Pesquisar este blog

sábado, 10 de setembro de 2011

REDES ACADÊMICAS DE RELACIONAMENTO

Leia também: Varejo no Futuro . Chocolate . Campeões da UEFA . Etc   
O FUTURO DO CONSUMO NO VAREJO
A diretora-executiva do Popai Brasil, Luciana Barreto, ministrará a palestra Futuro do consumo no varejo – mobilidade e sustentabilidade também no PDV na sétima  Beauty Fair – Feira Internacional de Cosméticos e Beleza, no próximo dia 11,  no Expo Center Norte, em São Paulo.
Vai falar sobre  os novos desdobramentos da relação com um consumidor mais consciente e exigente, porém, com menos tempo para ir às compras. Abordará a realidade desse shopper, com novos hábitos de vida e de consumo, além de alterações comportamentais que influenciam diretamente no poder de decisão do consumidor.  Detalhes:
www.beautyfair.com.br/negocios/evento/35.html. (PropMark)
 AVANÇOS NA QUALIDADE DO CHOCOLATE
 Dia 25 de outubro, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), em parceria com a Unicamp, realizará o workshop Avanços Tecnológicos na Qualidade e Estabilidade de Chocolates.  Detalhes: workshopchoco@feq.unicamp.br.
GLOBO NA LIGA DOS CAMPEÕES DA UEFA
 A Rede Globo renovou o contrato com a UEFA e permanece com os direitos de exibir a Liga dos Campeões com exclusividade na TV aberta no Brasil entre os anos de 2012 e 2015. O direito de cobertura da emissora é estendido à internet, pela globoesporte.com.
CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROPSICOLOGIA
Destinado aos profissionais da área de saúde, o evento módulos  abordará assuntos relacionados à neuropsicologia.  Detalhes: www.sbnp.com.br/xi-congresso-nacional-neuropsicologia.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS
O  Cartoon Network, em parceria com o Santander, está lançando  uma série de nove episódios especiais do Plantão do Tas, apresentado por Marcelo Tas, abordando diversos temas da economia, como  reciclagem, mesada, história do dinheiro, salário, entre outros, todos relevantes para a educação financeira infantil. Em concurso cultural, no qual as crianças  poderão contar  histórias  de como economizar o dinheiro de suas mesadas no  www.santandernocartoon.com.br até o dia 30. (Portal da Propaganda)
MIS CEITA INSCRIÇÕES
 Até o dia 24 de outubro, o Laboratório de Novas Mídias (Labmis) – espaço voltado para experimentação, pesquisa e produção artísticas – do Museu da Imagem e do Som (MIS) estará com inscrições abertas para a Residência Labmis 2012. O programa, cuja duração será de três meses, visa fomentar a criação e a difusão de produções artísticas contemporâneas de caráter tecnológico, por meio de residências individuais ou coletivas. Detalhes: www.mis-sp.org.br/labmis/selecaoeeditais.
PRÊMIO PARA QUEM CONTAR MELHOR
 No próximo dia 16, O Globo divulgará o vencedor do concurso para o primeiro layout do contador que irá anunciar a proximidade da Copa de 2014. Para participar, você deve se inscrever no www.oglobo.com/contagemregressiva, e criar uma arte inspirada no tema 1.000 dias para a Copa. Se vencedor, além de ter a sua criação exposta no www.oglobo.com.br, você poderá ainda divulgar seu portfolio na página. O layout do contador será atualizado a cada 10 dias. (Portal da Propaganda)
REDES ACADÊMICAS DE RELACIONAMENTO
O Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da  USP, em São Carlos, criou um software dedicado ao estudo de redes de relacionamento no meio acadêmico.
O programa G Mine foi desenvolvido pelo professor José Fernando Rodrigues Júnior, do Departamento de Ciências de Computação do ICMC, na linguagem de programação de computadores C++. Rodrigues foi bolsista da FAPESP de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.
O objetivo do software é analisar métricas de interação entre professores e pesquisadores, a partir dos artigos publicados. O aplicativo apresenta graficamente a interação entre os pesquisadores em diversos graus: universidades, institutos, laboratórios e também de docente para docente.
“O entrelace dessas redes é a autoria dos artigos científicos. Cada nó representa um autor e cada aresta representa uma relação de coautoria”, disse Rodrigues à Assessoria de Comunicação do ICMC.
O  surgimento das redes de relacionamentos na internet permitiu maior conexão entre os usuários na busca de informações. “Dessa forma deixou de ser necessário colocar uma informação em um local público (websites) para alguém ler. Agora temos um fluxo livre e direcionado de informações sociais, políticas ou ideológicas”, disse.
O software também permite vários layouts de apresentação, como, por exemplo, destacar no centro da tela os autores mais ativos e, ao redor deles, autores menos ativos em raios cada vez maiores. “Com isso, podemos saber por que esse usuário interage mais, quais são as técnicas usadas, quais são as potenciais colaborações, ou mesmo o que pode aumentar a colaboração do grupo”, apontou Rodrigues. O G Mine é gratuito e pode ser baixado no  http://gbdi.icmc.usp.br/~junio/GMine/index.htm, onde também há um tutorial em vídeo explicando o uso.
 UM DEUS PARA CADA UM
Sempre é tempo de mudar, mas nunca se mudou tanto como nos últimos anos. E o processo tende a crescer e se acelerar. Até alguns anos mais adiante encontrar um novo momento de estabilidade e consolidação. Segundo o mestre PETER DRUCKER, toda vez que isso acontece – 3 vezes nos últimos 500 anos -, e as pessoas migram em uma nova direção e em conjunto – invenção da prensa, GUTENBERG, máquina a vapor, JAMAES WATT, e internet, vários autores – levam-se aproximadamente 50 anos para que a travessia esteja concluída. Assim, e pelos cálculos dele, conheceremos contornos melhores definidos e consolidados do Mundo Novo, Plano e Colaborativo, da Sociedade Serviços, entre 2020 e 2030.
E se a sociedade muda, os hábitos mudam, e acontece, inevitavelmente, uma releitura no território das crenças e da fé. Como atestam as últimas pesquisas e estudos realizados sobre a religiosidade dos brasileiros.
Mesmo não batendo os dados, a primeira conclusão é definitiva. A ICAR – Igreja Católica Apostólica Romana – continua perdendo fiéis. No trabalho da FGV – O NOVO MAPA DAS RELIGIÕES – a proporção de católicos na virada da década registrou o menor percentual dos últimos 140 anos. Grosso modo, e pelo estudo, no final de 2009 os católicos estavam reduzidos a 68,43% do total das pessoas que se dizem religiosas. Mesmo sendo muito, mais de 2/3 do total, 6 anos antes esse número era de 73,79%. A curva de crescimento de outras religiões, muito especialmente as genericamente denominadas de religiões evangélicas, o percentual cresceu para 20,23%. Comentando os últimos dados, e o crescimento dos evangélicos, MARCELO NERI, coordenador do trabalho da FGV, disse, “Os pentecostais têm um tipo de doutrina que se adapta bem a épocas de crise, de desemprego, de violência… A nova classe média se aproxima do conservadorismo e de um espírito capitalista mais parecido com o protestante, com o evangélico tradicional, do que com o católico, valorizando educação, trabalho e acúmulo de capital”.
Na pesquisa do IBGE e da FOLHA DE S.PAULO, e analisando especificamente o contingente de evangélicos, uma nova constatação: os chamados evangélicos sem vínculo a alguma corrente específica saltaram de 0,7% de 2003 para 2,9% de 2009. Os evangélicos de missão – luteranos, batistas, adventistas, metodistas e outros – caíram de 5,2% para 4,5%. Já os pentecostais – Assembleia de Deus, Universal, e outras – saltaram de 12% para 13%. E não se pode ignorar que o número de pessoas que declaram não possuir religião vem crescendo em todos os últimos anos – de 5,1% para 6,7%.
Com o advento das Redes Sociais, mais a tendência de as pessoas buscarem o que é mais adequado às suas características, desejos, e vontades específicas, evidenciam-se novos caminhos pela frente, de certa forma contemplados no comentário da estudiosa do assunto, e professora da UMESP, SANDRA DUARTE DE SOUZA, na revista ISTOÉ, “Deus é constituído de multiplicidade simbólica, é híbrido, pouco ortodoxo, redesenhado a lápis, cujos contornos podem ser apagados e refeitos de acordo com a novidade da próxima experiência”. Segundo a revista, “Agora é o fiel quem quer empunhar a escrita de sua própria fé”. Quase, um Deus para cada um. (MadiaMundoMarketing)

Nenhum comentário:

Postar um comentário