, com crescimento asiático compensando a queda em outros lugares,
principalmente na Europa.
No
ano passado, a circulação de periódicos caiu 6,6% na América do Norte,
5,3% na Europa Ocidental, 8,2% na Europa Oriental e 1,4% no Oriente
Médio e Norte da África.
Em
outros lugares houve um pequeno aumento no período, como na Ásia (1,2%)
Austrália e Nova Zelândia (3,5%) e América Latina (0,1%).
Mais de metade
da população adulta do planeta lê um jornal diário, são 2,5 bilhões de
pessoas. Mais de 600 lêem notícias em formato digital. (Via Blue Bus repercutindo Journalism.uk
e no Adnews)
GESTÃO DE AGÊNCIA
|
O
que já te fez terminar um relacionamento sério?
|
|
Falta de romantismo
|
40%
|
Maus hábitos (beber, fumar, entre
outros)
|
23%
|
Interesse
por outra pessoa
|
19%
|
Não se dar bem com a família do
parceiro
|
17%
|
Ganhar um
presente ruim
|
1%
|
O que
já te fez terminar um relacionamento?
|
|
Falta de romantismo
|
50%
|
Maus hábitos (beber, fumar, entre
outros)
|
31%
|
Interesse por outra pessoa
|
13%
|
Não se dar
bem com a família do parceiro
|
6%
|
PRPGRAMAÇÃO DE
MUSEUS
. Museu Casa de Portinari
Praça Candido Portinari, nº 298
Brodowski - SP
Telefone: (16) 3664-4284
museu@casadeportinari.com.br
www.casadeportinari.com.br
. Curso de Graffiti
Dias: 5,
12, 19, 26 de junho
Sempre
as quartas-feiras, o artista Lelin mostrará aos jovens de projetos sociais da
cidade como é feita essa técnica em forma de arte interativa. A Oficina de
Graffiti será desenvolvida até agosto e, ao final do curso, os participantes
poderão exibir o que aprenderam pintando um muro da cidade para homenagear o
centenário de Brodowski.
Horário: quartas-feiras, das 8h30 às 11h
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita
. Momento da Arte – Arte Contemporânea
Data: 8
de junho
O
Museu Casa de Portinari, em Brodowski, realiza no sábado (8/6), das 9h às
17h, na Câmara Municipal, um curso gratuito sobre arte contemporânea. O
responsável pela ação será Antônio Santoro Junior, crítico de arte membro
APCA (Academia Paulista de Críticos de Arte) e ABCA (Academia Brasileira
de Críticos de Arte). Com 40 vagas, a atividade é destinada a profissionais
da área de museus, professores e interessados em geral.
Horário: das
9h às 17h
Informações: (16) 3664-4284
Inscrições: contato@acamportinari.org
Adesão: gratuita
Informações: (16) 3664-4284
Inscrições: contato@acamportinari.org
Adesão: gratuita
“Oficinas Andantes”
Data: 8,
29/6/2013
Neste
mês, o Museu Casa de Portinari leva as “Oficinas Andantes” para dois bairros
de Brodowski, no conjunto habitacional João Paulo II (15/6) e no conjunto
habitacional Roberto Fabbri (29/6). Durante a ação, seis oficineiros
desenvolverão atividades relacionadas à música, dobradura, pintura,
brincadeiras infantis, entre outras. As oficinas acontecem aos sábados.
Dia 8/6: Rua Caetano Adami – Conj. Hab. João Paulo II
Dia 29/6: Rua Luiz Leme de Araújo – Conj. hab. Roberto Fabbri
Horário: das 9h às 16h
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita
. Domingo com Arte
Data: 9 de junho
No
segundo domingo do mês (9/6), o Museu Casa de Portinari realiza o projeto
Domingo com Arte. A atividade tem como objetivo incentivar os artistas
regionais e aproximar o público do museu ainda mais das artes e da cultura. A
atividade permite que os visitantes tenham contato com pintura, artesanato e
escultura, produzidos em tempo real.
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita
. Curso Infantil de Pintura
Data: até
26 de junho
No
Curso Infantil de Pintura, o professor Antônio Ailton desenvolve as
competências artísticas das crianças, proporcionando-lhes condições necessárias
para se aperfeiçoarem. A parceria do museu neste ano é com o Centro de
Referência de Assistência Social (Cras) e o projeto Arco-Íris, e buscará
estimular o interesse das novas gerações pelas artes plásticas, além de
descobrir novos talentos locais.
Horário: das 9h às 10h30; e das 14h às 15h30
(respectivamente)
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita
EXPOSIÇÃO O TREM DA HISTÓRIA
Em
homenagem aos 110 anos de Portinari e o primeiro centenário de Brodowski
(22/8), o Museu Casa de Portinari e Prefeitura, por meio do Departamento de
Cultura e Turismo, realizam a exposição digital O Trem da História. Em cartaz
no espaço da antiga estação de trem, a mostra é composta por quatro
apresentações de vídeos simultâneas, em ambientes diferentes.
Local: Antiga Estação Ferroviária - Departamento de
Municipal de Cultura e Turismo (Praça Martim Moreira, s/nº – Brodowski)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13 h às 17h
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13 h às 17h
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita
. Museu Índia Vanuíre
Museu
Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Rua Coroados, nº 521
Centro - Tupã-SP
Telefone: (14) 3491-2333
c ontato@museuindiavanuire.org.br
www.museuindiavanuire.org.br
Rua Coroados, nº 521
Centro - Tupã-SP
Telefone: (14) 3491-2333
c ontato@museuindiavanuire.org.br
www.museuindiavanuire.org.br
PROGRAMAÇÃO
PERMANENTE
Oficinas para Famílias
Data: 1,
2, 8, 9, 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de junho
Serão
realizadas aos finais de semana de junho oficinas culturais direcionadas para
as famílias. A intenção é desenvolver com os participantes atividades lúdicas
e reflexivas relacionadas ao acervo.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521,
Centro – Tupã/SP)
Horário: das 15h às 17h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita
Horário: das 15h às 17h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita
. Museu e Cidadania
Data: 5,
12, 19 e 26 de junho
Todas
as quartas-feiras de junho serão realizados encontros entre os pacientes da
Clínica Dom Bosco e a equipe de educadoras do museu para a exploração do tema
“Brinquedos e Brincadeiras Indígenas”. A ação tem o objetivo da inclusão
social e cultural dos participantes.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521,
Centro – Tupã/SP)
Horário: às 15h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita
Horário: às 15h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita
. Índio no Museu
Data: 7
de junho
Como
resposta ao esforço empreendido por comunidades indígenas de todo o país, no
que diz respeito à preservação e transmissão de sua memória, o museu estende
para além do dia 19 de abril a comemoração do Dia do Índio. Neste mês, o
convidado é Alan, indígena Kaingang e Krenak. Ele estará disponível para
conversar com os visitantes sobre a pintura corporal, o material usado e o
significado do grafismo.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521,
Centro – Tupã/SP)
Horário: das 9h30 às 16h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita
Horário: das 9h30 às 16h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita
. Aguçando as Memórias
Data: 10
e 24 de junho
O
museu promoverá encontros quinzenais com um grupo da 3ª idade de Tupã para
realizar atividades reflexivas que despertam a memória, proporcionando
momentos descontraídos e participativos do grupo.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521,
Centro – Tupã/SP)
Horário: às 15h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita
Horário: às 15h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita
PALESTRA: Dia
do Imigrante
Data: 12
de junho
Para
comemorar o Dia do Imigrante e
homenagear os povos que ajudaram a colonizar Tupã, o Museu Índia Vanuíre
promove no dia 12 de junho uma palestra com a descendente de letos Lúcia Nely
Zalit Bukolzf. A palestrante atualmente é monitora e educadora do Museu dos
Pioneiros de Varpa.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521,
Centro – Tupã/SP)
Horário: 10h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita
Horário: 10h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita
OFICINA: Como
Funciona um Museu
Data: 18
de junho
O
Museu Índia Vanuíre visitará uma universidade para discutir ações com o tema
“Acessibilidade em Museus”. A atividade será desenvolvida com estudantes de
arquitetura. Os participantes irão catalogar uma peça observando alguns
aspectos, como denominação do objeto, descrição sumária, materiais e técnicas
empregados na criação das peças, avaliação de estado de conservação, além de
noções de acondicionamento e embalagem.
Local: Faculdades Faccat (Rua Cherentes, nº 36 - Centro,
Tupã/SP)
Horário: 20h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita
Horário: 20h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita
. Em Cartaz no Museu
Data: 26
de junho
Para
que novas gerações reconheçam a contribuição dos diversos grupos para a
formação de nosso país, sempre na última quarta-feira do mês, o museu exibe
um vídeo-documentário seguido por uma roda de conversa.
O material escolhido para este mês é o episódio “Primeiros Contatos”, da série “Índios no Brasil”, que apresenta o primeiro contato de índios Xavante, da região centro-oeste, com não-índios, na década de 50.
O material escolhido para este mês é o episódio “Primeiros Contatos”, da série “Índios no Brasil”, que apresenta o primeiro contato de índios Xavante, da região centro-oeste, com não-índios, na década de 50.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521,
Centro – Tupã/SP)
Horário: às 10h e às 14h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita
Horário: às 10h e às 14h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita
EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS
. Primeiros Contatos – Atrações e Pacificações do SPI
Período: junho
A
exposição “Primeiros Contatos – Atrações e Pacificações do SPI” apresenta 36
fotografias do início do século XX que retratam o projeto de atração de
indígenas de diversas regiões brasileiras pelos sertanistas do SPI (Serviço
de Proteção ao Índio). As imagens foram selecionadas de uma coleção reunida
por Darcy Ribeiro para o Museu do Índio, Funai.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (rua Coroados, nº 521,
Centro – Tupã/SP)
Horário: das 9h às 17h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita
Fonte: http://www.brandpress.com.br/empresas/24273.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=Novos_Press_Releases#ixzz2VL6rvNJl
Horário: das 9h às 17h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita
Fonte: http://www.brandpress.com.br/empresas/24273.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=Novos_Press_Releases#ixzz2VL6rvNJl
OITO LIÇÕESDE
CARREIRA PARA APRENDER COM GAMES OF THRONES
O canal de TV por
assinatura HBO está na 3° temporada de um dos seriados de maior sucesso. A
série Game of Thrones, inspirada nas Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R.
Martin, conta a história dos sete reinos de Westeros envolvendo lealdade,
resolução de conflitos e a guerra que vai decidir quem será o legítimo dono
do Trono de Ferro. Pois a Universia Brasil (www.universia.com.br) trouxe a história para o universo do mercado de
trabalho e aponta 8 lições de carreira que os profissionais podem aprender
com o seriado.
A primeira é pagar
suas dívidas. Um Lannister sempre paga as suas dívidas. A Casa Lannister é a
mais rica dos sete reinos, e os chamados leões da série nunca se esquecem de
pagar o que devem. De acordo com a Universia Brasil, no mundo dos negócios,
dívidas não são apenas uma parte da sua vida financeira, mas também destroem
a flexibilidade e são um obstáculo na sua carreira.
Outro
ensinamento apontado pela rede é deixar seus competidores se destruírem.
Segundo o anão Tyrion Lannister, os seus inimigos se odeiam tanto quanto
odeiam você, e podemos concordar que Tyrion é um dos personagens mais
inteligentes da série. Deixe seus competidores brigarem uns com os outros
através de campanhas de marketing e guerras de negócios e use esse tempo para
construir a sua própria fortaleza, atraindo os seus clientes.
A lealdade também é
outro ponto destacado pela Universia Brasil. Em um dos episódios recentes,
Daenerys Targaryen liberta uma cidade inteira de escravos e gera um
sentimento de lealdade do que antes era o povo Imaculado. Libertos da
condição de escravidão, os Imaculados de Astapor juram suas vidas e espadas à
Rainha Dragão. Isso ensina que é melhor criar um ambiente de opções, onde os
seus colegas sejam leais por opção e não imposição.
Para ler sobre
as 8 lições, basta acessar o portal da Universia Brasil no http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/06/04/1028218/8-lices-carreira-game-of-thrones.html.
GOLEIROS PODEM
MELHORAR COM AJUDA DA PESQUISA
Com o auxílio de um modelo
matemático, Sérgio Augusto Cunha, professor da Faculdade de Educação Física
(FEF) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e colegas têm
desenvolvido um sistema para analisar saltos de goleiros de futebol por meio de
visualização por computador. A proposta é tentar melhorar esse fundamento nos
atletas profissionais.
O estudo,
feito com apoio da FAPESP por meio de uma Bolsa de Pesquisa no
Exterior, é destaque na nova edição do Jornal da Unicamp.
Segundo
Cunha, no futebol o goleiro lida com características muito específicas de
preparo físico, técnico e tático. A movimentação para executar a defesa passa
pelas fases de expectativa, primeiro passo e salto. O estudo procurou definir
parâmetros para que o salto tenha melhor desempenho.
Os
experimentos foram feitos com seis voluntários amadores (quatro goleiros e dois
não goleiros), cada qual executando nove saltos. Cunha contou com a colaboração
do grupo do professor Walter Herzog na University of Calgary, no Canadá, onde
fez pós-doutorado.
O foco do
estudo foi a potência do salto, variável importante para jogadores de futebol e
atletas de outras modalidades. O modelo matemático usado envolveu uma rotina
descrita no Matlab, software que faz cálculos com matrizes e relaciona
conceitos básicos como determinar valor de máximo da curva e de área sobre a curva.
Cunha
analisou o impulso e a chamada força-pico. Os saltos foram feitos em
plataformas de força, que, segundo o pesquisador, podem ser levadas ao campo de
treinamento para que técnico e atletas confiram o desempenho em termos da
análise da curva de força no tempo e da área sobre essa curva.
Resultados
preliminares do estudo apontam que os goleiros têm um aproveitamento muito
maior de energia na hora do contato com o solo do que os não goleiros. Quando
fazem o impulso, por exemplo, freiam muito menos o movimento, graças à técnica.
Cunha
pretende colocar em prática o sistema com a análise de saltos de atletas de
times profissionais. “Faremos análises de saltos utilizando goleiros
brasileiros”, disse.
O
pesquisador está aprimorando, junto com o professor Ricardo Torres, do
Instituto de Computação da Unicamp, a quantificação dos padrões das curvas de
saltos. Um novo estudo deve abordar o salto na hora do cabeceio no futebol,
feito por um orientando de Cunha, a fim de entender como treinar melhor a
potência dos membros inferiores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário