Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de abril de 2012

PROMOÇÃO PARA QUEM É DE PROMOÇÃO

A palavra promover, entre tantas outras coisas, quer dizer causar, fomentar, motivar, ocasionar, originar, provocar e suscitar. Porém, para os profissionais desta área, promover significa trabalhar, e muito! Como atuamos na área de comunicação, acabamos por transitar pelas mais variadas ferramentas que nos possibilitam levar a mensagem ou a intenção de nossos clientes ao público desejado.

Entre tantas possibilidades, existe a promoção que, particularmente, considero a de maior responsabilidade e risco, pelo simples motivo da característica de ter que atuar ao vivo. Vou explicar: entre as mais diversas ferramentas, a entrega da promoção em si é efetuada de maneira presente; quer dizer, se qualquer coisa acontecer de errado no momento presente, todo esforço de uma equipe ou todo investimento de um cliente vai por água abaixo. E para complicar, o profissional de promoção lida ao mesmo tempo com fatores controláveis e incontroláveis.

Além de uma excelente equipe de planejamento, pré-produção e execução, invariavelmente expostas a erros, existem os fatores externos ao controle, como tempo, equipamentos, serviços terceirizados, entre outros. Para agravar ainda mais a situação, há as atuais pressões por diminuição de verba, tempo de aprovações, possibilidades de trabalhos, que muitas vezes se dão durante as madrugadas, e por aí vai.

Costumo comparar uma equipe de promoção a uma equipe de Fórmula 1, onde cada um tem extrema importância no processo completo. Para ser mais objetivo, quantas vezes você já viu uma equipe de Fórmula 1 perder uma corrida pelo simples motivo do mecânico de pit stop errar o aperto de uma roda na hora da troca? Pronto, ali se foram dias e dias de trabalho, investimentos milionários, expectativas de milhares de pessoas… Isso sem falar nos prejuízos à equipe a ao campeonato do ano.

Perceberam a comparação? Na atividade de promoção é mais ou menos assim. Lembro-me de uma passagem em minha vida profissional que uníamos, numa só campanha, diversas ferramentas de comunicação. Era um trabalho de meses: campanha publicitária, de incentivo às equipes, endomarketing, captação de depoimentos e de todas as etapas para a construção de um filme que seria utilizado na grande noite de premiação, e muita festa! Todo o evento girava em torno de todos os acontecimentos vividos pela empresa e seus participantes.

Pois bem: na montagem do evento, que não podia ser feito antes das 22h (por se tratar do segmento de shopping center), o tempo era nosso grande inimigo, pois trabalhávamos numa pressão por resultado x possibilidade. A equipe era grande, envolvendo construção de palco, sonorização, distribuição de telões para que todos pudessem acompanhar, show de artista, alimentação, fluxo de pessoas, segurança, staff, movimentação de terceiros e tudo que envolve uma grande produção.

Naquela mesma madrugada, a equipe de produção de vídeo ainda se esmerava nas ilhas de edição para compor todas as falas, trilhas, efeito, etc., para a apresentação do filme que seria o ápice de toda a campanha.

O dia e a hora chegaram. Como disse no começo, o show é “agora e ao vivo”, os nervos exaltados, principalmente do cliente e daqueles que não compreendem bem a imensidão de atividades coordenadas que um evento destas proporções podem gerar.

Ação! Estávamos lá e tudo começou a rolar, a multidão começou a entrar, se servir, se posicionar… E nos bastidores, todos estavam a postos com dezenas de profissionais envolvidos. O apresentador inicia, tudo em ordem: som, luz, chama a atração, beleza, tudo em ordem!

A área VIP toda amparada com as suas devidas exigências. E, assim, tudo ia correndo muito bem, até o momento em que o apresentador chamou a atenção de todos os presentes para a exibição do vídeo que trazia mais de sete minutos de uma história de envolvimento, luta e conquistas. As luzes se apagaram e aí, NADA: o vídeo não entrava, o movimento começou nos bastidores, o apresentador utilizando de suas capacidades para distrair o público e os minutos pareciam eternidades de desespero, até ser detectado o problema num cabo de 100 metros, de altíssima qualidade, mas que apresentou problema.

Esse cabo passava por um caminho sem mapa. Assim, naquele momento, o fator incontrolável fazia a sua parte. Tudo não valia mais nada, nem 100 pessoas conseguiriam resolver um único problema. Vimos ali o lado mais cruel de uma luta! O final infeliz custou a todos: cliente, agência, equipe, convidados, etc., etc., etc.

Bem, o que eu quis colocar neste texto é o tamanho da responsabilidade de todos, sem exceção, num trabalho onde a vida ou a morte está no presente. A promoção é o programa ao vivo, onde por mais que as coisas mudem no pré, é na hora que a sua cabeça está a prêmio, e por maior controle que possa haver, estaremos sempre expostos aos fatores incontroláveis.

Sendo assim, só posso ter um desejo: PROMOÇÃO PARA QUEM É DE PROMOÇÃO! A esses profissionais, entrego as minhas palmas e o pedido de muita proteção.

Parabéns a esses profissionais, sempre esquecidos diante das belezas que proporcionam, e pela excelência de seus ofícios; que infelizmente, para muitos, não exercem nada mais do que a obrigação e são crucificados, muitas vezes injustamente, por acontecimentos que fogem às suas responsabilidades. Parabéns!. (Marcelo Ponzoni no Promoview)

II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

O Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) é um fórum temático do Fórum Mundial de Educação (FME), um movimento pela cidadania e pelo direito universal à educação que busca levantar propostas que integrem a plataforma mundial de educação. A primeira edição do FMEPT foi realizada em 2009, em Brasília. Para a segunda edição do Fórum, a cidade de Florianópolis foi escolhida para sediar o evento que será realizado de 28 de maio a 1º de junho de 2012. Detalhes: http://2sitefmept.ifsc.edu.br/

Novo portal de livros eletrônicos

Lançado em 30 o portal SciELO Livros. Integrante do programa Scientific Eletronic Library Online SciELO Brasil – resultado de um projeto financiado pela FAPESP em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) –, o portal visa à publicação on-line de coleções de livros de caráter científico editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas.

Inicialmente, o portal reunirá cerca de 200 títulos, distribuídos mais ou menos igualmente entre as editoras das três universidades. A partir do lançamento, a expectativa é que a coleção possa contar com a adesão de outras editoras acadêmicas. O endreço daSciELO Livros é http://books.scielo.org (Texto de Elton Alisson distribuído pela Agência FAPESP)

Pós-doutorado em imunologia com Bolsa

O Núcleo de Terapia Celular e Molecular (Nucel) do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP oferece Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP. Detalhes: www.fapesp.br/bolsas/pd.

Olimpíada Brasileira de Matemática: inscrições até dia 30

Abertas até o dia 30 de abril as inscrições para a 34ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), com a participação de professores e alunos das redes pública e particular de todo o país. Detalhes: www.obm.org.br.

Congresso Mundial de Ciência e Tecnologia de Alimentos

O 16º Congresso Mundial de Ciência e Tecnologia de Alimentos será realizado no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu, nos dias 5 a 9 de agosto. Detalhes: www.iufost.org.br

A democratização e a luta por uma sociedade justa e democrática

O seminário A democratização das instituições e a luta por uma sociedade justa e democrática será realizado dia 26, das 9 às 12 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Os debatedores serão Helena Singer, diretora pedagógica da Associação Cidade Escola Aprendiz e membro fundadora do Instituto de Educação Democrática Politeia e do Núcleo de Psicopatologia, Políticas Públicas de Saúde Mental e Ações Comunicativas em Saúde Pública da Universidade de São Paulo, e Gastão Wagner de Sousa Campos, professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da FCM. Detalhes: www.fcm.unicamp.br/fcm/sites/default/files/Folder_divulgacao_Seminario.pdf e (19) 3521-8968.

Congresso Latino-americano de Sistemas Agroflorestais para a Produção Pecuária Sustentável

O 7º Congresso Latino-americano de Sistemas Agroflorestais para a Produção Pecuária Sustentável será realizado de 8 a 10 de novembro em Belém (PA). O encontro discutirá Sistemas agroflorestais pecuários (SAFs) para a agricultura familiar, Relação solo-planta-animal em SAFs pecuários, Sistemas silvipastoril intensivo, Redesenho da paisagem rural para a produção pecuária sustentável, Serviços ambientais gerados em SAFs pecuários e Economia verde para a produção pecuária. Detalhes: www.viicongressolatinoamericanosapps.com/pt.

1º Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto

Terminou o prazo para submissão de resumos de trabalhos a serem apresentados no 1º Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto e 2ª Conferência da Rede de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos, que.será realizado entre os dias 15 e 19 de outubro no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Detalhes: avaliacaodeimpacto.org.br ou pelo congresso@avaliacaodeimpacto.org.br

VAGA PARA ESTÁGIO REMUNERADO

Empresa do ramo de ensino tem duas vagas de estágio remunerado para estudantes de administração, publicidade ou marketing. Requisitos: À partir da 5ª fase, domínio na área tecnológica, boa comunicação e criatividade. E-mail para florianopolis@ceinee.org.br. Citar o código 496B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário