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quarta-feira, 24 de outubro de 2012

VIVO PODE SER ACUSADO DE QUEBRAR PRIVACIDADE

 
Antes mesmo de lançar oficialmente o aplicativo Smart Steps, a Vivo já sofre com questionamentos sobre a ferramenta. A operadora foi denunciada pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) e notificada pelo Ministério da Justiça, que acusou que a operadora poderia estar ferindo a privacidade de seus usuários com a novidade.

A principal função do aplicativo é reunir informações sobre o dono do aparelho celular, tais quais geolocalização, sexo e faixa etária, para que, com base nestes dados, a operadora e seus parceiros possam melhorar seus produtos e serviços, além de enviar ofertas direcionadas ao perfil de público mais apurado.

A operadora manifestou-se por meio de nota, e afirmou que “o serviço irá utilizar apenas informações prévia e expressamente autorizadas pelos clientes”, além do aplicativo, ainda não lançado e desenvolvido em parceria com a empresa de pesquisa Gfk, trabalhar os dados apenas de forma consolidada, “não havendo qualquer individualização das informações ou possibilidade de rastreamento dos usuários”. (Propmark)

 SKOL NA MIRA DO CONAR

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu um processo contra a blogueira Lalá Noleto e a Ambev para investigar uma propaganda da marca Skol veiculada no blog. Segundo o órgão, os leitores reclamaram que a propaganda da cerveja não continha a cláusula de advertência, que é obrigatória quando a publicidade é de bebida alcoólica. O órgão recebeu 65 reclamações em apenas uma semana.

No post, que já foi excluído, a blogueira relata como “Look do Dia” a nova latinha da cerveja Skol, que teve seu design modificado recentemente. “Tem coisa mais gostosa do que estar de roupa nova? Não! Quem ganhou um guarda roupa novinho foi a latinha da Skol”, escreveu Lalá.

Apesar de ela ter deixado claro que o post era publicitário, o Conar afirmou que o relator do caso julgará se o aviso é satisfatório ou não porque a propaganda promove uma bebida alcoólica. “O Conar vai verificar se o aviso foi bem colocado e se está com um tamanho facilmente identificável”, afirmou o órgão por meio de sua assessoria de imprensa.

O processo deverá ser julgado dentro de 30 dias. Tanto a Ambev quanto a blogueira terão esse período para preparar defesa. Procurada pela reportagem do site de VEJA, a Ambev afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não comentará o processo, pois ainda não recebeu a notificação oficial do Conar.

O Conar é a agência de autorregulamentação do mercado publicitário e costuma ter suas decisões respeitadas por anunciantes e veículos de comunicação. Esta é a segunda vez que blogs de moda são alvos de investigação. Há cerca de dois meses, o conselho também investigou a veiculação de propaganda velada nos blogs de Lalá Rugde, Thássia Naves e Mariah Bernardes. O processo foi julgado e as três blogueiras receberam advertência do órgão. (Fontes: Exame.com e Blog do Marketing Legal)
 
Show de concurso

Toda menina já se imaginou algum dia assistindo ao show do seu artista favorito e agora tem a chance de realizar seu sonho com o concurso “Barbie A Princesa e A Pop Star – Essa Amizade é Show”. Criado pela Mattel para crianças entre três e 12 anos, a iniciativa vai premiar a vencedora e três acompanhantes com um show do seu Pop Star ou banda preferida em qualquer lugar do mundo. Para participar, basta enviar pelos Correios o código de barras dos produtos participantes e o cupom – disponível no site da promoção - devidamente preenchido. O regulamento está disponível na página www.aprincesaeapopstar.com.br. O concurso é válido até o dia 11 de novembro.

CORINTHIANS LEVA CALOTE...


O clube Corinthians levou um calote de mais de um milhão da empresaApito Ação Promocional. O departamento jurídico alvinegro ainda tenta um desfecho sem a necessidade de acionar a Justiça. Entretanto, caso a empresa não quite as parcelas que ainda não foram pagas, o clube promete procurar seus direitos.

A Apito Ação Promocional fechou um contrato de patrocínio pontual com o time por sete rodadas no Campeonato Brasileiro. Para estampar a ação promo “Viaje com o Timão para o Japão” no peito e nas costas da camisa, a empresa pagaria algo em torno de R$ 1,5 milhão
 
Sem Patrocínio
 
Desde que o contratual com o antigo patrocinador, a Hypermarcas, se encerrou em abril, o Timão não conseguiu fechar com um novo patrocinador máster. Por conta da grande fase, o clube previa arrecadar em torno de R$ 53 milhões por ano.

Isso, contudo, não aconteceu. Levando as projeções do marketing alvinegro, o esperado era que nos primeiros oito meses, o clube do Parque São Jorge conseguisse mais de R$ 35 milhões com os espaços publicitários. No entanto, com os acordos pontuais conseguiu R$ 20 milhões a menos.

A queda vertiginosa nas arrecadações já começaram a gerar reclamações por parte da oposição. De acordo com os opositores, desde que Ronaldo Fenômeno se aposentou, odepartamento de marketing do clube se estagnou.

Os dirigentes dizem o contrário. Apesar de não conseguir um novo patrocinador, eles garantem que a saúde financeira do Corinthians continua sem problemas. Tudo por conta das cotas de TV da Globo, das rendas com bilheterias e pelas premiações, como o título da Libertadores e participação no Mundial de Clubes.(Promoview)

 

... ENQUANTO SÃO PAULO FAZ HOMENAGEM A CAMPEÕES

O São Paulo F.C lançou uma coleção de copos em homenagem aos campeões mundiais de 1992. Os produtos contam com a caricatura de Cafu, Zetti, Telê Santana e Raí, membros do elenco tricolor há 20 anos.


A MBD Brasil foi parceira do São Paulo na iniciativa. O caricaturista argentinoGonza Rodriguez foi o responsável por desenhar o quarteto de jogadores no copo.

O produto, que custará R$ 49,90, será comercializado em embalagens personalizadascom quatro unidades, uma de cada personagem. Futuramente, outros jogadores serão homenageados.

“Devemos aos ídolos que estão sendo homenageados o início da internacionalização da marca São Paulo. Eles abriram as portas do mundo para todos nós são paulinos e, com isso, fazem parte da história do nosso clube”, comentou Julio Casares, vice-presidente de Comunicação e Marketing do São Paulo. (Promoview)
 
HUMBERTO MENDES LANÇA LIVRO
 
Humberto Mendes, vice-presidente executivo da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda), lança em 30 de outubro, em São Paulo, o livro “Propaganda: o caminho das pedras”. Na data, o autor recebe convidados e leitores para um coquetel e noite de autógrafos na Livraira Cultura do Bourbon Shopping, das 19h30 às 20h30. A publicação está a cargo da Nversos Editora. (Propmark)

XUXA É CONDENADA

A juíza de Direito Flávia de Almeida Viveiros de Castro, da 6ª vara Cível do RJ, condenou a Xuxa Promoções e Produções Artísticas Ltda. por violação aos direitos do autor e uso indevido de marca. A empresa terá que pagar danos morais e materiais ao criador dos personagens da Turma do Cabralzinho, apropriados de forma indevida pela ré.

Alega o autor que apresentou os personagens à ré, que lhe respondeu não ter interesse em veiculá-los. Entretanto, pouco tempo depois de afirmar seu desinteresse, a ré criou um grupo de personagens, que chamou de Turma da Xuxinha, à imagem e semelhança daqueles criados pelo autor e registrados junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Para a magistrada, “não paira a menor dúvida no espírito desta magistrada que a criação do autor denominada Turma do Cabralzinho é obra que se encontra devidamente abrangida pela lei dos direitos autorais e que foi copiada, em grande parte, pela ré“.

A indenização por danos morais foi fixada em R$ 50 mil. (Fontes: Migalhas e Blog do Marketing Legal)

BARBA BEM-FEITA PREMIA CONSUMIDORES  

A BIC Brasil sorteou os três primeiros vencedores da Promoção Barba Bem-Feita, que serão premiados com um iPad.

Mas a ação ainda não acabou. Quem participar até o dia 18 de novembro ainda concorre a uma viagem com acompanhante para um dos três destinos à sua escolha: Nova York, Barcelona ou Patagônia.

A promoção, que está no ar desde o dia 6 de setembro, é vinculada à compra de produtos da linha de barbear BIC: barbeadores e produtos pré e pós-barba. Para participar, o consumidor deve acessar o site www.promocaobarbabemfeita.com.br, preencher o cadastro, responder a pergunta “Qual a marca que te deixa com a barba bem-feita e ainda te leva para a Patagônia, Barcelona ou Nova York?”, cadastrar o número do cupom fiscal e torcer.
Para dar visibilidade à promoção, a empresa também contempla em sua estratégia de comunicação anúncios em revistas trade, material de PDV, ações para distribuição de produtos e mídia online e impressa.
 
Mais sobre a BIC

A BIC é uma empresa que atua nas categorias de papelaria, acendedores, barbeadores, pilhas, colas instantâneas e artigos esportivos aquáticos. Durante mais de 50 anos, a BIC tem honrado a tradição de oferecer produtos da mais alta qualidade a preços acessíveis para consumidores em todo lugar. Por meio desta dedicação ao consumidor, a BIC se tornou uma das marcas mais conhecidas do mundo. Com sede na França, a BIC está presente em mais de 160 países. As marcas Pimaco e Sheaffer também fazem parte do Grupo BIC e foram adquiridas em 2006 e 1997 respectivamente. Mais informações podem ser encontradas em www.bic.com.br. SAC BIC - 0800 704 4533.
 
PÚBLICO NÃO RECONHECE PATROCINADORES

 

Nike, Ambev, Itaú, Vivo, Volkswagen, Gillette, Seara, TAM, Extra, Nestlé, MasterCard, Tenys Pé e Parmigiani. Atualmente, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) conta com 13 patrocinadores, que têm o direito de exposição e ações de ativação envolvendo a seleção brasileira. No entanto, de acordo com uma pesquisa da Stochos Sports & Entertainment, 40,5% das pessoas não atrelam nenhuma companhia ao selecionado verde e amarelo. Ou seja: a cada dez pessoas, quatro não remetem a nenhum recall de marca.

O índice só perde para os 46,5% que relacionam a Nike, fornecedora de material esportivo da CBF e única companhia a expor sua logomarca no uniforme da equipe, uma vez que times nacionais não podem ter patrocinadores estampados na camisa de jogo.

A empresa americana também é a parceira mais longeva da seleção, com quem está desde 1995. O estudo realizado com 8.329 entrevistados em todos os estados e no Distrito Federal também aponta uma relação entre tempo de patrocínio e recall de marca. A segunda marca mais lembrada é o Guaraná Antarctica, que apoia a seleção desde 2002, com 30,8% de recall. Vale citar que a pesquisa era de múltipla escolha, ou seja, o consumidor poderia responder que associou duas ou mais marcas ao Brasil. “As primeiras têm um nível de retenção superior ao de outras marcas devido ao tempo, realmente, mas depende muito também do poder das próprias marcas. Nike, Guaraná Antarctica, Itaú acabam sendo as mais lembradas pela sua força”, afirmou Cesar Gualdani, diretor da Stochos. (Propmark)


NEUROIMUNOMODILASTION BI-DIRECIONAL INTERTIONS BETWIN THE BRIN AND THE IMMUNE SYSTEM
O curso Neuroimmunomodulation: Bi-directional interactions between the brain and the immune system será oferecido, nos dias 3 e 4 de novembro, como evento prévio ao 1º Encontro da Federação das Associações Latino-Americanas e do Caribe de Neurociências (Falan), que será realizado em Cancun, no México, de 3 a 9 de novembro. Detalhes: dwhcohn@gmail.com 

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