Leia também: Seminário Nacional de Inovação . Ruralidades Contemporâneas . Para Fazer E-mail Marketing Corretamente
“Cê leu? Segundo a Folha de S. Paulo, o Instituto Data Popular especializado em baixa renda, metade dos brasileiros que planejam uma viagem internacional nos próximos 12 meses pertence à nova classe média brasileira. Significa quase 3 milhões de pessoas com menos de 16 anos.”
SEMINÁRIO NACIONAL DE INOVAÇÃO
No intuito de dar continuidade ao processo de divulgação e desenvolvimento da cultura de inovação em Tubarão e região, a UNISUL, em parceria com a Prefeitura Municipal de Tubarão, AMUREL, ACIT, CDL, SINDLOJAS, AMPE, AJET, ATEC, SEBRAE e, com o apoio da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Estado de Santa Catarina – FAPESC, vai realizar nos dias 25, 26 e 27 de maio , juntamente com a FEINCOS, o II Seminário Nacional de Inovação.
O evento visa consolidar um espaço permanente de discussão e atualização sobre inovação, que neste ano terá como temática central O empreendedorismo inovador como elemento estratégico para a competitividade e congregará representantes do setor produtivo, do poder público, de universidades, e de pessoas com potencial empreendedor e/ou interesse em ações de inovação e desenvolvimento tecnológico.
As inscrições para já estão abertas e, podem ser realizadas através do http://www.unisul.br/hotsites/2seminariodeinovacao.html.
O evento visa consolidar um espaço permanente de discussão e atualização sobre inovação, que neste ano terá como temática central O empreendedorismo inovador como elemento estratégico para a competitividade e congregará representantes do setor produtivo, do poder público, de universidades, e de pessoas com potencial empreendedor e/ou interesse em ações de inovação e desenvolvimento tecnológico.
As inscrições para já estão abertas e, podem ser realizadas através do http://www.unisul.br/hotsites/2seminariodeinovacao.html.
RURALIDADES CONTEMPORANEAS
O Departamento de Sociologia (DS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sediará, dias 11 e 12 de maio o I Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente.
O evento é voltado a pesquisadores, estudantes de pós-graduação, professores e demais profissionais da Sociologia e áreas afins. Terá mesas-redondas e grupos de trabalho que abordarão os eixos temáticos Ruralidades e Meio Ambiente, Trabalho Rural e Migrações e Questão Agrária e Políticas Públicas.
A inscrição para está aberta e pode ser feita pela Internet.
Dentre outros temas, serão discutidas as políticas relacionadas à agricultura e à posse da terra, o processo de expropriação de populações tradicionais e pequenos agricultores e a degradação dos ecossistemas rurais e suas consequências para a saúde da população.
Ficha de inscrição e mais informações no www.ppgs.ufscar.br/eventos.html. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail iseminarioruralidades.ufscar@gmail.com.
A MULHER E A TECNOLOGIA NA COMUNICAÇÃO
O uso da tecnologia para a comunicação com a família é fundamental na vida da mulher brasileira, mostra o levantamento realizado durante o mês de março pela Sophia Mind, empresa de pesquisa e inteligência de mercado do Grupo Bolsa de Mulher, com 330 mulheres entre 18 e 65 anos. O estudo teve como objetivo investigar de que forma as mulheres se comunicam com suas mães e filhos e como a tecnologia é usada para este fim.
A pesquisa aponta que, com exceção do contato pessoal, o telefone celular é o meio mais usado na comunicação entre mães e filhos – 69% das mulheres o utilizam com frequência, superando o uso do telefone fixo, utilizado regularmente por 53% das entrevistadas.
Já o uso de tecnologias como MSN, SMS e redes sociais varia de acordo com a faixa etária e a finalidade. As mães da geração Y usam o e-mail e o MSN na comunicação com suas mães, mas não com os filhos, que em geral ainda não têm idade suficiente para a utilização dessas ferramentas. De forma geral, quase 30% das mães optam pelo MSN, 28% usam o e-mail, 22% mensagens de texto (SMS) e 20% as redes sociais para contato com os filhos. Já no contato entre as entrevistadas e suas mães, 10% usam e-mails e SMS e outras 7% usam o MSN.
As gerações Baby Boomers, X e Y apresentam diferenças na forma de se comunicar. As primeiras possuem maior percentual de contato pessoal ou por telefone fixo. Já as gerações X e Y, que possuem mais facilidade para lidar com as novas tecnologias, acreditam que ainda irão aumentar o contato através delas.
A relação entre mães e filhos é um assunto de extrema importância para as mulheres. Mesmo valorizando muito o contato pessoal, a tecnologia é fundamental no dia-a-dia das mulheres multitarefas. “Hoje os filhos das mães da geração Y ainda não possuem idade para usar todos os recursos, mas com certeza o farão em pouco tempo”, argumenta Bruno Maletta, sócio da Sophia Mind.
Setenta e seis por cento das mulheres afirmaram que sem a tecnologia atual se comunicariam menos com familiares e amigos. Apenas 2% das entrevistadas acham que ferramentas como redes sociais e mensagens instantâneas estragam os relacionamentos pessoais.
Sobre a Sophia Mind
A Sophia Mind é focada em compreender profundamente as mulheres e ajudar seus clientes a maximizar as oportunidades de comunicação com elas.
A empresa busca desvendar o que elas querem, quando querem, da maneira que querem, e é a responsável por entender as oportunidades do mercado e antecipar tendências.
Além de pesquisas sobre temas específicos, a Sophia Mind mantém um painel permanente com edições mensais de pesquisas de hábito de consumo de mídia e painel de percepção de marcas.
Sobre o Bolsa de Mulher
O Bolsa de Mulher, companhia controlada pela Ideiasnet – a única empresa de venture capital listada na Bovespa – é um grupo de mídia digital multiplataforma, que atua em internet, móbile e TV.
É detentor de 16 propriedades voltadas ao segmento feminino no Brasil, Argentina, Chile e México.
A companhia, 100% focada no público feminino, tem em seu portfolio propriedades que oferecem rede social, conteúdo multimídia, serviços, e-commerce B2C, pesquisas e ferramentas de relacionamento. O seu como carro-chefe é a rede social com conteúdo Bolsa de Mulher.com, com versões para mulheres hispânicas no Bolso de Mujer.com, e é proprietária das marcas Estrela Guia, Te Contei, Feminice, Bem Leve, Bolsa Mobile, BolsaTV, Universidade Feminina, Bolsa Gourmet, Pink Ad Network, Bolsa de Bebê, Netcard, Movimento Rosa e iTodas – empresa adquirida recentemente pelo grupo Bolsa de Mulher da Editora Símbolo.
Sobre a Ideiasnet (www.ideiasnet.com.br)
A Ideiasnet é uma Venture Capital com foco em empresas do setor de tecnologia no Brasil e na América Latina. O resultado de sua estratégia bem sucedida se reflete na construção de um portfólio sólido e diversificado, com empresas divididas em três segmentos: E-commerce; Infraestrutura & Telecom; Mídia, Comunicação & Conteúdo. A Companhia atua em empresas de maior porte, com posição de liderança em seus segmentos de mercado, e em empresas em estado de desenvolvimento que têm significativo potencial de ganhar maior escala e reforçar a posição de liderança em seus respectivos segmentos de atuação. (Portal da Propganda)
A pesquisa aponta que, com exceção do contato pessoal, o telefone celular é o meio mais usado na comunicação entre mães e filhos – 69% das mulheres o utilizam com frequência, superando o uso do telefone fixo, utilizado regularmente por 53% das entrevistadas.
Já o uso de tecnologias como MSN, SMS e redes sociais varia de acordo com a faixa etária e a finalidade. As mães da geração Y usam o e-mail e o MSN na comunicação com suas mães, mas não com os filhos, que em geral ainda não têm idade suficiente para a utilização dessas ferramentas. De forma geral, quase 30% das mães optam pelo MSN, 28% usam o e-mail, 22% mensagens de texto (SMS) e 20% as redes sociais para contato com os filhos. Já no contato entre as entrevistadas e suas mães, 10% usam e-mails e SMS e outras 7% usam o MSN.
As gerações Baby Boomers, X e Y apresentam diferenças na forma de se comunicar. As primeiras possuem maior percentual de contato pessoal ou por telefone fixo. Já as gerações X e Y, que possuem mais facilidade para lidar com as novas tecnologias, acreditam que ainda irão aumentar o contato através delas.
A relação entre mães e filhos é um assunto de extrema importância para as mulheres. Mesmo valorizando muito o contato pessoal, a tecnologia é fundamental no dia-a-dia das mulheres multitarefas. “Hoje os filhos das mães da geração Y ainda não possuem idade para usar todos os recursos, mas com certeza o farão em pouco tempo”, argumenta Bruno Maletta, sócio da Sophia Mind.
Setenta e seis por cento das mulheres afirmaram que sem a tecnologia atual se comunicariam menos com familiares e amigos. Apenas 2% das entrevistadas acham que ferramentas como redes sociais e mensagens instantâneas estragam os relacionamentos pessoais.
Sobre a Sophia Mind
A Sophia Mind é focada em compreender profundamente as mulheres e ajudar seus clientes a maximizar as oportunidades de comunicação com elas.
A empresa busca desvendar o que elas querem, quando querem, da maneira que querem, e é a responsável por entender as oportunidades do mercado e antecipar tendências.
Além de pesquisas sobre temas específicos, a Sophia Mind mantém um painel permanente com edições mensais de pesquisas de hábito de consumo de mídia e painel de percepção de marcas.
Sobre o Bolsa de Mulher
O Bolsa de Mulher, companhia controlada pela Ideiasnet – a única empresa de venture capital listada na Bovespa – é um grupo de mídia digital multiplataforma, que atua em internet, móbile e TV.
É detentor de 16 propriedades voltadas ao segmento feminino no Brasil, Argentina, Chile e México.
A companhia, 100% focada no público feminino, tem em seu portfolio propriedades que oferecem rede social, conteúdo multimídia, serviços, e-commerce B2C, pesquisas e ferramentas de relacionamento. O seu como carro-chefe é a rede social com conteúdo Bolsa de Mulher.com, com versões para mulheres hispânicas no Bolso de Mujer.com, e é proprietária das marcas Estrela Guia, Te Contei, Feminice, Bem Leve, Bolsa Mobile, BolsaTV, Universidade Feminina, Bolsa Gourmet, Pink Ad Network, Bolsa de Bebê, Netcard, Movimento Rosa e iTodas – empresa adquirida recentemente pelo grupo Bolsa de Mulher da Editora Símbolo.
Sobre a Ideiasnet (www.ideiasnet.com.br)
A Ideiasnet é uma Venture Capital com foco em empresas do setor de tecnologia no Brasil e na América Latina. O resultado de sua estratégia bem sucedida se reflete na construção de um portfólio sólido e diversificado, com empresas divididas em três segmentos: E-commerce; Infraestrutura & Telecom; Mídia, Comunicação & Conteúdo. A Companhia atua em empresas de maior porte, com posição de liderança em seus segmentos de mercado, e em empresas em estado de desenvolvimento que têm significativo potencial de ganhar maior escala e reforçar a posição de liderança em seus respectivos segmentos de atuação. (Portal da Propganda)
O COMPORTAMENTO CARDÍACO DA MULHER
Um estudo desenvolvido no Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) busca analisar o controle do sistema nervoso sobre o coração durante a mudança da posição deitada para a posição em pé.
A pesquisa pretende comparar mulheres que façam uso de Terapia de Reposição Hormonal com as que não realizam este tipo de terapia. O estudo é realizado pela doutoranda Natália Maria Perseguini, aluna do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt), e pela aluna de Iniciação Científica Patrícia Rehder, sob orientação da professora Aparecida Maria Catai, docente do DFisio.
Para desenvolver o estudo, as pesquisadoras convidam voluntárias de São Carlos e microrregião para participar de exames como eletrocardiograma e teste ergométrico.Elas devem ter idade entre 60 e 75 anos e fazer uso de Terapia de Reposição Hormonal e não fazer uso de antidepressivos, não ser fumantes e não possuir alterações cardiovasculares.
O teste ergométrico será realizado por um médico cardiologista, com a finalidade de avaliação clínica e cardiovascular. O eletrocardiograma será feito nas posições deitada e em pé para a avaliação do controle do sistema nervoso sobre o coração durante a mudança postural.
A pesquisa acontece no Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular do Núcleo de Pesquisa em Exercício Físico (NUPEF) do DFisio da UFSCar. As mulheres interessadas em participar do estudo podem entrar em contato com as pesquisadoras, até o final de abril, pelo telefone (16) 3351-8705.
O USO CORRETO DO E-MAIL MARKETING
A Email Evolution Conference 2011 apresentou em Miami, nos Estados Unidos, as novidades que devem movimentar o universo do email marketing nos próximos meses. No entanto, em meio a discussão sobre dispositivos móveis, mídias sociais, conteúdo dinâmico e outras tendências, sobressaiu-se, entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, o debate sobre um aspecto que, apesar da roupagem trivial, nem sempre é suficientemente compreendido: email marketing é uma peça fundamental para construir relacionamentos, e não apenas vender. Um bom trabalho com email marketing exige, em primeiro lugar, uma abordagem que privilegie a personalização e, mais importante, a humanização.
Para que as estratégias de personalização façam da mensagem uma comunicação pessoal do ponto de vista do destinatário, é preciso conhecê-lo, ter dados que o identifiquem não somente enquanto consumidor, mas expressem o que uma empresa representa no ponto de vista dele. Dessa forma, a construção de um bom conteúdo e as mensagens personalizadas são fatores que continuam sendo uma das chaves do sucesso nas campanhas de email marketing − e o relacionamento não pode soar eletrônico, tem de ser pessoal.
Um bom exemplo foi o case apresentado pela Verizon. A empresa utilizou mensagens de email marketing para ensinar clientes a utilizarem seus smartphones, o que permitiu reduzir significativamente o suporte por telefone, sendo que todas as mensagens disparadas eram humanizadas e personalizadas.
Falando em telefonia celular, este foi outro tópico que emergiu com força total, e houve quem apontasse 2011 como “o ano dos mobiles.” O suporte apresenta possibilidades interessantes, mas não se pode esquecer de três ações básicas: testar, testar e testar! Parece óbvio, mas ainda hoje poucas empresas testam devidamente seus emails antes de enviá-los. Se essa lição de casa não for feita, as empresas perderão um espaço muito grande nas campanhas de mobile.
Em tempos de smartphones, telefonia celular, Twitter e Facebook, é preciso estar onde o consumidor está – email marketing, mobile marketing, direct marketing, social marketing e qualquer outro meio. Mas que ninguém se engane, pois o bom e velho email marketing está longe de perder a força: 75% dos usuários das mídias sociais afirmaram que o email é o melhor meio de comunicação que pode ser utilizado por uma empresa. O funcionamento das próprias mídias sociais, aliás, também depende muito do email.
No entanto, o problema é que muitos (ainda) focam exclusivamente no email marketing convencional e acabam esquecendo que o consumidor está presente também em outras mídias, oferecendo ali sinais de seu comportamento, buscando entrar em contato com as empresas. Mais do que nunca, precisamos lançar mão de todas as ferramentas disponíveis para entrar em contato com os públicos de interesse e aproveitar todas as informações pesquisadas a respeito para estimular novos formatos e canais de relacionamento. Mesmo com a mais alta tecnologia, a chave do sucesso está nas pessoas. Que essa importante discussão continue em alta no EEC 2012! (Texto de Ricardo Ramos (lidianeneves@nbpress.com), CEO da Virid Interatividade Digital, empresa líder em soluções de envio e gestão de email marketing, postado no Portal da Propaganda)
Para que as estratégias de personalização façam da mensagem uma comunicação pessoal do ponto de vista do destinatário, é preciso conhecê-lo, ter dados que o identifiquem não somente enquanto consumidor, mas expressem o que uma empresa representa no ponto de vista dele. Dessa forma, a construção de um bom conteúdo e as mensagens personalizadas são fatores que continuam sendo uma das chaves do sucesso nas campanhas de email marketing − e o relacionamento não pode soar eletrônico, tem de ser pessoal.
Um bom exemplo foi o case apresentado pela Verizon. A empresa utilizou mensagens de email marketing para ensinar clientes a utilizarem seus smartphones, o que permitiu reduzir significativamente o suporte por telefone, sendo que todas as mensagens disparadas eram humanizadas e personalizadas.
Falando em telefonia celular, este foi outro tópico que emergiu com força total, e houve quem apontasse 2011 como “o ano dos mobiles.” O suporte apresenta possibilidades interessantes, mas não se pode esquecer de três ações básicas: testar, testar e testar! Parece óbvio, mas ainda hoje poucas empresas testam devidamente seus emails antes de enviá-los. Se essa lição de casa não for feita, as empresas perderão um espaço muito grande nas campanhas de mobile.
Em tempos de smartphones, telefonia celular, Twitter e Facebook, é preciso estar onde o consumidor está – email marketing, mobile marketing, direct marketing, social marketing e qualquer outro meio. Mas que ninguém se engane, pois o bom e velho email marketing está longe de perder a força: 75% dos usuários das mídias sociais afirmaram que o email é o melhor meio de comunicação que pode ser utilizado por uma empresa. O funcionamento das próprias mídias sociais, aliás, também depende muito do email.
No entanto, o problema é que muitos (ainda) focam exclusivamente no email marketing convencional e acabam esquecendo que o consumidor está presente também em outras mídias, oferecendo ali sinais de seu comportamento, buscando entrar em contato com as empresas. Mais do que nunca, precisamos lançar mão de todas as ferramentas disponíveis para entrar em contato com os públicos de interesse e aproveitar todas as informações pesquisadas a respeito para estimular novos formatos e canais de relacionamento. Mesmo com a mais alta tecnologia, a chave do sucesso está nas pessoas. Que essa importante discussão continue em alta no EEC 2012! (Texto de Ricardo Ramos (lidianeneves@nbpress.com), CEO da Virid Interatividade Digital, empresa líder em soluções de envio e gestão de email marketing, postado no Portal da Propaganda)
ESTRANGEIROS SÃO MAIS DE CINCO MILHÕES
Ano passado o Brasil recebeu 5,161 milhões de turistas estrangeiros, o que representou um aumento de 7,48% em relação a 2009.Os números foram anunciados sexta-feira passada pelo presidente da Embratur, Mário Moysés, na abertura do Brazil International Tourism Exchange (Brite), no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. "É o melhor resultado que nós temos de entrada de turistas estrangeiros desde 2005. Superou a entrada de vários anos anteriores", disse.
Os números revelam ainda resultado bastante significativo em relação à entrada de visitantes provenientes de países sul-americanos, que cresceu 13,7% em 2010.
"Isso é extremamente importante porque, no turismo internacional, seus vizinhos mais próximos são uma fonte de turistas e de receita para a indústria turística. Não é diferente na Europa e na relação entre o México e os Estados Unidos". Ele lembrou que o México recebe mais turistas do que o Brasil, a maioria do vizinho Estados Unidos.
Melhoras
O presidente da Embratur reconheceu que há a necessidade de o Brasil melhorar os números referentes ao turismo. O governo vai continuar estimulando a vinda de turistas europeus.
O mesmo ocorre em relação aos norte-americanos, cuja entrada no Brasil cresceu 6% no ano passado. Sobre os Estados Unidos, em particular, Moysés informou que a Embratur vai desenvolver este ano uma campanha forte de atração de visitantes daquele país. O trabalho deverá contar com a parceria do governo fluminense.
Mas ele reforçou que é preciso trabalhar mais a América do Sul. Só o fluxo de turistas do Chile mostrou aumento de 17% no Brasil em 2010. A entrada dos turistas chilenos é importante porque a relação cambial não piorou tanto em relação ao Brasil, cuja moeda está supervalorizada, o que eleva os preços dos produtos turísticos nacionais, analisou Moysés.
Crescimento econômico
Observou também que o crescimento das economias de vários países da América do Sul foi significativo nos últimos anos, o que reforça a necessidade de aumentar a entrada de turistas dessas nações no Brasil. "Nós precisamos trabalhar a conectividade com esses países.
Hoje, o número de ligações diretas desses países para o Brasil é muito pequeno". Para o Nordeste, por exemplo, não há voos comerciais regulares diretos, sublinhou. O mesmo ocorre em relação à Amazônia e ao Centro-Oeste.
No lado interno, o desafio consiste em investir na infraestrutura turística, na melhoria dos serviços e da hotelaria nacional, "porque o bonde está passando na frente do Brasil e não vai passar outro bonde. A gente vai subir nesse bonde e precisa ter coragem para fazer isso, precisa ter responsabilidade.
E essa é uma exigência que a gente precisa colocar para todos nós, setor público e privado, trabalhando juntos e ajudando a vender o Brasil para o nosso povo e para o povo de todo mundo. A meta é inserir o Brasil entre os principais destinos turísticos mundiais, disse o presidente da Embratur. (Portal EconomiaSC)
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