Frente a tais cogitação, Ricardo Gandour, diretor de conteúdo do
Grupo Estado, enviou um e-mail a seus funcionários no qual procura esclarecer,
em tom oficial, o momento do JT. Nele, o executivo explica que “ao longo das
últimas semanas, a empresa tem estudado cenários alternativos para diversos
produtos e cadernos, o que pode incluir lançamentos, relançamentos, mudanças de
formato e datas de circulação. Sobre esses estudos não existe nenhuma decisão
tomada”, mas classifica como boatos e nega categoricamente o fim da publicação.
Tais estudos levantam hipóteses que vão desde a remodelação total da
abordagem e identidade do jornal até uma considerável redução de seu conteúdo
para se tornar um encarte de O Estado de S.Paulo, não estando descartada a
descontinuação do título. Ainda na redação, há certa divisão entre otimismo e
pessimismo — com o clima pendendo para o segundo grupo.
Em julho último, cerca de 20 profissionais foram demitidos do JT, logo
após boatos do provável fim da edição dominical do jornal — que se estendem até
o momento. Também virou prática recorrente, segundo envolvidos na produção do
título, o aproveitamento de conteúdo de outros veículos do Grupo Estado, em
especial do Estadão, frente à sobrecarga dos repórteres da casa, agora em menor
número.
Apesar de informações sobre o encerramento do serviço de assinaturas do
JT circulando no mercado, ainda é possível contratar a entrega do jornal pelo
telefone da central de atendimento do Grupo Estado — com valor mensal de R$
42,90 por seis meses, dando direito a mais três meses gratuitos como
bonificação. No site da publicação, porém, o link “Assine o JT” leva o leitor a
um hotsite oferecendo apenas opções de pacotes do Estadão. (Propmark)
Quando foi lançado, movido por
uma jovem e brilhante geração de jornalistas, o Jornal d Tarde tornou-se uma
sensação, ao renovar a linguagem e a apresentação gráfica.
O ENSINO
SUPERIOR E OS BRICS
O Centro de Estudos
Avançados da Universidade Estadual de Campinas promoverá um seminário
internacional sobre a relação entre as instituições de ensino superior e a
sociedade, enfocando a experiência dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e
África do Sul). O evento, que tem o apoio da FAPESP, ocorrerá nos dias 8 e 9 de
novembro de 2012 na Unicamp.Os interessados em apresentar pôsteres têm prazo
até o dia 20 para se inscrever. Detalhes: http://www.gr.unicamp.br/ceav/brics/index.html
DIÁLOGO
BRASIL-ALEMANHA EM CIÊNCIA, PESQUISA E INOVAÇÃO
O Centro Alemão de Ciência e
Inovação – São Paulo (DWIH-SP) promoverá, nos dias 21 e 22 de novembro, a
primeira edição do Diálogo Brasil-Alemanha em Ciência, Pesquisa e Inovação, que
será realizado no Club Transatlântico, em São Paulo.
O evento
será iniciado com palestra de Denise de Menezes Nedeermeyer, da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sobre a evolução do
sistema brasileiro de pesquisa nos últimos 30 anos. Em seguida, as instituições
que integram o DWIH-SP esclarecerão seus objetivos ao abrirem representações no
Brasil.
O segundo
dia será dedicado ao debate científico, começando com conferência do físico
Thomas Müller, do Karlsruhe Institute of Technology (KIT), sobre as pesquisas
do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern) relativas ao bóson de Higgs.
Pelo
programa Ciência sem Fronteiras, dos ministérios da Ciência, Tecnologia e
Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), a Alemanha deverá receber 10 mil jovens
brasileiros até 2015. O Diálogo proposto pelo DWIH-SP ocorrerá às vésperas da
Temporada da Alemanha no Brasil 2013-2014. Detalhes: luciana.ricco@riccokom.com.br
E A GLOBO FOI AO
CONAR
A Rede Globo posicionou-se de forma mais formal, nesta quinta-feira
(11), a respeito do comercial criado pela agência VML, do Grupo Newcomm, para a
Vivo, em que o ator Murilo Benício interpreta seu personagem na novela “Avenida
Brasil”, Tufão. O filme foi veiculado por apenas 17 horas, durante os dias 8 e
9 deste mês, e retirado do ar na quarta-feira (10) a pedido da emissora, que
não permite o uso de seus personagens em ações de marketing.
Em comunicado oficial, a emissora afirma que “foi praticada uma das
formas mais baixas de publicidade, conhecida com ‘marketing de emboscada’”.
“Além de aética, a Globo considera que essa ação é ilegal porque desrespeita
deliberadamente os direitos autorais da obra e do personagem e os demais
envolvidos na criação e produção da novela”, declarou.
Ainda de acordo com a Rede Globo, o ator informou que havia gravado o
filme com a informação que a campanha seria negociada com a emissora e, quando
o viu no ar sem autorização, também pediu que fosse tirado do ar. Além de
notificar os envolvidos, a emissora se manifestou ao Conar e estuda, ainda, uma
ação de perdas e danos causados em razão da violação de seus direitos.
Logo após a retirada do filme do ar, Roberto Justus, ceo do Grupo
Newcomm, assumiu publicamente o erro de sua agência VML. “Somos maduros,
autênticos e honestos o suficiente para reconhecer, com veemência, o grave erro
que cometemos. Se o grupo Newcomm teve algum deslize durante os 31 anos em que
estou aqui, foi esse”, disse (leiaaqui).
Leia abaixo o comunicado na íntegra:
“A Globo notificou a Vivo e as agências VML e Y&R exigindo o
cancelamento da campanha que se apropriou, sem sua concordância, da imagem do
personagem ‘Tufão’ e do universo da novela ‘Avenida Brasil’. Consideramos que
foi praticada uma das formas mais baixas de publicidade, conhecida com
“marketing de emboscada”.
Além da ética, a Globo considera que essa ação é ilegal porque
desrespeita deliberadamente os direitos autorais da obra e do personagem e os
demais envolvidos na criação e produção da novela. O ator Murilo Benício
informou que gravou com a informação que a campanha seria negociada com a
emissora e quando viu no ar sem autorização também pediu que fosse tirada do
ar.
A Globo considera esse episódio gravíssimo e, além das notificações e de
ir ao Conar, estuda uma ação de perdas e danos causados em razão da violação de
seus direitos.” (Propmark)
CONCURSO PARA NOVO LOGOTIPO
O Sinapro-SP (Sindicato das Agências de Propaganda de São Paulo) lançou
um concurso para escolher seu novo logotipo. A ação, em parceria com o CCSP
(Clube de Criação de São Paulo), levará o vencedor a Cannes, com direito a
inscrição ao Cannes Lions. Inscrições até
8 de dezembro. (Propmark)
O BRASIL E OS PAÍSES DO ATLÂNTICO NORTE
(Texto
de Elton Alisson, distribuído pela Agência FAPESP) – Promovido pelo The German Marshall Fund
of the United States (GMF) em parceria com a OCP Foundation de Marrocos, “The Atlantic
Dialogues” foi realizado nos dias 28 a 30 de setembro, em Rabat, no Marrocos.
O objetivo
foi reunir líderes das Américas do Norte, Sul, África, Europa e Ásia, atuantes
nos setores público e privado, para debater questões inter-regionais estratégicas,
como segurança, economia, migração e energia. O vice-presidente da FAPESP,
Eduardo Moacyr Krieger, representou a Fundação no evento.
Instituição
criada em 1972 pela Alemanha como memorial permanente do Plano Marshall –
instalado pelos Estados Unidos para ajudar a reconstruir os países aliados da
Europa após a 2ª Guerra Mundial –, o GMF se dedica a promover um melhor
entendimento e cooperação entre a América do Norte e a Europa em questões
transatlânticas e globais.
A
instituição, que realiza uma série de ações voltadas para fortalecer o
intercâmbio da Europa com o Atlântico Norte, associou-se a uma entidade criada
por uma das maiores produtoras mundiais de fosfato – a OCP – para realizar no
Marrocos um encontro que incluísse também os países do Atlântico Sul, como
Brasil, México e demais países da América Latina e da África, nas discussões
sobre como aumentar a cooperação transatlântica.
“A ideia do
encontro, em suma, foi examinar a possibilidade de aproximar os países do
Atlântico Norte com os do Atlântico Sul”, disse Krieger, à Agência FAPESP. Um dos
principais assuntos abordados foi a ascensão econômica e geopolítica do Brasil.
Em função
da liderança que exerce na América Latina e as relações que já mantém com os
países da África, o Brasil pode desempenhar o papel de uma ponte estratégica
entre os países do Atlântico Norte com os do Atlântico Sul, segundo avaliaram
os participantes do evento.
“O foco da
reunião foi a forma como o Brasil vem se desenvolvendo e a possibilidade de o
país exercer um papel de liderança no Hemisfério Sul”, disse Krieger.
Nesse
sentido, uma das questões debatidas pelos participantes do encontro foi com
quem o Brasil se associará para exercer essa liderança regional – se irá
continuar cultivando relações com Europa e Estados Unidos, seus parceiros
tradicionais, ou se aliará à China, que já é um dos principais parceiros
comerciais do Brasil.
“Algumas
das questões discutidas foram sobre como é que o Brasil está se associando à
China e quais são os interesses mútuos”, disse Krieger.
Cooperação
científica
A delegação
brasileira que participou do evento foi composta por cerca de 20 representantes
– em sua maior parte diplomatas –, e a FAPESP foi a única instituição ligada à
ciência e tecnologia convidada para participar do encontro.
Embora os
temas das discussões da reunião este ano tenham sido mais centrados em questões
econômicas, os organizadores pretendem incluir na pauta dos próximos encontros
debates sobre cooperação científica como elemento fundamental de colaboração
entre os países.
Em função
disso, segundo Krieger, a FAPESP poderia ser um parceiro importante para ajudar
a fundamentar as discussões e para realização de cooperações científicas em
áreas como a de mineração, envolvendo pesquisadores de países da África com os
do Estado de São Paulo.
“A ideia é
realizar projetos de cooperação científica, nos quais a FAPESP tem grande
interesse e experiência e poderia realizar, por exemplo, a análise das
propostas de pesquisa”, disse Krieger.
Representando
a FAPESP, Krieger participou durante o “The Atlantic Dialogues” de uma reunião
com Craig Kennedy, presidente do GMF, e Ian Lesser, diretor executivo do
escritório da instituição em Bruxelas, na Bélgica.
Segundo
Krieger, os dirigentes da instituição – com sede em Washington, Estados Unidos,
e dez escritórios espalhados pela Europa – demonstraram grande interesse em
visitar a FAPESP para avaliar de que forma a Fundação pode colaborar em
projetos relacionados à cooperação científica.
IAB BRASIL
EDUCA SOBRE ADNETWORKS
Para educar e fomentar o mercado nesta perspectiva, o IAB Brasil
(Interactive Advertising Bureau Brasil) realizou nesta terça-feira (9) o IAB
Mídia, tendo como mote justamente as perspectivas de se atingir o target por
meio da “cauda longa”, seguindo a teoria estatística de Chris Anderson que
propõe a personalização da mensagem para um tipo cada vez mais específico de
público. Com presença de diversos players do mercado, incluindo agências,
anunciantes, veículos e redes de adnetworking e adexchange, o evento ensinou e
discutiu, em tom de especialização, esse novo nicho de mercado que deve seguir
sua tendência de desenvolvimento no Brasil.
A palestra de abertura do IAB Mídia foi de Eduardo Muniz, diretor geral
da Batanga Media, um dos conglomerados de adnetworks, que deu um breve panorama
e explicação do segmento. Em seguida, Luiz Bosisio, diretor de contas da
Millward Brown, e Alex Banks, vice-presidente da ComScore na América Latina,
reforçaram com números da segmentação o papel da “cauda longa” para se atingir
o público certo e o resultado refletido desta ação.
Para discutir as técnicas e atribuições desse modelo de compra de mídia,
que inclui o RTB (real time bidding, uma espécie de leilão ou mercado acionário
de temas, tags e itens chave), formaram a mesa de debate Marcos Cabrera,
diretor de mídias digitais da Ogilvy; Márcio Jorge, diretor de mídia da
AgênciaClick Isobar; Leonardo Naressi, sócio-fundador do Digital Inc e
presidente do comitê de Analytics do IAB Brasil; e Rodrigo Polacco, gerente de
e-business da Cyrela, além dos debatedores do painel anterior Luiz Bosisio e
Alex Bank. Em síntese, os palestrantes não chegaram a um modelo perfeito
de gestão de informação e compra de mídia, mas afirmaram que “quanto mais dados
e quanto mais testes fizer, melhor vai alinhar sua comunicação”.
Para encerrar o dia, Chris Kemp, channel partner manager da Microsoft
Advertising, Chip Hall, head of buyer development do Google, e Edward Montes,
ceo da Digilant, sob moderação de Warrison Lacerda, ceo do Olhar Digital, deram
um passo mais à frente e discutiram as novas tecnologias e o avanço na compra
de mídia, em que pese que as redes de adnetworks são proibidas de trabalharem como
bureau e fazer a pré-compra de mídia. “Precisamos educar o mercado e
mostrar que existe algo além da compra tradicional de mídia”, afirma Edvaldo
Acir, diretor da Exponential no Brasil, presidente do comitê de adnetworks do
IAB Brasil e idealizador do evento. “Esse novo formato de comercialização de
mídia é uma tendência global. Incluindo também o real time bidding e o
remarketing. É uma compra mais inteligente para o anunciante e tem mensuração
imediata”, explica.
OPORTUNIDADE
A Unicamp abriu inscrições de concurso público para o provimento de um
cargo de professor doutor junto à Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri). Detalhes: www.sg.unicamp.br/dca/concursos/abertos/concursos-para-professor-doutor , sad@feagri.unicamp.br e (19) 3521-8045 / 1086
MEET THE
EDITORS
O Instituto de Física de São
Carlos, da USP, fará , dias 25 e 26, um workshop com editores de revistas
científicas internacionais especializadas em física. O foco, de grande
interesse para pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação, será a
redação de artigos científicos.
Laurens W.
Molenkamp (editor de Physical
Review B), Jessica Thomas (editor de Physics)
e Karie Friedman (ex-editora assistente de Reviews
of Modern Physics) são os editores que participarão do evento.
No final,
haverá também uma mesa-redonda com a presença dos editores e dos professores Marco
Antonio Zago, da USP, e Edgar Dutra Zanotto, da Universidade Federal de São
Carlos (UFSCar). Detalhes: www.ifsc.usp.br/~comissaopq/meettheeditors2012
8th
INTERNATIONAL CONFERENCE PHASMA ASSISTED
TECHNOLOGIESO Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) sediará conferência internacional sobre tecnologias de plasmas. O evento será realizado no Rio de Janeiro, de 18 a 21 de fevereiro de 2013.
Os
organizadores esperam reunir empresários, pesquisadores, professores e alunos,
com o objetivo de criar uma agenda de pesquisa e desenvolvimento nas áreas
relacionadas com tecnologias de plasmas, sintonizadas com o processo de
desenvolvimento e as necessidades industriais.
Submissão
de abstracts e inscrições a preço menor poderão ser feitas dia 3l.
Estão previstas 12 seções, com temas variados.
Entre eles estão “Plasma Ignition and Flame Control”; “Plasma Generation,
Diagnostics, and Modeling”; “Fuel Reformation and Activation”; e “Plasma Flow
Dynamics”. Detalhes: www.plasmacombustion.com/iwepac.html
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