Continuam abertas as inscrições para o
Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP). O ELAP contempla bolsas de curta
duração (4-6 meses) para estudantes de graduação, mestrado e doutorado que
tenham interesse em estudar ou realizar sua pesquisa no Canadá.
O objetivo do programa é favorecer o
aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas
Américas, ao mesmo tempo em que consolida as relações entre as instituições de
ensino superiores brasileiras e canadenses.
O prazo para as inscrições encerra-se em 08
de abril de 2013 e a candidatura deve ser apresentada pela instituição canadense
em nome do estudante.
São elegíveis os estudantes que estejam
matriculados regularmente em uma instituição de ensino superior no Brasil que
tenha um acordo de cooperação com uma instituição de ensino superior canadense.
Para o nível de graduação, é necessário que haja um acordo de cooperação prévio
entre a instituição brasileira e a instituição canadense. No caso de mestrado
ou doutorado, caso não haja um intercâmbio formal entre as instituições, podem
ser consideradas as candidaturas que envolvam uma nova ou já existente
colaboração entre professores das instituições canadense e brasileira.
Enquanto estiverem no Canadá, os bolsistas devem
permanecer vinculados a seus estabelecimentos de ensino no Brasil. As bolsas
consistem em $7.200 dólares canadenses por 4 meses e $9.700 dólares canadenses
por 6 meses, administradas pelas instituições canadenses anfitriãs, e
compreendem transporte aéreo, visto para o Canadá, seguro-saúde, livros e
equipamentos (exceto computadores) e despesas com moradia.
Os alunos de graduação e pós-graduação
poderão iniciar seus estudos no Canadá entre julho de 2013 e a primeira semana
do período letivo de janeiro de 2014.
Os temas de estudo ou pesquisa prioritários são
aqueles relacionados a disciplinas que promovam a boa governança, prosperidade,
paz, segurança e o desenvolvimento econômico.
Uma lista dos programas acadêmicos oferecidos
pelas instituições canadenses pode ser consultada no site da Associação de
Universidades e Colleges do Canadá: http://oraweb.aucc.ca/dcu_e.html ou no site da Associação
das Escolas e Institutos Técnicos Comunitários do Canadá: www.accc.ca.
Lançado em abril de 2009, o programa já
contemplou cerca de 400 bolsistas brasileiros em diversas áreas, como
engenharia, biologia, medicina, direito, relações internacionais, geologia,
química, ciência da computação, agronomia, economia e ciências naturais.
Informações adicionais sobre o ELAP e outros
programas de bolsas de estudo no Canadá podem ser encontradas no site www.scholarships.gc.ca.
CONGRESSO LIVE MARKETING
O Congresso Brasileiro
de Live Marketing já é uma realidade.
Reuniões constantes têm sido realizadas pelo grupo gestor que conta entre seus integrantes com Fernando Figueiredo, Maurício Magalhães, Claudio Xavier e dirigentes das principais agências de live marketing de São Paulo que respondem por 90% do PIB brasileiro de promo.
Reuniões constantes têm sido realizadas pelo grupo gestor que conta entre seus integrantes com Fernando Figueiredo, Maurício Magalhães, Claudio Xavier e dirigentes das principais agências de live marketing de São Paulo que respondem por 90% do PIB brasileiro de promo.
Data e local estão
definidos. Este evento – o primeiro desde que o marketing
promocional passou a ser denominado live marketing pela Ampro,
cujo anúncio foi feito nas páginas do Anuário Brasileiro de Marketing
promocional 2013 - está marcado
para 29 e 30/07, no World
Trade Center, em São Paulo.
À medida que
se aproxima, cresce o interesse pelo assunto, e, por isso, fomos conversar
com Marcelo Lenhard, que vai presidir
o Congresso. A entrevista:
Promoview: Quais são os objetivos
traçados pela presidência do Congresso e a Ampro para o 1º
Congresso Brasileiro de Live Marketing?
Marcelo Lenhard: Nosso mercado é
jovem e passa por uma grande transformação. As marcas estão despertando para
uma realidade diferente, onde as agências de live marketing figuram como
protagonistas nas estratégias de marketing.
Nosso planejamento
criativo, aliado ao grande poder de realizar ao vivo e em cores, provocam
resultados efetivos e cirúrgicos, que são multiplicados mundo afora pelas redes sociais, atingindo
milhões de pessoas.
Frente a esta latente realidade, precisamos nos fortalecer e
nos organizar, e o 1º Congresso vem para ser o ponto da virada de percepção
sobre o nosso mercado, seja do ponto de vista da relevância da nossa atividade,
seja do ponto de vista de uma comunidade de agências que tem os mesmos
propósitos e está organizada.
Cunhamos três
principais objetivos para o Congresso, são eles: Posicionar o negócio
do live marketing, aprimorar a relação
entre clientes e agências, e, por fim,mostrar a evolução e o
futuro do nosso mercado.
Promoview: E como está o
planejamento para realização do evento?
Marcelo Lenhard: Temos um grupo
gestor extremamente qualificado formado pelos presidentes das principais
agências do mercado, e estamos cumprindo fielmente as etapas a que nos propusemos.
Faltam pouco mais de quatro meses para a realização deste 1º Congresso e não há
tempo a perder, mas tudo vai muito bem.
São quatro comitês dedicados para que seja atingido nossos
três principais objetivos. O Kito Mansano, presidente da Ampro, também
participa ativamente.
Promoview: Trace um linha
histórica com a sua visão acerca do mercado de promoções e eventos no Brasil.
Marcelo Lenhard: Historicamente,
tudo começa quando a propaganda deixa de se interessar por algumas ferramentas
do marketing e alguns poucos e bons visionários enxergam valor e oportunidade
neste negócio, esta para mim é o que chamo de primeira onda, ainda claramente
posicionada em um plano tático que ocorre entre as décadas de 70 e 80.
A segunda onda reflete um mercado onde a demanda é maior do
que a oferta. Nesta fase, poucas e boas agências souberam aproveitar este
momento onde o foco estava na entrega segura, era isso que o cliente queria,
certeza de que seria bem feito.
É neste período, já na década de 90, que algumas agências
começam a ousar criativamente mostrando que eram capazes de muito mais, mas o
mercado ainda tinha uma percepção tática sobre nós. Esta segunda onda denomino
como um período “criativo intuitivo”, sem a disciplina de planejamento
consolidada em nossas agências, estávamos migrando para o contexto estratégico.
Chegamos então na
terceira onda, o período que estamos, nossos colaboradores já nasceram
profissionalmente dentro de agências de live
marketing, nosso universo de trabalho é mais complexo e faz parte da
estratégia das principais marcas, o digital no início visto como uma atividade
concorrente se mostra como grande aliado, nossas relações com as marcas passam
a ser mais perenes e regulares, estamos saindo do Job a Job e conquistando contas, contratos de
dois ou três anos passam a virar regra.
A qualidade e profundidade de nossa entrega é visível, as
áreas de planejamento e criação trabalhando integradas desenvolvem campanhas
complexas, encantadoras e eficazes.
O futuro que nos espera será muito promissor, e para
isso este movimento maduro que se materializa como o 1º Congresso Brasileiro de
Live Marketing é necessário, logo à frente, sentiremos o quanto foi
fundamental realizá-lo. (Promoview)
ROBÔ VAI DANÇAR NA FEIRA
A empresa brasileira Vivacity (www.vivacity.com.br) será responsável por um dos grandes destaques da FIEE 2013. É que a divisão didática da companhia, que atua há mais de dez anos como provedora de soluções tecnológicas para automação industrial e mercado educacional, levará o robô NAO para cantar, dançar e se apresentar na 27ª edição da Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação, que acontece de 1 a 5 de abril no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
Dotado de inteligência
artificial, o simpático humanoide de 57 centímetros produzido pela companhia
francesa Aldebaran fará apresentações diárias no evento que trará novidades e
produtos para os segmentos de Alternativas Energéticas para Geração de
Eletricidade, Tecnologia Embarcada e Nanotecnologia e Robótica.
“Levaremos cinco clones
para mostrar como esse pequeno autômato pode ser um grande aliado tecnológico
para aulas e atividades acadêmicas em simulação, programação e laboratórios”,
afirma André Araújo, CEO da Vivacity. “O público vai se apaixonar pelo NAO. Ele
canta, dança, manuseia objetos, identifica
sons, reproduz palavras e pode ser programado para muitas outras funções e
aplicações”. Detalhes: www.vivacity.com.br
O JULGAMENTO DE P&A EM CANNES
Dentro de três
meses, a essa hora, já conheceremos os grandes vencedores da categoria Promo & Activation emCannes. Na noite de
17/06 acontece a premiação de P&A, PR e Direct.
Enquanto
aguardamos com ansiedade pelo shortlist, que sai no domingo (16/06), conversamos com
o nosso jurado brasileiro no Palais este ano,Mario D’Andrea, sócio e CCO naFischer&Friends.
D’Andrea já vai
para a sua terceira atuação em Cannes, tendo passado
pelo júri de Titanium (2012) e Rádio (2006). Veterano no Palais, o publicitário
reforça a importância das boas ideias e os critérios que pretende
utilizar para votar nos cases de live marketing que
vai avaliar. Confira a entrevista do jurado para Ariane Feijó, que estará pelo
quarto ano consecutivo em Cannes coordenando a cobertura de Promo &
Activation para o Promoview.
Promoview: Como recebeu o convite para ser jurado da categoria de P&A e quais as suas expectativas?
Mario D’Andrea: Com muita honra, e,
principalmente, muita responsabilidade. Segundo a organização, este será o
maior festival da história de Cannes, em comemoração aos 60 anos do evento.
Portanto, a expectativa pelo resultado será muito grande.?
Promoview: Que critérios pretende
levar em consideração para defender os cases?
Mario D’Andrea: É minha terceira vez
como jurado, e, de novo, vou usar dois critérios muito simples. O primeiro,
como consumidor. A ideia me surpreendeu? Me faria parar em meio à minha rotina
diária para dar atenção àquele produto? O segundo critério é a inveja. Isso
mesmo. Como profissional, eu gostaria de ter feito aquele case, de ter tido
aquela ideia? Sinto inveja de quem foi capaz de fazê-lo? Se sim, a ideia merece
ser discutida entre os jurados pra eventualmente ganhar um leão.
Promoview: Você tem um histórico louvável na área de criação. Da sua
experiência nesta área com a publicidade, o que considera mais importante ser
utilizado pelo mercado brasileiro de live marketing?
Mario D’Andrea: Acho que essa
categoria é uma das mais democráticas. Você não precisa de enormes
investimentos. Se a ideia da ativação for realmente surpreendente, não
interessa se dez ou 1000 pessoas foram impactadas durante a ação. O que
precisamos sim, é que a ação crie um fato real, uma experiência verdadeira que
comprove o discurso da marca. Depois, a web se encarregará de espalhar para
milhões aquela prova do discurso. E, se a ativação for realmente marcante, o
produto ganhará respeito e credibilidade junto ao consumidor.
Promoview: O que falta para o Brasil poder ser considerado uma potência no marketing
promocional, assim como é na publicidade?
Mario D’Andrea: Investimento forte e constante dos
anunciantes em boas ideias – e não apenas grandes campanhas promocionais. Tenho
a sensação e que no Brasil ainda se pensa que uma grande promoção dispensa uma
grande ideia…
Quando você investe em
boas ideias, os melhores talentos surgem. E talentos nós temos, de sobra.
Exemplo disso, é que nos últimos anos o Brasil já vem se mostrando forte em
grandes ideias de ativação – especialmente em pequenas ações localizadas que
depois ganham divulgação forte pelaweb. Ano passado, por exemplo,
tivemos vários cases premiados para grandes marcas, como
Sprite, C&A, Helmann’s e outros.
Promoview: Que ações ações
promo marcaram você neste último ano?
Mario D’Andrea: Do Brasil não vou
dizer, porque não quero cometer injustiças. Vou conhecer ainda os inscritos.
Mas do Exterior, do que pude ver, um que me chamou muita atenção foi The Beauty
Inside, da agência Pereira&O’dell. Um casefeito para Intel/Toshiba que criou uma série
emocionante – e que contou com a participação direta dos consumidores.
Promoview estará ao
lado do Mario e outros profissionais brasileiros, e trará para
seus leitores tudo que for destaque no Palais des Festivals.E para
quem ainda não se inscreveu uma informação importante: o prazo para submissão
de cases em Cannes 2013 encerra no dia 28/03.
Quem ainda está
finalizando os seus materiais pode dar uma espiada neste vídeo do Mario sobre
como inscrever no Festival. A abordagem do brasileiro é para inscrição na
categoria Titanium – mas os toques são ótimos, e, valem, na verdade para
qualquer trabalho de qualquer premiação:
Fica
a dica. (Promoview)
AÇÃO DA CITROËN LEVA À AURORA BOREAL
A Citroën deu
início, à ação “Mobile Cloud Hunt”, concurso
nacional de fotografias em plataforma mobile para divulgar o novo modelo C3 da marca.
O mobile game vai premiar um internauta, com direito
a acompanhante, a uma viagem para presenciar um dos mais incríveis fenômenos da
natureza, aAurora Boreal.
“A nossa marca,
começando até mesmo com o slogan Creative Tecnologie, mostra que temos uma área
de inovação muito forte. Uma ação como essa é o início para trabalharmos esse
conceito diferenciado”, explicou Nívea Ferradosa, diretora demarketing da Citroën.
Ela comenta que a
ideia inicial da ação de marketing
promocional surgiu para explorar algumas
características do novo C3, por exemplo, atributos modernos como o para-brisa
Zenith, principal diferencial do carro em relação ao modelo anterior.
Com o slogan “É muito mais C3”, a divulgação visa
posicionar o lançamento como um produto que vai mudar a forma de as pessoas
verem o mundo, ressaltando o perfilPremium e os atributos modernos. Por isso,
toda a comunicação tem o “Céu” como mote.
Para participar do game é preciso baixar o aplicativo Mobile Cloud Hunt,
disponível na App Store, no Android Market/Google Play e no Facebook, e se cadastrar escolhendo
uma capital brasileira. O desafio inicial é capturar nuvens virtuais em formas
de features do carro.
Essas imagens só ficam disponíveis quando o usuário está
próximo a um dos pontos indicados nos mapas disponíveis no próprio aplicativo
(por geolocalização), considerando um raio de dois quilômetros, e aponta o
celular para cima, registrando a imagem.
Depois de capturar as nuvens virtuais o usuário terá acesso a
um código – são dez para cada uma das capitais. A cada código encontrado é
possível subir uma foto – que deve ter o céu como tema – para concorrer ao
grande prêmio.
O passo seguinte é
convocar os amigos para votar nas redes sociais. As 20 imagens
mais votadas irão para um júri e a escolhida será premiada na fase live
marketing da ação com uma viagem, com direito
a acompanhante, para vivenciar a incrível experiência de ver a Aurora Boreal.
(Promoview)
CONHEÇA AS MARCAS COM MAIOR
ENGAJAMENTO NAS REDES SOCIAIS
A Espalhe Marketing de
Guerrilhaapresentou os resultados do indexSocial, sua ferramenta
que mede a performance das marcas no Facebook, Twitter e YouTube. A
pesquisa mostra a presença de marcas relacionadas a bebidas e vestuário entre
os perfis que mais engajaram nos meses de janeiro e fevereiro.
Marcas como Use
Huck, Melissa, Arezzo e Lojas Renner, do segmento de vestuário, representam 40%
das posições no Top 10 de engajamento, sendo que Melissa aparece
consistentemente nesse ranking desde maio de 2012.
Já Bacardi é a
surpresa do bimestre no ranking de engajamento, uma vez que, entre a
categoria de bebidas alcoólicas, as cervejas dominavam este espaço.
As marcas
presentes no Top 10 de engajamento representam 60% de todo o volume deinterações nas redes
sociais. Em 2012, durante os meses de março e abril, esse percentual
chegou a 75%. Isso significa que as interações estão cada vez mais sendo
distribuídas entre diferentes marcas, que disputam o seu espaço nas redes
sociais.
Brahma Futebol – entidade que reúne 17 perfis de Brahma
ligados ao tema futebol – continua em primeiro lugar no ranking de
engajamento. Aparece entre as Top 10 Activia Brasil, Magazine Luiza, Stella
Artois Brasil e Chiclets, além daquelas de vestuário e bebidas já mencionadas.
Já no ranking de
audiência, o indexSocial identificou a saída do Itaú do 10° lugar e da Dell em
oitavo, que deram lugar à Cerveja Bohemia, que aparece pela primeira vez no
Top10, e Trident Brasil que cresceram 20% e 13%,
respectivamente, em relação ao último bimestre de 2012.
Guaraná Antarctica foi
destaque em 2012 como a marca que mais cresceu em audiência, e o primeiro
bimestre de 2013 chegou para reforçar essa conquista. A marca cresceu em um
ritmo mais acelerado que a segunda colocada no ranking, a Skol. Ainda é a
única marca brasileira a ultrapassar os dez milhões de fãs no Facebook.
No Top 10 de Share de engajamento, que calcula quanto
cada marca representou no total de interações nas redes sociais, Arezzo e
Melissa marcam presença mesmo sem terem sido destaque em audiência.
A líder em share de engajamento continua sendo a Brahma
Futebol que detêm 43,5% de interações. Além de Arezzo, Melissa e Brahma
Futebol, completam o ranking Skol, Guaraná Antarctica, Stella
Artois Brasil, Lacta, Chiclets, Hotel Urbano e Cerveja Bohemia. (Promoview)
SUA IDEIA PODE VIRAR SELO
As propostas devem vir acompanhadas de histórico com
justificativa para a emissão pretendida, bem como de sua importância no
contexto nacional ou internacional.
A iniciativa da ação de live marketing segue determinação da Portaria 500/2005,
do Ministério das Comunicações, que estabelece os critérios e procedimentos
para a elaboração do Programa Anual de Selos Comemorativos e Especiais da ECT.
Desta forma, serão recebidas apenas sugestões associadas aos
seguintes temas: artes, cultura popular, datas comemorativas, arquitetura,
esportes, fauna, flora, literatura brasileira, personalidades, preservação do
meio ambiente, turismo e ações governamentais.
Os motivos que comporão a programação dos selos de 2014 serão
definidos pela Comissão Filatélica Nacional em julho deste ano, a partir das
propostas da população que estiverem de acordo com os critérios estabelecidos
pela Portaria. (Promoview)
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