Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de abril de 2011

AGORA O DNA TEM ENCICLOPÉDIA

Leia também: Folclore em Santa Catarina . Um monte de eventos . A Pegada Ecológica  . Apple x Samsung . Livros . Talentos . Etc

EU OUVI NA QUEIJARIA
“Cê viu? A Petrobrás disse que precisas aumentar o preço
da gasolina porque o preço do petróleo subiu.”
“Ué, mas o Lula não tinha dito que o Brasil ficou auto-suficiente, que não precisava importar mais?
FOLCLORE NO CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA
O historiador e folclorista Francisco do Vale Pereira, coordenador dos  Estudos Açorianos da UFSC é o novo representante da área de folclore  no Conselho Estadual de Cultura. Junto com Francisco, outros 20  representantes do setor cultural foram nomeados para as mais diversas 
áreas (artes, teatro, letras, literatura, música, cinema, dança,  patrimônio histórico e geográfico). A solenidade de posse ocorrerá no  dia 28.
AGORA DNA TEM ENCICLOPÉDIA
O projeto “Encyclopedia of DNA Elements” (Encode) acaba de publicar um guia para auxiliar os cientistas a como utilizar os dados e recursos produzidos pelo projeto.
O Encode é um projeto internacional lançado em 2003 pelo National Human Genome Research Institute (NHGRI), dos Estados Unidos, com o objetivo de encontrar todos os elementos funcionais do genoma humano. Todos os dados gerados pelo projeto são publicados rapidamente em bancos de dados públicos.
O guia foi publicado nesta terça-feira (19/4) na revista PLoS Biology e, da mesma forma que os dados e softwares usados no projeto, estará disponível no site encodeproject.org. Detalhes: encodeproject.org.
 

EVENTOS
1. Ensino da Comunicação será tema de painel no Intercom Sul
Novos desafios no ensino da Comunicação será o tema de um dos  painéis do Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul – Intercom Sul, que acontecerá dia 27 de maio, no Intercom Sul, que será realizado na Universidade Estadual de Londrina (PR), de 26 a 28 de maio. Informações no site, no blog e no twitter @intercomsul2011.
2. Inscrições para V Seminário Globo/Intercom encerram-se no dia 30 de abril - Encerram-se dia 30  as inscrições para o V Seminário Temático Globo/Intercom, que será realizado no período de 11 a 14 de julho de 2011, no Rio de Janeiro. O evento abordará o tema Pesquisa em Comunicação. Detalhes:  www.intercom.org br,m, bibliocom@intercom.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  e (11) 3892-7558.
3. V Simpósio Nacional da ABCiber será em Florianópolis  -Em Florianópolis (SC), de 16 a 18 de novembro. Detalhes: http://www.abciber.org/simposio2011/.
4. Jornada Multidisciplinar da UNESP discute futebol, cultura e comunicação - A XIII Jornada Multidisciplinar da UNESP - Campus de Bauru (SP) acontecerá de 10 a 12 de maio. Detalhes: www.faac.unesp.br/eventos/jornada2011.
5. UFRJ realiza seminário sobre direitos autorais e acesso à cultura -   Acontecerá dias 9 e 10 de junho. Detalhes:
6. Marketing político será tema de eventos em abril e maio - Em  abril e maio o marketing político será tema de, pelo menos, quatro eventos específicos. Nos dias 29 e 30, acontecerá o II Curso de Marketing Político Pós-Eleitoral”, em Brasília.
Na primeira semana de maio, entre os dias 4 e 6, será realizado o IV Congresso Latinoamericano de Opinião Pública da WAPOR – World Association for Public Opinion Research, em Belo Horizonte. O evento terá como tema Opinião Pública, Democracia e Novas Tecnologias – Interações e Desafios.
Será em Fortaleza, nos dias 13 e 14 de maio, o Curso de Marketing Político Eleitoral, que abordará temas como mídia eletrônica e impressa, estratégia, propaganda e marketing eleitoral.
Também voltado ao marketing político eleitoral, será realizado curso em São Paulo, nos dias 27 e 28 de maio, discutindo assuntos como: gerenciamento de campanhas eleitorais, direito eleitoral e propaganda política, pesquisas e uso da internet.
Detalhes:
Curso de Marketing Político Pós-Eleitoral em Brasília (29 e 30/04)
IV Congresso Latinoamericano de Opinião Pública em Belo Horizonte (04 a 06/05)
Curso de Marketing político eleitoral em Fortaleza (13 e 14/05)
Curso de Marketing político eleitoral em São Paulo (27 e 28/05)
7. 1º Simpósio de Políticas Públicas de Educação  - O Grupo de Pesquisa Financiamento da Educação Básica, vinculado ao Departamento de Educação (DEd) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), organiza, entre os dias 25 e 27 de maio, o 1º Simpósio de Políticas Públicas de Educação e o IV Seminário de Financiamento da Educação. Detalhes: www.ufscar.br/simppolufscar

8.7º Congresso Brasileiro de Geotecnia Ambiental – De 21 a 24 de novembro, a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos (ABMS), a Associação Brasileira de Geossintéticos (IGS) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizarão a sétima edição do Congresso Brasileiro de Geotecnia Ambiental (REGEO 2011). O evento, no campus da UFMG, em Belo Horizonte, sediará também o 6º Simpósio Brasileiro de Geossintéticos. Detalhes: www.regeo2011.ufmg.br

9.2º Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo – Será realizado de 4 a 6 de outubro em São Paulo. O objetivo é debater o uso sustentável do solo e da água subterrânea. Também serão discutidos outros temas, como demanda do passivo ambiental de longo prazo e técnicas de remedição. Detalhes: www.abas.org/cimas
 
PEGADAS DAS CIDADES
A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), em parceria com a Prefeitura de Campo Grande (MS) e as organizações WWF-Brasil, ecosSISTEMAS e Global Footprint Network (GFN), apresentou  os resultados do cálculo da pegada ecológica de Campo Grande, no Mato Grosso.
De acordo com o estudo, que avaliou os hábitos de consumo da população de Campo Grande, a pegada ecológica da cidade é de 3,14 hectares globais por pessoa.
A pegada ecológica de um lugar, comunidade ou indivíduo é o tamanho das áreas produtivas necessárias para sustentar determinado estilo de vida. Ou seja, é a extensão de território, em hectares, que uma pessoa ou sociedade utiliza, em média, para se alimentar, viver, locomover ou vestir, entre outros hábitos.
O número apresentado é superior à média global de 2,7 hectares per capita. No entanto, esses dados são mais preocupantes ao se considerar a biocapacidade disponível para cada ser humano de apenas 1,8 hectare, segundo a ecosSISTEMAS.
A pesquisa foi exposta por Michael Becker, coordenador do Programa Pantanal-Cerrado da WWF Brasil, em evento organizado pelo professor Ricardo Abramovay, do Departamento de Economia da FEA-USP, no qual foram discutidos os potenciais da pegada ecológica como indicador de sustentabilidade, ferramenta para a gestão pública, instrumento de mobilização da sociedade civil e orientador sobre o papel das empresas e cadeias produtivas sustentáveis.
Segundo a WWF Brasil, a escolha de Campo Grande para ser a primeira a testar a metodologia deveu-se à localização – fica próxima ao Pantanal, um dos biomas mais importantes do país – e ao perfil parecido com as demais cidades brasileiras.
O objetivo da pesquisa foi a criação da uma ferramenta de gestão para ajudar no planejamento e na gestão pública, além de mobilizar a população para rever seus hábitos de consumo e escolher produtos mais sustentáveis. Outra iniciativa que pretendem com a nova metodologia é estimular empresas a melhorar suas cadeias produtivas. Mais informações: www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?28163/Campo-Grande-calcula-sua-pegada-ecologica
 
APPLE PROCESSA SAMSUNG
A Apple está processando a sul-coreana Samsung sob a alegação de a concorrente ter feito, de acordo com as palavras de seu porta voz, "cópias descaradas" de produtos como o iPhone e o iPad.
O processo foi aberto na California. No texto, a Apple diz que a Samsung copiou o design, o visual e a interface dos smartphones e celulares criados por ela – sobretudo nos aparelhos Galaxy S 4G, Epic 4G, Nexus S e Galaxy Tab. Segundo o processo, a Samsung também teria violado patentes e marcas para produzir os seus celulares e tablets.
Apple e Samsung vêm competindo sobretudo no mercado de tablets. Enquanto a companhia de Steve Jobs foi pioneira no segmento com o iPad, a Samsung desenvolveu o Galaxy tab, com um tamanho ligeiramente inferior e já prepara uma nova geração da linha. A companhia da Coreia do Sul não comentou as acusações da concorrente Apple. (m&m)
 
MÉTODOS DE PESQUISA PARA INTERNET AGORA EM LIVRO
Acaba de ser lançada a obra Métodos de pesquisa para internet, de Suely Fragoso, Raquel Recuero e Adriana Amaral. O livro, da Editora Sulina, discute as abordagens empíricas a respeito das tecnologias digitais de comunicação – objeto de pesquisa cada vez mais frequente nos estudos da área. Pode ser adquirido por R$ 33,00. Mais informações no site www.editorasulina.com.br.
LIVRO DE RADIOJORNALISMO ONLINE
O livro Radiojornalismo hipermidiático, de autoria de Debora Cristina Lopez, acaba de ser lançado pela LabcomBooks. A obra discute o que se define, hoje, por convergência e como esse processo afeta o fazer jornalístico em emissoras de rádio.
O texto traz um estudo de caso de duas emissoras de rádio com programação all news brasileiras: BandNews FM e CBN. Está disponível no http://www.livroslabcom.ubi.pt/livro.php?l=24 para download gratuito.
EM BUSCA DE NOVOS TALENTOS
 Dia 14 de maio um time de peso do departamento de criação da Africa estará no Rio de Janeiro para caçar talentos. As duas primeiras edições do Safari, no Nordeste e no Sul, respectivamente, foram um sucesso. Hoje, Marcela Egito, redatora de Recife, Gabriel Jardim, diretor de arte de Porto Alegre, Vinicius Bandeira, redator de Recife e Myriam Malta, diretora de arte de POA, fazem parte da equipe de criação da Agência.
NOVO PORTAL DA FAPESP
O novo portal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) será lançado no próximo dia 25, com o objetivo de organizar melhor as informações oferecidas aos seus mais diversos públicos.
Logo ao entrar no endereço www.fapesp.br, o usuário perceberá uma grande diferença com o portal atual na distribuição de conteúdo, que passa a ser dividido em três áreas principais: Públicos, Atividades e Serviços e Quem somos. Endereço: Portal FAPESP: www.fapesp.br
FESTIVAL DE MÚSICA DA UFSC
 A Praça da Cidadania da UFSC será, por dois dias, palco de uma grande mostra de música, no Festival de Música da UFSC.
20 composições serão selecionadas entre as inscritas e apresentadas
ao público em dois grandes shows nos dias 27 e 28 de agosto.  
O evento é aberto à participação de estudantes universitários, professores e servidores técnico-administrativos dos Campi de Florianópolis, Curitibanos, Joinville e Araranguá. Também podem participar compositores, músicos, intérpretes e comunidade em geral da grande Florianópolis.  Detalhes: 
www.secarte.ufsc.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário