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terça-feira, 30 de agosto de 2011

JORNAIS QUEREM COBRAR CONTEÚDO

E mais: Crowdsourcing . Fumo . Dor . Pós Doutorado . Etc

EM DISCUSSÃO O CROWDSOURCING

Os novos modelos de negócio em plena era das redes sociais foi o foco da Conferência Internacional de Crowdsourcing, Co-criação e Comunidades. Nela, bambas em marketing e inovação procuram mostrar como as empresas do mundo todo vêm adotando novos modelos de trabalho com a ajuda direta dos consumidores e usuários de mídias sociais. De acordo com a Colaboratorie Mutopo Brasil, organizadora do evento, ao compartilhar ideias com a multidão de seguidores, as empresas não só testam possíveis soluções, como fazem relações públicas e criam engajamento na marca.

O Guia do Crowdsourcing, as experiências de inovação da construtora Tecnisa e cases como o do Fiat Mio, da AgênciaClick Isobar, ou do Red Bull Street View e o exemplo da rede de cafés norte-american Starbucks - que buscou com seus consumidores no mundo todo a solução para diminuir a montanha de copos de papel acumulada diariamente em suas lojas - foram alguns dos destaques.

"É o que há de mais avançado em comunicação, pois envolve pessoas de todos os tipos nos processos para ajudar a resolver problemas", disse Shaun Abranhamson, fundador da norte-americana Mutopo. "É uma tendência, que oferece um novo tipo de oportunidade para ganhar dinheiro", sinalizou o cofundador da Crowdflowers Lukas Biewald. "Hoje, informação não é poder. Execução é poder", resumiu Romeo Busarello, professor do Insper e da ESPM e diretor de ambientes digitais e inovação da Tecnisa.
( Karina Lignelli, no Propmark)

FAN PAGE CONTRA O FUMO

 A Johnson & Johnson lançou a fan page exfumantes, no www.facebook.com/exfumantes. Voltada à troca de experiências entre os que já venceram essa batalha e aqueles que querem parar de fumar, a iniciativa complementa a plataforma de apoio que a marca Nicorette já oferece e que inclui, além do tratamento com goma e adesivo, suporte personalizado e especializado com apoio telefônico e plataforma online.

A plataforma de apoio oferecida pela marca inclui também o 0800 722 44 11 e e o endereço virtual www.activestop.com.br. O primeiro é um serviço gratuito que funciona de segunda-feira a sexta-feira das 8:00 às 17:00 e é voltado a todas as pessoas que desejam mais informações sobre como parar de fumar. A linha também está disponível para tirar dúvidas de familiares e amigos que acompanham de perto a rotina de quem tenta abandonar o vício. O outro é um suporte online baseado em princípios desenvolvidos por especialistas em terapias comportamentais para parar de fumar e com duração de 14 semanas. Depois de realizar a inscrição no site, o fumante tem um acompanhamento diário de seu progresso, além de receber mensagens informativas, tarefas e leituras motivacionais. (Portal da Propaganda)

 SIMPÓSIO BRASILEIRO E ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE DOR

 O Instituto Simbidor realizará, de 28 de setembro a 1º de outubro, o 10º Simpósio Brasileiro e Encontro Internacional sobre Dor. Voltado para estudantes, pesquisadores e profissionais da área da saúde, o objetivo do evento é apresentar as últimas descobertas em pesquisa e clínica sobre diagnósticos e tratamentos da dor. Detalhes: www.simbidor.com.br/s10/index.php

JORNAIS DEFENDEM CONTEÚDO PAGO

O painel sobre os próximos cinco anos da indústria de jornal no Brasil se transformou na defesa de gerar receita com a cobrança de conteúdo nas diversas plataformas digitais onde o meio tem marcado presença. Com executivos da Folha de S.Paulo, Infoglobo, Grupo Estado, RBS e Lance!, o debate integra o VIII Seminário Nacional de Circulação da ANJ , que acontece hoje e amanhã.

Silvio Genesini, diretor-presidente do Grupo Estado e coordenador da comissão de estratégias digitais da ANJ, foi o mais assertivo: "Não vai dar para viver de publicidade. Ela não cresce em um ritmo excepcionalmente grande, está dividida e é muito instável". Para efeito de comparação, o executivo citou a expansão do jornais conhecidos como "populares" que, segundo ele, vivem de banca de jornal.

A saída para o quadro seria o aumento da circulação. Segundo dados da PricewaterhouseCoopers, citados por Genesini, 48% da receita dos jornais norte-americanos em 2010 vieram da circulação, ante 38% em 2005, demonstrando a expansão. Em 2014, o percentual chegará a 49%. A baixa penetração, cerca de cinco leitores de jornal a cada 100 habitantes, é uma oportunidade aos olhos do segmento. "Nós precisamos cobrar. Nós não temos mais a alternativa de viver de publicidade", afirmou. Como exemplo, Genesini usou dados do jornal New York Times, que hoje vive com 40% da receita proveniente da circulação, 39% de publicidade impresso, 14% digital e 7% de outros. Em 2005, a publicidade offline respondia por 61%, a digital 5%, enquanto circulação era apenas 27%.

Para Walter de Mattos Junior, diretor-presidente do grupo Lance! e vice-presidente da ANJ,os veículos trabalham em um formato, com produtos grátis, que acabam por se tornar competidores de si próprio, além de enfrentar a concorrência de portais, a exemplo de UOL e Terra. "Para cobrar você tem que ter valor.”
Marcello Moraes, diretor geral da Infoglobo, afirmou que é preciso aproveitar o "tempo" que o País ainda tem para analisar o que está sendo feito fora, testar e adaptar às características brasileiras. "A proposta é trazer o modelo do New York Times para cá”. O início dos testes está previsto para começar nos próximos seis meses. ( Marcos Bonfim no PropMark)

ADVANCES METALLIC MATERIALS  PROCESSING

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizará, no dia 6 de setembro, o primeiro encontro internacional sobre avanços no processamento de materiais metálicos. Detalhes: www2.ufscar.br/documentos/08461_versao_final_folder_3.pdf

PÓS-DOUTORADO NO INPE

A Divisão de Astrofísica (DAS) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) está com inscrições abertas até 30 de setembro para candidaturas para uma bolsa de pós-doutorado. Detalhes: www.das.inpe.br

SETOR SUCROENERGÉTICO GANHA CENTRO DE PESQUISA

Será lançado durante a feira Fenasucro & Agrocana, que começa amanhã, em Sertãozinho, o Centro de Pesquisa das Indústrias do Setor Sucroenergético.  Detalhes:  www.ribeirao.usp.br

AS MARCAS DE CONFIANÇA

A pesquisa Marcas de Confiança, realizada pela Revista Seleções, chega ao seu 10o ano. Lançado em 2002, o estudo, que checa a confiança dos leitores da revista nas marcas, instituições, organizações e personalidades do nosso país, cresceu em importância e abrangência. E hoje, com a parceria do Ibope Inteligência, a pesquisa comemora uma década como o maior panorama de confiança dos brasileiros.
Na edição do prêmio, destacam-se as marcas que venceram todos os anos em que suas categorias foram pesquisadas. Chamadas de "supercampeãs" pela revista, são marcas imbatíveis no estudo de confiança:
BR/Petrobras (bandeira posto de gasolina), Brastemp (eletro rodomésticos) gasolina),  Centrum (vitaminas),  Coca-Cola (refrigerantes), Colgate, (cremedental) Danone (iogurte), Kellogg's (cereal matinal), Kibon (sorvete), Liza (óleo de cozinha), Nestlé (chocolates), Nokia (aparelho celular), Omo (sabão em pó), Pedigree (ração), Seda (shampoo), Sundown (protetor solar), Suvinil (tintas para paredes), Unimed (assistência médica), Uol (provedor de internet), Visa (cartão de crédito), Vivo (operadora de celular), Zero-Cal (adoçante).
Na categoria InstituiçõesCorreios, que venceu em todas as edições, tiveram sua supremacia quebrada pela moeda Real (R$), que conseguiu o maior índice de confiabilidade: 75%. Correios ficou com 74% e, pelos critérios adotados pela pesquisa, divide a liderança da categoria.
Em Redes Sociais, o Facebook passou o Orkut e é o novo campeão de confiança dos leitores. A pesquisa lança mais uma categoria dentro de "Personalidades": Humoristas. E a vencedora é Heloisa Perissé (72%).
Qual a Marca mais confiável do país¿ Com essa pergunta (sem categorias pré-estabelecidas) Seleções aponta, desde 2007,  a grande vencedora do prêmio Marcas de Confiança. E desde então Nestlé está em primeiro lugar.

FAPESP E AGILENT LANÇAM CHAMADA

A FAPESP e Agilent Technologies lançam chamada de propostas com o objetivo de identificar, selecionar e apoiar pesquisas de classe mundial em instrumentação avançada e técnicas de medição relacionadas a metabolômica em biologia de plantas e microbiologia, espectrometria de massa e bioenergia. Detalhes: www.fapesp.br/en/6546 


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