Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de maio de 2013

OS CONSUNIDORES E AS MÃES


 No intuito de fornecer mais subsídios aos clientes em datas comemorativas, a McCann lançou a série de investigações “A verdade sobre sua próxima promoção”, que avalia o comportamento do consumidor na América Latina. O primeiro período estudado foi o Dia das Mães.


 


 Dois mil consumidores, com mais de 18 anos e de todas as classes socioeconômicas, participaram da pesquisa online, localmente coordenada pela WMcCann e realizada nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Honduras, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai. No Brasil, a amostra foi composta de mil pessoas.


 


“Acredito que o maior benefício dessa iniciativa é ajudar no entendimento sobre a antecedência com que os consumidores compram. É notável como datas como essa, apesar de muito presentes na cabeça das pessoas, não se relacionam à preparação para a compra, já que muitos deixam para a última hora.

 

Do ponto de vista comunicacional, as empresas podem se preparar com mais argumentos para ativar o consumir no momento de compra. No caso do Dia das Mães, é uma ferramenta para que as marcas definam o quanto podem se apropriar dos interesses das próprias mães na geração de experiências em torno delas”, diz Luana Azeredo, gerente de planejamento da WMcCann.

 

Segundo a executiva, o Brasil está entre os países mais competitivos quando se investiga a motivação por trás do ato de presentear. Os resultados revelaram que 100% dos consumidores têm como intenção fazer com que suas mães se destaquem na família; 83,3% afirmam que, ao comprar um presente, querem superar os entregues pelos irmãos; 64,4% dizem que fazer a mãe sentir-se especial em relação às outras está em primeiro plano.

O estudo revelou que 88% dos brasileiros deixam a compra de presentes para a última hora, frequentemente para o próprio dia da celebração. “Como dado curioso, vale ressaltar a preocupação das mães com a própria família.

Basicamente, quase toda mãe quer ganhar presentes na data, mas grande parte delas trocaria o mimo por mais tempo com os entes queridos (24%). E embora um número bastante relevante afirme não dar muita importância ao dia, todas ficam chateadas se não são lembradas. Apenas 17% das entrevistadas não trocariam o Dia das Mães por nada nesse mundo”, afirma Luana.

A pesquisa também indicou que 58% da amostra nacional recorre aos shoppings em ocasiões como essa e que 26% se diz influenciável pelas vitrines físicas das lojas, mesmo índice registrado quando a influência vem da internet e das redes sociais. As próximas datas investigadas serão o Dia dos Pais, Natal e Ano Novo. (Propmark)

 

OS HÁBITOS DE CONSUMO EM  GRANDES CIDADES


 


Por iniciativa de Luca Lindner, presidente do McCann Worldgroup para América Latina, Caribe, África e Oriente Médio, e coordenado regionalmente pelo diretor de planejamento Josafá Solis, mais de 2,5 mil funcionários da rede McCann da América Latina saíram às ruas para pesquisar os hábitos de consumo da população em grandes centros urbanos.


 


Buenos Aires (Argentina), Caracas (Venezuela), Porto of Spain (Trinidad e Tobago), San Juan (Porto Rico) e Cidade do México foram algumas das cidades inseridas no estudo “Truth about street” que, no Brasil, contou com São Paulo e Rio de Janeiro em seu mapa.


 

No país, a pesquisa foi concentrada em áreas habitadas principalmente por pessoas das classes C e D. Em São Paulo, Itaim Paulista, Sé, Itaquera, Tatuapé, Lapa, República, Freguesia do Ó, Vila Invernada, Carandiru, Cidade Tiradentes, Jardim Marajoara e Jardim Cupecê estiveram entre os bairros visitados. Já no Rio de Janeiro, os profissionais do escritório carioca da WMcCann foram até regiões como Bangu, Bonsucesso, Cascadura, Campo Grande, Penha, Madureira, Méier, Tijuca. As agências de ativação do grupo no Brasil – Momentum, MRM e Future Brand – também participaram das cerca de quatro mil entrevistas. A ação foi liderada pelo presidente da WMcCann, Martin Montoya, com coordenação de Aloísio Pinto, vice-presidente de planejamento.

O estudo, que segundo Lindner “é a primeira vez que ocorre no mundo da publicidade com essa magnitude”, teve como pano de fundo a coleta de informações e insights sobre o comportamento das pessoas em relação ao tema “Comida na rua”. Ou seja, tudo o que os consumidores podem comer e beber enquanto estão em trânsito.

De acordo com Montoya, foi reforçada na pesquisa a percepção de que a relação desses consumidores com as marcas é mais distante do que em relação aos públicos A e B. “Para as empresas se relacionarem com esses públicos, elas precisarão construir uma outra relação que vá além do recall”, completa. Em breve, o estudo deverá ser replicado para os escritórios do McCann Worldgroup nos Estados Unidos e Europa. (Propmark)

COCA-COLA PROMETE NÃO FAZER PUBLICIDADE  PARA CRIANÇAS


Ao comemorar seus 127 anos, neste mês de maio, The Coca-Cola Company anuncia quatro compromissos globais com o objetivo de contribuir para que a população seja mais saudável, feliz e ativa. Essas diretrizes, que já são adotadas nos cerca de 200 países onde atua, incluindo o Brasil, são:

1)    Oferecer opções em bebidas baixas em calorias e sem calorias em todos os mercados.

 

2) Fornecer informação nutricional transparente e clara de nossos produtos, incluindo seu conteúdo calórico na frente de todas nossas embalagens.

 

3) Ajudar as pessoas a ter uma vida ativa através do apoio a programas de saúde física em todos os países em que operamos.

 

4) Fazer marketing responsável, incluindo não dirigir publicidade a crianças menores de 12 anos em nenhum lugar do mundo.

 

“Atualmente, a obesidade é o problema de saúde mais desafiador, que afeta praticamente todas as famílias e populações. É um problema social, por isso todos temos que trabalhar juntos e fazer a nossa parte”, afirma Muhtar Kent, diretor e CEO da Coca-Cola Company.

 

“Estamos comprometidos em ser parte dessa solução, trabalhando em parceria com empresas, governo e sociedade civil. Esse anúncio é mais um passo em direção a nossa jornada, à medida que agimos com o objetivo de amplo alcance em todos os lugares onde atuamos."

 

The Coca-Cola Company já adotou uma série de medidas importantes por meio de inovações em produtos e embalagens, incluindo as de tamanhos menores, como as minilatas nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Coreia do Sul e Tailândia.

 

O sistema Coca-Cola atualmente apoia diversos programas que promovem um estilo de vida ativo e saudável em mais de 115 países, atingindo milhões de pessoas, e já informa as calorias de suas bebidas na parte da frente das embalagens de todos os seus produtos em todo o mundo. E vai continuar fazendo ainda mais.

 

A empresa também se comprometeu a medir o alcance desses esforços no site www.comingtogether.com. A plataforma digital oferece mais detalhes sobre seus compromissos globais e convida as pessoas a conhecerem mais sobre o que a companhia está fazendo, acompanharem o progresso, publicarem comentários e trocarem ideias sobre como podemos, coletivamente, promover a escolha, o equilíbrio e a vida ativa.

 

No momento, The Coca-Cola Company vende bebidas não alcoólicas em praticamente todas as categorias, incluindo água, água enriquecida e com sabor, chá, café, sucos, bebidas esportivas e energéticas.

 

Seu amplo portfólio contém cerca de 800 bebidas de baixa e sem caloria, representando 25% do total. A empresa vai continuar inovando em embalagens de tamanhos menores e novos adoçantes, como estévia, porque acredita que a escolha do consumidor se baseia em vários sabores, formatos e tamanhos. (Adnews)

 

 ANUNCIADA A PROGAMAÇÃO DO CONEXÕES GLOBAIS

O Conexões Globais 2013 foi lançado oficialmente , em evento na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), em Porto Alegre/RS. A segunda edição do Conexões está marcada para os dias 23, 24 e 25  e  promoverá uma série de conferências, oficinas e atividades culturais sobre cultura digital, democracia no século 21, novas tecnologias, educação, direito à comunicação, liberdade na internet e novas formas de mobilização, entre outras discussões.

Realizado pelas secretarias de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) e da Cultura (Sedac) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o evento vai reunir grandes pensadores e ativistas da cultura digital de diversos países vão participar do evento, presencial e virtualmente.

 

Todas as conferências serão transmitidas ao vivo via web, num formato inovador: a interação com o público se dará também por meio do Twitter e de plataformas de redes sociais como o Facebook.

 

Entre os nomes já confirmados estão: Ronaldo Lemos (criador do site Overmundo e coordenador do Creative Commons no Brasil), Natália Viana (fundadora da Agência Pública de Jornalismo), Peter Sunde (fundador do The Pirate Bay), Javier Toret (ciberativista, articulador do movimento 15M na Espanha), Gustavo Anitelli (produtor da banda O Teatro Mágico e integrante do movimento MPB - Música Para Baixar), Franklin Martins (jornalista político), Isadora Faber (estudante criadora do blog Diário de Classe), Antônio Martins (fundador do Le Monde Diplomatique Brasil), entre outros.

 

A programação cultural do evento também está confirmada e tem atrações como Jorge Mautner, Bella Stone, Frank Jorge, Tonho Crocco, entre outros.
 

O lançamento oficial do Conexões Globais começou com show do grupo Alabê Ôni, dos artistas Mimmo Ferreira, Kako Xavier e Walter Pingo, grandes divulgadores do maçambique e da cultura negra do Rio Grande do Sul. Enquanto eles tocavam, os artistas gráficos Trampo, Xadalu e Tridente produziam um painel com grafite e stickers.

 

O secretário-adjunto da cultura, Jéferson Assumção, ressaltou a importância de transformar a Casa de Cultura Mario Quintana em um espaço de reflexão e debates conectados com o mundo. "A cultura digital conecta as culturas populares, urbanas, suburbanas, a arte já consagrada, fazendo essas conexões se realizarem em um ambiente produtivo, criativo e de ampliação da ideia de cidadania cultural", afirmou.

 

A secretária de Comunicação e Inclusão Digital Vera Spolidoro também destacou que ainda há muito que se discutir sobre as recentes transformações da mídia, da cultura e da política, proporcionadas pelas novas tecnologias. "Hoje existem muitas formas de trocar informação e formar opinião pública. É uma grande revolução. E para onde isso nos leva é o que queremos discutir no Conexões Globais", finalizou a secretária.

 

Programação já confirmada


A programação das oficinas, os temas das mesas e os perfis dos debatedores podem ser encontrados no link http://www.conexoesglobais.com.br/programacao/


NOVOS LIVROS NA PRAÇA

. A Revista e seu Jornalismo  - o livro “A Revista e seu jornalismo” (Penso Editora), escrito por Frederico de Mello B. Tavares e Reges Schwaab.

. E-book Tempos Sociais e o Mundo Contemporâneo está disponível-  Está disponível o e-Book “Tempos Sociais e o Mundo Contemporâneo”, resultado do seminário homônimo ocorrido em julho do ano passado, em Portugal.

O livro foi publicado, em conjunto, pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e pelo Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS), ambos da Universidade do Minho. A publicação pode ser acessada no site da instituição.

. Livro aborda os roteiros do radialista Túlio de Lemos - Lançado o livro “Túlio de Lemos e seus admiráveis roteiros: Rádio, Arte e Política”, da editora Terceira Margem. O evento de lançamento acontece às 18h30, na Livraria Martins Fontes, em São Paulo. O livro, de autoria de Irineu Guerrini Junior, aborda a contribuição que o radialista deixou a partir de seus roteiros para o rádio criados nas décadas de 40 e 50.

. Nova obra apresenta um relato sobre a história do esporte no Brasil -  Será lançado, no dia 29, a obra “Pesquisa histórica e história do esporte”, da Editora 7 Letras. A obra é assinada pelos autores João Manuel Santos, Mauricio Murad, Rafael Fortes e Victor Andrade de Melo.

A publicação busca relatar a história do esporte no Brasil, proporcionando uma análise da própria história em seu sentido mais amplo e de sua influência no esporte. A obra está disponível no site da editora.

. Livro sobre a regulação da mídia na Europa é lançado na internet -  A Universidade do Minho (UMinho), de Portugal, através do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), acaba de lançar o e-Book “Media Regulators in Europe: A Cross-Country Comparative Analysis”. A publicação busca entender a ação da regulação portuguesa de mídia no contexto europeu. Para isso, participaram membros do EuroMedia Research Group e colaboradores de 13 países da Europa.

O livro resulta do projeto coletivo de investigação “A regulação dos media em Portugal: O caso da ERC”. O e-Book foi editado por Helena Souza, Wolfgang Trützschler, Joaquim Fidalgo e Mariana Lameiras e publicado pela editora do CECS. A obra está disponível gratuitamente nosite da UMinho.

. Biblioteca Virtual da Feevale disponibiliza mais de 1,5 mil títulos - A Universidade Feevale (RS) disponibiliza um acervo com mais de 1,5 mil livros para acesso gratuito. As obras são de mais 40 áreas do conhecimento e podem ser acessadas por computador ou tablet.

Além disso, através da Biblioteca Digital Universitária, o usuário pode comprar as versões impressas ou realizar a impressão com desconto. O acervo pode ser acessado pelo site www.feevale.br/biblioteca. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail biblio@feevale.br .

  

 ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA

Será realizado na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, o 9º Encontro Nacional de História da Mídia. O encontro, realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) e pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), acontece de 30 de maio a 1º de junho. Entre os convidados, já está confirmada a presença da Vice-Presidente da Intercom, Marialva Barbosa.

Na ocasião, também será realizada a 2ª edição do Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia para alunos de graduação. A distinção premiará 16 finalistas, e o primeiro colocado (aluno e orientador) ganhará uma viagem para o Rio de Janeiro. O prêmio trata-se de uma exposição de trabalhos científicos em nível de graduação e um concurso cultural vinculado ao Encontro Nacional de Pesquisadores de História da Mídia, evento que ocorre a cada dois anos no Brasil, com apoio da Globo Universidade.

Detalhes pelo
 site do evento, pelo historiadamidia@icsa.ufop.br , pelas páginas do evento no Facebook  e pelo Twitter @HistoriaMidia.

 CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIDADES CRIATIVAS

 

Com o objetivo de debater o papel da juventude, das políticas públicas sociais e práticas para solução dos problemas urbanos, será realizado o III Congresso Internacional de Cidades Criativas.

O encontro acontece de 28 a 30 de agosto, na Unicamp. É primeira edição do congresso no Brasil - as outras duas aconteceram na Espanha. Detalhes: www.ciudadescreativas.es/.


PRÊMIO ANATEC

Abertas as inscrições para o IX Prêmio Anatec, que visa valorizar as melhores práticas de jornalismo segmentado. Os cases podem ser inscritos em oito categorias: Capas, Home Pages e Vinhetas de Aberturas, Projetos Gráficos, Eletrônicos e Digitais, Lançamento do Ano, Customizadas, Business to Consumer – B2C, Business to Business – B2B, Circulação Internacional e Relacionamento com o Mercado.

Os projetos inscritos serão julgados por profissionais com experiência em mídia segmentada. Podem participar profissionais da mídia, editores, publicitários, jornalistas e profissionais do marketing. Detalhes:(11) 3801-2843 ou pelo e-mailpremioanatec@garridomarketing.com.br .  Inscrições  pelo site do IX Prêmio Anatec.

OPORTUNIDADES

. Unisc (RS) publica edital para contratação de professores

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no Rio Grande do Sul, está com edital aberto para contratação de professores para o seu Departamento de Comunicação Social. Foram abertas, ao todo, três vagas para as disciplinas de Redação Publicitária, Teoria da Comunicação e Relações Públicas. As inscrições para o Concurso Público vão até o dia 21 de maio via Protocolo da Unisc, e também por procuração via correio.

Para a vaga de Redação Publicitária, é exigida a graduação em Publicidade e Propaganda e Mestrado em Comunicação e áreas afins. Para a disciplina de Teoria da Comunicação, a titulação exigida é Graduação em Comunicação Social e Doutorado em Comunicação. Para Relações Públicas, é exigida Graduação em Relações Públicas e Mestrado em Comunicação ou áreas afins. Informações completas podem ser obtidas pelo site da Unisc.

. Universidade Federal de Santa Maria (RS) abre concurso para docentes

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, publicou edital para a contratação de docentes até o dia 13 de maio. Na área de Comunicação Social, são duas vagas, para profissionais com habilitação em Relações Públicas.

As oportunidades são para lecionar no campus da universidade na cidade de Frederico Westphalen. Mais informações sobre o edital estão disponíveis no site da UFSM.

CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOÉTICA

Entre os dias 24 e 27 de setembro, Florianópolis receberá o maior evento da área de Bioética do Brasil, e um dos maiores do mundo: o X Congresso Brasileiro Bioética que acontecerá no Centro de Convenções da cidade.

 

Durante os quatro dias de evento, acontecerão palestras, exposição de trabalhos, simpósios e debates com conferencistas e profissionais de renome nacional e internacional.

Simultaneamente, acontecerão o II Congresso Brasileiro de Bioética Clínica, o Encontro de Alunos de Programas de Pós-Graduação em Bioética, o Encontro de Ligas Acadêmicas de Bioética e o Encontro de Comitês de Ética em Pesquisa.

 

O evento terá como presidente de honra o Prof. Dr. William Saad Hossne médico graduado pela Universidade de São Paulo (1951); professor Titular de Cirurgia da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e Professor Emérito, Coordenador do Curso de Pós Graduação (Mestrado/Doutorado) em Bioética do Centro Universitário São Camilo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário