Antes mesmo de lançar oficialmente o aplicativo Smart Steps, a Vivo já sofre com questionamentos sobre a ferramenta. A operadora foi denunciada pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) e notificada pelo Ministério da Justiça, que acusou que a operadora poderia estar ferindo a privacidade de seus usuários com a novidade.
A principal função do aplicativo é reunir informações sobre o
dono do aparelho celular, tais quais geolocalização, sexo e faixa etária, para
que, com base nestes dados, a operadora e seus parceiros possam melhorar seus
produtos e serviços, além de enviar ofertas direcionadas ao perfil de público
mais apurado.
A operadora manifestou-se por meio de nota, e afirmou que “o
serviço irá utilizar apenas informações prévia e expressamente autorizadas
pelos clientes”, além do aplicativo, ainda não lançado e desenvolvido em
parceria com a empresa de pesquisa Gfk, trabalhar os dados apenas de forma
consolidada, “não havendo qualquer individualização das informações ou
possibilidade de rastreamento dos usuários”. (Propmark)
SKOL NA MIRA DO CONAR
O Conselho
Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu um processo contra a
blogueira Lalá Noleto e a Ambev para investigar uma propaganda da marca Skol
veiculada no blog. Segundo o órgão, os leitores reclamaram que a propaganda da
cerveja não continha a cláusula de advertência, que é obrigatória quando a
publicidade é de bebida alcoólica. O órgão recebeu 65 reclamações em apenas uma
semana.
No post, que já foi excluído, a
blogueira relata como “Look do Dia” a nova latinha da cerveja Skol, que teve
seu design modificado recentemente. “Tem coisa mais gostosa do que estar de
roupa nova? Não! Quem ganhou um guarda roupa novinho foi a latinha da Skol”,
escreveu Lalá.
Apesar de ela ter deixado claro que o
post era publicitário, o Conar afirmou que o relator do caso julgará se o aviso
é satisfatório ou não porque a propaganda promove uma bebida alcoólica. “O
Conar vai verificar se o aviso foi bem colocado e se está com um tamanho
facilmente identificável”, afirmou o órgão por meio de sua assessoria de
imprensa.
O processo deverá ser julgado dentro de
30 dias. Tanto a Ambev quanto a blogueira terão esse período para preparar
defesa. Procurada pela reportagem do site de VEJA, a Ambev afirmou, por meio de
sua assessoria de imprensa, que não comentará o processo, pois ainda não
recebeu a notificação oficial do Conar.
O Conar é a agência de
autorregulamentação do mercado publicitário e costuma ter suas decisões
respeitadas por anunciantes e veículos de comunicação. Esta é a segunda vez que
blogs de moda são alvos de investigação. Há cerca de dois meses, o conselho
também investigou a veiculação de propaganda velada nos blogs de Lalá Rugde,
Thássia Naves e Mariah Bernardes. O processo foi julgado e as três blogueiras
receberam advertência do órgão. (Fontes:
Exame.com e Blog do Marketing Legal)
Show de concurso
Toda
menina já se imaginou algum dia assistindo ao show do seu artista favorito e
agora tem a chance de realizar seu sonho com o concurso “Barbie A Princesa e A
Pop Star – Essa Amizade é Show”. Criado pela Mattel para crianças entre três e
12 anos, a iniciativa vai premiar a vencedora e três acompanhantes com um show
do seu Pop Star ou banda preferida em qualquer lugar do mundo. Para participar,
basta enviar pelos Correios o código de barras dos produtos participantes e o
cupom – disponível no site da promoção - devidamente preenchido. O regulamento
está disponível na página www.aprincesaeapopstar.com.br. O concurso é válido até o dia 11
de novembro.
CORINTHIANS LEVA CALOTE...
A Apito Ação Promocional fechou um contrato de patrocínio
pontual com o time por sete
rodadas no Campeonato Brasileiro. Para estampar a ação promo “Viaje com o Timão para o Japão” no peito
e nas costas da camisa, a empresa pagaria algo em torno de R$ 1,5 milhão
Sem Patrocínio
Desde que o contratual com o antigo patrocinador, a Hypermarcas, se encerrou em abril, o Timão não conseguiu fechar com um novo patrocinador máster. Por conta da grande fase, o clube previa arrecadar em torno de R$ 53 milhões por ano.
Isso, contudo, não
aconteceu. Levando as projeções do marketing alvinegro, o esperado era
que nos primeiros oito meses, o clube do Parque São Jorge conseguisse mais de R$ 35 milhões com os
espaços publicitários. No entanto, com os acordos pontuais conseguiu R$ 20
milhões a menos.
A queda
vertiginosa nas arrecadações já começaram a gerar reclamações por parte da
oposição. De acordo com os opositores, desde que Ronaldo Fenômeno se aposentou, odepartamento de
marketing do clube se
estagnou.
Os dirigentes
dizem o contrário. Apesar de não conseguir um novo patrocinador, eles garantem
que a saúde financeira do Corinthians continua sem problemas. Tudo por conta
das cotas de TV da Globo, das rendas com
bilheterias e pelas premiações, como o título da Libertadores e participação no Mundial de Clubes.(Promoview)
O São Paulo F.C lançou
uma coleção de copos em homenagem aos campeões mundiais de 1992. Os produtos
contam com a caricatura de Cafu, Zetti, Telê Santana e Raí, membros do elenco
tricolor há 20 anos.
A MBD Brasil foi
parceira do São Paulo na iniciativa. O caricaturista argentinoGonza Rodriguez foi o responsável por desenhar o quarteto
de jogadores no copo.
O produto, que
custará R$ 49,90, será comercializado em embalagens
personalizadascom quatro unidades, uma de cada
personagem. Futuramente, outros jogadores serão homenageados.
“Devemos aos
ídolos que estão sendo homenageados o início da internacionalização da marca São Paulo. Eles abriram as portas
do mundo para todos nós são paulinos e, com isso, fazem parte da história do
nosso clube”, comentou Julio Casares, vice-presidente
de Comunicação e Marketing do São Paulo. (Promoview)
HUMBERTO MENDES LANÇA LIVRO
Humberto Mendes, vice-presidente executivo da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda), lança em 30 de outubro, em São Paulo, o livro “Propaganda: o caminho das pedras”. Na data, o autor recebe convidados e leitores para um coquetel e noite de autógrafos na Livraira Cultura do Bourbon Shopping, das 19h30 às 20h30. A publicação está a cargo da Nversos Editora. (Propmark)
XUXA É CONDENADA
A juíza de Direito Flávia de Almeida Viveiros de Castro, da 6ª vara Cível do RJ, condenou a Xuxa Promoções e Produções Artísticas Ltda. por violação aos direitos do autor e uso indevido de marca. A empresa terá que pagar danos morais e materiais ao criador dos personagens da Turma do Cabralzinho, apropriados de forma indevida pela ré.
Alega o autor que apresentou os
personagens à ré, que lhe respondeu não ter interesse em veiculá-los.
Entretanto, pouco tempo depois de afirmar seu desinteresse, a ré criou um grupo
de personagens, que chamou de Turma da Xuxinha, à imagem e semelhança daqueles
criados pelo autor e registrados junto ao INPI – Instituto Nacional de
Propriedade Industrial.
Para a magistrada, “não paira a
menor dúvida no espírito desta magistrada que a criação do autor denominada
Turma do Cabralzinho é obra que se encontra devidamente abrangida pela lei dos
direitos autorais e que foi copiada, em grande parte, pela ré“.
A indenização por danos morais foi
fixada em R$ 50 mil. (Fontes: Migalhas e Blog do Marketing
Legal)
BARBA BEM-FEITA PREMIA CONSUMIDORES
Mas a ação
ainda não acabou. Quem participar até o dia 18 de novembro ainda concorre a uma
viagem com acompanhante para um dos três destinos à sua escolha: Nova York,
Barcelona ou Patagônia.
A promoção,
que está no ar desde o dia 6 de setembro, é vinculada à compra de produtos da
linha de barbear BIC: barbeadores e produtos pré e pós-barba. Para
participar, o consumidor deve acessar o site www.promocaobarbabemfeita.com.br,
preencher o cadastro, responder a pergunta “Qual a marca que te deixa com a
barba bem-feita e ainda te leva para a Patagônia, Barcelona ou Nova York?”,
cadastrar o número do cupom fiscal e torcer.
Para dar
visibilidade à promoção, a empresa também contempla em sua estratégia de
comunicação anúncios em revistas trade,
material de PDV, ações para distribuição de produtos e mídia online e
impressa. Mais sobre a BIC
A BIC é uma empresa que
atua nas categorias de papelaria, acendedores, barbeadores, pilhas, colas
instantâneas e artigos esportivos aquáticos. Durante mais de 50 anos, a BIC tem
honrado a tradição de oferecer produtos da mais alta qualidade a preços
acessíveis para consumidores em todo lugar. Por meio desta dedicação ao
consumidor, a BIC se tornou uma das marcas mais conhecidas do mundo. Com sede na França, a BIC está presente em mais de 160 países. As
marcas Pimaco e Sheaffer também fazem parte do Grupo BIC e foram adquiridas em
2006 e 1997 respectivamente. Mais informações podem ser encontradas em www.bic.com.br.
SAC BIC - 0800 704 4533.
PÚBLICO NÃO RECONHECE PATROCINADORES
O índice só perde para os 46,5% que relacionam a Nike,
fornecedora de material esportivo da CBF e única companhia a expor sua
logomarca no uniforme da equipe, uma vez que times nacionais não podem ter
patrocinadores estampados na camisa de jogo.
A empresa americana também é a parceira mais longeva da seleção,
com quem está desde 1995. O estudo realizado com 8.329 entrevistados em todos
os estados e no Distrito Federal também aponta uma relação entre tempo de
patrocínio e recall de marca. A segunda marca mais lembrada é o Guaraná
Antarctica, que apoia a seleção desde 2002, com 30,8% de recall. Vale citar que
a pesquisa era de múltipla escolha, ou seja, o consumidor poderia responder que
associou duas ou mais marcas ao Brasil. “As primeiras têm um nível de
retenção superior ao de outras marcas devido ao tempo, realmente, mas depende
muito também do poder das próprias marcas. Nike, Guaraná Antarctica, Itaú
acabam sendo as mais lembradas pela sua força”, afirmou Cesar Gualdani, diretor
da Stochos. (Propmark)
NEUROIMUNOMODILASTION BI-DIRECIONAL INTERTIONS BETWIN THE BRIN AND THE IMMUNE SYSTEM
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