A efetividade de campanhas de
comunicação e os casos de sucesso no Brasil e no exterior é o tema da palestra
de João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da
Fiat e presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), no 3º Fórum de
Marketing Empresarial. O encontro, promovido pelo Grupo Doria e pela Editora
Referência, com organização do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), acontece
entre os dias 17 e 19 e reunirá cerca de
200 empresários e dirigentes do setor das mais importantes empresas do país em
torno do tema Brasil, nova potência no consumo e nas tendências.
Segundo o executivo, a ideia é
mostrar um pouco de sua experiência pessoal na Fiat em relação à efetividade e
mensuração e muito do que ele viu esse ano no Cannes Lions 2012. Ciaco foi o
representante brasileiro no júri da área de Creative Effectiveness do festival.
A competição estreou no ano passado, e levou a Cannes — antes um festival
preocupado basicamente com a ideia — a importância da efetividade na
comunicação, ao fazer com que os resultados representem 50% do peso da
avaliação dos jurados, contra 25% da ideia e outros 25% da estratégia. “Quero
dividir não só o aprendizado obtido no júri, como também no networking
realizado durante o evento, onde trocamos experiências com anunciantes,
planners, criativos e outros profissionais que estão entre os principais
líderes da comunicação mundial”, afirma.
Ciaco cita como exemplo o GP do
Creative Effectiveness Lions desse ano. A campanha global “Axe Excite – nem os
anjos resistem”, criada pela BBH de Londres para o lançamento da fragrância
Excite do desodorante da Unilever, detectou que a mulher fatal não fazia parte
do repertório de desejo desse público masculino jovem, mas sim a mulher
angelical, mais inocente, mas igualmente sensual. O filme, basicamente, mostra
anjinhas caindo do céu atraídas pela fragrância irresistível de Axe. As vendas,
que estavam em queda, aumentaram nos países (cerca de 100) em que a campanha
foi implementada. “O trabalho parte de um insight excepcional, que é entender
justamente esse estágio de vida do adolescente, que sonha com uma mulher linda,
só que acessível ao seu universo”, explica.
O executivo ressalta que a questão da
estratégia tem relação com a definição do mix de meios. “Como definir conteúdo
e pensar o efetivo diante das inúmeros meios que temos hoje. Também devem ser
considerados os modo de trabalhar com as redes sociais, e quando não gastar com
as mídias pagas. O case "Fiat Mio" (criado pela AgênciaClick Isobar),
por exemplo, foi o grande sucesso e não trabalhou com mídia paga”, lembrou.
Ciaco se refere ao case colaborativo lançado em 2009, onde, por meio do site wwwfiatmio.cc, a montadora
convidou os consumidores a pensarem em um carro conceito para o futuro. Foram
contabilizadas 11 mil ideais, que resultaram na construção do carro, no ano
seguinte. O modelo foi exposto em locais como o Salão do Automóvel de São Paulo
de 2010 e no próprio Cannes Lions 2011, no estande do Estadão, dentro do Palais
des Festivals.
Como último aspecto, a respeito da
efetividade, Ciaco fala sobre os resultados: “É importante, nesse ambiente,
contarmos com processos claros de mensuração. E o “x da questão é fazer com que
os resultados não meçam apenas a comunicação, mas sim como essa comunicação
impacta diretamente o negócio do cliente”, diz. “Muitos falam que aumentar o
número de fãs no Facebook ou de seguidores no Twitter são medidores de comunicação.
Nem sempre. Novamente falando de Cannes, o festival revelou como esse pessoal
que curte determinada página reverte nos aumentos das vendas ou do valor de
marca. Não é o curtir pelo curtir, mas sim gerar clientes ativos e medir a
percepção efetiva”, completa.
Segundo Ciaco, a Fiat trabalha sob
essa percepção de negócio há um bom tempo. “Estamos olhando a comunicação de
forma mais intensa e tranformando-a em indicadores de negócios. É muito difícil
uma verba de marketing ser aprovada dentro da Fiat antes de mostrar como isso
irá contribuir efetivamente para a companhia. Temos um departamento específico
para olhar planejamento e resultado. Estamos longe de atingir o objetivo ideal,
ainda, mas quando mais medimos resultados e analisamos a efetividade, mais conseguimos
aprofundar os resultados e entender o mercado como um todo”.
Para ele, a própria criação da Agência Fiat,
surgida no ano passado — fruto da união de esforços da Leo Burnett Tailor Made
(publicidade) e da AgênciaClick Isobar (marketing digital), duas das agências
da empresa no país —, é um exemplo de como trabalhar efetividade de um
processo. “Antes perdíamos um terço de nosso tempo fazendo gestão de conflitos
entre agências. Não temos mais isso. Hoje o digital deixou de ser uma extensão
do trabalho offline. A ideia é que vale, independente de onde parte”. (Propmark)
GM DEMITE
DIRETOR GLOBAL DE MARKETING
Joel Ewanick não é mais diretor
global de marketing da General Motors. Após dois anos, o executivo — que também
passou pela Nissan e pela Hyundai — deixa a montadora, que segue em um processo
de renovação diretiva.
Entre outras ações, Ewanick foi
responsável pela criação da Commonwealth, em um movimento de romper com outras
agências e centralizar a sua demanda publicitária em apenas uma, criada
especialmente para atendê-la — unindo profissionais de McCann e Goodby,
Silverstein & Partners —, em uma manobra que poderia economizar até US$ 2
bilhões em cinco anos, segundo a montadora. Entretanto, a estratégia está
ameaçada, dependendo do posicionamento do novo gestor.
Durante o seu período como diretor de
marketing, Ewanick também optou por retirar toda a verba destinada à compra de
mídia no Facebook, semanas antes do IPO (oferta pública inicial, em inglês) da
rede social na Nasdaq.
De acordo com um porta-voz da GM,
Ewanick “não atendeu às expectativas como um funcionário”. As vendas da
companhia cresceram 2,9% no primeiro semestre, mas a montadora perdeu market
share especialmente após a evolução de 34% da rival Toyota no mesmo período.
Ewanick será substituído interinamente por Alan Batey, britânico que ocupa o
cargo de vice-presidente de vendas e serviços para os Estados Unidos.
O motivo da demissão de Ewanick teria
sido um erro crucial na avaliação dos termos financeiros do patrocínio da
Chevrolet ao Manchester United, segundo a Reuters. A montadora firmou um
aporte ao clube inglês por cinco anos a partir da temporada 2014/2015, e irá
ocupar a cota master da equipe. (Propmark,Com
informações do Advertising Age)
PÓS-DOUTORADO COM BOLSA
Uma oportunidade de
pós-doutoramento com Bolsa da FAPESP é oferecida por um projeto de pesquisa na
Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, coordenado
pelo professor Hélio Alexandre Stefani.
O projeto “Síntese de pequenas
bibliotecas empregando organotrifluoroboratos de potássio em reações de
Suzuki-Miyaura” é
financiado pela FAPESP por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa – Projeto
Temático.
Detalhes: www.fapesp.br/bolsas/pd.
14° SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E
TECNOLÓGICA
O 14° Simpósio de Iniciação
Científica e Tecnológica (SICT-2012) será realizado de 15 a 19 de outubro de
2012, juntamente com o 14° Congresso de Tecnologia organizado pela Faculdade de
Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP). Detalhes: http://sict.fatecsp.br
MICROSOFT’ICROSOFT’EVOLUI’
PARA OUTLOOK.COM
Ainda na década de 90, a Microsoft
comprava e popularizava o Hotmail, primeiro serviço online de e-mails da
internet lançado em 1996. Duas décadas depois, a ferramenta perdeu espaço e
mercado para plataformas mais eficientes como o Yahoo! Mail e o Gmail, e apesar
da base com mais de 360 milhões de usuários estava perdendo mercado. Agora, a
empresa fundada por Bill Gates ‘evolui’ o Hotmail para o Outlook.com, que
promete mais facilidades, integração com as redes sociais, Skype e outras
funcionalidades.
A iniciativa faz parte do plano da
Microsoft de se aliar às redes sociais e outros aplicativos para popularizar
suas ferramentas. Assim como no Hotmail.com, o Outlook.com cria automaticamente
uma conta no Windows Live Messenger (antigo MSN Messenger, que também perdeu
espaço para Gtalk e Facebook chat). A marca Outlook é conhecida pelo software
de gerenciamento de e-mails, usado majoritariamente em escritórios.
Apesar da plataforma estar diferente,
os endereços seguirão os mesmos. Ou seja: se você tinha um e-mail @hotmail.com,
ele continua com o mesmo sufixo.
Com cerca de 36% de mercado, Hotmail
ainda é o serviço de e-mail com maior market share, de acordo com a ComScore.
Ainda assim, a ascensão meteórica do Gmail fez com que a plataforma do Google
conquistasse 31% do mercado, enquanto o Yahoo! Mail segue com 32%.
O design do Outlook.com tem uma cara
mais clean, seguindo a tendência dos últimos anos. No vídeo de apresentação da ferramenta, a Microsoft provoca a rival Google,
colocando o Gmail como ultrapassado e cheio de anúncios indesejados. (Propmark)
A IMPORTÂNCIA CULTURAL DO CIRCO-TEATRO
De 1930 e 1970, a capital paulista recebeu 88
diferentes circos em diversas temporadas. Uma atração era inevitável nos
espetáculos dessas companhias: o circo-teatro.
A partir da análise de 1.099
processos de censura no Departamento de Diversões Públicas de São Paulo – hoje
parte do acervo do Arquivo Miroel Silveira da Escola de Comunicações e Artes
(ECA) da Universidade de São Paulo (USP) – Walter de Sousa Junior estudou a
importância do circo-teatro na formação cultural paulista e brasileira, tendo
influenciado tanto o Modernismo como a emergente cultura de massa.
O tema, explorado na tese de
doutorado de Sousa Junior, resultou no livro MiXórDia no PiCaDeiRo –
Circo-teatro em São Paulo (1930-1970), que teve apoio da FAPESP por meio da
modalidade Auxílio à Pesquisa – Publicações.
Como personagens centrais desse
processo estão os palhaços Piolin e Arrelia, que puderam criar um estilo
peculiar de comédia, e os autores de peças com temática caipira. São eles parte
da elaboração da linguagem cultural de uma metrópole emergente.
“O circo-teatro, gênero que surge
de intenso processo de hibridismo cultural, mostra-se como expressão popular
numa metrópole em construção, agregando mestiçagens e misiturando referências.
Assim, influencia tanto o movimento intelectual modernista quanto a emergente
cultura de massa”, diz o autor.
Sousa Junior é professor doutor
da ECA-USP e pesquisador da cultura popular. É autor de Moda Inviolada – Uma
história da Música Caipira (2006) e atualmente pesquisa a contribuição
cultural de Piolin a partir das 450 peças encenadas em seu circo de 1933 a
1961. D
6º TORNEIO EMPREENDEDOR RECEBE INSCRIÇÕES
Estão abertas as
inscrições para o 6º Torneio Empreendedor, promovido pelo Núcleo Empreendedor
da PUCRS. Alunos de graduação e pós-graduação de todas as áreas acadêmicas da
Universidade podem participar, inscrevendo suas ideias até o dia 28 de setembro
pelo site www.pucrs.br/nucleoempreendedor.
O objetivo dessa edição é proporcionar aos participantes experiências com
trabalho em equipe e liderança, por meio do planejamento, análise e tomadas de
decisões na identificação de oportunidades de negócio.
A partir do dia 29 de setembro, os
inscritos irão participar de workshop vivencial baseado na metodologia Canvas e
passarão por etapas de avaliação. Os três primeiros colocados receberão prêmios
em bolsas de estudos num total de R$ 30 mil e terão direito a participar do
projeto de pré-incubação da Raiar.
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