Pesquisar este blog
quarta-feira, 6 de abril de 2011
COBRAS AUMENTAM E AMEAÇAM
Leia também: Piada . Oportunidades . Livro . Percepção Pública da Saúde . Crescimento dos Shoppings . Comportamento dos Insetos . Etc
EU OUVI NA QUEIJARIA
“Cê leu? Segundo a Folha de S. Paulo, a Prefeitura de Ribeirão Preto proibiu a presença de representantes das indústrias farmacêuticas nas unidades de saúde municipais. A medida incentivou o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de S. Paulo) a planejar sua adoção em todo Estado , “já que a ação dos propagandistas parece ter efeito: 48% dos médicos paulistas que recebem a visita deles prescreve medicamentos sugeridos pelos fabricantes, segundo pesquisa realizada ano passado.”
PRA VOCÊ SORRIR
Recebi, do meu amigo Adelar:
SINAIS DO APOCALIPSE
Lázaro Ramos... galã.
Sandy... devassa.
Faustão... magro.
Silvio Santos... pobre.
Dilma... fazendo omelete na Ana Maria Braga.
Tiririca... na Comissão de Educação
Maluf e Collor na Comissão da Reforma Política...
Genoíno na Assessoria de ética do Governo...
Lula dando palestras em Universidades...
Pô... NÃO ERA PRA ACABAR SÓ EM 2012?
OPORTUNIDADES
A Logica, provedora global de serviços de TI, anuncia a abertura de 14 oportunidades de emprego na área de tecnologia. Ao todo, serão contratados nove profissionais para atuação em Mogi das Cruzes e cinco para São Paulo. Confira abaixo as vagas abertas:
1. Analista de Microinformática Bilíngue Júnior (nove vagas para Mogi das Cruzes). Os pré-requisitos são: ter curso superior ou estar cursando faculdade da área de tecnologia, ter conhecimentos de informática e inglês fluente para conversação;
2. Analista de Projetos (uma vaga para São Paulo). Os pré-requisitos são: ter curso superior completo e experiência administrativa, financeira e em gestão de projetos;
3. Arquiteto de Soluções GIS – Sistemas de Informações Geoespaciais (uma vaga para São Paulo). Os pré-requisitos são: ter curso superior completo e experiência em projetos de GIS utilizando a plataforma tecnológica Smallworld da GE;< br>
4. Consultor Sênior para a plataforma IS-U/WM (uma vaga para São Paulo). Os pré-requisitos são: ter curso superior completo; experiência em empresas de utilities (eletricidade, gás e água), com conhecimento em processos de Warehouse Management (WM); experiência em projetos completos de implantação do software SAP ERP; certificação “Academia SAP”; e inglês intermediário para conversação;
5. Consultor Sênior para a plataforma IS-U/DM (uma vaga para São Paulo). Os pré-requisitos são: ter curso superior completo, experiência em empresas de utilities e em projetos completos de implantação da plataforma SAP IS-U/CCS, certificação “Academia SAP ABAP”, inglês fluente e espanhol intermediário para conversação;
6. Consultor SAP NetWeaver Pleno para a plataforma XI/PI (uma vaga para São Paulo). Os pré-requisitos são: ter curso superior completo; experiência mínima de três anos com a plataforma SAP XI/PI; participação em projetos de imp lementação em ambiente sistêmico; e conhecimentos das linguagens Java, Web Dynpro e ABAP.
Os profissionais serão contratados no regime CLT e, além do registro na carteira de trabalho, a Logica oferece salários compatíveis com os cargos, vale refeição, assistência médica, assistência odontológica, vale transporte, seguro de vida e previdência privada, além de desconto na rede de parceiros da companhia.
Para concorrer às vagas, você deve acessar o www.logica.com.br/we-are-logica/careers/ e cadastrar seu currículo..
CUIDADO, CUIDADO!
Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que o número de acidentes com animais peçonhentos dobrou na última década no Estado. Os escorpiões são os principais causadores desses ataques.
Em 2010, foram registrados 14.601 acidentes envolvendo cobras, aranhas, escorpiões e taturanas, número 112,4% superior ao de 2000 (6.873).
De acordo com a Secretaria, dos acidentes 46,5%, ou 6.783 notificações, foram causados por escorpiões. Outros 3.007 casos foram referentes a ocorrências com aranhas, além de 1.752 registros com serpentes e 1.644 com abelhas.
O hospital estadual Vital Brazil, ligado ao Instituto Butantan, e que realiza atendimentos exclusivamente para acidentes envolvendo animais peçonhentos, foi responsável por 2.319 ocorrências em 2010. A unidade é a única no mundo que atende exclusivamente acidentados de animais peçonhentos.
Para quem viaja a lazer para áreas de mata, os cuidados com animais peçonhentos devem ser redobrados. “Ao caminhar, é importante estar com calçado adequado, como botas, e evitar os períodos de amanhecer e entardecer, quando as cobras procuram alimentos. Normalmente, esses animais procuram lugares secos para se protegerem”, disse Carlos Medeiros, diretor médico do hospital.
Diferentemente do que se costuma ouvir, em caso de ferimento, de forma alguma se deve amarrar o local atingido, já que essa ação pode produzir necrose e não evita absorção do veneno.
Em caso de acidentes com cobras, a primeira medida é lavar o local afetado com bastante água e sabão e procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo. As ações que costumam ser mostradas em filmes, como amarrar, cortar ou mesmo chupar a ferida com a intenção de sugar o veneno devem ser evitadas, uma vez que podem piorar a situação da vítima.
Para ferroada de escorpião, a primeira medida a ser adotada é colocar compressas de água morna sobre a ferida para aliviar a dor. Em seguida, recomenda-se procurar a assistência médica mais próxima. Já em caso de picadas de aranhas e queimaduras de taturanas é importante não mexer no ferimento.
A lista de locais para diagnóstico e tratamento pode ser encontrada no site do Centro de Vigilância Epidemiológica (www.cve.saude.sp.gov.br) no link “Acidentes por animais peçonhentos”.
Além disso, o Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, disponibiliza para a população um telefone de orientação sobre como proceder em casos de emergência e acidentes com esses animais e indica o local mais próximo para atendimento.
O serviço funciona 24 horas por dia pelo telefone: (11) 3726-7962. Dicas de prevenção também podem ser encontradas no site www.butantan.gov.br.
LIVRO
Lançado o livro Fernando Lemos – Percurso. A obra apresenta as diversas áreas da expressão artística em que o português Fernando Lemos dedicou-se ao longo de sua carreira de mais de 60 anos. No livro é possível acompanhar a trajetória do artista na pintura, no desenho, na poesia, na publicidade, nas artes gráficas, na ilustração e na fotografia, atividade pela qual Fernando Lemos teve maior destaque e notória visibilidade pública, principalmente, por seus retratos surrealistas feitos no final de 1940 em Portugal.
Dos registros fotográficos há uma série de nus feitos no seu país natal e catorze retratos inéditos de personalidades, como Lygia Fagundes Telles e Hilda Hilst, com quem Fernando Lemos conviveu ao chegar ao Brasil.
SEMINÁRIO E WORKSHOP DE PERCEPÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE
O Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com o Instituto de Saúde (IS) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e o Instituto de Investigação em Imunologia (iii/INCT), realizará, dias 13 e 14 de abril, o 1º Seminário Internacional e Workshop de Percepção Pública da Saúde.
Os interessados em participar do seminário deverão preencher uma ficha de inscrição disponível em www.isaude.sp.gov.br. Detalhes: ncom@isaude.sp.gov.br ou (11) 3293-2271/2260.
SHOPPINGS AVANÇAM
A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) elaborou, em parceria com o Ibope Inteligência, o Censo 2010/2011 do setor. As informações foram coletas em março.
Segundo os dados divulgados, o Brasil tem 766 shoppings em operação no Brasil, representando um aumento de 7,74% em relação ao final de 2009.
Para este resultado, foram consideradas as quatro categorias de shoppings: os tradicionais (aqueles com mix de lojas completo); os temáticos (shoppings caracterizados por um único segmento varejista); atacado (atendimento a lojistas e revendedores); e rotativos (compostos por estandes e boxes em substituição as lojas convencionais).
A distribuição dos shoppings pelo Brasil apresenta a região Sudeste como líder no ranking das localidades que mais possuem empreendimentos em operação, sendo responsável por 52,35% do número de shoppings, um total de 401 empreendimentos. Neste panorama, o estado de São Paulo conta com 234 shoppings, ou 30,55% do total nacional.
Região Sul
Ao todo, na região Sul, houve crescimento de 8,33% na quantidade de shoppings. Em 2009 eram 144, e em 2010 totalizaram 156 unidades. Serão inaugurados 5 shoppings em Santa Catarina neste ano e 20 em toda a região Sul.
No que diz respeito ao fluxo de consumidores, os shoppings do Brasil recebem aproximadamente 450 milhões de pessoas por mês. Já o total de operações é composto por mais de 99 mil estabelecimentos, sendo 89.643 lojas, 1.926 salas de cinema e 7.679 operações na área de alimentação dos centros comerciais.
Shoppings Ativos
Entraram em operação 33 novos shoppings em 2010, resultando num crescimento de 4,64% sobre a base de 2009, e 22 shoppings já em operação, que não constavam de relações anteriores, foram agregados neste Censo de 2010, gerando o avanço de 7,74%.
A indústria de shoppings tem apresentado um acentuado crescimento nas cidades do interior do Brasil, e também nos municípios considerados ólos centralizadores de regiões.
Outro ponto importante a se destacar nesta relação “Capital x Interior” consiste no fato de que a distribuição de shoppings está 50% nas capitais e 50% no interior. Apenas para efeito comparativo, há aproximadamente dez anos atrás tínhamos 35% de shoppings no interior e 65% nas capitais.
Evolução da Quantidade de lojas nos últimos anos
Com os novos shoppings que entraram em operação no decorrer de 2010, a partir das expansões realizadas nos diversos empreendimentos, e somando os shoppings já em atividade que foram incluídos no Censo de 2010, atingiu-se a marca de mais de 99 mil lojas em atividade no Brasil.
Quantidade de Empregos
Em 2010, as lojas de shopping empregaram cerca de 995 mil colaboradores diretos em suas lojas, e nas administrações foram admitidos aproximadamente 80 mil funcionários, totalizando 1.075 mil empregados.
Fluxo de pessoas
A média de freqüência mensal em 2010 nos 766 shoppings no Brasil foi de 450 milhões de pessoas/mês. A freqüência mensal na região Sul foi de 63.425.000, o que representa 14,19% do resultado nacional.
Investimentos declarados
Conforme informações fornecidas pelas empreendedoras e administradoras de shoppings serão investidos R$ 6,331 bilhões em projetos que serão inaugurados nos próximos anos. (Portal EconomiaSC)
HEMIPTERAN-PLANT INTERACTIONS SYMPOSIUM
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), campus de Piracicaba, realizará, de 11 a 14 de julho, o Hemipteran-Plant Interactions Symposium.
Voltado para entomologistas, fisiologistas de plantas e outros pesquisadores e profissionais da área de biologia, o evento reunirá pesquisadores que discutirão aspectos do comportamento alimentar de insetos sugadores herbívoros em relação à fisiologia de plantas hospedeiras.
Detalhes: www.infobibos.com/hemipteran/index.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário