A Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas de 2016, megaeventos que têm dominado a pauta no Brasil, especialmente pelas dúvidas sobre a capacidade de o país entregar eventos com alto padrão de qualidade, foram os temas centrais do "Seminário de turismo e negócios - o poder dos eventos globais". Entre as apresentações, Christopher Rodrigues, chairman do Visit Britain, falou do trabalho que o Reino Unido tem desenvolvido para receber as Olimpíadas de Londres e garantir um legado positivo. O evento aconteceu nesta segunda-feira (9), com realização da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e organização da XYZ Live.
Rodrigues disse que a união política, composta por Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, trata o evento como uma oportunidade de aproximar-se dos turistas por meio dos eventos esportivos, logo que cerca de 4,5 bilhões estarão acompanhando as transmissões. Como reflexo, um plano de comunicação foi desenvolvido envolvendo 25 milhões de libras esterlinas em quatro anos para melhorar a imagem do país, em que se destacam os pontos de cultura, tradição, compras, música, esporte, interior, negócios, criatividade e inovação. A famosa característica de não muito afeitos a receptividade, por exemplo, foi atacada com a presença de personalidades contando sobre as suas respectivas "Inglaterras" e dando as boas-vindas aos visitantes.
A estratégia demonstra um pensamento a longo prazo, em que se busca o retorno do turista em momento posterior e a maximização dos benefícios econômicos. "Queremos que todos os pontos históricos sejam lembrados. Vamos trabalhar em cima disso", disse Rodrigues. Se vislumbra ainda melhorar a imagem do conjunto de ilhas como destino de estudos, negócios e lazer. "É uma maratona. É preciso que todas os operadores de turismo trabalhem juntos", explica sobre o conjunto de perspectivas.
Para ele, eventos anteriores realizados pelo Reino Unido, como o Commonwealth Games, na Inglaterra, o Homecoming Scotland, na Escócia, e o Ryde Cup, no País de Gales, foram importantes para se entender a mecânica de grandes espetáculos. "Como lição, aprendemos que cada evento é único". Segundo Rodrigues, investimento pesado em infraestrutura, trabalho em parceria com a mídia e ações pensando o pós-eventos são essenciais. "Não acreditem que vocês ficarão milionários com a Copa. Os outros 320 dias do ano precisarão do seu trabalho árduo para conseguir fechar a reserva dos quartos", disse à plateia formada por profissionais dos mercados de turismo e negócios.
Para Jay Neuhaus, diretor de marketing da Fifa para a Copa de 2014 e debatedor na apresentação de Rodrigues, o mais importante é o que a Copa e as Olimpíadas deixarão para a história do país. "É uma maratona que não acaba, um legado". Segundo ele, o país precisa se preparar para uma "forte ressaca", passados os eventos. Os principais legados, de acordo com Neuhaus, são a mensagem que passará ao mundo, o conhecimento, a infraestrutura e experiência gerada para o torcedor.
"Todo mundo conhece o Rio de Janeiro, mas ainda há outros tesouros que não foram descobertos pelos turistas", afirmou, apontando para o projeto de comunicação que o País precisa empreender para comunicar outras opções turísticas. Em experiência de torcedor, ele disse que o relacionamento não deve se dar somente com a venda do ingresso. "Precisamos interagir com os torcedores, oferecer comida, banheiros de qualidade. Realmente é importante o Brasil atender estes pontos até o início da Copa". (Propmark)
GRAVE O POP MUSIC FESTIVAL
“Solte a voz e tenha um dia de pop star”, é o mote do Pop Music Videokê, aplicativo lançado pela XYZ Live para divulgar o Pop Music Festival, festival de música que reunirá artistas nacionais e internacionais em São Paulo e no Rio de Janeiro, em junho.
A ferramenta, desenvolvida em parceria com a Coworkers Mídias Sociais, permite aos fãs gravarem, até 18 de junho, um clipe cantando hits dos artistas que compõe o line up, como Jennifer Lopez e Kelly Clarkson, e postarem o vídeo na página do festival. Os autores dos dez vídeos mais visitados ganharão pares de ingressos e os quatro melhores poderão visitar o backstage dos shows. (Propmark)
BRAZILIAN BIOPHOTONICS WINTER SCHOOL
Entre o 1º e 6 de julho será realizado na Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em São José dos Campos, o I Brazilian Biophotonics Winter School. O prazo para a submissão de trabalhos termina no dia 25 de maio. Detalhes: www.biophotonics2012.com.br, biophotonics2012@univap.br ou (12) 3947-1165.
1ª ESCOLA ZEFERINO VAZ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Vão até dia 22 as inscrições para a 1ª Escola Zeferino Vaz de Educação Superior, que será realizada na Unicamp entre 18 e 21 de julho. O evento se destina principalmente a dirigentes da alta administração das instituições de ensino superior, públicas e privadas, do Brasil e de outros países, em particular da América Latina. Com uma metodologia dinâmica, permitirá interação ativa entre os participantes e os especialistas convidados. Detalhes: www.gr.unicamp.br/ceav/ezv, ezves@unicamp.br ou (19) 3521-4171.
FORMAÇÃO TEOLÓGICA ON LINE
(ZENIT.org) - A Faculdade de Teologia da Universidade de Deusto oferece para o ano acadêmico 2012-2013 o diploma de Especialização em Ciência das Religiões na modalidade online.
Com o novo título, a Deusto amplia as opções de formação teológica nesta modalidade. Os cursos on line capacitam os estudantes para serem professores de religião. Há 125 estudantes no programa DECA, de preparação para as etapas pré-escolar e de ensino fundamental. Já no Programa de Formação ERE, para o ensino médio, são mais de 80 matriculados tanto do País Vasco, onde se localiza Bilbao, quanto das comunidades autônomas vizinhas.
Os títulos em Teologia, além de complementarem qualquer outra formação de grau superior, capacitam não só para o desempenho dos ministérios ordenados na igreja, mas também para outros papéis, como o de agente de pastoral a serviço da diocese, de congregações religiosas e de sociedades de vida apostólica, que atuam nas áreas de juventude, pastoral da saúde, família e meios de comunicação, além de tarefas educativas, já que capacitam para ensinar Religião no ensino fundamental e médio, com formação de nível universitário. Detalhes: www.teologia.deusto.es
O MELHOR SOFTWARE DA ATUALIDADE
A ABBYY, líder mundial em tecnologias linguísticas, sistemas de reconhecimento de documentos e captura de dados, teve seu programa ABBYY FineReader 11 Corporate Edition premiado com o Editor’s Choice da publicação especializada norte-americana PC Magazine. O prêmio foi dado após o software passar por uma bateria de testes, recebendo 4,5 pontos em uma escala de cinco.
As opções rápidas de fluxo de trabalho, ferramentas de processamento e reconhecimento acurado de textos da solução foram enfatizadas pela publicação como determinantes na decisão.
O FineReader 11 Corporate Edition, também disponível no Brasil, é um software baseado em Inteligência Artificial e especializado em transformar documentos escaneados em arquivos com textos editáveis, mantendo inclusive a formatação dos originais. Segundo os editores da PC Magazine dos EUA, o programa se mostrou “um instrumento intuitivo para escanear e converter grandes volumes de textos complexos, tabelas e imagens em formatos editáveis e buscáveis”. Além disso, as ferramentas de correção manual e a capacidade do módulo ABBYY ScreenShot Reader foram salientadas como “características de produtividade” que colocaram o FineReader 11 Edição Corporativa “muito além dos produtos concorrentes”.
Entre outras características avançadas, a publicação mencionou especificamente a ferramenta de verificação do FineReader 11, que destaca caracteres e palavras questionáveis, não encontradas em dicionários, oferecendo alternativas para substituição. O conjunto completo de recursos do software o levou a ser reconhecido pela como “a interface melhor desenhada e com as tecnologias de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) mais avançadas para desempenhar tarefas complexas”. Detalhes: www.abbyy.com.br.
RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA DAS ORGANIZAÇÕES
Paulo Nassar reuniu, com mérito, os principais fundamentos conceituais acerca do registro de experiências das empresas que já perceberam a relevância de investimentos em projetos de recuperação e preservação de sua memória. Relações públicas: a construção da responsabilidade histórica e o resgate da memória institucional das organizações ganha sua terceira edição pela Difusão Editora, agora em coedição com a Editora Senac Rio. Com 240 páginas, a obra está ainda mais atual. (Fontes: Fabíola Ribeiro
Core Comunicação
Portal da Comunicação)
OS ERROS DAS MELHORES REDAÇÕES SEGUNDO A FUVEST
A Universia Brasil (www.universia.com.br), maior rede íbero-americana de educação, analisou as melhores redações do vestibular 2012 divulgadas pela Fuvest e fez uma lista com os erros cometidos: havia até texto sem título.
Os erros mais comuns foram de grafia das palavras usadas pelos candidatos. Na redação intitulada “Apolíticos ou asujeitos”, por exemplo, o autor escreveu uma palavra corriqueira – necessário – sem a devida acentuação. Segundo a professora do cursinho Oficina do Estudante, Rubiana Barreiros, os alunos se perderam com a nova ortografia: tiveram preguiça de estudar o novo acordo ortográfico e medo de errar.
Outro exemplo de erro de grafia ocorreu na redação cujo título era “De gregos e Capitães”, em que o candidato se esqueceu do agá e do acento agudo na frase “...tronos ocup ados há décadas". "É um erro clássico, que evidencia uma possível carência de leitura de um candidato cuja redação ficou entre as melhores", explica Rubiana. Na mesma composição, apareceu a palavra “rebelação”, que não existe. Segundo a professora, o aluno deveria ter usado "revelia".
Apesar de ser importante acertar na grafia, é ainda mais relevante mostrar conhecimento e cultura nos textos das redações de vestibular, pois os erros pontuais de gramática são considerados reflexos de nervosismo e não comprometem muito a nota do candidato. Segundo a Fuvest, o que mais pesa na avaliação é o bom encadeamento de ideias e textos que demonstram que o estudante tem bom nível intelectual
.
O artigo completo, com todos o erros encontrados pela Universia Brasil nas melhores redações de 2012 da Fuvest, está no portal da rede.. (Fontes: Evandro Tamer Comunicação Empresarial Portal da Propaganda)
Nenhum comentário:
Postar um comentário