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quarta-feira, 5 de junho de 2013

EFEITOS ESPECIAIS A SERVIÇO DO LIVE MARKETING


(Cristiano Augustinho, no Promoview) - Se tem ações que eu curto muito são estas do tipo que a Innova fez semana passada. Uma das surpresas aos convidados do Vivo 4G max foi um deslocamento por elevador para o local do evento.

Ali dentro, uma combinação de luzes, imagens e sons passou aos convidados a sensação real de que eles estavam subindo muito mais rápido do que fisicamente estava acontecendo. WOW!

Nesta linha, trago comigo uma outra ação espetacular que presenciei 15 anos atrás produzida pelo Banco de Eventos em Orlando chamada de “Cavaleiro Laranja”.

Outro exemplo que me cativou foi quando a NewStyle colocou, dois anos atrás, o homem “flutuando” e tomando café no metrô. São exemplos interessantes, assim como as mágicas ilusões de ótica que vimos nas comissões de frente dos últimos carnavais ou no picadeiro do Circo Di Soleil…

 

Na última semana, andando em um destes caminhos absolutamente inexplicáveis por onde a internet nos leva, ainda com a ação da Innova no elevador na cabeça, me deparei com uma artigo publicado na rede em 2012 que conta a incrível história de físicos que teriam encontrado evidências de que a realidade pode ser uma mera simulação virtual.

 

Silas Beane foi quem liderou o grupo que levantou a hipótese. Segundo as pesquisas, a teoria que mais ganha força é a de que somos uma simulação dentro de outra simulação dentro de outra e assim sucessivamente, com um cenário enriquecido em detalhes, que provavelmente se parece muito com a vida dos nossos “criadores”, para dar a impressão de realidade absoluta. Aparentemente, vivemos em um universo artificial e somos incapazes de nos darmos conta desse fato.

A ideia de que somos apenas figuras sustentadas por tecnologias e intelectos superiores parece absurda, mas o fato é que o cientista planetário Rich Terrile da Nasa acredita veementemente na teoria de que nossa vida não é nada mais do que um videogame.

Claro que não gastei mais do que dez minutos para tentar imaginar do que se trata tudo isso, e acabei mesmo foi me divertindo lendo os comentários sobre o post do tipo  “Se esta vida é um videogame, quem está com meu controle tá jogando muito mal ou “Queria ter escolhido um personagem mais massa” ou  “Quem tá jogando com o Eike Batista deve ser um nerd “ ou  “Me pergunto o que acontece se der um pico de luz no simulador” e também  “Ai que bom, posso matar algumas pessoas então!”

 

Depois concluí o que muitos já sabem, mas que é pouco incentivado no Brasil. Os criativos do live marketing e seus clientes que aprovam tudo, têm realmente a oportunidade única de alterar a realidade por algum espaço de tempo limitado.

As disciplinas com as quais trabalhamos lidam diretamente com o aspecto sensorial e a ação da Innova nos mostra claramente o potencial de encantamento que pode ser obtido.

Seguramente, além de Holywood, você que me acompanha na viagem deste texto, tem as maiores oportunidades de alterar o ambiente real encantando pessoas em nome de marcas produtos e serviços. (Promoview)

SOMOS ONDIVÍDUOS

Escrevo esse texto no dia 2 de junho de 2013. A chance de esse meu texto ficar obsoleto daqui a alguns poucos meses é enorme. Aliás, esse é um risco que pessoas como eu correm.

Pessoas que se interessam em pesquisar a cultura digital e tentam entender como se dão essas novas lógicas sociais e de consumo. Mais que isso, minha principal inquietação hoje é entender como se dá a apropriação social de dispositivos, tecnologia e marcas nesse ecossistema que habitamos. Eu assumo esse risco. Não me importo. Vamos lá!

Nesse universo hiperconectado em que nós todos estamos inseridos, a tecnologia se torna uma metáforas mais sedutoras para entender a construção das subjetividades das pessoas hoje em dia.

As pessoas com as quais vivemos e interagimos, fundamentalmente os jovens, percebem e assumem as relações com os outros como uma experiência norteada pelos afetos e pela sensibilidade. E dentro desse mundo difuso, não-linear e de relações complexas, repousa um indivíduo cada vez mais conectado. Muito conectado. São os ONdivíduos.

Ao mesmo tempo em que as pessoas estão cada vez mais conectadas, elas estão cada vez mais individuais. Individuais mas cada vez mais conectadas e digitando furiosamente em telas sensíveis ao toque o tempo todo. O fato de eu estar conectado não significa que eu estou interagindo. Muito pelo contrário.

 Conectividade é hoje estar simplesmente logado. Mais que isso, a partir do momento em que faço um simples login em um site de rede social, estou fazendo parte da intimidade de pessoas, sabendo o que eles pensam, dizem, ou como pretendem se apresentar e obter alheias validações de seus afetos.

Aliás, o que há de social nos sites de redes sociais? Pra mim, muito pouco. O Facebook nada mais é que uma arena virtual onde mais de 1 bilhão de terráqueos  tentam construir jogos discursivos e narrativas envolventes a fim de que outros usuários tomem conhecimento e validem a bel-prazer aquele manancial de conteúdos emocionais.

Ao mesmo tempo em que esse mundo conectado é sedutor, ele é assustador. Ao mesmo tempo em que essa nova cena digital é magnética, ela nos afasta uns dos outros. Há autores que dizem que a arena online é tão atrativa e convidativa pelo fato de ela não ter as exigências do mundo real, do mundo offline, da nossa vida aqui e agora.

Sou obrigado a concordar um pouco com isso. A vida hoje em dia nos impõe muitas exigências e obrigações sociais que não necessariamente estamos a fim de cumpri-las naquele momento, naquela hora, naquele instante.

Dar parabéns para amigos aniversariantes implica em termos que ligar para pessoas, gastarmos dinheiro e tempo com ligações telefônicas e, às vezes, conversarmos com pessoas que não estamos necessariamente com vontade de falar naquele dia.

No Facebook, por exemplo, escrevemos aquelas mensagens (supostamente sinceras e profundas) e em frações de segundos todos já estão devidamente parabenizados. Pronto. Simples. Rápido. Afinal, somos ONdivúduos.

Internet das Coisas, Big Data, Cultura da Convergência são apenas exemplos de felizes expressões criadas para rotular essas transformações que impactam nosso dia a dia. E quando analisamos a fundo as potenciais transformações que estão por vir, eu fico um tanto quanto apreensivo, mas meio assustado.

Fico animado, mas um pouco perturbado. Do que a tecnologia é capaz de fazer? Tudo? Fala-se que, num futuro próximo, quando estivermos nos aproximando de nossa Starbucks favorita, eles já saberão que estamos chegando perto e o nosso café (do jeito que gostamos) já começará a ser preparado antes mesmo de a gente entrar na loja.

Quartos de hotéis em Las Vegas já personalizam as luzes, o som e a claridade da janela em função das preferências do hóspede, antes mesmo de ele chegar ao andar. E olha que o Wi-Fi, um dos mais potentes amálgamas que unem todas as essas coisas, tem apenas 10 anos de vida.

Muito breve nosso smartphone irá sabiamente nos alertar que corremos o "risco" de nos depararmos com uma ex-namorada que está vindo na rua em nossa direção e poderemos sagazmente desviar daquele caminho. Muito prazer. O mundo está interligado e nós somos os ONdivíduos. (AdNBews)

DESCOMPASSO ENTRE ENSINO E ADOLESCENTES

 

 A coordenadora do Programa de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Maria de Salete Silva, avalia que há, no país, um descompasso entre o que é ensinado nas escolas e a realidade dos adolescentes. Para ela, isso explica o elevado índice de evasão escolar entre jovens.

 

“Por que você mata aula?”, perguntou a coordenadora a um adolescente que não queria frequentar a escola. O jovem respondeu: “Eu não mato aula, a escola que me mata”. “Que menino de 16 anos vai querer estudar em uma turma com menino de 12? O que temos que fazer é garantir que ele percorra esse fluxo aprendendo”, defendeu Salete.

 

De acordo com ela, há uma “desvinculação da escola com o projeto de vida do estudante”. “Não se trata propriamente de desinteresse, mas a vida coloca questões que não estão envolvidas com a escola”. Segundo Salete, para enfrentar esse desafio, as instituições de ensino devem trabalhar para a “construção da história de vida” e não apenas mandar estudantes para a universidade ou o mercado de trabalho.

 

Divulgada no 14º Fórum de Dirigentes Municipais de Educação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a publicação Fora da Escola Não Pode! – O Desafio da Exclusão Escolar indica que, entre os adolescentes que abandonam os estudos, a fase mais crítica ocorre a partir dos 15 anos de idade.

 

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2011, com 6 anos, 95,4% das crianças brasileiras frequentavam a escola. Com 12 anos, a proporção de meninos e meninas que concluíram os anos iniciais do ensino fundamental no Brasil era 76,2%.

 

A porcentagem diminui com o aumento da idade: 62,7% dos adolescentes com 16 anos concluíram o ensino fundamental. Entre os jovens de 19 anos, apenas 48,7% terminaram o ensino médio.

 

O Censo 2010 mostra que o percentual de jovens de 18 a 24 anos que não concluíram o ensino médio e que não estudavam chegava a 36,5%. Mais da metade (52,9%) abandonaram os estudos sem completar o ensino fundamental.

 

Outra questão levantada no estudo é a formação dos professores. Na educação infantil, 43,1% dos docentes não têm curso superior. Nos anos iniciais do ensino fundamental, o percentual é 31,8% e, nos anos finais, 15,8%. No ensino médio, o índice cai para 5,9%. “A qualificação dos professores é uma grande barreira para garantir a oferta de uma educação de qualidade aos estudantes brasileiros”, diz a publicação.

 

Entre grupos específicos, o estudo aponta que as crianças e os adolescentes mais atingidos pela exclusão escolar são aqueles que moram em áreas rurais, os negros, os índios, os pobres, os que estão sob risco de violência e exploração e os com deficiência. Isso indica, de acordo com a publicação, que “as desigualdades ainda existentes na sociedade brasileira impactam diretamente o sistema educacional do país”.

 

“É preciso desafiar os dirigentes a trabalharem junto com as políticas públicas, tem muitas que podem ajudar. Tem que formar professor e escola”, diz Salete. (Texto de Mariana Tokarnia. Fonte:: Agência Brasi

 

GESTÃO DE SINDICATOS IMPACTA BA COMPETITIVIDADE


O Programa de Formação de Secretários Executivos de Sindicatos, desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e apoiado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), é um dos mais cotados para integrar, a partir do próximo ano, as ações oferecidas nacionalmente pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido pela CNI em parceria com federações e sindicatos industriais. 

Composto por quatro tipos de cursos voltados a dirigentes e a secretários executivos, o programa da FIESC aborda aspectos relacionados à gestão de organizações sindicais e ao relacionamento com as indústrias representadas.

Ao todo, já foram capacitados 85 gestores. Em entrevista ao Portal da Indústria, o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, explica que enquanto o líder sindical define o rumo e os projetos prioritários, grande parte da execução cabe ao secretário executivo do sindicato. 

Na conversa, Côrte também fala sobre os desafios para fortalecer a representação da indústria e conta casos de sucesso da FIESC em parceria com sindicatos para atender às demandas do setor no estado. Confira os principais trechos da entrevista:

Portal da Indústria – Quais desafios sindicatos e federações precisam enfrentar hoje em dia para atrair empresários e os manter associados e engajados nas causas do setor?

Glauco José Côrte – O principal desafio de federações de indústrias e sindicatos é estarem alinhados às demandas das indústrias, com o objetivo de prestar melhores serviços e criar estratégias para melhorar o ambiente de negócios e minimizar os impactos da legislação sobre a competitividade do setor. Não tenho dúvida de que a competitividade da indústria tem relação direta com a relevância, força e representatividade dos sindicatos.

Portal da Indústria – Um excelente líder empresarial geralmente é um excelente líder sindical? Que qualidades, na sua visão, são imprescindíveis para um líder sindical?


Glauco José Côrte – A experiência adquirida no ambiente empresarial colabora muito com a gestão dos sindicatos.  Em geral, são líderes empreendedores, visionários e comprometidos com a causa. Vejo a capacidade de liderança, mobilização e planejamento como fundamentais para um líder sindical atuar em defesa dos interesses de sua categoria.

Portal da Indústria – A FIESC iniciou recentemente um programa para formação de secretários executivos de sindicatos. Por que oferecer treinamentos específicos para esse tipo de profissional?

Glauco José Côrte – Para que os sindicatos possam atuar bem, agimos na capacitação dos dirigentes sindicais e também dos profissionais que neles trabalham. Enquanto o líder sindical define o rumo e os projetos prioritários, grande parcela da execução cabe ao executivo.

Assim, o alinhamento entre a estratégia e a execução torna-se fundamental. O secretário executivo é fundamental para deixar o sindicato organizado, atuante e com uma boa imagem perante os empresários.

Buscamos desenvolver em nossos treinamentos certas habilidades, competências e atitudes que contribuam para a formação dos profissionais e ajudem na consecução dos objetivos almejados. São capacitações técnicas e comportamentais que abrangem desde organização, administração, tributação, finanças, gestão de projetos e marketing até vendas.

Portal da Indústria – O senhor poderia mencionar algum caso em que a atuação conjunta de empresas, sindicatos e FIESC trouxe resultados positivos para a indústria catarinense?

Glauco José Côrte – Um exemplo prático foi a mobilização em torno da regulamentação da Resolução 13, do Senado, que acaba com a chamada Guerra dos Portos. A FIESC obteve liminar contra um dispositivo ilegal que obrigava as indústrias a revelarem informações estratégicas, como a composição de conteúdo importado.

Conseguimos que as empresas filiadas aos sindicatos ficassem desobrigadas de prestarem essa informação. Outro exemplo de iniciativa bem sucedida é o grande envolvimento das empresas e sindicatos no movimento A Indústria pela Educação, liderado pelo Sistema FIESC. O intuito é despertar a atenção dos empresários e trabalhadores para a necessidade urgente de elevar a escolaridade e a qualificação da força de trabalho para ganhos de produtividade e competitividade.

Portal da Indústria – Quais os desafios da Federação para os próximos anos na promoção do associativismo?

Glauco José Côrte – Aumentar a representatividade dos sindicatos, ampliar os serviços do Sistema FIESC e atrair cada vez mais as indústrias para participarem do sistema de representação industrial, fortalecendo o associativismo. (
Texto de Maria José Rodrigues, do Portal da Indústria) 

ANUNCIANTES INVESTEM MAUA EM MÍDIAS SOCIAIS

 

De acordo com um estudo realizado pela ANA (Association of National Advertisers) no primeiro trimestre de 2013 com anunciantes dos EUA, revelou que 55% dos entrevistados estão investindo mais em mídia social neste ano e a maioria, com 65% planejam aumentar seus gastos com anúncios para celulares nos próximos meses. Apesar dos números positivos para a publicidade, 10% dos entrevistados disseram diminuir o orçamento em marketing ainda este ano.

O crescimento do investimento em anúncios para celulares já dá sinais de consolidação. Segundo relatório divulgado pela eMarketer em  janeiro, a publicidade para celulares e tablets atingiu US$ 8,41 bilhões em 2012, um crescimento de mais de 50% em relação ao montante de 2011. Para 2013, a estimativa é que o crescimento se mantenha em ritmo acelerado e possa chegar a US$ 37 bilhões em 2016.

Para Luís Felipe Cota, cofundador e diretor de marketing da Goomark, agência de Comunicação e Marketing para pequenas e médias empresas (PMEs), a receita em publicidade móvel deve crescer ainda mais nos próximos anos. "Temos observado que a audiência, permanência e conversão na internet, principalmente por meio das redes sociais via smartphones, têm crescido geometricamente. Esse novo cenário faz com que as empresas, inclusive as PMEs, sejam obrigadas a se preparar para esse tipo do consumo de mídia", avalia Cota.

Prova disso é o Facebook, estima-se que a rede social que tem mais de 1 bilhão de usuários, tenha registrado um faturamento em 2012 que poderia chegar a US$ 1,5 bilhão. Cerca de 20% da receita da companhia vem dos investimentos em móbile, isso significa que mais de um em cada cinco dólares gastos em anúncios do Facebook são entregues em dispositivos móveis. (Redação Adnews)


 CADA DIA MAIS ALL-LINE

(João Riva, no Promoview) Há uns dez anos, durante meu período de faculdade, ouvia professores alardearem com uma certeza típica deles que o mercado da comunicação estava mudando, que as verbas sairiam das mídias tradicionais (da época) e cairiam em mãos até então desconhecidas. Achava interessante, mas como todo e qualquer estudante, escutava por escutar.

Era engraçado porque a televisão também dizia que o Brasil era o País do futuro, e que bem provavelmente nem precisaríamos passar pela tempestade para chegar à bonança. Como nasci no comecinho da década de 80 e esta esperança no país do futuro era comum a todos os mais velhos, passei a acreditar nisso. Mas acreditava por acreditar.

Ocorre que escutando por escutar e acreditando por acreditar, o mundo deu algumas voltas e o Brasil se tornou realmente aquele país do futuro (agora presente), e as verbas realmente começaram a sair das mãos das mídias tradicionais.

Professores acertaram, a televisão acertou, e todas estas mudanças se tornaram uma coisa só. Percebi que nosso mercado mudou porque o País mudou. Tudo caminha junto, misturado. Não existe uma coisa aqui, outra ali.

Este novo País criou uma geração de pessoas altamente antenadas e conectadas. A conectividade brasileira passou por cima das classes sociais, sexo, idade ou níveis socioculturais.

Repentinamente estávamos todos (grande parte) conectados ou com real possibilidade de nos conectar. E isso muda tudo. Tudo, mesmo. Muda o País, muda o nosso mercado, e mudam as pessoas.

Há alguns anos leio e escuto sobre os dois universos que vivemos: o on-line e o off-line. Me pergunto se eles ainda existem em separado, ou se viraram uma coisa só. Ora, não precisamos mais sentar em frente ao computador, nos conectar e esquecer o mundo off-line para estar on-line.

 

Aliás, não precisamos mais nem mesmo do computador. Estamos on-line enquanto também off-line. Quantos de nós não estamos fulltime logado ao Facebook (mesmo enquanto dorme), recebendo e-mails e sendo avisado da chegada deles durante o almoço de domingo junto com a família, ou fotografando alguma coisa diferente da rua e postando na rede enquanto pedalamos com os amigos?

 

Neste novo mundo, estamos sempre on e off-line ao mesmo tempo. Não temos mais opção, pois acontece sem que ao menos nos percebamos disso. Estamos sempre disponíveis como profissionais, como pessoas, mas, principalmente, como consumidores.

 

E se o consumidor está neste processo que mistura o on e o off, nosso mundo entra no momento em que chamamos de All-Line. E, all-line, este indivíduo ganha poder de influência, barganha e negociação.

Influencia, pois ele agora pode compartilhar com centenas ou milhares de pessoas as informações que as marcas dos nossos clientes querem que eles transmitam ou não. Assim, não podemos mais errar. Pior: não podemos acertar mais ou menos. Devemos ser precisos.

Barganha e negociação, já que agora podem, dentro do ponto de venda, analisar o produto que desejam comprar mas, ao mesmo tempo, buscar os preços dele em outros locais. Mais que isso, buscar na rede se existem similares a preços mais atrativos.

 

Vivemos agora no Brasil do presente e em um mundo All-Line. Em lugar onde os consumidores estão conectados e com poderes que há alguns anos não tinham. Assim, precisamos tornar os produtos dos nossos clientes para vez mais relevantes a eles.

Nossas estratégias de comunicação, cada dia mais amarradas. Nosso pensamento, cada dia mais All-Line. Junto e misturado.

OPORTUNIDADES

. SENAI abre inscrições para 1,4 mil vagas gratuitas em SC-
O SENAI, entidade do Sistema FIESC, abriu inscrições para 1,4 mil vagas em 40 cursos gratuitos de aprendizagem industrial, oferecidos em 16 cidades catarinenses. Os cursos são dirigidos a jovens e adolescentes de 14 a 24 anos (incompletos).

Além da inserção no mercado de trabalho, a aprendizagem proporciona, na opinião do diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda, "o primeiro contato com um ensino aprofundado de base tecnológica". É o início de uma carreira de educação continuada e que pode evoluir para a formação técnica e para os cursos superiores de tecnologia. 

Diante da crescente demanda por profissionais capacitados, os cursos de aprendizagem permitem às empresas antecipar a captação de talentos. "Esses jovens estão iniciando sua vida profissional e têm pela frente uma longa e promissora carreira", afirma Sérgio Arruda. O diretor do SENAI salienta que os cursos extrapolam a formação tecnológica e vão para as capacidades e competências sociais. "Os estudantes aprendem, por exemplo, a trabalhar em grupo, as especificidades do setor industrial e incorporam características que a indústria precisa". Detalhes:
 0800 481212 ou
www.sc.senai.br.

. Hyperativa abre vagas para TI e Atendimento

 

A Hyperativa, empresa especializada em soluções digitais de relacionamento, anuncia abertura de vagas na área de TI e Atendimento, com seis vagas no total.

Para profissionais de tecnologia a empresa contrata Analista de Suporte Pleno com graduação em Análise de Sistema, Ciência da Computação e áreas afins. O profissional deve ter conhecimento em plataforma Windows 2008 r2, 7, XP, Pacote Office, montagem e manutenção de micro computadores. Além disso, conhecimento em metodologias e padrões de controle de processos e segurança, facilidade de identificar ou solucionar problemas serão considerados diferenciais.
A empresa busca também um Gerente de Infraestrutura e TI com formação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Análise de Sistema e derivados, com experiência no desenvolvimento de projetos para a Internet, domínio em algoritmos, programação web e estrutura de dados, conhecimentos em Java, C++, SQL Server, UML, Design Patterns, MCV, SOA e conhecimentos avançados em protocolos e estruturas da web, assim como em ferramentas para mídias sociais e para desenvolvimento: Visual Studio, Team Foundation Server.
Para Desenvolvedor Pleno, é preciso ensino superior cursando ou completo em Ciências da Computação e Sistema de Informação com competências em Programação avançada .net (C#), Visual Studio, Source Safe e Team Foundation System, debug de browser (firebug) e ferramentas de FTP; javascript, JQuery, lógica de programação e algoritmos básicos.
Na área de WebAnalytics, a empresa seleciona profissional com competências em HttpFox (firefox) e ferramentas de análise dos browsers, implementação de tags, interpretação de relatórios, e com conhecimentos avançados em Google Analytics.
Para Atendimento Pleno focado em web, a empresa busca profissional com superior completo ou cursando em Publicidade, Administração ou Marketing. O interessado deve ter experiência em atendimento de agência (de preferência online), noções de gestão de projetos, pro-atividade, flexibilidade e facilidade para trabalho em equipe.
A Hyperativa contrata, ainda, um estagiário para teste em software. Candidatos devem estar no segundo ou terceiro ano de Análise de Sistemas, Engenharia de Software, Ciências da Computação, Sistemas da Informação ou cursos similares e precisam ter conhecimentos em lógica de programação, básicos de sistemas para web, programação orientada a objetos e SQL Server e conhecimentos avançados no pacote Office 2010.
Para todas as vagas, com exceção do estágio, é desejável inglês avançado. Currículo para vagas@hyperativa.com.br

. FireEye tem vaga para engenheiro de pós-venda no Brasil

A FireEye Brasil anuncia que está em busca de um engenheiro de pós-venda para atuar  no território nacional. A companhia, que possui atualmente mais de mil clientes ao redor do mundo, precisa ampliar sua equipe no Brasil para dar suporte aos clientes e parceiros. Os candidatos devem ter profundo conhecimento em segurança, ter facilidade de relacionamento com clientes e fluência na língua inglesa.  Currículo para nycholas.szucko@fireeye.com.

. Pesquisa em bioenergia oferece bolsas de doutorado

O projeto de pesquisa "Estudo de Processos Integrados de Produção e Recuperação de Etanol 1G", apoiado pela FAPESP e pela ETH Energia, oferece bolsas de doutorado em Engenharia Química.
Com início no segundo semestre de 2013, as bolsas são nos seguintes temas: 1) Fermentação extrativa utilizando solventes orgânicos; 2) Integração dos processos de produção e recuperação de etanol 1G (primeira geração).
Os candidatos deverão ter, preferencialmente, formação em Engenharia Química (graduação e/ou mestrado). Interessados podem se inscrever no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos (PPG-EQ/UFSCar), até o dia 28 de junho de 2013, em www.ppgeq.ufscar.br.
 . SKF capacita mão de obra para o setor industrial e ajuda a minimizar efeitos do apagão de talentos
A SKF do Brasil sabe muito bem como é difícil encontrar profissionais com habilidades técnicas específicas, como analistas de vibrações, especialistas em equipamentos rotativos ou técnicos em lubrificação industrial.
A companhia oferece cursos que vão desde o módulo básico ao avançado nas cinco plataformas em que a companhia atua: rolamentos, vedações, sistemas de lubrificação, mecatrônica e serviços. Os cursos, presenciais ou a distância, estão divididos em seis categorias (estratégias de manutenção, identificação, controle, execução, melhoria contínua e smart start) e organizados em 18 módulos. Todos os treinamentos são destinados a gerentes, supervisores, engenheiros, técnicos e analistas das áreas de Manutenção, Planejamento, Confiabilidade, Lubrificação, entre outras.
Os treinamentos presenciais são realizados no Complexo Industrial da SKF, instalado às margens da Rodovia Anhanguera, em Cajamar, na Grande São Paulo. Por lá a companhia oferece um centro de treinamento com material didático adequado, especialistas por área de conhecimento, produtos e materiais para testes, análises e simulações.
Desde que a companhia começou capacitar técnicos para o setor industrial, em 1997, a SKF conseguiu formar cerca de 10 mil especialistas. Detalhes: http://www.skf.com/br/services/solution-factory/skf-ixion/treinamentos/index.html

CICLO DE CONFERÊNCIA  BIOMAA CAATINGA 

 A FAPESP, no âmbito do Programa BIOTA FAPESP-Educação, convida para o quinto encontro do Ciclo de Conferências 2013, que terá como tema “Bioma Caatinga”.

O objetivo da conferência é mostrar resultados científicos recentes que contribuem para caracterizar a biodiversidade da Caatinga, destacando as principais ameaças e iniciativas de uso sustentável desse bioma, exclusivamente brasileiro, que se estende por aproximadamente 840.000 km2.
O evento será realizado no dia 20. Inscrições. Detalhes: www.fapesp.br/eventos/biota_biomacaatinga/inscricao. : rbs@fapesp.br e (11) 3838-4394. 
 
INICIADA A COMERCIALIZAÇÃO DO BAR TENDER
A distribuidora paulista Boxware anuncia parceria com a provedora global Seagull Scientific para comercialização do BarTender, software líder em criação e impressão de etiquetas e código de barras, ao mercado corporativo nacional.  
Concebido especialmente para Windows, o BarTender é utilizado por empresas para emissão profissional de etiquetas e códigos de barras, incluindo sofisticadas etiquetas RFID para identificação de pessoas ou objetos com tecnologia de microchip.
O BarTender oferece integração a banco de dados e gerenciamento simplificado a mais de três mil modelos de impressora, entre outras funcionalidades. “O software é tão fácil e intuitivo que pode ser utilizado até mesmo por leigos”, diz João Domingues. “E mais: a versão chega totalmente em português para atender ao mercado brasileiro".
Autocom 2013

A Boxware apresenta o BarTender na Autocom 2013, feira internacional de automação comercial que acontece agora em junho na capital paulista. “O público poderá conferir de perto todas aplicações do BarTender, já disponível nas principais revendas do País”, diz Domingues.   A entrada é gratuita, com credenciamento prévio em www.feiraautocom.com.br
Na web, a Boxware está em www.boxware.com.br, Facebook (http://pt-br.facebook.com/BoxwareDistribuidora) e Twitter (http://twitter.com/boxware_br).

FORÇA, POTÊNCIA E ENERGIA: A FÍSICAS NO ESPORTE

 O que a Física tem a ver com o desempenho de um atleta em uma corrida de 100 metros rasos? Ou com a performance de um esportista num salto em distância?

Para Marcelo Yamashita, pesquisador do Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus da Barra Funda, a Física tem muita contribuição a dar a essas e às demais modalidades esportistas.
Yamashita apresentará a palestra Força, potência e energia: a Física em atividades esportivas, no dia 13, às 19h, no anfiteatro do IFT, em São Paulo, com entrada gratuita, como parte da programação do projeto Física ao Entardecer.
Criado em 1999, o Física ao Entardecer é um dos programas mais antigos da Unesp. Dirigido ao chamado público leigo, com abordagens claras de assuntos complexos, já tratou de temas comoburacos negros, bóson de Higgs e nanociência. Detalhes: www.ift.unesp.br e (11) 3393-7836. 
 

JORNAIS: TEMPO DE LEITURA NOS TABLTS IGUALA IMPRESSÃO

De acordo com um relatório do World Press Trends divulgado esta semana, o tempo de leitura gasto em tablets e celulares já iguala o tempo direcionado aos veículos impressos, numa análise focada em Estados Unidos, Alemanha e França.
O relatório, divulgado durante um evento em Bangkok, na Tailândia, também revelou números relevantes sobre o mercado de publicidade nos meios noticiosos. 
O cenário dos Estados Unidos é preocupante, já que a receita caiu 42% nos últimos cinco anos. Num nível mundial, elas tiveram queda de 2% em 2012 e 22% nos últimos cinco anos.
Quando o assunto é a circulação de jornais no mundo, a queda foi menos de 1% em 2012, com crescimento asiático compensando a queda em outros lugares, principalmente na Europa. 
No ano passado, a circulação de periódicos caiu 6,6% na América do Norte,  5,3% na Europa Ocidental, 8,2% na Europa Oriental e 1,4% no Oriente Médio e Norte da África. 
Em outros lugares houve um pequeno aumento no período, como na Ásia (1,2%) Austrália e Nova Zelândia (3,5%) e América Latina (0,1%).
Mais de metade da população adulta do planeta lê um jornal diário, são 2,5 bilhões de pessoas. Mais de 600 lêem notícias em formato digital. (Via Blue Bus repercutindo Journalism.uk e no Adnews)

GESTÃO DE AGÊNCIA

No dia 19 de junho o Comunique-se realiza o Seminário Comunique-se de Gestão de Agências. O evento irá reunir empresas como Sebrae, Approach , Grupo MTCom e X Comunicação para discutir diferentes temas que envolvem o trabalho das agências de comunicação do país.
Detalhes:
educacao.comunique-se.com.br 
www.grupocomunique-se.com.br

 

HOMENS RECLAMAM DE FALTA DE ROMANTISMO

Aproveitando a proximidade com o Dia dos Namorados o ParPerfeito (www.parperfeito.com.br), maior site de relacionamento do Brasil, realizou uma pesquisa com 2.500 usuários para descobrir quais atitudes podem determinar o fim de um relacionamento.
E, por incrível que pareça, a falta de romantismo foi determinante para que 40% dos homens entrevistados colocassem um ponto final em alguma relação que já tiveram. Parece que eles estão mais românticos do que imaginávamos. No ranking geral, os maus hábitos, como fumar e beber, aparecem em segundo lugar com 23% dos votos. O interesse por outra pessoa vem logo em seguida, com 19% das escolhas.
 Ao questionar as mulheres sobre o mesmo assunto, a pesquisa do ParPerfeito mostrou que elas têm a mesma opinião que o público masculino. Para a mulherada a falta de romantismo também vem em primeiro lugar, com 50% dos votos, maus hábitos em segundo, com 31% das escolhas, e interesse em outra pessoa em terceiro, com 13% das respostas. Confira abaixo o resultado completo da pesquisa
O que já te fez terminar um relacionamento sério?
Falta de romantismo
40%
Maus hábitos (beber, fumar, entre outros)
23%
Interesse por outra pessoa
19%
Não se dar bem com a família do parceiro
17%
Ganhar um presente ruim
1%
 
O que já te fez terminar um relacionamento?
Falta de romantismo
    50%
Maus hábitos (beber, fumar, entre outros)
    31%
Interesse por outra pessoa
    13%
Não se dar bem com a família do parceiro
      6%
 
PRPGRAMAÇÃO DE MUSEUS

. Museu Casa de Portinari

Praça Candido Portinari, nº 298
Brodowski - SP
Telefone: (16) 3664-4284
museu@casadeportinari.com.br
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.  Curso de Graffiti
Dias: 5, 12, 19, 26 de junho
Sempre as quartas-feiras, o artista Lelin mostrará aos jovens de projetos sociais da cidade como é feita essa técnica em forma de arte interativa. A Oficina de Graffiti será desenvolvida até agosto e, ao final do curso, os participantes poderão exibir o que aprenderam pintando um muro da cidade para homenagear o centenário de Brodowski.
Horário: quartas-feiras, das 8h30 às 11h
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita
. Momento da Arte – Arte Contemporânea
Data: 8 de junho
O Museu Casa de Portinari, em Brodowski, realiza no sábado (8/6), das 9h às 17h, na Câmara Municipal, um curso gratuito sobre arte contemporânea. O responsável pela ação será Antônio Santoro Junior, crítico de arte membro APCA  (Academia Paulista de Críticos de Arte) e ABCA (Academia Brasileira de Críticos de Arte). Com 40 vagas, a atividade é destinada a profissionais da área de museus, professores e interessados em geral.
Horário: das 9h às 17h
Informações: (16) 3664-4284
Inscrições: 
contato@acamportinari.org
Adesão: gratuita
“Oficinas Andantes”
Data: 8, 29/6/2013
Neste mês, o Museu Casa de Portinari leva as “Oficinas Andantes” para dois bairros de Brodowski, no conjunto habitacional João Paulo II (15/6) e no conjunto habitacional Roberto Fabbri (29/6). Durante a ação, seis oficineiros desenvolverão atividades relacionadas à música, dobradura, pintura, brincadeiras infantis, entre outras. As oficinas acontecem aos sábados.
Dia 8/6: Rua Caetano Adami – Conj. Hab. João Paulo II
Dia 29/6: Rua Luiz Leme de Araújo – Conj. hab. Roberto Fabbri
Horário: das 9h às 16h
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita
 . Domingo com Arte
Data: 9 de junho
No segundo domingo do mês (9/6), o Museu Casa de Portinari realiza o projeto Domingo com Arte. A atividade tem como objetivo incentivar os artistas regionais e aproximar o público do museu ainda mais das artes e da cultura. A atividade permite que os visitantes tenham contato com pintura, artesanato e escultura, produzidos em tempo real.
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita
. Curso Infantil de Pintura
Data: até 26 de junho
No Curso Infantil de Pintura, o professor Antônio Ailton desenvolve as competências artísticas das crianças, proporcionando-lhes condições necessárias para se aperfeiçoarem. A parceria do museu neste ano é com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o projeto Arco-Íris, e buscará estimular o interesse das novas gerações pelas artes plásticas, além de descobrir novos talentos locais.
Horário: das 9h às 10h30; e das 14h às 15h30 (respectivamente)
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita
EXPOSIÇÃO O TREM DA HISTÓRIA
Em homenagem aos 110 anos de Portinari e o primeiro centenário de Brodowski (22/8), o Museu Casa de Portinari e Prefeitura, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, realizam a exposição digital O Trem da História. Em cartaz no espaço da antiga estação de trem, a mostra é composta por quatro apresentações de vídeos simultâneas, em ambientes diferentes.
Local: Antiga Estação Ferroviária - Departamento de Municipal de Cultura e Turismo (Praça Martim Moreira, s/nº – Brodowski)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13 h às 17h
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita
. Museu Índia Vanuíre
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Rua Coroados, nº 521
Centro - Tupã-SP
Telefone: (14) 3491-2333
c 
ontato@museuindiavanuire.org.br
www.museuindiavanuire.org.br
 PROGRAMAÇÃO PERMANENTE
Oficinas para Famílias
Data: 1, 2, 8, 9, 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de junho
Serão realizadas aos finais de semana de junho oficinas culturais direcionadas para as famílias. A intenção é desenvolver com os participantes atividades lúdicas e reflexivas relacionadas ao acervo.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: das 15h às 17h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita
. Museu e Cidadania
Data: 5, 12, 19 e 26 de junho
Todas as quartas-feiras de junho serão realizados encontros entre os pacientes da Clínica Dom Bosco e a equipe de educadoras do museu para a exploração do tema “Brinquedos e Brincadeiras Indígenas”. A ação tem o objetivo da inclusão social e cultural dos participantes.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: às 15h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita
. Índio no Museu
Data: 7 de junho
Como resposta ao esforço empreendido por comunidades indígenas de todo o país, no que diz respeito à preservação e transmissão de sua memória, o museu estende para além do dia 19 de abril a comemoração do Dia do Índio. Neste mês, o convidado é Alan, indígena Kaingang e Krenak. Ele estará disponível para conversar com os visitantes sobre a pintura corporal, o material usado e o significado do grafismo.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: das 9h30 às 16h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita
. Aguçando as Memórias
Data: 10 e 24 de junho
O museu promoverá encontros quinzenais com um grupo da 3ª idade de Tupã para realizar atividades reflexivas que despertam a memória, proporcionando momentos descontraídos e participativos do grupo.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: às 15h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita
PALESTRA: Dia do Imigrante
Data: 12 de junho
Para comemorar o Dia do Imigrante  e homenagear os povos que ajudaram a colonizar Tupã, o Museu Índia Vanuíre promove no dia 12 de junho uma palestra com a descendente de letos Lúcia Nely Zalit Bukolzf. A palestrante atualmente é monitora e educadora do Museu dos Pioneiros de Varpa.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: 10h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita
OFICINA: Como Funciona um Museu
Data: 18 de junho
O Museu Índia Vanuíre visitará uma universidade para discutir ações com o tema “Acessibilidade em Museus”. A atividade será desenvolvida com estudantes de arquitetura. Os participantes irão catalogar uma peça observando alguns aspectos, como denominação do objeto, descrição sumária, materiais e técnicas empregados na criação das peças, avaliação de estado de conservação, além de noções de acondicionamento e embalagem.
Local: Faculdades Faccat (Rua Cherentes, nº 36 - Centro, Tupã/SP)
Horário: 20h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita
 . Em Cartaz no Museu
Data: 26 de junho
Para que novas gerações reconheçam a contribuição dos diversos grupos para a formação de nosso país, sempre na última quarta-feira do mês, o museu exibe um vídeo-documentário seguido por uma roda de conversa.
 O material escolhido para este mês é o episódio “Primeiros Contatos”, da série “Índios no Brasil”, que apresenta o primeiro contato de índios Xavante, da região centro-oeste, com não-índios, na década de 50.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: às 10h e às 14h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita
EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS
. Primeiros Contatos – Atrações e Pacificações do SPI
Período: junho
A exposição “Primeiros Contatos – Atrações e Pacificações do SPI” apresenta 36 fotografias do início do século XX que retratam o projeto de atração de indígenas de diversas regiões brasileiras pelos sertanistas do SPI (Serviço de Proteção ao Índio). As imagens foram selecionadas de uma coleção reunida por Darcy Ribeiro para o Museu do Índio, Funai.
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: das 9h às 17h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita
Fonte: 
http://www.brandpress.com.br/empresas/24273.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=Novos_Press_Releases#ixzz2VL6rvNJl
OITO LIÇÕESDE CARREIRA PARA APRENDER COM GAMES OF THRONES
O canal de TV por assinatura HBO está na 3° temporada de um dos seriados de maior sucesso. A série Game of Thrones, inspirada nas Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin, conta a história dos sete reinos de Westeros envolvendo lealdade, resolução de conflitos e a guerra que vai decidir quem será o legítimo dono do Trono de Ferro. Pois a Universia Brasil (www.universia.com.br) trouxe a história para o universo do mercado de trabalho e aponta 8 lições de carreira que os profissionais podem aprender com o seriado.
A primeira é pagar suas dívidas. Um Lannister sempre paga as suas dívidas. A Casa Lannister é a mais rica dos sete reinos, e os chamados leões da série nunca se esquecem de pagar o que devem. De acordo com a Universia Brasil, no mundo dos negócios, dívidas não são apenas uma parte da sua vida financeira, mas também destroem a flexibilidade e são um obstáculo na sua carreira.
 Outro ensinamento apontado pela rede é deixar seus competidores se destruírem. Segundo o anão Tyrion Lannister, os seus inimigos se odeiam tanto quanto odeiam você, e podemos concordar que Tyrion é um dos personagens mais inteligentes da série. Deixe seus competidores brigarem uns com os outros através de campanhas de marketing e guerras de negócios e use esse tempo para construir a sua própria fortaleza, atraindo os seus clientes.
A lealdade também é outro ponto destacado pela Universia Brasil. Em um dos episódios recentes, Daenerys Targaryen liberta uma cidade inteira de escravos e gera um sentimento de lealdade do que antes era o povo Imaculado. Libertos da condição de escravidão, os Imaculados de Astapor juram suas vidas e espadas à Rainha Dragão. Isso ensina que é melhor criar um ambiente de opções, onde os seus colegas sejam leais por opção e não imposição.
 Para ler sobre as 8 lições, basta acessar o portal da Universia Brasil no  http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/06/04/1028218/8-lices-carreira-game-of-thrones.html.

 GOLEIROS PODEM MELHORAR COM AJUDA DA PESQUISA


 Com o auxílio de um modelo matemático, Sérgio Augusto Cunha, professor da Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e colegas têm desenvolvido um sistema para analisar saltos de goleiros de futebol por meio de visualização por computador. A proposta é tentar melhorar esse fundamento nos atletas profissionais.


O estudo, feito com apoio da FAPESP por meio de uma Bolsa de Pesquisa no Exterior, é destaque na nova edição do Jornal da Unicamp.

Segundo Cunha, no futebol o goleiro lida com características muito específicas de preparo físico, técnico e tático. A movimentação para executar a defesa passa pelas fases de expectativa, primeiro passo e salto. O estudo procurou definir parâmetros para que o salto tenha melhor desempenho.

Os experimentos foram feitos com seis voluntários amadores (quatro goleiros e dois não goleiros), cada qual executando nove saltos. Cunha contou com a colaboração do grupo do professor Walter Herzog na University of Calgary, no Canadá, onde fez pós-doutorado.

O foco do estudo foi a potência do salto, variável importante para jogadores de futebol e atletas de outras modalidades. O modelo matemático usado envolveu uma rotina descrita no Matlab, software que faz cálculos com matrizes e relaciona conceitos básicos como determinar valor de máximo da curva e de área sobre a curva.

Cunha analisou o impulso e a chamada força-pico. Os saltos foram feitos em plataformas de força, que, segundo o pesquisador, podem ser levadas ao campo de treinamento para que técnico e atletas confiram o desempenho em termos da análise da curva de força no tempo e da área sobre essa curva.

Resultados preliminares do estudo apontam que os goleiros têm um aproveitamento muito maior de energia na hora do contato com o solo do que os não goleiros. Quando fazem o impulso, por exemplo, freiam muito menos o movimento, graças à técnica.

Cunha pretende colocar em prática o sistema com a análise de saltos de atletas de times profissionais. “Faremos análises de saltos utilizando goleiros brasileiros”, disse.

O pesquisador está aprimorando, junto com o professor Ricardo Torres, do Instituto de Computação da Unicamp, a quantificação dos padrões das curvas de saltos. Um novo estudo deve abordar o salto na hora do cabeceio no futebol, feito por um orientando de Cunha, a fim de entender como treinar melhor a potência dos membros inferiores. 
 

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