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quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O FOCO E O FLUXO

Ninguém sai de casa – ou não deveria sair – sem saber onde pretende chegar. É o que se chama ter um FOCO. Ou, se preferirem, um objetivo, um alvo a ser alcançado. Todas as empresas, todas, sem exceção, têm como foco principal e derradeiro fazer, ou possibilitar que, a “caixa registradora” soe no final do processo. Mesmo porque caso não soe no final, rapidamente impossibilitará que soe no durante. Curto e grosso. Todas as empresas trabalham tendo o olhar colado em quem está no final da fila do processo; mas, sempre no início da fila da reflexão, da construção do caminho, do início de todo o planejamento: uma pessoa física ou jurídica para quem se pretende vender um produto ou um serviço. Essa é uma “cláusula pétrea” do mundo que vivemos. Da sabedoria. Como se chegar até essa pessoa é o caminho a ser percorrido, o processo. O cliente final é o foco, o caminho a ser percorrido, o processo.



O erro crasso, absurdo, impensável que as empresas continuam cometendo, é o de sensibilizar o FOCO, o cliente final, esmerando-se em comunicar-se com essas pessoas da melhor forma possível, mas esquecendo-se que a comunicação não é um artifício a ser arremessado como se fosse uma granada, mas um fluxo que tem que percorrer todo o caminho, que contemple o processo por inteiro, e que informe, elucide, esclareça, prepare, treine e motive todos os envolvidos nas estações intermediárias, no meio do caminho. Chegar bem na foto no cliente final e negligenciar nos públicos intermediários e outros stakeholders é não chegar a lugar nenhum.


Dentre as mais emblemáticas lições da prática dessa sabedoria, desse entendimento vital, uma que vem sendo dada no correr dos últimos 70 anos por uma empresa referência, a TETRA PAK. Que não vende seus produtos – embalagens – para quem consome o que vai dentro, para nós, consumidores. Vende para as empresas. Mas que desde sua origem e fundação, pelo genial RUBEN RAUSING, jamais deu um único passo sem contemplar todo o processo, e sem qualificar as empresas que adotaram sua embalagem para saírem mais que bem na foto no ponto de venda, na última fronteira.


Depois de 70 anos chegou no ano de 2010 a 74 bilhões de litros de produtos entregues em suas embalagens, a 158 bilhões de embalagens, e 10 bi de Euros de faturamento, absolutamente comprometida e preocupada em preservar a competitividade de suas empresas clientes, monitorando permanentemente todo o fluxo. Como se fosse um funcionário de uma ferrovia encarregada de garantir a permanente qualidade dos trilhos para que tudo acontecesse da melhor maneira em todas as estações intermediárias até o comboio chegar a seu destino final: a casa das pessoas.


E por respeitar no foco, e se esmerar no processo, RUBEN RAUSING conseguiu produzir uma embalagem vencedora. E sintetizou sua conquista numa das leis do marketing moderno que diz,


“Não importa quanto custe um produto desde que economize – em todo o processo – mais do que custa”. Frase essa que hoje vale para tudo, muito especialmente no momento de cegueira crônica e contagiosa que habita parcela expressiva das empresas; que se esmeram de forma truculenta e burra na contenção de custos pontuais, incapazes que são de refletir sobre todo o processo. Empresas que se encantam por árvores isoladas, e perdem a magnitude da floresta.


Saber onde se pretende chegar é vital; eleger o caminho a ser percorrido e contemplar a adesão de todos os envolvidos no processo é condição básica para se chegar lá. (Madiamundomarketing)


Programa Atleta do Futuro


O SESI Atleta do Futuro, que há duas décadas movimenta a infância e a adolescência de muitos alunos no estado de São Paulo, consolida-se como uma ação nacional do SESI na área de formação esportiva.


Foi criado pelo SESI São Paulo em 1991 e, em 2002, passou por uma remodelação metodológica, contando para isso, com a parceria científica dos acadêmicos da UNESP, Campus Rio Claro.


Atualmente são atendidas crianças e jovens nos 53 Centros de Lazer e Esportes neste estado, além das indústrias e dos municípios que não possuem Centro de Atividades do SESI.


Essa iniciativa oportuniza a participação e a inclusão no processo socioeducativo e estimula o hábito de vida ativo, criando significado na formação por meio do esporte.


O Projeto Atleta do Futuro, apesar do nome sugestivo, não tem como objetivo a formação de atletas de alto nível de desempenho. A intenção do nome e do próprio projeto é provocar uma reflexão acerca dos "atletas" de que necessitamos no futuro, com uma formação mais abrangente.


Ou Seja, o foco é trabalhar o esporte para além do esporte, desenvolvendo conceitos transversais, como saúde, educação, empreendedorismo e sustentabilidade. Dessa forma, considerando que esse projeto atende cerca de 80.000 crianças e jovens no Brasil e o foco atual está sobre a questão da sustentabilidade, propõe-se a seguinte reflexão: seria o atleta do futuro ou o futuro do atleta?


Em Tubarão, o núcleo conta com parceiros que realmente se preocupam com o futuro de nossas crianças e adolescentes. São eles: SESI, ALCOA e UNISUL. As inscrições no Núcleo da ALCOA/UNISUL no 2° piso do Ginásio de Esportes da UNISUL(antigo). Qualquer dúvida entre em contato com Professor André – Telefones: (48) 9989 8701 e (48) 3621 3282.


Site Memória da Imprensa é reformulado


Para melhor divulgar seu acervo de jornais e revistas dos séculos 19 e 20, o Arquivo Público do Estado de São Paulo reformulou o site "Memória da Imprensa".


A página mostra a evolução da imprensa, especialmente a paulista, em pouco mais de um século. Para isso, os periódicos digitalizados foram divididos em diversas seções, como Cultura, Nacional, Gastronomia, Moda e Esportes.


A cada três meses será lançada uma nova edição que abordará notícias de uma época específica. Nesta primeira, o site mostra a cobertura sobre a Revolta da Chibata, a construção do Teatro Municipal de São Paulo e informações sobre a produção cafeeira paulista no início do século XX.


Traz ainda postais escritos à mão pelo poeta Olavo Bilac e publicados na revista A Lua, em 1910, e contos do escritor Eça de Queiroz publicados na revista Vida Moderna (1898). Ao clicar na notícia que lhe interessa, o internauta abre um arquivo com o periódico escolhido e busca a página em que a notícia foi publicada.


Outra novidade do site é a seção Colaborações, na qual serão publicados artigos sobre a História da Imprensa no Brasil, escritos por convidados. Esta primeira edição divulga o artigo “A Imprensa Oficial no Período Imperial na Província de São Paulo”, escrito por Julio Couto Filho, pesquisador e funcionário do Arquivo Público.


Entre os títulos digitalizados estão exemplares dos jornais Farol Paulistano (1829), Correio Paulistano (1867) e Jornal das Senhoras (1952) e das revistas Vida Paulista (1903), Moderna (1898), O Pharol (1908), Palco Ilustrado (1908) e Capital Paulista (1900).


A Hemeroteca do Arquivo Público é uma das maiores do Estado de São Paulo e possui atualmente 1.195 títulos de revistas e 1.369 títulos de jornais disponíveis para consulta. Além disso, o Arquivo Público é responsável, desde 2008, pela coleção de periódicos do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Mais informações: www.arquivoestado.sp.gov.br/memoriaimprensa.


IPT testa iluminação para Copa e Jogos Olímpicos


Pesquisadores do Laboratório de Equipamentos Elétricos e Ópticos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) criaram uma instalação especial para testar um projetor de iluminação para grandes estádios que poderá ser usado na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016.


O principal equipamento usado nos testes é o goniofotômetro, um sistema informatizado que executa a medição de parâmetros como direção e intensidade da luz emitida pelo projetor em sua posição normal de uso.


Os dados coletados são compilados para compor as chamadas “curvas fotométricas”, que serão fornecidas pelo fabricante aos projetistas e especificadores. Com base nessas informações, eles definem o número de projetores e a posição de instalação que permitam a melhor visualização e registro das atividades esportivas. Detalhes: www.ipt.br/noticia/465-iluminacao_esportiva.htm


Oportunidades


. O CCPI está buscando estudantes do curso de jornalismo, comunicação ou


publicidade para divulgar as ações da comunidade por meio de uma Rádio


Comunitária On-line. Se você estiver interessados, entrar em contato e-mail ccpi@ccpi.org.br ou pelo (48) 3242-3467 com Maristela.


. Na área de Publicidade e Propaganda: Assistente de Projetos. Local: Estreito / Agência de Publicidade Horario: 9h as 19h (2h de almoço). Requisitos: experiência em agência de publicidade; atendimento a clientes em projetos de publicidade. Cursando publicidade e propaganda, afins ou recém formado. CV para imoveis.vitrine@gmail.com

. Estágio no Grupo RBS em Publicidade e Propaganda. Requisitos:


estar cursando Publicidade e Propaganda. Currículo para joice.morfim@gruporbs.com.br, com o nome da vaga no título do e-mail.





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