Quero começar fazendo uma pergunta: qual é a melhor maneira de ser
criativo? Como fazer diferente? Esta constatação veio de Wasef Andy, gerente
das plataformas móveis e emergentes do MEC para América Latina. Segundo o
executivo, a única maneira de ser criativo é ser móvel e ele contextualizou o
assunto dando números interessantes: hoje temos seis bilhões de telefones
celulares no planeta sendo que destes, quase um bilhão são smartphones.
Historicamente, os números são ainda mais surpreendentes, se considerarmos
que foram 67 milhões de Macs vendidos em 24 anos, cinco anos para vender este
mesmo número de iPods, três anos para alcançar esta marca para iPhones e dois
anos para iPad. Dennis Crowley, cofundador do 4Square (que, convenhamos, tem
grande propriedade no assunto), revela que as coisas que foram bem-sucedidas na
web de alguma forma tem a tendência de migrar para a tela pequena.
O 4Square começou na pequena tela, tendo uma vantagem grande sobre os
outros. A ferramenta começou amadurecer como serviço. Os usuários estão
participando de forma diferente com objetivo de poupar dinheiro e buscar as
melhores dicas de cada estabelecimento. Ficou para trás somente o check-in e a
plataforma tornou-se uma ferramenta de sucesso. O lojista que conseguir fazer essa
gestão terá um aliado para os negócios, principalmente se constatarmos que há
cinco milhões de check-ins por dia no Foursquare.
Randall Rothenberg, ceo do IAB (EUA), iniciou sua participação
explicando como a publicidade mudou durante o século e narrou alguns pontos do
estudo científico que revela o verdadeiro big bang. Os criativos dominaram o
mundo da publicidade por anos. Em seguida, veio o advento da tecnologia, que
achava que o segredo era foco nos dados. Mas, segundo Rothenberg, eles estão
todos errados. Tecnologia interativa e criatividade estão fazendo campanhas
digitais mais atraentes e eficazes do que nunca.
Trabalhando em conjunto para acertar, eles mudaram o zeitgeist. Nesta
linha, dá para citarmos cases legais e recentes, nada que foge muito do lugar
comum, mas que exemplifica esta integração com base para um resultado criativo.
A rede de culinária italiana Spoleto aproveitou uma crítica em vídeo na
internet para transformar a sua imagem junto ao público.
Há uns meses, o grupo de atores do “Porta dos Fundos” fez vídeo
satirizando a rede. Os executivos da Spoleto, ao invés de acionarem o
departamento jurídico, tomaram uma atitude diferente. Transformaram a crítica
em ineditismo. Fizeram um vídeo assumindo a possibilidade de falhas no atendimento
e, com a participação dos mesmos atores, mostraram o quanto sabem receber
críticas e fortaleceram absurdamente o elo com os clientes e fãs da marca. Uma
crítica e uma única tecnologia mudaram para sempre a forma como os consumidores
vão enxergar a marca.
Outro case que não pode ficar de fora desta história é o da Red Bull com
o salto do espaço. Após cinco anos de desenvolvimento, o austríaco Felix
Baumgartner tornou-se o primeiro ser humano a superar a barreira do som em
queda livre, atingindo a velocidade de “singelos” 1.342,8km/h (1,24 vezes a
velocidade do som) e quebrando outros dois recordes mundiais. Para completar o
feito, o evento teve transmissão ao vivo pela internet e quebrou o recorde de
audiência da história do YouTube com nada menos do que 8 milhões de
espectadores do streamming. Inimaginável, incrível.
Voltando aos assuntos do evento, Marc Speichert, diretor de marketing da
L’Oréal (EUA), falou sobre estudo que a marca fez nas casas dos consumidores,
pesquisando a alma da família e observando o comportamento para descobrir
informações valiosas. Os resultados: consumidores procuram publicidade que os
guia e os ajuda a encontrar o que querem e quando eles querem.
Os consumidores são atraídos para publicidade que pode desligar, ou
ligar-se aproveitando novas formas para avaliar a informação. O consumidor
agora exige: “Você deve respeitar a mim e as minhas escolhas”. O executivo
reforça um conceito bem legal: “Uma marca tem que ter relevância para que o
consumidor possa perceber valor. Esta mudança está forçando as marcas a
ativarem e acelerarem novos modelos de negócio”.
E finaliza dizendo que 50% dos consumidores estão pesquisando marcas
online antes de fazer uma compra. “Nunca houve um momento mais fascinante para
a comercialização”, finalizou o executivo. Em minha opinião, são estes cases e
eventos que pautam o mercado digital, que anseia por novidades, tecnologias e
pessoas (principalmente pessoas) ligadas, conectadas, à frente do mercado. É
deste tipo de encontro que saem as tendências que marcam a publicidade, nossa
carreira e o futuro de tudo que acreditamos. (André Felix
(afelix@adtz.com) diretor de operações da ADTZ, no Propmark)
NOVOS RUMOS PARA O
MERCADO DE EVENTOS
A evolução rápida e constante do mercado de eventos foi o
principal tema discutido durante a oitava edição do workshop “Marketing do
entretenimento”, realizado pelo jornalpropmark, com promoção
de PS Carneiro, no campus da Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, em
São Paulo. No painel “Live marketing – Comunicação de marca ao vivo e a cores”,
Celio Ashcar Jr., da Mix Brand Experience, e Marcelo Lenhard, da Hands,
abordaram a importância de se investir em iniciativas que aproximem o cliente
da marca, ao vivo e sem intermediários.
“Eventos
são muito mais importantes que propaganda, simplesmente pelo fato de serem uma
ferramenta verdadeira em sua essência. Em um comercial, o ator recebe um
roteiro e é pago para falar bem da marca. Em um evento, o consumidor tira suas
próprias conclusões após vivenciar experiências. Isso é muito maior, mais forte
e mais rico que qualquer ação fake”, explica Marcelo Lenhard. Porém, o
executivo diz lamentar a “falta de preparo” dos clientes, que, ao comprarem
eventos, priorizam o menor preço mesmo quando a qualidade do projeto é abalada.
“Uma ação de boa qualidade tem um preço e toda uma estratégia por trás. O
pensamento de ‘quero sempre a menor verba’ não deveria existir jamais”.
Segundo
Ashcar Jr, esse comportamento é agravado pela prática do job a job, responsável
pelo distanciamento entre cliente e agência. “Em uma concorrência, alguns
clientes chegam a fazer um leilão entre as agências para saber qual está
disposta a trabalhar com a menor verba possível. Se elas não se posicionarem, a
situação só tende a piorar”, afirma. “Ao ganhar uma concorrência, a agência tem
pouco tempo, pouco dinheiro e, muitas vezes, conhece pouco sobre o cliente. O
resultado seria muito superior se trabalhássemos com contratos de dois ou três
anos e não job a job”, acrescenta.
Eventos proprietários
Segundo a
executiva, o Planeta Terra, que em 2012 chegou à sua sexta edição no país, é
uma grande ferramenta para a marca e já faz parte do calendário do consumidor.
“O festival é um projeto de longo prazo, que vale muito mais que os
tradicionais 30 segundos de propaganda. As pessoas passam o ano aguardando a
sua chegada. Ele saiu do share of wallet e alcançou o share of heart”.
O
investimento em um evento proprietário como o Planeta Terra, no entanto,
diferencia-se daquele feito a eventos como o Skol Sensation — criados por uma
promotora, mas que levam o nome de um patrocinador. No caso, a Playcorp possui
os direitos sob o projeto “Sensation”, realizado em mais de 20 países. “Em um
evento proprietário do cliente, a bilheteria importa pouco perto da
participação de patrocinadores. Já em eventos de promotoras, como é o caso do
Skol Sensation, a bilheteria é o mais importante”, destaca Fernando Elimelek.
“O mercado
de eventos adquire uma relevância cada vez maior, principalmente porque é
crescente o desejo de dizer às pessoas ‘eu fui’, ‘eu estive lá, ‘eu vivi
aquilo’. Qualquer evento com relevância para 50 pessoas pode reverberar e
impactar milhões. Trata-se de muito mais que uma simples festa, é uma
ferramenta de comunicação poderosa que ajuda a gerar vendas”, diz Lenhard. (Propmark)
EMBALAGENS
CADA VEZ MAIS CUSTOMIZADAS
Apesar de serem muitas vezes o
elemento mais importante no sucesso de uma marca, sobretudo no caso de empresas
pequenas, nem sempre as embalagens têm atenção por parte de todos os
personagens envolvidos no processo de criação, produção e consumo. Anunciada na
manhã desta terça-feira (30), durante o 4º Fórum Nacional de Gestão Estratégica
da Embalagem, realizado na ESPM (SP), tal conclusão tem por base os resultados
da pesquisa inédita “O futuro da embalagem”, desenvolvida pelo núcleo de
estudos da instituição em parceria com a GfK.
Para determinar o futuro do setor, projetado para 2025, a pesquisa levou
em consideração aspectos como hábitos de consumo, interesses pessoais dos
consumidores, tecnologia, sustentabilidade e cenário industrial. “O que podemos
notar é que a população estará mais saudável e, consequentemente, mais
preocupada com alimentação, estética e beleza. Apesar das barreiras geográficas
cada vez menores, graças ao desenvolvimento da tecnologia, a família continuará
sendo a base dos valores para a sociedade. Além disso, os produtos devem ser
projetados para caber em espaços diminutos e acompanhar o ritmo frenético do
consumidor”, afirmou o executivo.
Carramenha frisou que os resultados apontam desconhecimento do cenário
por parte dos fabricantes, que não percebem a influência da estética e da
família no presente e no futuro do setor. Já entre as empresas usuárias de
embalagem, a distância em relação à opinião e à visão do consumidor é menor.
Nesse contexto, embalagens sofisticadas, customizadas, portáteis e com fácil
acesso às informações dos produtos terão preferência. Esses diferenciais também
representam peça fundamental no processo de compra online, que tende a crescer
significativamente pelos próximos 13 anos. Ele também salientou que, ao invés
de competição, é preciso que haja “coopetição” entre os concorrentes do mesmo
setor, que devem trabalhar juntos para o desenvolvimento da sua categoria.
A Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos no Brasil foram lembrados por
Aparecido Borghi, gerente de desenvolvimento de embalagens do Grupo Pão de
Açúcar, que, após a apresentação da pesquisa, participou de um debate ao lado
de Maurício Groke e Bruno Pereira, respectivamente presidente e coordenador do
comitê de meio ambiente e sustentabilidade da Abre (Associação Brasileira de
Embalagem). “Acredito que uma das principais questões é sobre como serão as
embalagens dos produtos alimentícios que serão distribuídos nos locais dos
jogos”, afirmou Borghi. “Vejo esses eventos como uma ótima oportunidade de
lançar produtos para a exportação”, complementou Fábio Mestriner, professor e
coordenador do núcleo de estudos e negócios da embalagem da ESPM. (Propmark)
SEMINÁRIO ONLINE SOBRE GEOMARKETING
Dia 29 o MundoGEO,
líder na realização de eventos e publicação de revistas e portais para o setor
de geotecnologia na América Latina, realizará o seminário Geomarketing na
Prática.
O evento, que poderá
ser acompanhado a distância, abordará as principais tendências relacionadas aos
sistemas para tomada de decisão, fontes de dados geográficos e socioeconômicos,
além de avaliação do custo/benefício de investimentos na área de inteligência
geográfica para empresas de vários tipos e portes.
A participação será somente
online, com acesso ao vivo via internet, áudio e telas/apresentações do
seminário, das 9h às 17h, sendo possível fazer perguntas aos palestrantes via
chat. A inscrição deve ser realizada até um dia antes do evento.
Os requisitos
mínimos do computador para assistir ao seminário online são:
·
Hardware:
PC com processador de 1GHz e com 512 MB de memória RAM; ou MAC PowerPC G4/G5 ou
Intel processor com 512 MB de memória RAM.
·
Sistema
Operacional: Windows 7, Vista, XP ou 2003 Server; ou Mac OS X 10.5 ou mais
recente.
·
Navegador:
Internet Explorer 7.0 ou mais recente; Mozilla Firefox 3.0 ou mais recente;
Google Chrome 5.0 ou mais recente; Safari 3.0 ou mais recente; sempre com
JavaScript e Java habilitados.
·
Conexão
de Internet: 512 kbps.
·
Som:
Fones de ouvido ou caixa de som para ouvir os palestrantes
NOVO APLICATIVO DO BUSCAPÉ
Com apresentação do CEO Romero Rodrigues, um dos fundadores
do Buscapé, o público recebeu todas as novidades sobre o novo aplicativo, que
tem como objetivo maior facilitar a vida do consumidor. O aplicativo Buscapé no
celular é o primeiro, no mercado brasileiro, que possibilita comparar e comprar
no mesmo ambiente.
O consumidor terá
acesso a recursos diversos, como: leitor de
códigos de barras, visualização de ofertas em mapa, filtros de refinamento de
busca, detalhes, avaliações de produtos e check-out da compra.
Outra
novidade para os usuários do aplicativo é que, além de realizar compras com
total segurança e praticidade, ele ainda poderá ganhar de volta até 5% do valor
de suas compras. Este valor será depositado em créditos nas lojas que utilizam
o Bcash, solução financeira online do Buscapé Company que oferece serviços de
pagamento para compradores e vendedores pela internet.
Romero também retratou
a história e evolução do Buscapé, até chegar ao momento atual e inserção no
cenário mobile. O executivo abordou o funcionamento e importância de estar
presente em todo o ciclo de compras, bem como o crescimento constante do
e-commerce brasileiro.
“Nosso maior desejo é
ressaltar o valor da compra consciente e ajudar o consumidor a realizar a
melhor escolha possível em todo o ciclo de consumo, desde a comparação de
produtos até a finalização do pagamento. Por meio do aplicativo mobile
oferecemos uma ferramenta segura e eficiente que atende às necessidades de um
público cada vez mais exigente e antenado”, comenta Rodrigues.
Vale ressaltar que o
Buscapé não mudou seu posicionamento no mercado e continua como o maior
comparador de preços da América Latina. A única diferença é que agora o
consumidor poderá fazer o check-out da compra sem sair do aplicativo.
“Seja
na sala de casa, no escritório ou mesmo dentro de uma loja, o consumidor é quem
está no comando e os diversos recursos do Aplicativo Buscapé no celular fazem
dele o melhor companheiro no momento das compras”, afirma Romero.
Ao
todo são mais de 15 mil lojas e 10 mil produtos diferentes disponíveis para
comparação, consulta e, agora, a finalização da compra.
Como
embaixadores do evento, estiveram presentes os donos do reconhecido blog
Wergeeks.net, Tato Tarcan e Prof. Maury. “O maior destaque do
aplicativo é a maneira prática com que o usuário consegue fazer suas pesquisas
de preço em qualquer lugar, seja pela busca tradicional ou até mesmo com o
leitor de código de barras. Sem contar que, comprando direto pelo aplicativo o
usuário ainda recebe um ‘rebate’ em sua conta no Bcash, ou seja, agora, só paga
mais caro quem quer”, afirma Tato.
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