Pesquisar este blog

sábado, 26 de novembro de 2011

A DEPRESSÃO E OS EXERCÍCIOS FÍSICOS

A depressão é um dos grandes problemas da sociedade moderna, e atinge cerca de 17% da população mundial. O problema assume contornos de saúde pública se considerarmos que, apesar de contarmos com diversas opções de medicamentos para o trato farmacológico da depressão, somente 30 a 35% dos pacientes depressivos respondem ao tratamento com psicofármacos. A solução pode estar na prática de atividade física, principalmente para os idosos.


A Ciência ainda não esclareceu completamente os mecanismos que fazem da atividade física uma boa arma contra a depressão. Mas vários estudos comprovaram que a depressão pode prejudicar a capacidade funcional nas atividades de rotina dos idosos (tomar banho, comer, vestir-se) e na mobilidade (caminhar ou subir e descer degraus sem ajuda). A falta de independência no desempenho dessas atividades pode estar associada com dores físicas crônicas, inatividade física e medo de quedas. Rotinas de exercício que incluíram alongamento, equilíbrio, caminhada, musculação, força e coordenação mostraram ser eficientes na redução dos níveis de depressão para idosos com recente histórico de quedas.

Por conta de resultados como estes, podemos afirmar que a relação entre a atividade física e a depressão é inversamente proporcional: enquanto a depressão promove redução da prática de atividades físicas, a atividade física pode ser um coadjuvante na prevenção e no tratamento da depressão no idoso.


Independente da faixa etária, todos podem se beneficiar do exercício físico no combate à depressão. Trata-se mesmo de uma questão de saúde pública, já que a atividade física se apresenta como uma forma de tratamento acessível, barata, não farmacológica e capaz de gerar benefícios que excedem os efeitos antidepressivos, promovendo o bem-estar biopsicossocial.


Falando especialmente sobre a população idosa, é importante que os profissionais de saúde estejam atentos e preparados para identificar e conduzir de maneira correta o tratamento dos pacientes idosos com depressão. Esses profissionais têm a função de modificar o modelo atual, cuja tendência consiste em adotar ações que visam primordialmente à medicalização das manifestações de desequilíbrio da saúde mental. Não existe um método melhor do que o outro: para cada caso, condutas terapêuticas distintas podem ser as mais recomendadas.


( Dra. Janise Lana Leite (CRM/SP 126.876), autora desse artigo, é médica geriatra com especialização em fisiologia do exercício e treinamento resistido na saúde, doença e no envelhecimento, e Diretora Médica da Academia Estação do Exercício e Saúde – especializada em musculação para idosos. Dúvidas: janise@estacaodoexercicio.com.br e www.estacaodoexercicio.com.br. Fonte: http://www.brandpress.com.br/Saude-e-Fitness/ARTIGO-Voce-sabia-que-e-possivel-combater-a-depressao-com-exercicios-fisicos.html#ixzz1dxNEjhWt)


Acredite Universitários - Acredite Universitários é um livro que reúne trabalhos de estudantes de Comunicação Social, Marketing e Design, criados como forma de resposta à pergunta: Em que você acredita?. Foram escolhidas as 100 respostas ou manifestos mais criativos, apresentados em forma de imagem, texto, gravura, foto ou desenho.


Chamada FAPESP-Agilent: propostas até o dia 28 - A FAPESP e a Agilent Technologies receberão até segunda-feira propostas de pesquisa para a chamada conjunta publicada pelas instituições dia 26 de agosto. Detalhes: www.fapesp.br/6360


PD com bolsa em pesquisa sobre obesidade - O Laboratório de Sinalização Celular da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp oferece posição de pós-doutoramento para condução de um Projeto de Pesquisa na área de Imunologia-Inflamação em Obesidade. Detalhes: www.fapesp.br/bolsas/pd.


Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.


Workshop Ano Internacional da Química na UFSCar - O Departamento de Química da UFSCar realizou, ontem, o Workshop Ano Internacional da Química. Detalhes: www.dq.ufscar.br


Jornada Unifesp de Filosofia e Ensino – O Grupo de Estudos Filosofia e Ensino da Unifesp realizará, segunda-feira, a 2ª Jornada de Filosofia e Ensino.


Art Supply incentiva projetos sociais com música e arte - O Prêmio Art Supply há 12 anos fomenta a produção artística dos mais variados estilos musicais, promovendo o trabalho de diversos músicos no cenário brasileiro e auxiliando crianças e jovens carentes no estado de São Paulo. É o incentivo do Instituto Musical Beethoven (IMB) para o trabalho de artistas profissionais e também para o crescimento da filantropia no Brasil.


O prêmio contempla um projeto musical inédito, dentre os enviados ao IMB, com o lançamento de um CD e a apresentação do repertório em um concerto de gala ou show. A arrecadação conseguida com a venda do produto é totalmente revertida para projetos sociais que assistem crianças e jovens carentes.


Neste ano, o vencedor do Prêmio Art Supply é a Banda CEPSAMPA, que promove um resgate e um encontro histórico entre o jazz americano e o samba brasileiro. O lançamento do CD Meia Noite, que reúne peças de Cole Porter e Gershwin a Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga. Mais informações sobre a banda e o CD em: http://migre.me/6atsl


Uma das entidades beneficiadas é a Casa do Menor de Santo Amaro Grossarl, que acolhe crianças e adolescentes vítimas de maus tratos ou abandono. Aqui, o Instituto Musical Beethoven cultiva um trabalho de musicalização infantil iniciado em 2008. No começo, 30 crianças participavam das atividades, que incluíam lições de flauta e a musicalização propriamente dita. Hoje, o atendimento se expandiu para atender 60 crianças e acrescentou novas atividades, como as aulas de instrumental orff e pequena percussão. Para 2012, o projeto terá continuidade com a aquisição de mais instrumentos.


De forma semelhante, o Instituto também incentiva o gosto pela música na Aprocima (Associação Promocional do Coração Imaculado de Maria), entidade responsável por uma creche e um núcleo sócio-educativo para jovens. O IMB promove a musicalização de crianças de até 9 anos de idade e aulas de coral e percussão para crianças de 10 a 14 anos. Ao todo, são atendidas 210 crianças e jovens. Para 2012, o trabalho será ampliado com o início de aulas individuais de violão, teclado, canto e violino.


Outra entidade apoiada pelo Instituto é a Derdic (Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação), entidade que promove atividades de inclusão social e profissional de surdos. A cada ano, o IMB destina uma parte da arrecadação para melhorar a infraestrutura dos trabalhos realizados na unidade. Várias melhorias já foram feitas, como a instalação de uma sala de informática para capacitação profissional, de um centro auditivo para bebês e crianças de até 4 anos, além da quadra poliesportiva Osmar Santos, de uma brinquedoteca e de um parquinho infantil Vó Acácia.


Desde 2008, o Art Supply também apoia a realização do Simpósio de Educação Musical Especial, que reúne profissionais da área musical, médica e pedagógica para debaterem assuntos relacionados à deficiência e inclusão em relação à educação musical. E, parceria com a FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), participa da realização da Semana de Musicoterapia, que reúne profissionais do Brasil e do exterior.


Entre outras iniciativas, há também o estímulo a jovens de baixa renda e com condições especiais que buscam aperfeiçoar seu talento musical. Para isso, o Art Supply reverte parte de sua renda à concessão de dez bolsas de estudo para o curso técnico-profissional em Música Erudita e Popular, oferecido pelo Instituto Musical Beethoven, apostando no crescimento artístico desses jovens.


Várias outras entidades também já foram beneficiadas com projetos pontuais, como a Associação dos Amigos dos Autistas (AMA), com apoio à edição do livro Imaginação, que contou com a participação de inúmeros fotógrafos, escritores e artistas gráficos.


Na cidade de Pirapora do Bom Jesus, o IMB promoveu a capacitação profissional de professores da rede municipal de ensino. Em São Vicente, auxiliou na compra de equipamentos para a creche Vovó Alaíde, instalada na favela México 70. Em Araraquara, realizou 12 oficinas culturais para professores da rede pública. E, em parceria com a Caixa Econômica Cultural, apoiou o projeto Museu-escola, com a realização de diversas oficinas de música e atividades culturais.


Para 2012, um projeto inédito, há muito esperado, será consolidado: a criação da Orquestra Sons Recicláveis, em parceria com a Orquestra da Associação ABCD – Nossa Casa. Confira em: http://migre.me/6atxf Outros detalhes: www.artsupply.com.br


ESPN quer levar fãs do esporte ao Super Bowl - A ESPN realiza, em parceria com Bradesco, Applebee's, Volkswagem e American Airlines, a maior ação de futebol americano da história no Brasil. O Concurso Cultural ‘Loucos Por NFL’ levará dois fãs do esporte para assistir ao Super Bowl, final do campeonato da NFL e maior evento esportivo dos Estados Unidos, que além do jogo também conta com um grande show - nos últimos anos foram de Black Eyed Peas e Rolling Stones - direto de Indianápolis. Para concorrer grave um clipe em qualquer máquina ou celular, de até um minuto que mostre como você é louco por NFL' e envie para http://espn.com.br/loucospornfl.


Promoção para Mundial de Clubes - A Sony promove no Facebook o concurso cultural Melhores do mundo, que levará três pessoas para a final do Mundial de Clubes, dia 18 de dezembro, no Japão.Para participar, você terá de ir naa fanpage da Sony Brasil e responder à pergunta: Você é o melhor do mundo em que?





Nenhum comentário:

Postar um comentário