Leia também: Comunicação e Consumo . Eventos . Acervo Digital de Publicações Acadêmicas. Etc
ACERVO TEM MILHARES DE FOTOGRAFIAS
Em setembro de 2001, o jovem jornalista e escritor Felipe Kuhn Braun iniciou suas pesquisas sobre genealogia e imigração alemã. Um dos objetivos de Braun era resgatar a origem de sua família a partir das histórias e imagens de seus ancestrais.
O responsável pela documentação é o jornalista e escritor Felipe Kuhn Braun. No decorrer do primeiro ano, Felipe visitou familiares próximos, em busca de informações, nomes, datas, histórias e fotografias antigas.Em oito anos, Felipe formou um arquivo de pouco mais de 1.500 fotografias antigas. Fez um mapeamento do interior e passou a visitar famílias da região de colonização alemã ao Norte de Porto Alegre, em busca de imagens de imigrantes, seus descendentes e as localidades fundadas por eles.
As imagens foram emprestadas pelas famílias. No decorrer de um ano, Felipe multiplicou seu arquivo para 13.800 fotografias antigas que foram digitalizadas, impressas, separadas em álbuns por temas, famílias e localidades. Elas retratam os costumes e hábitos culturais dos imigrantes alemães e seus descendentes da década de 1860 (começo da fotografia no Rio Grande do Sul) até a década de 1960.
Felipe também encontrou arquivos parciais de fotógrafos teuto-gaúchos do início do século XX, como Otto Schönwald e Hugo Bernd, de Porto Alegre, Hugo Theodoro Neumann, de Nova Petrópolis, Augusto Nienow, de Linha Nova, e Rücke.
Na coleção de Braun, cerca de 900 fotografias antigas são do século XIX. Mais de 100 imigrantes estão retratados nas imagens resgatadas por Braun nesses nove anos.
Curiosidades dentre os temas mais variados sobre a colonização germânica são as fotos das noivas de preto, dos carnavais do final do século XIX e começo do século XX, das sociedades de canto e tiro ao alvo. Algumas relíquias são as imagens do interior das escolas, igrejas, das fábricas, tipografias, as fotos dos escravos, das propriedades rurais e do começo de municípios como Dois Irmãos, Linha Nova, Nova Petrópolis, Feliz, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Porto Alegre.
Preocupado com a preservação desse arquivo, que já é a maior coleção de fotografias antigas que retratam a imigração alemã no sul do país (atualmente são 15.500 imagens), Braun publicou em seu primeiro livro, "História da Imigração Alemã no Sul do Brasil", 160 fotos dessa coleção. A publicação foi impressa em janeiro de 2010 pela Editora Amstad de Nova Petrópolis e reimpressa em agosto de 2010 pela Gráfica Costoli de Porto Alegre. Em julho de 2010, quando Braun publicou seu segundo livro, "Memórias do Povo Alemão no Rio Grande do Sul", preservou 144 imagens nessa publicação, com tiragem de 500 exemplares, impressos pela Editora Amstad.
Felipe esteve até agora com quase 300 famílias nesses 9 anos de pesquisas, tem pela frente uma lista de contatos e cidades a visitar, pois continua, semanalmente se dedicando a pesquisa e a seus dois novos projetos que pretende em breve publicar, um sobre biografias de imigrantes pioneiros e outro sobre cartas e relatos de imigrantes alemães e seus descendentes.
Para adquirir as publicações de Felipe Kuhn Braun, contate o autor pelo e-mail: felipe.braun@terra.com..br ou felipe.braun@hotmail..com
O autor do livro pede que lhe sejam enviadas fotos antigas - digitalizadas e devidamente identificadas - para que possa acrescentar mais fotos ao acervo - o maior acervo particular de fotografias sobre imigração alemã no Brasil. Endereço: felipe.braun@terra.com.br
Para acompanhar as pesquisas dele, acesse:www.memoriadopovoalemao.blogspot.com
www.cemiteriosalemaes.blogspot.com
www.historiadenovohamburgo.blogspot.com
www.imigracaoalemanosuldobrasil.blogspot.com (Portal BrasilAlemanha - Informativo BrasilAlemanha/Neues)
INTERNACIONAL EM COMUNICAÇÃO E CONSUMO
Sob o tema Estéticas midiáticas e narrativas do consumo o evento acontecerá dias 10 e 11 de outubro de 2011 na ESPM-SP.
SCHIZOPHENIA INRERNATIONBAL RESEARCH SOCIERTY CONFERENCE AMERICA DO SUL
A International Society Schizophrenia Research, em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e a Associação Brasileira de Neurociência (Abranec), realizará nos dias 5 a 7 de agosto o Schizophrenia International Research Society Conference América do Sul.
O evento pretende discutir estratégias para o desenvolvimento de novos tratamentos para a esquizofrenia, abordar as diferenças na incidência e evolução da esquizofrenia nos países sul-americanos e criar um fórum para apresentação e discussão de pesquisas recentes realizadas em países da América do Sul. Detalhes: www.sirssouthamerica.org/index.html
CONTROLE BIOLÓGICO
O Instituto Biológico do Estado de São Paulo, juntamente com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, realizará de 18 a 21 de julho o 12º Simpósio de Controle Biológico (Siconbiol 2011). Detalhes: www.eventus.com.br/siconbiol2011/index.html
PUBLICAÇOES ACADÊMICAS EM ACERVO DIGITAL
O Acervo Digital da Universidade Estadual Paulista (Unesp), desenvolvido como um repositório de conteúdos gerados e adquiridos pela universidade, ganhou um novo projeto gráfico, com sistema de busca e submissão on-line de arquivos. Pelo site, é possível pesquisar entre os mais de 14 mil itens educacionais ou acessar o banco de teses e dissertações da instituição, com cerca de 11 mil títulos. Detalhes: www.acervodigital.unesp.br
PD COM BOLSA EM ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS
O projeto Monitoramento do ambiente e modelagem do potencial genético de cultivares de cana-de-açúcar em condições adequadas de disponibilidade hídrica do solo, apoiado pelo Instituto Microsoft Research-FAPESP de Pesquisas em TI, tem uma posição de pós-doutorado aberta, com Bolsa da FAPESP, para inscrição e posterior seleção. Detalhes: http://iac.impulsahost.com.br/agrosensors e www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão publicadas no FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.
AS INFECÇÕES E AS PLANTAS
(Extraído do textoFábio de Castro, distrribuído pela Agência FAPESP) – Os chamados “solos supressivos” são ecossistemas naturalmente especiais: nesse tipo de solo, mesmo que os agentes patógenos persistam, eles causam pouquíssimo dano às plantas. No entanto, os microrganismos e mecanismos responsáveis por essa característica são pouco conhecidos.
Utilizando uma técnica metagenômica, um grupo internacional de cientistas, com participação brasileira, identificou uma série de bactérias e genes envolvidos no fenômeno.
Os dados, publicados na revista Science, indicam que, sob um ataque de patógenos, as plantas, a fim de se proteger contra infecções, podem explorar uma combinação de micróbios específica contida no solo.
O artigo Deciphering the Rhizosphere Microbiome for Disease-Suppressive Bacteria (DOI: 10.1126/science.1203980), de Rodrigo Mendes e outros, pode ser lido por assinantes da Science em www.sciencemag.org/content/332/6033/1097.full.
CONCURSO CONTATO UNIVERSITÁRIO
Até o dia 30 o 5º CONTATO - Festival Multimídia Colaborativo - recebe inscrições de criações e projetos multimídia para o concurso Contato Universitário.
O concurso "Contato Universitário" é uma chamada de projetos artísticos propostos por estudantes de graduação, pós-graduação e recém formados de todo o Brasil. Detalhes: www.contato.ufscar.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário