Você já
planejou sua carreira para o ano de 2013? E em longo prazo? Para quem está
ingressando no mercado de trabalho, planejar o futuro é o primeiro passo para
que as escolhas não sejam precipitadas e que você tenha sucesso na vida
profissional. Já para os experientes, atualizar seus conhecimentos é
fundamental para conquistar novos espaços e, é claro, para não ser trocado por
quem está buscando um lugar ao sol.
A carreira invariavelmente gira em torno de três pilares: novo emprego, promoções ou aumentos salariais. Para torná-los realidade, muito trabalho é necessário, literalmente. Analisemos algumas condições que em geral auxiliam as pessoas a conquistá-los.
Educação continuada: significa nunca parar de aprender. Um MBA conta muito no currículo, assim como cursos específicos de curta duração. Conheço alguns profissionais que condicionam seu aperfeiçoamento à empresa, esperando subsídios para amortizar seus investimentos. Em época de cursos online, não estudar pode significar falta de vontade em aprender coisas novas.
Networking: construir e mantê-lo exigem esforço e disciplina. Participar de associações de classe, grupos de executivos e ex-alunos devem fazer parte de sua rotina. Estar presente em eventos e feiras do setor, assim como agendar almoços com ex-colegas e chefes também. Apesar das facilidades das redes sociais profissionais, nada substitui o contato face a face. Vale lembrar que mais da metade das vagas executivas são preenchidas através de indicações.
Idiomas: supondo que você domine de verdade a língua inglesa, e que apresentações, viagens de negócios ou entrevistas de trabalho sejam itens corriqueiros, invista em uma segunda língua. Um espanhol bem falado está bem longe do velho e bom portunhol, utilizado em excursões a Buenos Aires. É o seu caso? Não sei o que ainda está esperando...
Atualize-se: o mundo da tecnologia tem nos surpreendido a cada dia e, ficar de fora desta realidade é se transformar num dinossauro em questão de meses. Você não precisa ser uma fera tecnológica, mas ter o mínimo de conhecimento sobre as novas ferramentas é essencial para manter-se atualizado e em sintonia com o grupo.
Atitude: em quantos novos projetos você se envolveu no último ano? Quais as reais contribuições feitas para a empresa? Quantos elogios e prêmios você ganhou ou foi cogitado para? Tive um chefe que mencionava uma frase célebre: "sua atitude determina sua altitude", o que infelizmente pude comprovar na prática, após doze anos de uma bela carreira. Aliás, já reparou que profissionais com atitudes proativas costumam subir mais rápido?
Seja honesto e avalie o seu desempenho nos quesitos mencionados. Você se considera acima, na média ou abaixo? Caso se posicione no primeiro grupo, parabéns! Se estiver na média, busque se aperfeiçoar, mas se for o caso da última opção, mexa-se! ( Artigo de Marcos Morita (professor@marcosmorita.com.br), mestre em Administração de Empresas, professor da Universidade Mackenzie e professor tutor da FGV-RJ. Especialista em em estratégias empresariais, é colunista, palestrante e consultor de negócios. Há mais de quinze anos atua como executivo em empresas multinacionais.
Artigo encaminhado por Marília Cardoso (marília@informamidia.com.br), da InformaMídia Comunicação e distribuído pelo Portal da Propaganda)
A carreira invariavelmente gira em torno de três pilares: novo emprego, promoções ou aumentos salariais. Para torná-los realidade, muito trabalho é necessário, literalmente. Analisemos algumas condições que em geral auxiliam as pessoas a conquistá-los.
Educação continuada: significa nunca parar de aprender. Um MBA conta muito no currículo, assim como cursos específicos de curta duração. Conheço alguns profissionais que condicionam seu aperfeiçoamento à empresa, esperando subsídios para amortizar seus investimentos. Em época de cursos online, não estudar pode significar falta de vontade em aprender coisas novas.
Networking: construir e mantê-lo exigem esforço e disciplina. Participar de associações de classe, grupos de executivos e ex-alunos devem fazer parte de sua rotina. Estar presente em eventos e feiras do setor, assim como agendar almoços com ex-colegas e chefes também. Apesar das facilidades das redes sociais profissionais, nada substitui o contato face a face. Vale lembrar que mais da metade das vagas executivas são preenchidas através de indicações.
Idiomas: supondo que você domine de verdade a língua inglesa, e que apresentações, viagens de negócios ou entrevistas de trabalho sejam itens corriqueiros, invista em uma segunda língua. Um espanhol bem falado está bem longe do velho e bom portunhol, utilizado em excursões a Buenos Aires. É o seu caso? Não sei o que ainda está esperando...
Atualize-se: o mundo da tecnologia tem nos surpreendido a cada dia e, ficar de fora desta realidade é se transformar num dinossauro em questão de meses. Você não precisa ser uma fera tecnológica, mas ter o mínimo de conhecimento sobre as novas ferramentas é essencial para manter-se atualizado e em sintonia com o grupo.
Atitude: em quantos novos projetos você se envolveu no último ano? Quais as reais contribuições feitas para a empresa? Quantos elogios e prêmios você ganhou ou foi cogitado para? Tive um chefe que mencionava uma frase célebre: "sua atitude determina sua altitude", o que infelizmente pude comprovar na prática, após doze anos de uma bela carreira. Aliás, já reparou que profissionais com atitudes proativas costumam subir mais rápido?
Seja honesto e avalie o seu desempenho nos quesitos mencionados. Você se considera acima, na média ou abaixo? Caso se posicione no primeiro grupo, parabéns! Se estiver na média, busque se aperfeiçoar, mas se for o caso da última opção, mexa-se! ( Artigo de Marcos Morita (professor@marcosmorita.com.br), mestre em Administração de Empresas, professor da Universidade Mackenzie e professor tutor da FGV-RJ. Especialista em em estratégias empresariais, é colunista, palestrante e consultor de negócios. Há mais de quinze anos atua como executivo em empresas multinacionais.
Artigo encaminhado por Marília Cardoso (marília@informamidia.com.br), da InformaMídia Comunicação e distribuído pelo Portal da Propaganda)
JORNALISTAS GANHAM MAIS 24 DIAS DE
PRAZO PARA INSCRIÇÕES NO 14º PRÊMIO IMPRENSA EMBRATEL
Prorrogado para o dia 14 de fevereiro o prazo para inscrições na 14ª edição do Prêmio Imprensa Embratel. Jornalistas de todo o País podem concorrer com reportagens publicadas entre junho de 2011 e novembro de 2012, em todas as mídias (rádio, televisão, jornal, revista e internet).
A 14ª edição do Prêmio Imprensa Embratel distribuirá R$ 194 mil (valor líquido) para trabalhos jornalísticos de 17 categorias, sendo cinco regionais, com mídia e temas livres; e doze com temas nacionais – Jornal/Revista/Internet (tema livre); Televisão (tema livre); Jornalismo Investigativo (mídia livre); Esportiva (mídia livre), Fotográfica (inclusive Internet), Cinematográfica (imagens de reportagens de TV), Rádio (tema livre), Cultural (mídia livre), Educação, Econômica, Responsabilidade Socioambiental e Tecnologia da Informação, Comunicações e Multimídia.
Além dos
17 prê mios, o melhor trabalho jornalístico, escolhido entre os finalistas de
todas as categorias, receberá o Grande Prêmio Barbosa Lima Sobrinho.
Inscrições
As
inscrições para a 14ª edição do Prêmio Imprensa Embratel poderão ser realizadas
até às 23:59 do dia 14 de fevereiro de 2013, exclusivamente pela internet,
pelos próprios autores, por meio do site www.premioimprensaembratel.com.br, seguindo os seguintes passos:
1 -
Inicialmente o participante terá que se cadastrar no site do Prêmio Imprensa
Embratel (www.premioimprensaembratel.com.br), preenchendo um formulário
específico.
2 - Pelo
e-mail informado no momento do preenchimento do cadastro, o participante
receberá uma senha que, a seu critério, poderá ser alterada ou não.
3 - De
posse da senha, o participante cadastrado irá acessar novamente o site. Soment
e com esta senha é que ele poderá inscrever suas matérias e enviar os
respectivos arquivos, dentro dos critérios previstos no Regulamento, que
permite a inscrição de até três diferentes reportagens em cada uma das
categorias.
4 - Cada
interessado poderá participar de uma ou mais categorias, com limite de até 3
(três) matérias por categoria.
Os autores
podem enviar sua(s) matéria(s) através de arquivos digitais ou informar o link
(URL) no qual a matéria está disponível para acesso.
É responsabilidade do autor garantir a disponibilidade do link até o final do concurso, sob pena de ser eliminado caso não se consiga acessar a matéria para julgamento.
É responsabilidade do autor garantir a disponibilidade do link até o final do concurso, sob pena de ser eliminado caso não se consiga acessar a matéria para julgamento.
A
quantidade e os tipos de arquivos a serem enviados dependem da categoria de
inscrição, podendo os autores anexar múltiplos arquivos em uma mesma inscrição.
A
inscrição de matéria elaborada por uma equipe só é aceita com o registro dos
nomes de todos os profissionais participantes da matéria. A informação deve ser
fo rnecida pelo profissional encarregado de fazer a inscrição. Este, por sua
vez, passa a ser considerado o coordenador da equipe, representando-a em todo o
processo do 14º Prêmio Imprensa Embratel.
(Fontes: Angélica Consiglio e equipe | Planin | Portal da Propaganda)
(Fontes: Angélica Consiglio e equipe | Planin | Portal da Propaganda)
DEFESA DE 10% DO PIB PARA EDUCAÇÃO, A BANDEIRA DA UNE
A União Nacional dos Estudantes (UNE)
aprovou nesta segunda-feira (21) a defesa de 10% do Produto Interno Bruto (PIB)
para a educação como a principal bandeira da entidade neste ano. Reunidos no
ginásio do Clube Português em Recife, os 5 mil estudantes que participaram do
14º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) levantaram os crachás para
votar nos assuntos a serem defendidos pela UNE.
“O financiamento da educação brasileira
é uma bandeira da qual dependem todas as demais questões”, disse o presidente
da UNE, Daniel Iliescu. “O país avançou muito em acesso, mas não em qualidade.
Entendemos que o Brasil está vivendo uma reforma universitária, que ainda tem
várias insuficiências”.
Para que os 10% do PIB sejam uma
realidade, é preciso que o Plano Nacional de Educação (PNE), em tramitação no
Congresso Nacional, seja aprovado. Atualmente o projeto encontra-se no Senado.
Após a aprovação na Casa, será encaminhado novamente à Câmara. A expectativa é
que seja aprovado ainda em 2013. O plano, encaminhado ao Congresso em dezembro
de 2010, contém as metas a serem perseguidas nos próximos dez anos na educação.
Os
estudantes defendem também a aprovação da Medida Provisória 592/12, em
tramitação na Câmara dos Deputados. A medida prevê a destinação de 100% dosroyalties do petróleo e 50% do Fundo Social do pré-sal para a
educação. A medida foi encaminhada pelo governo, a fim de garantir a fonte dos
recursos para o cumprimento da meta de 10% do PIB.
Ao final da plenária foi agendada para a
última semana de março a Jornada de Lutas da UNE, mesmo período da Jornada
Nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Ambas
entidades farão passeatas e manifestações em todo país.
A votação marcou o encerramento do
Coneb. O encontro, realizado de dois em dois anos, tem por objetivo principal
discutir um tema específico e decidir como será a atuação da UNE em relação a
ele. Este ano, foi tratada a reforma universitária, sob o tema: A Luta pela
Reforma Universitária: do Manifesto de Córdoba aos Nossos Dias.
Com o fim do Coneb, nesta terça-feira
(22) começa a 8ª Bienal da UNE, o maior festival estudantil da América Latina.
Serão várias atividades de cultura, esporte, ciência, tecnologia e extensão.
São esperados cerca de 10 mil estudantes de todas as regiões do país.
21/01/2013 · 17:18
POR
DENTRO DO MUSIC BUSINESS
O negócio
da música mudou. Com a entrada do MP3, as gravadoras, que dominavam o mercado
até pouco tempo atrás, viram sua hegemonia ruir. Hoje, para se dar bem, só
mesmo com espírito inovador. Com a ruptura do modelo industrial que predominava
há anos no setor, o futuro será feito por quem estiver capacitado a entender os
novos contextos de consumo e a rápida evolução tecnológica. Aos preparados, o
nicho ainda tem muito espaço para crescimento.
Se por um
lado as dificuldades são maiores, o alcance do trabalho realizado pelas
empresas é mundial. “Existe,
cada vez mais, a competição na produção de jingles e trilhas. Enxergar novas
oportunidades onde o áudio se insira é essencial. E, em um período histórico em
que a internet é o canal primário para a comunicação, o mercado é global. Isso
é muito relevante para as produtoras brasileiras, pois um dos produtos mais
valorizados aqui é a cultura, especialmente a música”, explica Charles Di Pinto,
coordenador daespecialização da Unisinos em Music Business.
SENSIBILIDADE PECULIAR
Nunca é demais reforçar: com a forte presença da web, o produto sonoro pode ser enviado para qualquer canto do mundo em instantes. Assim, a sensibilidade sonora peculiar do produtor brasileiro pode facilmente ser aplicada em projetos de qualquer país. “Seja através da música, sound design (processo de especificação, aquisição, manipulação ou geração de elementos de áudio) ou gravação de podcasts”, diz Charles. Além disso, para as empresas que buscam trabalhar com o mercado artístico, existem oportunidades em vários serviços importantes, como o iTunes, da Apple.
CENÁRIO EM ALTA
Quando se fala no setor fonográfico, logo nos lembramos da crise que acometeu recentemente as tradicionais gravadoras, as major labels. Claro que estas não estão com o mesmo sucesso de anos atrás, mas tudo é questão de diversificar. De acordo com o professor Charles, hoje o cenário musical está em alta. Novos modelos de negócio apareceram, e são companhias como Spotify, Slacker e iTunes que tomaram o lugar das majors. “O momento é de transformação”, destaca.
Para quem deseja investir nesse ramo, a única opção é inovar. A música está presente em todos os lugares (cinema, TV, games, celulares) e, por isso, as empresas mais bem sucedidas são as que desenvolvem novas formas para monetizar o consumo. “O componente mais importante é uma mente aberta, que possibilite respeitar o poder de decisão do novo consumidor”, diz o docente da Unisinos.
MOMENTO DE EMPREENDER
Sempre é importante destacar quando existe a possibilidade de empreender. Afinal, que não quer abrir o seu próprio negócio? E no ramo do som não é diferente. Claro que as produtoras de áudio são maioria no mercado, mas existe espaço para outros tipos de empreendimento. Assim como as agências de publicidade estão mudando a forma de trabalhar, existe lugar para a renovação no setor da música. (Texto: Pablo Furlanetto, NO WWW.bRASILALEMANHA))
SENSIBILIDADE PECULIAR
Nunca é demais reforçar: com a forte presença da web, o produto sonoro pode ser enviado para qualquer canto do mundo em instantes. Assim, a sensibilidade sonora peculiar do produtor brasileiro pode facilmente ser aplicada em projetos de qualquer país. “Seja através da música, sound design (processo de especificação, aquisição, manipulação ou geração de elementos de áudio) ou gravação de podcasts”, diz Charles. Além disso, para as empresas que buscam trabalhar com o mercado artístico, existem oportunidades em vários serviços importantes, como o iTunes, da Apple.
CENÁRIO EM ALTA
Quando se fala no setor fonográfico, logo nos lembramos da crise que acometeu recentemente as tradicionais gravadoras, as major labels. Claro que estas não estão com o mesmo sucesso de anos atrás, mas tudo é questão de diversificar. De acordo com o professor Charles, hoje o cenário musical está em alta. Novos modelos de negócio apareceram, e são companhias como Spotify, Slacker e iTunes que tomaram o lugar das majors. “O momento é de transformação”, destaca.
Para quem deseja investir nesse ramo, a única opção é inovar. A música está presente em todos os lugares (cinema, TV, games, celulares) e, por isso, as empresas mais bem sucedidas são as que desenvolvem novas formas para monetizar o consumo. “O componente mais importante é uma mente aberta, que possibilite respeitar o poder de decisão do novo consumidor”, diz o docente da Unisinos.
MOMENTO DE EMPREENDER
Sempre é importante destacar quando existe a possibilidade de empreender. Afinal, que não quer abrir o seu próprio negócio? E no ramo do som não é diferente. Claro que as produtoras de áudio são maioria no mercado, mas existe espaço para outros tipos de empreendimento. Assim como as agências de publicidade estão mudando a forma de trabalhar, existe lugar para a renovação no setor da música. (Texto: Pablo Furlanetto, NO WWW.bRASILALEMANHA))
LIVRO ORIENTA AÇÕES DE INCENTIVO E
MOTIVAÇÃO
Galera, olha só esta novidade que deixou
superorgulhosos todos aqui no Promoview.
O nosso colega Edmundo Monteiro, titular do canal PeopleMais, que atualiza diariamente notícias sobre o que é criado e produzido no setor de programas de incentivo e motivação, acaba de lançar um livro.
O nosso colega Edmundo Monteiro, titular do canal PeopleMais, que atualiza diariamente notícias sobre o que é criado e produzido no setor de programas de incentivo e motivação, acaba de lançar um livro.
Marketing Motivacional, da Editora Saraiva, mostra que “Motivar” e “Incentivar” são palavras que se
confundem e cuja essência é fundamental para o desenvolvimento dos mais
diversos negócios.
Para que se possa usufruir desse importante impulso adicional
junto ao público e com o objetivo de fazer grandes metas serem alcançadas,
precisam-se utilizar conceitos e técnicas específicas.
Quando se depara com os mais ousados
desafios, como estabelecer um ambiente favorável a uma mudança organizacional,
ou gerar melhores resultados a partir das atitudes das pessoas, a melhor
solução é apelar para um contexto motivacional que possa criar novas expectativas, mudar
hábitos e atitudes, além de inspirar os públicos-alvo para a renovação.
Marketing Motivacional – Orientação prática e conceitual, dos autores Edmundo Monteiro de Almeida e Renato Avanzi, publicado pela Editora Saraiva, se propõe a estabelecer as melhores práticas para o planejamento
e a execução de programas motivacionais, explorando esse caminho com o estudo de
técnicas e conceitos demarketing
motivacional, que
hoje se apresenta como uma das mais importantes ações para a criação de
cenários de sucesso.
Edmundo Monteiro de Almeida é Mestre em Comunicação e atua nas áreas
de criação publicitária, comunicação e marketing com ênfase em relacionamento e endomarketing. Nessas áreas, criou e dirigiu campanhas premiadas nacional e
internacionalmente. É o titular do canal Peoplemais do Promoview,
que atualiza diariamente notícias sobre o que é criado e produzido neste setor.
Renato Avanzi é Mestre em Comunicação pela Escola
Superior de Propaganda e Marketing (ESPM);
MBA em Gestão de Negócios e Marketing pelo ITA/ESPM;
especialista em Comunicação Empresarial, Fator Humano como Diferencial
Competitivo, e Assessoria de Imprensa; jornalista de formação.(Tony Coelho, no Promoview)
SITE
DE CONSULTAS JURÍDICAS
A Granadeiro Guimarães Advogados resolveu, em junho
de 2005, criar para seus clientes um "diário de notícias" correlatas
ao Direito do Trabalho.
O objetivo era, e continua sendo, manter informado, e atualizado, o profissional que lida com matéria trabalhista em seu cotidiano, especialmente os profissionais de RH das empresas para as quais prestamos serviços.
Assim, a cada dia, ela envia as últimas matérias jornalísticas e decisões dos Tribunais acerca do tema, dispostas de forma clara, suscinta e objetiva.
Agora a Granadeiro Guimarães está convidando, os interessados no recebimento de notícias relacionadas ao Direito do Trabalho a se cadastrarem, SEM QUALQUER CUSTO, no
http://www.granadeiro.com.br/consulta/cadastro.htm
O objetivo era, e continua sendo, manter informado, e atualizado, o profissional que lida com matéria trabalhista em seu cotidiano, especialmente os profissionais de RH das empresas para as quais prestamos serviços.
Assim, a cada dia, ela envia as últimas matérias jornalísticas e decisões dos Tribunais acerca do tema, dispostas de forma clara, suscinta e objetiva.
Agora a Granadeiro Guimarães está convidando, os interessados no recebimento de notícias relacionadas ao Direito do Trabalho a se cadastrarem, SEM QUALQUER CUSTO, no
http://www.granadeiro.com.br/consulta/cadastro.htm
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