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domingo, 12 de junho de 2011

SEGREDOS DE UMA HISTÓRIA BEM CONTADA

Leia também: Repercussões de uma Notícia . Eventos . Uma Nova Revista . Twitter, Agora em Versão Brasileira . Etc

QUASE 5.000 INTERAÇÕES E 1.885 NOTÍCIAS  EM UM DIA!

O anúncio de que Gleisi Hoffmann assumiria a Casa Civil movimentou a web. A MITI Inteligência capturou mais de 4.900 interações nas redes sociais, em especial o Twitter (66% das menções), sobre a notícia. Na mídia online, foram 1885 matérias no curto período.

Os dados fazem parte do estudo inédito da MITI Inteligência a respeito das mulheres mais influentes do mundo. Entre 24 e 28 de março, foi realizado um monitoramento sobre as mulheres mais poderosas da política, presentes no ranking da revista Forbes e também do periódico The Guardian. Em cinco dias, a presidente Dilma Rousseff atingiu mais de 14 mil menções nas mídias sociais – Twitter, Facebook, blogs e fóruns.

“As mídias sociais são bastante utilizadas para discussões sobre política. Isso justifica, por exemplo, a repercussão a respeito da presidente brasileira. Identificamos que entre os comentários negativos sobre Dilma apenas 36% se referiam à sua atuação política, enquanto 63% das menções faziam referência a sua personalidade como figura pública” comenta Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência.

Além de Dilma, Michelle Obama – a mulher mais influente do mundo segundo a revista Forbes – e Angela Merkel também movimentaram as redes sociais brasileiras. A chanceler alemã e a primeira-dama norte-americana foram, respectivamente, a segunda e a terceira mais citadas entre as palavras-chave monitoradas. Enquanto Dilma Rousseff esteve em 81,9% das interações, Merkel foi citada em 11,9% delas e Michelle Obama em 4,7%.  No caso da primeira dama americana, os comentários positivos em sua maioria estavam relacionados à moda, já que Michelle já se tornou referência no assunto.

“Quando estudamos o histórico de notícias sobre ‘mulheres no poder’ observamos um crescente volume de publicações. De 2008 a 2010 foram veiculados no ambiente online mais de 170 mil notícias sobre o tema. Esperamos agora colher os frutos das performances dessas personagens tendo cada vez mais discussões pautadas nas competências profissionais e sensibilidade estratégica de cada uma delas ”, conclui Elizangela.               

CIÊNCIA E TECNOLOGIA MULTIMÍDIA NO ENSINO PRESENCIAL

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unicamp realizará dia 16  o Fórum de Ciência e Tecnologia Multimídia no ensino presencial.  O objetivo do evento é promover reflexão sobre o potencial das tecnologias no ensino, discutindo diferentes possibilidades do uso integrado de diferentes mídias no ensino e destacando o papel das universidades públicas na formação continuada de professores para a utilização de tecnologias da educação. Detalhes: foruns.bc.unicamp.

SIMPÓSIO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ANÁLISES CLÍNICAS
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP realizará, nos dias 14 a 16 de junho, o Simpósio de Pós-graduação em Análises Clínicas. O evento reunirá especialistas brasileiros e estrangeiros, além de pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação na área de análises clínicas. Detalhes: www.fcf.usp.br/Extensao/Eventos/FBC/SimposioPGFarmacia2011/Index.asp.
UNIBRAL E PROBRAL RECEBEM PROJETOS
 Abertas até dia 30 as inscrições de projetos de universidades brasileiras e alemãs para os programas Unibral e Probal, promovidos pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) em cooperação com a Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mais informações: rio.daad.de/shared/inter_institucional.htm
UNESP LANÇA REVISTA
 A Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, da Unesp, campus de Bauru, lançou a primeira edição da revista Faac.  A revista pode ser acessada em migre.me/50QFR
TWITTER EM VERSÃO BRASILEIRA
Após cinco anos, o Twitter anunciou o lançamento da versão em português do Brasil. Além da página Twitter o Mobile e o aplicativo oficial do microblog para Android também foram traduzidos. Para mudar o perfil do microblog para o português, vá ao menu settings da conta no microblog e procure a seção account. No menu language, é possível selecionar o novo idioma. Detslhes no  @twitter_pt ou no @ajuda.

A RELEVÂNCIA DA HISTORIA BEM CONTADA

A Abap realizou o StoryTellers, evento que discute  a arte de contar histórias – pedra fundamental para a existência da comunicação publicitária. “Contar uma história, desenvolver uma trama, mesmo quando todo mundo conhece o fim, faz toda a diferença. Essa é a essência do nosso mercado”, destacou Luiz Lara, presidente da Abap. “Construir histórias é parte da essência humana. Fazer a propagação e dividir experiências é o que faz as coisas perdurarem e continuarem existindo. Com as marcas, é a mesma coisa”, acrescentou João Ciaco, presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes).

Silvio de Abreu, contou como funciona seu processo criativo e dividiu com os presentes sua definição sobre como e o que é contar histórias. “A comunicação é isso: bater papo. Cada um tem uma forma diferente de ter suas ideias, métodos diferentes. Eu, por exemplo, não costumo fazer brainstorm, comum na publicidade. Faço tudo sozinho. Gosto de começar de um pontinho. Levo tempo maior com isso, mas chego numa base muito sólida para contar uma história boa para o público”, explicou.

Abreu citou o embrião de Passione, uma das novelas de maior audiência dos últimos anos. “Às vezes as inspirações vem da maneira mais estranha. Uma vez eu estava voltando do Guarujá, queria fazer uma novela com tema italiano, mas não tinha ainda uma história. Começou a tocar uma música da Zizi Possi, ‘Malafemmena’, fui ouvindo a letra e ela me deu uma história inteira, de um homem que gostava de uma mulher que não prestava. Uma hora depois, quando cheguei em casa, já tinha toda a sinopse”, relatou.

Lélio Ramos, vice-presidente comercial da Fiat, aproveitou para falar sobre a campanha que celebrou os 30 anos da montadora no Brasil em 2006; e do caseMio, iniciado em 2009. A semelhança entre eles é como a empresa conseguiu, com participação efetiva do público, abordar um tema tão intangível como o futuro.

“A Fiat é uma empresa com muitas histórias. Entre elas, vale voltar a 2006, quando tinhamos um mercado em franco crescimento, mas também muitos movimentos ecológicos que colocavam o carro como grande vilão. Nesse momento, começamos a discutir o futuro e novas formas de pensar o transporte. Fomos às ruas e entrevistamos crianças para ver o que eles pensavam do futuro e essa vontade de ouvir o público gerou uma nova campanha, composta por depoimentos espontâneos, sem falar sobre carro.

 O futuro passou a ser nossa principal bandeira”, enfatizou Ramos. “O projeto do Mio, por exemplo, é uma quebra de paradigma. Convidamos qualquer um que quisesse contribuir a falar sobre como os automóveis deveriam ser no futuro. Foram dois anos, mais de dois milhões de visitas no site, 17 mil participantes cadastrados e 10 mil ideias enviadas, vindas de 160 nacionalidades.

O resultado foi apresentado no último Salão do Automóvel. Uma empresa que dispõe a perguntar sobre o futuro é uma empresa que tem respostas sobre sua história. O futuro é incansável, então nossa conversa com as pessoas continuará”, completou.

Os representantes das agências também foram convidados a contar uma breve história. Serpa falou sobre a parceria da Almap com as Havaianas, que já dura 18 anos e transformou um produto que ficava escondido nas lojas e sofria diversos preconceitos em um ícone brasileiro.

 “Hoje as pessoas acompanham as histórias das Havaianas na mídia como novelas”, analisou. Já Lewkowicz comentou sobre voltar a trabalhar com a Orloff, conta  recém-conquistada pela Lew`Lara, para quem criou um dos motes mais clássicos da propaganda brasileira. “Até hoje, depois de 30 anos, tem gente usando o bordão ‘Eu sou você amanhã’”, comemorou.

Livi citou o case desenvolvido pela Talent para a Topper, focado na divulgação do rugby no Brasil, que levou um esporte praticamente desconhecido pelo grande público a discussões de bar e pauta de grandes veículos.

“Foi praticamente atender um cliente que concorria no Brasil com o melhor produto do mundo na categoria, - no caso, o futebol. Depois de muita conversa com a Topper, topamos investir num humor depreciativo, que foi amplamente aprovado e deu nesse resultado”, lembrou.  Finalizando, Loducca abordou a comunicação da Nextel, baseada na história de vida de diferentes personagens, que procuravam, de alguma forma, contar também a da operadora. “Quando começamos a atender o cliente, a marca tinha um grande índice de reprovação. Até que percebemos que a Nextel não era exatamente uma empresa de telefonia, mas sim uma rede social via rádio, um clube. Várias pessoas contando sua própria história, mas se encontrando em uma só, foi fundamental para passar esse conceito ao público”, avaliou. (Texto de  Karan Novas)

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