Leia também: Eventos . Livros . Teosofia e Humanismo nas Empresas
SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DE ALIMENTIOS
Entre 5 e 8 de novembro a Associação Latino-Americana de Ciência de Alimentos, em parceria com a Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, realizará o 9º Simpósio Latino-Americano de Ciências de Alimentos (Slaca), sob o tema Ciência de Alimentos e Qualidade de Vida: Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Detalhes: www.slaca.com.br
ODONTOLOGIA FORENSE
Dias 19 e 20 a Faculdade de Odontologia da USP promoverá a 2ª Jornada de Odontologia Forense. Detalhes: http://www.fo.usp.br/departamentos/social/legal
BOLSA DE TREINAMNENTO TÉCNICO EM MEDICINA
O projeto Rede Brasileira para o Estudo das Distonias, financiado pela FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular, dispõe de uma Bolsa de Treinamento Técnico (TT 1) para alunos de graduação. Detalhes: www.oportunidades.fapesp.br.
LIVROS
1. A equipe do projeto Teorização do Jornalismo em Portugal: Das Origens a Abril de 1974 está lançando Achegas à construção do Pensamento Jornalístico Português, que procura resgatar algumas das construções de jornalistas portugueses para a criação do pensamento jornalístico português até 1974. Download gratuito.
2. Durante o XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2011, será lançado o livro Panorama do rádio, que traça um amplo inventário das emissoras de rádio de todas as 27 Regiões Metropolitanas do país, mapeando 561 veículos. A organização do livro é da professora e coordenadora do GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom, Nair Prata, que contou com uma equipe de 52 pesquisadores.
3. A Editora Media XXI entra no mercado editorial brasileiro com o lançamento da obra Gestão Estratégica e Modelos de Negócio – O caso da indústria da mídia, de autoria de Paulo Faustino e Ramiro Gonçalez. A obra estará disponível nas livrarias em Portugal, no Brasil e na Amazon, entre outras. Até ao final de 2011, a Editora Media XXI lançará mais quatro obras no mercado brasileiro. Além de São Paulo, o livro será apresentado no dia 5 de setembro, em Recife, e no dia 10, em Porto Alegre.
4. Com mais de 30 mil livros nas estantes e diversas atrações eletrônicas, como CDs e DVDs, a Biblioteca de São Paulo acaba de incluir a Biblioteca Digital LivroClip em seu acervo. A iniciativa faz parte da campanha Somos Plugados na Leitura, promovida pelo Instituto Canal do Livro.
A Biblioteca de São Paulo já faz uso de outras tecnologias, como um software de gestão de acervo e outros destinados à inclusão de deficientes visuais. Agora, adere aos livros digitais, com animações lúdicas para seus usuários. O acervo é composto, sobretudo, por obras da literatura clássica brasileira e internacional, tais como Machado de Assis e Willian Shakespeare.
COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
A II Conferência do Desenvolvimento (Code) recebe propostas de trabalhos de professores, pesquisadores e estudantes até o dia 18 de setembro. O evento será realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), entre os dias 23 e 25 de novembro. Detalhes no site da Rede Brasileira de Mídia Cidadã, no link "2011" e, também, pelo email midiacidada2011@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
TEOSOFIA E HUMANISMO NAS EMPRESAS
Esqueça as palavras resultados, produtividade, lucro, sucesso e outras tantas. O vocabulário de algumas companhias mudou radicalmente. Termos como biofedback, brain fitness ou mesmo conhecimento espiritual dominam a agenda de algumas delas. Correntes filosóficas, como teosofia e humanismo, também têm espaço. O objetivo é buscar os valores humanos da organização e trazer produtividade e excelência por meio do bem-estar e da mudança do comportamento.
Em São Paulo, um grupo de executivos uniu-se para disseminar conceitos e teorias desses novos modelos de gestão, que incluem até sessões de ioga nas empresas. “Todas as companhias vão se beneficiar se proporcionarem a filosofia do bem-viver a seus funcionários. Não é mais nem bem-estar, é bem-viver!”, aponta Marcia de Luca, que passou vários anos com o indiano Deepak Chopra e hoje é instrutora de Ayurveda, medicina indiana que engloba massagens, dieta e terapias diversas.
Márcia será uma das participantes da primeira edição do Etexi (Encontros, Tendências e Experiências Integradas), que será realizado em São Paulo, no mês de outubro. Hoje, menos de 10% das companhias no mundo todo utilizam os novos modelos de gestão, mas há sinais de que esse número possa aumentar.
Nos últimos anos, empresas como PwC, Sodexho e Atlas Schindler foram algumas das que buscaram treinamento para redefinir produtividade e, principalmente, a mudança do comportamento individual de cada um na organização. Com a mudança, seria um processo decorrente a alteração da cultura organizacional da companhia. “O modelo tradicional analisa resultados e tenta desenvolver motivação. Os novos focam comportamento e retenção de talentos”, explica Edison Henriques Jr., especialista em liderança transformadora e um dos participantes do evento. Ele pondera que o volume de empresas que hoje utilizam o modelo novo é quase irrisório, mas destaca os benefícios de adotá-lo. “É romântico, mas estratégico. A companhia precisa de comportamento eficiente”, diz.
Junta-se ao grupo de palestrantes Rodrigo Kronemberg, diretor de uma joint-venture entre Brasil e Índia, de desenvolvimento e gestão do maior aterro sanitário da Ásia, localizado no país indiano. O executivo prega que conhecimento espiritual nas empresas é fundamental, assim como alinhavar valores humanos. Kronemberg viveu por seis anos em mosteiros no Brasil, na Europa e na Ásia.
Já o também palestrante Mark Lund, que trocou São Paulo pela praia de Maresias nos anos 80, “em busca de tempo, não de dinheiro”, fala sobre a insatisfação de grandes executivos com o tradicional conceito de sucesso e como proporcionar experiências transformadoras, mesmo no ambiente corporativo. “A empresa é como um cosmo, e seus funcionários são como a população dessa empresa”, afirma Lund, formado em filosofia oriental. “O zoom é no indivíduo, não na empresa”, complementa.
A primeira edição do Etexi irá reunir também Christina Carvalho Pinto, da Full Jazz Comunicação, Sergio Ricardo, coach em gestão comportamental, Eduardo Shana, consultor, e Prem Prayojan, indologista especialista em sânscrito. Segundo Sergio Ricardo, organizador do encontro, o objetivo é “tangibilizar o intangível”. Christina, que irá abordar os temas mídia e inovação, trará seus conceitos para “abrir horizontes e escancarar oportunidades”. Segundo ela, “cada um de nós é uma mídia” e não há mídia de massa. O canal exato para dialogar seria entender cada indivíduo como uma mídia em si. (Texto de Keila Guimarães, postado no PropMark)
70 ANOS DE REPÓRTER ESSO
Dia 28 de será comemorado o aniversário de 70 anos da primeira transmissão do O Repórter Esso no Brasil, data que marca o início do radiojornalismo no país. Por esse motivo, o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom está propondo às emissoras brasileiras que veiculem matérias, programas e informações sobre o assunto para que o momento histórico seja lembrado por todo o Brasil.
Uma comissão está produzindo material em texto e áudio a ser disponibilizado, gratuitamente, para que as emissoras de rádio de todo o país possam utilizar em suas programações entre 21 e 28 de agosto. Os pesquisadores do Grupo propõem a realização de uma cadeia informal de rádio, com cada veículo transmitindo um programa de dois minutos sobre o assunto no domingo, 28 de agosto, exatamente às 12h55.
A Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão - Abert e a Agência Rádio2 já se disponibilizaram a hospedar o conteúdo produzido. Através desses sites, os interessados poderão baixar os áudios, a partir da segunda quinzena de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário