As agências brasileiras ainda utilizam parcialmente os recursos
do Facebook na hora de criar para as marcas. A avaliação é de Raphael
Vasconcellos, diretor de soluções criativas da rede social para a América
Latina, responsável por auxiliar agências e clientes a desenvolver estratégias
para a rede social no Brasil.
“As pessoas estudam pouco o mercado no país, que é um tanto
'junior' para se dizer especialista. Não há agência de social media
especializada em Facebook”, criticou o executivo.
De acordo com ele, a principal
característica da rede social é a rapidez em que soluções são criadas, o que
exige agilidade das marcas e velocidade das agências.
“Nos Estados Unidos, começam a surgir
agências pensadas para desenvolver campanhas e responder imediatamente na rede
a acontecimentos cotidianos. Elas fazem campanhas em questão de horas”,
exemplificou. “Agências e clientes ainda não entenderam que grande
característica da rede é a agilidade — e a estrutura das agências hoje não
prioriza a velocidade”, complementou.
Entre elas, o diretor destaca AKQA e
R/GA. “Há muita informação na rede. São quatro bilhões de likes por mês somente
no Brasil. As marcas precisam entender que, no Facebook, elas competem com o
trânsito, com a foto do churrasco do amigo do seu fã, com o jogo de futebol
transmitido ao vivo. Sem agilidade, ficam para trás”, reforçou.
Vasconcelos, que era vice-presidente de
criação da AgênciaClick Isobar, chegou ao Facebook em meados de 2012. O posto
ocupado por ele foi criado no ano passado pela companhia norte-americana para
prestar consultoria às empresas de publicidade sobre soluções da rede social.
O Brasil é o primeiro país na região a
ter o departamento e Vasconcelos opera para toda a América Latina. “Criamos
juntos, agências, clientes e eu. Sou um criativo a favor do departamento de
vendas”, resumiu. Desde que chegou ao posto, o diretor já prestou auxílio a
marcas como Nike, Ambev e Santander, mas diz que ainda é pouco desafiado pelas
agências no país. “Sou muito mais acionado pelos clientes”, apontou.
Enquanto as empresas de publicidade
ainda patinam para criar para a rede social, a operação no país ganha
notoriedade entre os escritórios da rede social no mundo.
O Brasil é hoje o segundo maior país com
usuários do Facebook, onde a companhia tem 67 milhões de pessoas registradas.
Desse total, 20 milhões acessam a plataforma via dispositivos móveis. Hoje, 25%
de todo o tempo gasto pelo brasileiro no universo online é dedicado ao
Facebook.
Também é significativo o consumo de
publicidade pelos brasileiros, afirma a empresa. No último trimestre do ano
passado, duas soluções globais da rede foram testadas no Brasil: uma pela
Motorola Mobility, que criou uma campanha mobile e limitou o número de impactos
que cada usuário receberia diariamente; e outra pela Honda, que testou um
produto voltado para o mercado automotivo, direcionado aos usuários que
gostavam de automóveis.
“Os usuários no país estão dispostos a
consumir publicidade. Tanto que escolhemos estrear essas duas soluções maduras
no Brasil”, apontou Camila Focus, gerente de comunicação do Facebook para a
América Latina.
Em setembro do ano passado, a companhia
mudou de sede. Saiu de um escritório pequeno na Vila Olímpia e agora ocupa um
amplo andar num dos recém-inaugurados prédios comerciais do mesmo bairro. O
motivo foi o aumento da equipe. “Dobramos de tamanho desde que chegamos no
Brasil, em 2011”, disse Camila. A operação local é o hub da companhia na
região. São 50 funcionários e há 13 vagas abertas no momento para serem
preenchidas.
Para dar um ar brasileiro ao escritório
da empresa americana, um grupo de artistas gráficos da galeria Choque Cultural
foi convidado para estilizar o espaço. A produção começou em novembro do ano
passado e ficará pronta no final desse mês. As obras incluem colagens,
pôsteres, desenhos e pintura à mão.
O tema das obras celebra a cultura
hacker e tem influências do pop-art. “Queríamos dar cor, energia e transmitir o
sentimento de urgência, que tem a ver com o trabalho da equipe daqui”, explicou
Eduardo Saretta, fundador da Choque Cultural e um dos artistas envolvidos no
projeto. “Fizemos isso para dar coloração ao espaço. Quando mudamos, o ambiente
lembrava o de um hospital. Os desenhos têm um impacto positivo no escritório,
porque espelha a diversidade do país e estimula a criatividade”, finalizou Ana
Carolina Borghi, diretora de recursos humanos do Facebook para a América
Latina. (Propmark)
O DISCURSO DO REI
(Texto de Tathiane Locatelli, distribuído pela Zenit.org) - "A grama é sempre mais verde no
quintal do vizinho." Essa é uma das piores coisas sobre a pobreza: ela é
enganosa. Quando se tem pouco, você ainda pode acreditar na mentira de que mais
lhe irá fazer feliz ... O rico sabe por experiência que a riqueza não traz
felicidade; já o pobre ainda pode cair nessa mentira. (Peter Kreeft em “Three
Philosophies of Life”)
Apesar
de muita gente acreditar que dinheiro e poder compram tudo, repetidamente a
história de pessoas ilustres provam que muitas das coisas necessárias e
importantes para a vida se encontram fora do alcance do poder do dinheiro e da
autoridade sócio-material. Alguns dos maiores bens, para a vida, é a
amizade, o amor; o relacionamento sincero e benevolente entre duas pessoas.
Um dos
exemplos que desmentem esta crença – de que ricos e poderosos se encontram
imunes ao sofrimento, infortúnios e solidão; e que a amizade, a família e o
amor não são bens comercializáveis mas sim dons – é a história do Rei inglês
George VI.
Retratada
no filme O Discurso do Rei, a vida do príncipe Albert (que viria a tornar-se o
Rei George VI, pai da atual Rainha Elizabeth II) foi marcada por maus tratos ao
longo da infância (incluindo longo períodos de fome e rejeição pela babá que o
cuidava), a educação rigorosa para torná-lo destro (forçando-o contra a
inclinação natural de canhoto) e o surgimento da gagueira por volta dos 5 anos.
Esta última, sem possibilidade de adestramento, aparentemente o acompanharia
pelo resto da vida.
Albert
– ou Bertie, como era chamado dentro da família real – era um homem tímido e
vivia à sombra do irmão mais velho, David – o primeiro em linha na sucessão da
coroa. Ao contrário de Albert, David era carismático, extrovertido e bom
orador. Para uma época marcada pelo crescimento da comunicação através de
jornais e principalmente o rádio, a habilidade da fala era extremamente
importante para qualquer chefe de estado.
Impulsionado
pela esposa Elizabeth, que quer ajudá-lo na sua crescente necessidade de falar
em funções públicas, o príncipe, que já havia tentado vários tratamentos contra
a gagueira, começa a ter progressos somente quando encontra o australiano
Lionel Logue.
A
princípio, Albert reluta contra a condição imposta por Logue de se tratarem
como iguais durante a terapia; não aceita que Lionel o chame de Bertie, em vez
de “Sua Alteza”, uma vez que este é apenas um plebeu; e desiste do tratamento.
Entretanto, após escutar a gravação da primeira sessão, Albert tem reavivada a
esperança de vencer a gagueira e percebe que Lionel talvez seja sua única possibilidade.
Para
ajudar Bertie, Lionel faz uso de varias técnicas não convencionais e também
explora as questões psicológicas por trás do problema. Por fim, acaba se
tornando um confidente do príncipe e, mais tarde, um amigo.
Logue
não tinha um diploma de médico e tratava seus pacientes de forma não ortodoxa,
sua qualificação como terapeuta vinha do trabalho realizado com soldados em
estado de choque após a Primeira Guerra Mundial. Por isso, era considerado
desqualificado por muitos assessores da coroa.
Em
janeiro de 1936, o Rei George V morre e David sobe ao trono como Rei Edward
VIII. Segue-se então uma crise na coroa devido a determinação de Edward VIII em
casar-se com Wallis Simpson, uma socialite americana que ainda se encontra
casada com o segundo marido – uma união, portanto, inconciliável com a função
de Rei da Inglaterra e, por isso, também chefe da Igreja Anglicana. O Rei
Edward VIII, por fim, abdica ao trono da Inglaterra para casar-se com Wallis e
Albert sobe ao trono como rei.
Imediatamente
após, a Inglaterra declara guerra à Alemanha. Neste cenário conflituoso, outra
figura importante surge em defesa da Inglaterra e apoiando o rei: a de Winston
Churchill. Apesar das aparições deste no filme serem breves, o personagem faz
justiça ao verdadeiro Churchill: ele não era carismático nem cativante, mas era
um homem de caráter, e por isso determinante para a honra da história da
Inglaterra.
Ao
declarar guerra contra a Alemanha nazista, em setembro de 1939, o Rei George VI
convoca Logue ao Palácio de Buckingham para se ajudá-lo no discurso a ser
retransmitido pela rádio para toda Grã-Bretanha e Império.
Documentos
históricos mostram que Logue estava sempre presente nos discursos do Rei George
VI durante a guerra e de que eles se tornaram amigos. Amizade esta que os veio
a seguir pelo resto da vida.
“Um
amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro...
Um
amigo fiel é um remédio de vida.” (Eclesiástico 6, 14.16).
AGRIMENSORES E CARTRÓGRAFOS NAS REDES SOCIAIS
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O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013,
Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais (http://mundogeoconnect.com/2013), está com a programação definida, com mais de 15
atividades entre seminários, eventos especiais, cursos e encontros de
usuários. A terceira edição do evento acontecerá de 18 a 20 de junho de 2013
no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Na edição anterior o
evento teve 3.350 participantes, de 27 países, e mais de 70 marcas globais na
feira. No dia 19 de junho será realizado o Encontro Nacional de Engenheiros Agrimensores e Cartógrafos (ENEACart), com entrada livre, como parte da programação do MundoGEO#Connect. O objetivo do encontro é debater a unificação dos cursos, a legislação e a atuação das associações para fortalecimento dos profissionais. A montagem da grade de debatedores será feita integralmente via sugestões através das redes sociais. O registro da troca de opinião será feito no Grupo Unir Agrimensores e Cartógrafos na rede GeoConnectPeople, para que todos possam ter acesso aos comentários. Acesse o grupo pelo link http://geoconnectpeople.org/group/unir-agrimensores-e-cartografos. Os quatro temas principais do ENEACart são: • Universidades – Apresentação e debate sobre os currículos dos atuais cursos de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. • Atribuições Profissionais – Situação atual da legislação profissional junto ao Sistema Confea/Crea. • Associações – Atuação das associações de profissionais existentes, hoje, nas áreas de Agrimensura e Cartografia, e desafios para fortalecimento da profissão. • Somando forças das Associações – Debate sobre a união das Associações de Engenheiros Agrimensores e Cartógrafos em torno de objetivos comuns. Para ver a programação completa, acesse o site do evento: http://mundogeoconnect.com/2013/grade. As inscrições para o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 já estão disponíveis com várias opções de pacotes e descontos em http://mundogeoconnect.com/2013/inscricao. |
A MundoGEO, fundada em 1998, é líder na América Latina em soluções integradas de mídia e comunicação para o setor geoespacial e de localização. A plataforma de conexão gera conteúdos nos idiomas português, espanhol e inglês para mais de 100.000 profissionais cadastrados em seus diversos canais, como a revista e portal MundoGEO, redes sociais, webinars e eventos, como o MundoGEO#Connect LatinAmerica. Este evento anual acontece sempre em São Paulo, e na sua recente edição reuniu mais de 3.350 participantes, de 27 países, além de 70 marcas globais na feira. |
CHAMADA DO CNPQ
O CNPq está recebendo
propostas para a Chamada MCTI/CNPq/FINEP N º 02 /2013, que apoia a realização,
no Brasil, de congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de
conferências e outros eventos
similares, de abrangência nacional ou
internacional, relacionados necessariamente à Ciência, Tecnologia e Inovação.
Linha 1: EVENTOS NACIONAIS e INTERNACIONAIS - com ocorrências
entre 1º de julho de 2013 a 30 junho 2014;
Linhas 2: EVENTOS MUNDIAIS, entendidos como aqueles promovidos
por sociedades científicas e/ou tecnológicas mundiais, sediadas ou não no
Brasil, que ocorram em diferentes
países a cada edição.
Valor global estimado de R$
20.000.000,00.
R$ 150.000,00 por projeto.
Submissão até:
Eventos no segundo semestre
de 2013: até 05 de abril de 2013
Eventos no primeiro semestre
de 2014: até 31 de outubro de 2013
BRAZIL PROMOTION ROAD SHOW
A Brazil Promotion, maior feira de marketing
promocional da América Latina, acontece há onze anos na cidade de São Paulo. A
primeira das três exposições da Road Show 2013 será realizada na cidade de
Campinas, no dia 20, no Espaço Guanabara, e pretende reunir cerca de 30
expositores da área de marketing promocional que buscam estreitar o
relacionamento com as empresas da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
O Road Show é uma exposição
de apenas um dia, voltada para os profissionais que realizam ações promocionais,
campanhas e eventos corporativos, e que passa por algumas das principais
cidades brasileiras, levando novidades e lançamentos do setor, por meio dos
mais bem colocados fornecedores de produtos e serviços promocionais de todo o
país. Campinas, a única cidade do interior a receber a exposição, foi escolhida
para abrir a versão itinerante da feira, que vem para a cidade pela quinta vez.
Auli de Vitto, Diretor da
Forma Editora e da Brazil Promotion, cita que Campinas tem uma localização
privilegiada onde se encontram as 50 maiores empresas do mundo e mais de 4.500
indústrias, o que foi um fator decisivo para a escolha da cidade. “Em todas as
edições se destacou pela alta qualificação dos visitantes e grande índice de
aprovação”, ressalta Auli.
O credenciamento para visitar
a feira já está disponível. Os interessados devem se inscrever no site do
evento, www.brazilpromotion.com.br/roadshow2013. A exposição tem entrada gratuita aos profissionais
do segmento. Para se inscrever, são solicitadas informações como o nº do CNPJ e
CPF. Aos estudantes e autônomos será solicitado somente o CPF. O credenciamento
também pode ser feito no dia do evento, na recepção.
Programação de palestras gratuitas
e beneficentes
Paralelamente à exposição, o
Road Show Campinas traz também seminários com profissionais de destaque no
mercado promocional tratando de temas ligados às últimas tendências do setor.
Os ingressos para o Seminário Promo Tendências terão valor de 1kg de alimento
não-perecível e a arrecadação será doada à ONG Armazém das Oficinas. Na
programação estão previstas seis palestras com temas ligados às últimas
tendências do marketing promocional, com foco nos diferentes perfis de público
relacionados à atividade. Os palestrantes são profissionais de destaque no
setor: Luciano Bonetti, publisher da revista O ABC da Comunicação; Rodrigo
Cordeiro, diretor de capacitação da ABEOC–SP e diretor da Acqua Consultoria;
Ana Claudia Costa, diretora executiva do POPAI Brasil; Luiz Tibiriça, diretor
da Kronedesign e João Riva, diretor sócio da Omelete Inteligência Integrada.
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