No intuito de fornecer mais subsídios
aos clientes em datas comemorativas, a McCann lançou a série de investigações
“A verdade sobre sua próxima promoção”, que avalia o comportamento do
consumidor na América Latina. O primeiro período estudado foi o Dia das Mães.
Dois mil consumidores, com mais de 18 anos e
de todas as classes socioeconômicas, participaram da pesquisa online,
localmente coordenada pela WMcCann e realizada nos seguintes países: Argentina,
Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Honduras, México, Paraguai, Peru,
Porto Rico, República Dominicana e Uruguai. No Brasil, a amostra foi composta
de mil pessoas.
“Acredito que o
maior benefício dessa iniciativa é ajudar no entendimento sobre a antecedência
com que os consumidores compram. É notável como datas como essa, apesar de
muito presentes na cabeça das pessoas, não se relacionam à preparação para a
compra, já que muitos deixam para a última hora.
Do ponto de
vista comunicacional, as empresas podem se preparar com mais argumentos para
ativar o consumir no momento de compra. No caso do Dia das Mães, é uma
ferramenta para que as marcas definam o quanto podem se apropriar dos
interesses das próprias mães na geração de experiências em torno delas”, diz
Luana Azeredo, gerente de planejamento da WMcCann.
Segundo a executiva, o Brasil está entre
os países mais competitivos quando se investiga a motivação por trás do ato de
presentear. Os resultados revelaram que 100% dos consumidores têm como intenção
fazer com que suas mães se destaquem na família; 83,3% afirmam que, ao comprar
um presente, querem superar os entregues pelos irmãos; 64,4% dizem que fazer a
mãe sentir-se especial em relação às outras está em primeiro plano.
O estudo revelou que 88% dos brasileiros
deixam a compra de presentes para a última hora, frequentemente para o próprio
dia da celebração. “Como dado curioso, vale ressaltar a preocupação das mães
com a própria família.
Basicamente, quase toda mãe quer ganhar
presentes na data, mas grande parte delas trocaria o mimo por mais tempo com os
entes queridos (24%). E embora um número bastante relevante afirme não dar muita
importância ao dia, todas ficam chateadas se não são lembradas. Apenas 17% das
entrevistadas não trocariam o Dia das Mães por nada nesse mundo”, afirma Luana.
A pesquisa também indicou que 58% da
amostra nacional recorre aos shoppings em ocasiões como essa e que 26% se diz
influenciável pelas vitrines físicas das lojas, mesmo índice registrado quando
a influência vem da internet e das redes sociais. As próximas datas
investigadas serão o Dia dos Pais, Natal e Ano Novo. (Propmark)
OS HÁBITOS DE CONSUMO EM GRANDES CIDADES
Por iniciativa de Luca Lindner,
presidente do McCann Worldgroup para América Latina, Caribe, África e Oriente
Médio, e coordenado regionalmente pelo diretor de planejamento Josafá Solis,
mais de 2,5 mil funcionários da rede McCann da América Latina saíram às ruas
para pesquisar os hábitos de consumo da população em grandes centros urbanos.
Buenos Aires (Argentina), Caracas
(Venezuela), Porto of Spain (Trinidad e Tobago), San Juan (Porto Rico) e Cidade
do México foram algumas das cidades inseridas no estudo “Truth about street”
que, no Brasil, contou com São Paulo e Rio de Janeiro em seu mapa.
No país, a pesquisa foi concentrada em áreas habitadas
principalmente por pessoas das classes C e D. Em São Paulo, Itaim Paulista, Sé,
Itaquera, Tatuapé, Lapa, República, Freguesia do Ó, Vila Invernada, Carandiru,
Cidade Tiradentes, Jardim Marajoara e Jardim Cupecê estiveram entre os bairros
visitados. Já no Rio de Janeiro, os profissionais do escritório carioca da
WMcCann foram até regiões como Bangu, Bonsucesso, Cascadura, Campo Grande,
Penha, Madureira, Méier, Tijuca. As agências de ativação do grupo no Brasil –
Momentum, MRM e Future Brand – também participaram das cerca de quatro mil
entrevistas. A ação foi liderada pelo presidente da WMcCann, Martin Montoya,
com coordenação de Aloísio Pinto, vice-presidente de planejamento.
O estudo, que segundo Lindner “é a primeira vez que ocorre no
mundo da publicidade com essa magnitude”, teve como pano de fundo a coleta de
informações e insights sobre o comportamento das pessoas em relação ao tema
“Comida na rua”. Ou seja, tudo o que os consumidores podem comer e beber
enquanto estão em trânsito.
De acordo com Montoya, foi reforçada na pesquisa a percepção de
que a relação desses consumidores com as marcas é mais distante do que em
relação aos públicos A e B. “Para as empresas se relacionarem com esses
públicos, elas precisarão construir uma outra relação que vá além do recall”,
completa. Em breve, o estudo deverá ser replicado para os escritórios do McCann
Worldgroup nos Estados Unidos e Europa. (Propmark)
COCA-COLA PROMETE NÃO
FAZER PUBLICIDADE PARA CRIANÇAS
Ao
comemorar seus 127 anos, neste mês de maio, The Coca-Cola Company anuncia
quatro compromissos globais com o objetivo de contribuir para que a população
seja mais saudável, feliz e ativa. Essas diretrizes, que já são adotadas nos
cerca de 200 países onde atua, incluindo o Brasil, são:
1)
Oferecer opções
em bebidas baixas em calorias e sem calorias em todos os mercados.
2) Fornecer informação nutricional transparente e
clara de nossos produtos, incluindo seu conteúdo calórico na frente de todas
nossas embalagens.
3) Ajudar as pessoas a ter uma vida ativa através do
apoio a programas de saúde física em todos os países em que operamos.
4) Fazer marketing responsável, incluindo não dirigir
publicidade a crianças menores de 12 anos em nenhum lugar do mundo.
“Atualmente, a obesidade é o problema de saúde mais
desafiador, que afeta praticamente todas as famílias e populações. É um
problema social, por isso todos temos que trabalhar juntos e fazer a nossa
parte”, afirma Muhtar Kent, diretor e CEO da Coca-Cola Company.
“Estamos comprometidos em ser parte dessa solução,
trabalhando em parceria com empresas, governo e sociedade civil. Esse anúncio é
mais um passo em direção a nossa jornada, à medida que agimos com o objetivo de
amplo alcance em todos os lugares onde atuamos."
The Coca-Cola Company já adotou uma série de medidas
importantes por meio de inovações em produtos e embalagens, incluindo as de
tamanhos menores, como as minilatas nos Estados Unidos, Austrália, Canadá,
Coreia do Sul e Tailândia.
O sistema Coca-Cola atualmente apoia diversos
programas que promovem um estilo de vida ativo e saudável em mais de 115
países, atingindo milhões de pessoas, e já informa as calorias de suas bebidas
na parte da frente das embalagens de todos os seus produtos em todo o mundo. E
vai continuar fazendo ainda mais.
A empresa também se comprometeu a medir o alcance
desses esforços no site www.comingtogether.com. A plataforma digital oferece mais detalhes sobre
seus compromissos globais e convida as pessoas a conhecerem mais sobre o que a
companhia está fazendo, acompanharem o progresso, publicarem comentários e
trocarem ideias sobre como podemos, coletivamente, promover a escolha, o
equilíbrio e a vida ativa.
No momento, The Coca-Cola Company vende bebidas não
alcoólicas em praticamente todas as categorias, incluindo água, água
enriquecida e com sabor, chá, café, sucos, bebidas esportivas e energéticas.
Seu amplo portfólio contém cerca de 800 bebidas de
baixa e sem caloria, representando 25% do total. A empresa vai continuar
inovando em embalagens de tamanhos menores e novos adoçantes, como estévia,
porque acredita que a escolha do consumidor se baseia em vários sabores,
formatos e tamanhos. (Adnews)
ANUNCIADA A PROGAMAÇÃO DO CONEXÕES
GLOBAIS
O Conexões Globais 2013 foi lançado
oficialmente , em evento na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), em Porto Alegre/RS. A segunda edição do
Conexões está marcada para os dias 23,
24 e 25 e promoverá uma série de conferências, oficinas
e atividades culturais sobre cultura digital, democracia no século 21, novas
tecnologias, educação, direito à comunicação, liberdade na internet e novas
formas de mobilização, entre outras discussões.
Realizado pelas secretarias
de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) e da Cultura (Sedac) do Governo do
Estado do Rio Grande do Sul, o evento vai reunir grandes pensadores e ativistas da cultura digital de diversos países
vão participar do evento, presencial e virtualmente.
Todas
as conferências serão transmitidas ao
vivo via web, num formato inovador: a interação com o público se dará
também por meio do Twitter e de plataformas de redes sociais como o Facebook.
Entre
os nomes já confirmados estão: Ronaldo
Lemos (criador do site Overmundo e coordenador do Creative Commons no
Brasil), Natália Viana (fundadora da
Agência Pública de Jornalismo), Peter
Sunde (fundador do The Pirate Bay), Javier
Toret (ciberativista, articulador do movimento 15M na Espanha), Gustavo Anitelli (produtor da banda O
Teatro Mágico e integrante do movimento MPB - Música Para Baixar), Franklin Martins (jornalista político),
Isadora Faber (estudante criadora do
blog Diário de Classe), Antônio Martins
(fundador do Le Monde Diplomatique Brasil), entre outros.
A programação cultural do evento também
está confirmada e tem atrações como Jorge Mautner, Bella Stone, Frank Jorge, Tonho Crocco, entre outros.
O lançamento oficial do Conexões Globais
começou com show do grupo Alabê Ôni, dos
artistas Mimmo Ferreira, Kako Xavier e Walter Pingo, grandes divulgadores do
maçambique e da cultura negra do Rio Grande do Sul. Enquanto eles tocavam, os
artistas gráficos Trampo, Xadalu e Tridente produziam um painel com grafite e
stickers.
O secretário-adjunto da cultura, Jéferson
Assumção, ressaltou a importância de transformar a
Casa de Cultura Mario Quintana em um espaço de reflexão e debates conectados
com o mundo. "A cultura digital conecta as culturas populares, urbanas,
suburbanas, a arte já consagrada, fazendo essas conexões se realizarem em um
ambiente produtivo, criativo e de ampliação da ideia de cidadania
cultural", afirmou.
A secretária de Comunicação e Inclusão
Digital Vera Spolidoro também
destacou que ainda há muito que se discutir sobre as recentes transformações da
mídia, da cultura e da política, proporcionadas pelas novas tecnologias.
"Hoje existem muitas formas de trocar informação e formar opinião pública.
É uma grande revolução. E para onde isso nos leva é o que queremos discutir no Conexões
Globais", finalizou a secretária.
Programação
já confirmada
A
programação das oficinas, os temas das mesas e os perfis dos debatedores podem
ser encontrados no link http://www.conexoesglobais.com.br/programacao/
. A Revista e seu Jornalismo - o livro “A Revista e seu jornalismo” (Penso Editora), escrito
por Frederico de Mello B. Tavares e Reges Schwaab.
. E-book Tempos
Sociais e o Mundo Contemporâneo está
disponível- Está disponível o
e-Book “Tempos Sociais e o Mundo Contemporâneo”, resultado do seminário
homônimo ocorrido em julho do ano passado, em Portugal.
O livro foi publicado, em conjunto, pelo Centro de Estudos de
Comunicação e Sociedade (CECS) e pelo Centro de Investigação em Ciências
Sociais (CICS), ambos da Universidade do Minho. A publicação pode ser acessada
no site da instituição.
. Livro aborda os roteiros do radialista Túlio de Lemos - Lançado o livro “Túlio de Lemos e
seus admiráveis roteiros: Rádio, Arte e Política”, da editora Terceira Margem.
O evento de lançamento acontece às 18h30, na Livraria Martins Fontes, em São
Paulo. O livro, de autoria de Irineu Guerrini Junior, aborda a contribuição que
o radialista deixou a partir de seus roteiros para o rádio criados nas décadas
de 40 e 50.
. Nova obra apresenta um relato sobre a história do esporte no
Brasil - Será lançado, no dia 29, a obra “Pesquisa
histórica e história do esporte”, da Editora 7 Letras. A obra é assinada pelos
autores João Manuel Santos, Mauricio Murad, Rafael Fortes e Victor Andrade de
Melo.
A publicação busca relatar a história do esporte no Brasil,
proporcionando uma análise da própria história em seu sentido mais amplo e de
sua influência no esporte. A obra está disponível no site da editora.
. Livro sobre a regulação da mídia na Europa é lançado na
internet - A Universidade do Minho (UMinho), de Portugal,
através do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), acaba de lançar
o e-Book “Media Regulators in Europe: A Cross-Country Comparative Analysis”. A
publicação busca entender a ação da regulação portuguesa de mídia no contexto
europeu. Para isso, participaram membros do EuroMedia Research Group e
colaboradores de 13 países da Europa.
O livro resulta do projeto coletivo de investigação “A regulação
dos media em Portugal: O caso da ERC”. O e-Book foi editado por Helena Souza,
Wolfgang Trützschler, Joaquim Fidalgo e Mariana Lameiras e publicado pela
editora do CECS. A obra está disponível gratuitamente nosite da UMinho.
. Biblioteca Virtual da Feevale disponibiliza mais de 1,5 mil
títulos - A
Universidade Feevale (RS) disponibiliza um acervo com mais de 1,5 mil livros
para acesso gratuito. As obras são de mais 40 áreas do conhecimento e podem ser
acessadas por computador ou tablet.
Além disso, através da Biblioteca Digital Universitária, o
usuário pode comprar as versões impressas ou realizar a impressão com desconto.
O acervo pode ser acessado pelo site www.feevale.br/biblioteca. Dúvidas podem
ser esclarecidas pelo e-mail biblio@feevale.br .
ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA
Será realizado na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, o 9º
Encontro Nacional de História da Mídia. O encontro, realizado pela Associação
Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) e pela Universidade
Federal de Ouro Preto (UFOP), acontece de 30 de maio a 1º de junho. Entre os
convidados, já está confirmada a presença da Vice-Presidente da Intercom,
Marialva Barbosa.
Na ocasião, também será realizada a 2ª edição do Prêmio José
Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia para alunos de graduação. A
distinção premiará 16 finalistas, e o primeiro colocado (aluno e orientador)
ganhará uma viagem para o Rio de Janeiro. O prêmio trata-se de uma exposição de
trabalhos científicos em nível de graduação e um concurso cultural vinculado ao
Encontro Nacional de Pesquisadores de História da Mídia, evento que ocorre a
cada dois anos no Brasil, com apoio da Globo Universidade.
Detalhes pelo site do evento, pelo historiadamidia@icsa.ufop.br , pelas páginas do evento no Facebook e pelo Twitter @HistoriaMidia.
Detalhes pelo site do evento, pelo historiadamidia@icsa.ufop.br , pelas páginas do evento no Facebook e pelo Twitter @HistoriaMidia.
CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIDADES
CRIATIVAS
Com o objetivo
de debater o papel da juventude, das políticas públicas sociais e práticas para
solução dos problemas urbanos, será realizado o III Congresso Internacional de
Cidades Criativas.
O encontro acontece de 28 a 30 de agosto, na Unicamp. É primeira
edição do congresso no Brasil - as outras duas aconteceram na Espanha.
Detalhes: www.ciudadescreativas.es/.
PRÊMIO ANATEC
Abertas
as inscrições para o IX Prêmio Anatec, que visa valorizar as melhores práticas
de jornalismo segmentado. Os cases podem ser inscritos em oito categorias:
Capas, Home Pages e Vinhetas de Aberturas, Projetos Gráficos, Eletrônicos e
Digitais, Lançamento do Ano, Customizadas, Business to Consumer – B2C, Business
to Business – B2B, Circulação Internacional e Relacionamento com o Mercado.
Os projetos inscritos serão julgados por profissionais com
experiência em mídia segmentada. Podem participar profissionais da mídia,
editores, publicitários, jornalistas e profissionais do marketing. Detalhes:(11)
3801-2843 ou pelo e-mailpremioanatec@garridomarketing.com.br .
Inscrições pelo site do IX Prêmio Anatec.
OPORTUNIDADES
. Unisc (RS) publica edital para contratação de professores
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no Rio Grande do
Sul, está com edital aberto para contratação de professores para o seu
Departamento de Comunicação Social. Foram abertas, ao todo, três vagas para as
disciplinas de Redação Publicitária, Teoria da Comunicação e Relações Públicas.
As inscrições para o Concurso Público vão até o dia 21 de maio via Protocolo da
Unisc, e também por procuração via correio.
Para a vaga de Redação Publicitária, é exigida a graduação em
Publicidade e Propaganda e Mestrado em Comunicação e áreas afins. Para a
disciplina de Teoria da Comunicação, a titulação exigida é Graduação em
Comunicação Social e Doutorado em Comunicação. Para Relações Públicas, é
exigida Graduação em Relações Públicas e Mestrado em Comunicação ou áreas
afins. Informações completas podem ser obtidas pelo site da Unisc.
. Universidade Federal de Santa Maria (RS) abre concurso para
docentes
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do
Sul, publicou edital para a contratação de docentes até o dia 13 de maio. Na
área de Comunicação Social, são duas vagas, para profissionais com habilitação
em Relações Públicas.
As oportunidades são para lecionar no campus da universidade na
cidade de Frederico Westphalen. Mais informações sobre o edital estão
disponíveis no site da
UFSM.
CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOÉTICA
Entre os dias 24 e 27 de setembro,
Florianópolis receberá o maior evento da área de Bioética do Brasil, e um dos
maiores do mundo: o X Congresso Brasileiro Bioética que acontecerá no Centro de
Convenções da cidade.
Durante os quatro dias de evento,
acontecerão palestras, exposição de trabalhos, simpósios e debates com conferencistas
e profissionais de renome nacional e internacional.
Simultaneamente, acontecerão o II
Congresso Brasileiro de Bioética Clínica, o Encontro de Alunos de Programas de
Pós-Graduação em Bioética, o Encontro de Ligas Acadêmicas de Bioética e o
Encontro de Comitês de Ética em Pesquisa.
O
evento terá como presidente de honra o Prof. Dr. William Saad Hossne médico graduado pela Universidade de São
Paulo (1951); professor Titular de Cirurgia da Faculdade de Medicina de
Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e Professor
Emérito, Coordenador do Curso de Pós Graduação (Mestrado/Doutorado) em Bioética
do Centro Universitário São Camilo.
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