Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de abril de 2011

CASAMENTO REAL: PUBLICIDADE DEITA E ROLA


Leia também: Autoridades Caras de Pau . Crescimento da TV Paga . Oportunidades . Doenças. Nossas Raízes Africanas . Eventos . O dedo

EU OUVI NA QUEIJARIA

¨No Senado foi formada uma Comissão de Ética com Renan Calheiros e mais 12 cuprinchas do Sarney, o ético.¨
¨Isso não é Comissão de Ética. É piada de mau gosto.¨

OS CARAS DE PAU

Já manifestei, aqui, minha decepçâo com o descaso com que as vautoridades catarinenses trataram o Fórum Intrernational sobre Mobilidade Urbana, que acaba de ser realizado em Florianópolis.
Pior que isso vem agora: autoridades municipais, aquelas, estão se organizando para viajar, às nossas custas para ¨participar¨ de evento idêntico que será realizado entre 3 e 5 de julho em Stutgart.

TV PAGA TEM 650 MIL NOVOS ASSINANTES

A Anatel (Agencia Nacional de Telecomunicações) divulgou o balanço do primeiro trimestre do setor de TV por assinatura, período em que a indústria registrou a adesão de 650 mil novos clientes. Só em março, foram adicionados mais 243 mil novos assinantes em relação a fevereiro, o que significa um crescimento de 2,4%.
Assim, o total de assinantes de TV por assinatura do Brasil está em 10,4 milhões, o que corresponde a um total de 34,4 milhões de pessoas – para o IBGE, a taxa média de ocupação de domicílios no Brasil é de 3,3 habitante/domicílio.
Ainda de acordo com o painel da Anatel, o Distrito Federal tem a maior taxa de domicílios assinantes, com penetração de 33,3%, seguido por São Paulo (31,4%) e Rio de Janeiro (27,8%). A região do País que mais cresce no setor é o Nordeste, com 57,2% de taxa de crescimento, e o Norte está em segundo lugar, com 50,8%. O Estado onde a TV por assinatura mais cresceu foi a Bahia, com 79% de ampliação de sua base.
O crescimento do segmento em 2010 em relação a 2009 foi de 30,72%. (Meio&Mensagem)

OPORTUNIDADES

1.PD em fisiologia com Bolsa da FAPESP – O Projeto Temático ¨Regulação neuroendócrina do equilíbrio hidrossalino e da ingestão alimentar: aspectos fisiológicos, fisiopatológicos e moleculares ", apoiado pela FAPESP, tem uma posição de pós-doutorado aberta para inscrição e posterior seleção. Detalhes: www.fapesp.br/bolsas/pd.
2.Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.
3.A Brava Propaganda, de Blumenau, está aumentando sua equipe de “braveiros” e contrata diretor de arte com experiência. Início imediato. Interessados devem enviar currículo para Allyson Correia
(allyson@bravapropaganda.com.br.)
4.Intercâmbio de pesquisa com a França – A Universidade de Rennes 2 e o Instituto das Américas (IDA-Rennes) – ambos na França – e abriram seleção para pesquisadores do continente americano no âmbito do programa Chaire des Amériques, por um período de um a três meses. Os dossiês de candidatura deverão chegar ao IDA-Rennes até o dia 10 de maio. Mais informações: www.ida-rennes.org .

A PUBLICIDADE E O CASAMENTO REAL

As agências britânicas de publicidade aderiram à febre do Casamento Real, com muito bom humor. O fenômeno de audiência que será o enlance matrimonial entre o príncipe William e sua noiva Kate Middleton nesta sexta-feira, 29, pode ser medido pela quantidade de campanhas já lançadas e que usam o evento como temática.
Na ação de maior repercussão até o momento, a T-Mobile lançou um viral que queria mostrar que a vida de uma pessoa pode ser dividida com todos. Para isso, escalou 15 sósias que se passaram pelos membros da realeza, incluindo Camilla Parker-Bowles, o Príncipe Charles e uma, como sempre sóbria, Rainha Elizabeth. Todos foram recrutados por Facebook.
Abusando de trejeitos típicos de cada deles, os atores entram na igreja de St. Bartholomew em Londres e dançam ao som de uma música pop. O príncipe William faz uma entrada triunfal, com a ajuda de seu irmão Harry. E a noiva parece muito contente com o momento. Até o momento, o vídeo já bateu nos 13 milhões de acessos.
O Advertising Age destacou ainda outras campanhas interessantes. Uma delas foi uma edição limitada de cerveja com Viagra, trazendo em sua logomarca a mensagem “Performance viril real”, com fotos dos noivos. O príncipe Harry teria recebido uma garrafa e uma carta prometendo “algo extra no grande dia”.
Outra iniciativa é um telefone celular da Alcatel com temática real, incluindo ringtones com marcha nupcial e papeis de parede com a foto do casal. O serviço de TV digital Freeview mostrou três cachorros em Londres querendo assistir ao casamento real em uma TV de alta definição.
Já a operadora Orange convidou as pessoas a escreverem no Twitter sobre eventos de suas próprias vidas e criando pratos comemorativos em relação a eles. A campanha questiona porque só os membros da família real podem ter toda a diversão. Já a rival British Telecom pediu às pessoas que escolhessem um casal de sua duradoura campanha criada pela AMV BBDO, que fariam “o segundo maior casamento do ano”. E o supermercado Morrisons, em uma campanha da DLKW Lowe, mostra o astro do críquete Freddie Flintoff celebrando o feriado ocasionado pelo casamento, levando crianças ao supermercado para comprar artefatos para a festa. Você poderá ver no site do Advertising Age uma coletânea especial com as peças de maior destaque. (Meio e Mensagem)

AS DOENÇAS DO BRASIL

Informação do Ministério da Saúde indica que o número de casos de dengue registrados no Brasil até o dia 26 de fevereiro deste ano havia caido 37% em relação ao mesmo período do ano passado, com um total de 155.613 notificações (casos suspeitos) em todo o país.
Apesar da boa notícia, a situação ainda é grave na maior parte do Brasil. A Região Sudeste, por exemplo, concentra 27% dos casos suspeitos da doença. A união entre governo, empresas, comunidade, diversos órgãos e entidades pode diminuir o alcance da dengue.
Agora você poderá encontra-las nas internet.
Trata-se do projeto African Origins, que utiliza como base informações de 9.453 africanos libertados pelas Comissões Mistas (sistema de tribunais internacionais criado na época para julgar os navios acusados de envolvimento no tráfico de escravos) para fornecer dados sobre quase 70 mil pessoas durante a supressão do comércio transatlântico de escravos no século 19.
Pelo site é possível conferir o resultado de uma série de contribuições linguísticas e culturais do registro de um nome. Durante a busca, o usuário tem acesso a informações como o lugar de origem, o ano de partida e o nome do navio em que estava a pessoa desejada, além de traçar os padrões migratórios de africanos carregados do interior da África para portos no litoral do continente.
“Os registros disponíveis até o momento são de escravos libertados em Havana, na capital cubana. Cada registro é analisado detalhadamente antes de ser incluído”, disse Domingos Dellamonica Jr., programador no projeto que conta com o apoio do Fundo Nacional para as Humanidades, da Universidade Emory e do Instituto W.E.B. DuBois (Universidade Harvard), todos dos Estados Unidos.
Formado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo, Dellamonica teve mestrado apoiado por Bolsa da FAPESP e concluído em 2007 na mesma universidade. Atualmente, cursa o doutorado na Emory. African Origins: www.african-origins.org

EVENTOS

1.A atualidade de Fernando Pessoa – O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP) realizará, no dia 16 de maio, a palestra A atualidade de Fernando Pessoa. O evento, que será realizado na Casa de Cultura Japonesa da Cidade Universitária, em São Paulo, às 14h30, terá a participação dos professores Fernando Cabral Martins, da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), e Fernando Paixão, do IEB-USP. Martins é escritor e organizador do Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo Português. Mais informações: www.ieb.usp.br
2.O Centro de Convenções Rebouças, na cidade de São Paulo, será palco, entre os dias 24 e 27 de maio, do Congresso Mega Brasil de Comunicação, que em 2011 chega à sua 14ª edição. A expectativa é reunir perto de mil executivos de todo o País. O tema central é “O Brasil sustentável e as novas fronteiras digitais e sociais da comunicação corporativa. O evento será aberto pelo presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador José Police Neto, que falará sobre O papel da comunicação no fortalecimento da reputação do Poder Legislativo. Mais nformações no site www.megabrasil.com.br.
3. 2º Congresso de Pesquisas em Psicologia e Educação Moral – Com o tema “Conflitos na Instituição Educativa: Perigo ou Oportunidade?”, o 2º Congresso de Pesquisas em Psicologia e Educação Moral será realizado em Campinas (SP) entre os dias 4 e 7 de julho.
Mais informações: www.fe.unicamp.br/coppem
4.Semana da Engenharia Elétrica - A Coordenação do curso de Engenharia Elétrica do campus São Carlos da UFSCar realiza, entre os dias 4 e 6 de maio, a 1ª Semana de Engenharia Elétrica com o tema "São Carlos - Cidade da Energia". A programação, que inclui palestras, cursos e exposições, conta com a participação de empresas envolvidas na área da Engenharia Elétrica e com a presença de pesquisadores da Petrobras e de representantes do poder público municipal.
Detalhes: http://www2.ufscar.br/uploads/folder_semana_ee1.pdf

A IMPORTÂNCIA DO DEDO

Estudo publicado na Biological Sciences diz que quanto mais longo for o dedo anular de um homem em relação ao seu dedo indicador, especialmente da mão direita, maiores as chances de ele ser considerado atraente pelas mulheres.
Agora eu sei porque elas me procuram tanto.

Continue lendo...

quinta-feira, 28 de abril de 2011

A ACADEMIA SUMIU!

Leia também: Fausto na América Latina . Cuidados Contra a Gripe . Bolsas . Oportunidade . Eventos . Instituto Caros Ouvintes . Portal de Conteúdos Educacionais

EU OUVI NA QUEIJARIA

“Cê viu? Nenhuma autoridade municipal, estadual e federal se interessou em discutir com alguns dos maiores especialistas do mundo, a questão da mobilidade urbana.’
“Acho que elas ainda não perceberam que esse problema da mobilidade urbana só cresce por aqui. Ou acham que não têm nada a ver com isso.”

FAUSTO E A LENDA NA AMÉRICA LATINA
(Resumo do texto de Fábio de Castro, distribuído pela Agência FAPESP)

Considerada um mito central da modernidade, a lenda de Fausto remete à tragédia de um homem de ciências desiludido com as limitações do conhecimento de sua época. A fim de superá-las, ele faz um pacto com o demônio Mefistófeles, que lhe insufla a paixão pela técnica e pelo progresso e lhe dá acesso ilimitado ao saber e aos prazeres do mundo.
Baseada na história do médico e alquimista alemão Johannes Georg Faust (1480-1540), a lenda foi imortalizada em diversas manifestações literárias a partir do século 16 – sendo a mais famosa e influente a obra de Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), no século 19.
As inúmeras interpretações do mito de Fausto e suas relações com a descoberta do Novo Mundo, sua conquista, colonização e desenvolvimento são o tema central do livro Fausto e a América Latina, publicado com apoio da FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa – Publicação.
A obra, que reúne 30 ensaios de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, foi organizada por Helmut Galle e Marcus Mazzari, respectivamente professores dos departamentos de Letras Modernas e de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Detalhes: http://www.editorahumanitas.com.br/detalhesLaSQL.php?cod=521

CADÊ VOCÊS?

Anteontem e ontem algumas das maiores autoridades mundiais em mobilidade urbana participaram de um Forum Internacional realizado em Florianópolis.
Uma excelente oportunidade para discutir o problema com quem sabe das coisas e conhecer experiências bem e mal sucedidas de outros países. Campo de conhecimento para professores e estudantes de arquitetura e urbanismo, engenharia, administração, comunicação, marketing, ciências sociais.
Infelizmente, não foi isso o que aconteceu. Além de mim e da minha esposa Déborah estudante de arquitetura na Unisul, lá estavam apenas mais duas alunas do Curso.
Professores? Nem pensar.

CUIDADOS CONTRA A GRIPE

A equipe de Nutrição do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos preparou alguns dicas que estão disponíveis no site do hospital (http://www.hpev.com.br/) e também estão sendo postadas no Twitter e no Facebook, e que passo adiante:
− Sintomas da gripe! Causada pelo vírus Influenza, a gripe tem como sintomas febre alta, fraqueza, dores no corpo, tosse, mal-estar. A pessoa fica doente por até duas semanas.
− Resfriado não é gripe! O resfriado é gerado por vírus diferentes do da gripe e apresenta sintomas mais leves como coriza, discreto mal-estar e a febre não é frequente.
− O vírus da gripe é transmitido através da tosse, espirro ou durante a conversa. A contaminação pode ocorrer por via respiratória ou por meio do contato com locais infectados, como corrimões e apertos de mão.
− Medidas simples como evitar aglomerações, lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool gel após contato com superfícies, depois de espirrar e tossir, podem prevenir a contaminação com o Influenza.
− Espirrar e tossir contra o braço (e não na mão) ou em lenços descartáveis também ajuda a evitar a gripe.
− A vacina contra gripe protege em até 90% e qualquer pessoa com mais de seis meses de idade pode tomá-la. Leva cerca de duas semanas para o vacinado ficar protegido. A vacina tem duração de um ano.
− É importante destacar que a vacina não causa a gripe, já que é constituída de vírus mortos. Porém é suficiente para provocar uma reação do organismo, que acaba produzindo uma defesa contra a doen ça.
− Por ser específica contra o vírus Influenza, esta vacina não protege contra vírus causadores de outras doenças respiratórias, mesmo que os sintomas, às vezes, sejam parecidos.
− No dia da vacinação e no seguinte é importante consumir alimentos leves, beber muita água e evitar atividades físicas.
− Em casos de mal estar, o tratamento dos sintomas é suficiente. Paracetamol é o medicamento mais indicado.
− Alérgicos a ovos não devem tomar as vacinas contra gripe comum e a H1N1, pois ambas são produzidas após inoculação do vírus em ovo e contêm proteínas derivadas do ovo em seu conteúdo.
Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera (Rua Borges Lagoa, 1.450), em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 780 médicos.
Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internaçõe s, 205 mil consultas ambulatoriais, 140 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,3 milhão de exames. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). (Fontes: Tree Comunicação e Portal da Propaganda)

BOLSAS

1. PD em biologia redox no Incor - O Projeto Temático Regulação da homeostase redox e resposta integrada a estresse pela Dissulfeto Isomerase Proteica (PDI): mecanismos e papel na fisiopatologia e terapêutica de doenças vasculares", apoiado pela FAPESP, dispõe de uma vaga de Bolsa de Pós-Doutorado no Laboratório de Biologia Vascular do Instituto do Coração da Faculdade Medicina da Universidade de São Paulo. Detalhes: www.oportunidades.fapesp.br/pt/200.

2. Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em http://www.oportunidades.fapesp.br/.

3. Bolsas para curso de alemão avançado na Alemanha - O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) abriu inscrições para a seleção de bolsistas para o Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs (Hochschulwinterkurs) na Alemanha. Os interessados podem se candidatar até 14 de junho. Detalhes: rio.daad.de/shared/graduacao.htm#winterkurs e rio.daad.de

OPORTUNIDADE

A br4.cgn continua em busca de produtor gráfico. A empresa se divide em dois verticais criativos: comunicação (CO) e arquitetura de eventos (AE). Serviços oferecidos pela br4.cgn são: desenvolvimento e gestão de marcas, planejamento de mídia online e offline, criação publicitária, materiais promocionais (cartazes, folders, malas diretas, editoriais customizados e embalagens); campanhas online, websites, hotsites, bem como presença em redes sociais, como blog, twitter, facebook, linkedin, entre outras.
Através do vertical AE (arquitetura de eventos), a br4.cgn atua fortemente como montadora de stands em feiras de negócios. Além disso, oferece serviços de organização e cerimonial em eventos corporativos. E para somar ao time da br4.cgn, que tem experimentado um crescimento relevante, a agência busca mais um colaborador. Desta vez, um produtor gráfico.
Os pré-requisitos são:
Experiência − um ano em agência ou gráfica, como produtor gráfico
Formação − curso técnico na área, cursando superior ou completo
Sólidos conhecimentos − em pré-press, processo de impressão e acabamento, fechamentos de arquivos, envio de arquivos para potter e impressoras, acabamento em material gráfico
Currículos para http://www.blogger.com/renata.melo@br4cgn.com.br.

EVENTOS

1.1ª Bienal Internacional de Oncologia dos Ex-residentes do Hospital A. C. Camargo – O Hospital A. C. Camargo, com apoio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, realizará, de 12 a 14 de maio, a 1ª Bienal Internacional de Oncologia dos Ex-residentes do Hospital A. C. Camargo. O evento ocorrerá paralelamente ao 1º Congresso do Capítulo de São Paulo.
Detalhes: www.accamargo.org.br/simposioexresidentes/

2. 5ª Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais – A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Centre de Recherches sur Le Brésil Contemporain da École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris, realizarão no período de 15 a 17 de junho a 5ª. Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais.
Detalhes: www.feagri.unicamp.br/jornadadeassentamentos/V_Jornada/Home.html

3. 2º Congresso Médico Universitário de São Carlos – De 13 a 15 de maio, os alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizarão o 2º Congresso Médico Universitário de São Carlos – CoMUSCar. Detalhes: http://www.ufscar.br/comuscar/index.html, comuscar@gmail.com

4.8th International Congress of Pharmaceutical Sciences – Entre os dias 21 e 24 de agosto, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP e a Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF) realizarão o 8th International Congress of Pharmaceutical Sciences – Cifarp 2011.
Detalhes: http://www.cifarp.com.br/site

5. Exposição em Itajaí apresenta obras de Maurício Celista
A exposição “Mix Menestréis”, do designer gráfico Maurício Celista, comeárá terça-feira, 3, às 18h30, no Espaço Cultural do Hall da Biblioteca Central Comunitária do Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em Itajaí. A mostra é composta por 15 painéis, todos desenhados à mão e digitalizados, que formam uma banda de menestréis. Ela permanece aberta a visitação, gratuitamente, até o dia 27 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

6. A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Nova Trento está convidando para a 1ª Mostra de Trabalhos Literários, que ocorrerá sábado no Salão Paroquial São Virgílio – na antiga sala do Jardim de Infância Padre Rossi, no horário das 8h30min às 10h30min. O evento faz parte do Projeto Ler é Viver, que tem como objetivo principal estimular o educando à prática da leitura, despertando a imaginação, a criatividade e a fantasia.

INSTITUTO CAROS OUVINTES

Eleitos e empossados os novos dirigentes do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia com mandato para o triênio 2011-2014.
São eles:
Diretor Superintendente: George Alberto da Silva Peixoto
Diretor Administrativo/Financeiro: Édio Nunes de Souza
Conselho Fiscal: Carlos Antônio Fattori, Giane Jacques Antunes Severo e Marcelo Fernandes Corrêa
Portal Caros Ouvintes:
Conselho Editorial: Antunes Severo – Geral, Ricardo Medeiros – Acadêmico, Emílio Cerri Neto – Executivo, Sílvio Loddi – Áudio, Alexandre Cerri - Tecnologia
Academidia:
Conselho Superior : Alfredo Lang, Eduardo Medtisch, Mário José Gonzaga Petrelli, Ramiro Gregório da Silva, Sílvia Hoepcke da Silva.
Conselho Consultivo: Adir Mazzuco Júnior, Cesar Luiz Pasold, Elóy Simões, Francisco Socorro,
Marcelo Letti, Maria Augusta Orofino, Mário Motta, Moacir Pereira, Ricardo Leandro de Medeiros, Roberto Alves, Vanderlei Peretti e Wanderley Zenatti.

PORTAL DE CONTEÚDOS EDUCACIONAIS

A Universidade Estadual de Campinas lançou o OpenCourseWare (OCW) Unicamp, portal desenvolvido para hospedar conteúdos das disciplinas dos cursos de graduação em formato digital, originários de disciplinas de cursos de graduação da universidade.
O objetivo da iniciativa é disponibilizar para a sociedade, de forma gratuita, materiais como textos, fotos, animações, apostilas e vídeos. O serviço já conta com 12 disciplinas de diferentes áreas do conhecimento. Endereço: OpenCourseWare Unicamp: http://www.ocw.unicamp.br/
Eleitos e empossados os novos dirigentes do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia com mandato para o triênio 2011-2014.
São eles:
Diretor Superintendente: George Alberto da Silva Peixoto
Diretor Administrativo/Financeiro: Édio Nunes de Souza
Conselho Fiscal: Carlos Antônio Fattori, Giane Jacques Antunes Severo e Marcelo Fernandes Corrêa
Portal Caros Ouvintes:
Conselho Editorial: Antunes Severo – Geral, Ricardo Medeiros – Acadêmico, Emílio Cerri Neto – Executivo, Sílvio Loddi – Áudio, Alexandre Cerri - Tecnologia
Academidia:
Conselho Superior : Alfredo Lang, Eduardo Medtisch, Mário José Gonzaga Petrelli, Ramiro Gregório da Silva, Sílvia Hoepcke da Silva.
Conselho Consultivo: Adir Mazzuco Júnior, Cesar Luiz Pasold, Elóy Simões, Francisco Socorro,
Marcelo Letti, Maria Augusta Orofino, Mário Motta, Moacir Pereira, Ricardo Leandro de Medeiros, Roberto Alves, Vanderlei Peretti e Wanderley Zenatti.

PORTAL DE CONTEÚDOS EDUCACIONAIS

A Universidade Estadual de Campinas lançou o OpenCourseWare (OCW) Unicamp, portal desenvolvido para hospedar conteúdos das disciplinas dos cursos de graduação em formato digital, originários de disciplinas de cursos de graduação da universidade.
O objetivo da iniciativa é disponibilizar para a sociedade, de forma gratuita, materiais como textos, fotos, animações, apostilas e vídeos. O serviço já conta com 12 disciplinas de diferentes áreas do conhecimento. Endereço: OpenCourseWare Unicamp: http://www.ocw.unicamp.br/

Continue lendo...

quarta-feira, 27 de abril de 2011

MOBILIDADE URBANA: O DESCASO



Leia também:  Unisul In Concert . O Cigarro e a Criança . Livros . Jornalismo . Oportunidades . Etc

A QUESTÃO DA MOBILIDADE URBANA

Na segunda metade da década de oitenta, na qualidade  de diretor de marketing do S. Paulo F. C., tentei encontrar uma solução para o problema do estacionamento junto ao estádio Cícero Pompeu de Toledo, no Morumbi, nos dias de clássico.

Ocorreu-me, então, criar uma ciclovia.

Uma ciclovia que facilitasse o acesso dos torcedores que vivem próximo ao estádio. Desenhei, então, um projeto, com  a ajuda do Diretor de Obras do Clube, que criou um bicicletário. Com a ajuda das autoridades policiais, previas caminhos que facilitassem o acesso dos ciclistas.

Faltavam,  apenas, duas pernas para  o projeto ficar completo  o apoio da indústria e das autoridades municipais. Procurei, então, as líderes do setor: Calói e Monark, que dividiam o mercado.  Elas vendiam tudo o que produziam e disseram não ter interesse de crescer. Das autoridades, recebi o mesmo descaso.

“Isso é uma loucura”, ouvi.

Sem apoio, abandonei o projeto.

Ontem, no Fórum  Internacional sobre Mobilidade Urbana, que será encerado hoje, senti uma grande alegria e enorme tristeza.

A alegria porque, ao assistir a palestra de Guillermo Gil Penãlosa, vi que a bicicleta está ajudando a resolver o problema da mobilidade urbana em vários países. Eu não estava enganado quando, há 30 anos, pensei nisso. A tristeza, porque naquela ocasiãotive de jogar  minha idéia foi no lixo.

Por que você não foi?

Eu esperava encontrar, ontem o teatro Pedro Ivo, onde  o evento está ocorrendo,  completamente lotado. Afinal, trata-se  ali de um problema que nos atormenta  todo dia. Cada vez mais.

Ledo engano. Autoridades, lideranças, meio acadêmico, não demoram a menor bola. Como se na Grande Florianópolis essa questão não fosse preocupante.

Na minha pobre inocência, achei que o tema seria tratado no Bom Dia Santa Catarina de hoje. Afinal, algumas das maiores autoridades no assunto em todo mundo estão na capital catarinense. Quebrei a cara outra vez, mas não devia ter quebrado. O Bom Dia é especializado em assuntos sem interesse.
       

OS CONCERTOS DA ORQUESTRA  UNISUL

A Orquestra Unisul fará seu próximo concerto quinta-feira, às 20:00h,
na Paróquia Santíssima Trindade Bairro Trindade - Florianópolis
No Dia 5 de maio às 20:30 horas, Auditório da Unisul Padre Roma Duo de Violas de Florianópolis, formado por  Isabel Duschitz e Fábio Saggin. A entrada `custaqrá 1Kg de alimento não perecível. O duo apresentará obras de compositores como Campagnolli, de Beriot, Stamitz, Mazas e Pleyel.
Os alimentos arrecadados serão doados para a Creche da Sociedade João Paulo II, da Ponte do Imaruim - Palhoça.
Orquestra Unisul Criada em 2009 com a intenção de difundir a música erudita. Hoje com uma formação de quinze músicos, a intenção da orquestra é fazer um retorno cultural e apresentar a música erudita através de atividades sócioeducativas.  Detalhes: orquestra@unisul.br ou pelo (48) 32791995.  
Sob a regência do maestro Patrick Cavalheiro, a Orquestra interpretará obras de compositores como Telemann, Mozart, Villa-Lobos, Borodin, Tchaikovsky, Guerra-Peixe, Cláudio Santoro, Puccini, Straus Júnior entre outros nomes da música erudita conhecidos mundialmente.
AGENDA DE APRESENTAÇÕES
28 abril  – 20:00h - Paróquia Santíssima Trindade - Trindade
25 maio  – 20:00h - Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Coqueiros
09 junho  – 20:00h - Paróquia Santo Antônio - Centro
06 julho  – 20:00h - Igreja de São Francisco de Paula - Canajurê
03 agosto  – 20:00h - Paróquia Nossa Senhora da Lapa - Ribeirão da Ilha
08 setembro  – 20:00 - Igreja São Francisco Xavier - Santo Antônio
19 outubro  – 20:00h - Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Estreito
03 novembro  – 20:00h - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem - Saco dos Limões
15 dezembro  – 20:00h - Santuário Nossa Senhora da Conceição - Lagoa da Conceição
A Série de Concertos nas Comunidades é realizada através do Ministério da Cultura, Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, com o patrocínio das empresas Tractebel Energia e Clemar Engenharia.
NOVA TRENTO, CIDADE IRMÃ DE BESENELLO
 Após oficializar protocolos de intenções com as cidades trentino-italianas de Roncegno Terme e Novaledo, a Prefeitura Municipal de Nova Trento firmou o mesmo protocolo de intenção, com a cidade de Besenello, do Trentino Alto Ádige, Itália.
A próxima meta é firmar protocolo de amizade com a cidade trentina de Vígolo Vattaro, terra natal de Amábile Visintainer, Santa Paulina.
  A maioria dos bairros em Nova Trento possui nomes de cidades do Trentino Alto Ádige. São muitos exemplos: Tirol, Vígolo, Lombardia, Valsugana, Besenello e muitos outros.
No caso específico de Besenello, o bairro é o mais antigo da cidade. Lá está localizada a primeira igreja construída em Nova Trento, dedicada à Santa Ágata. Neste local se encontra um quadro trazido pelos imigrantes, em 1874, quando saíram do país de origem.
CIGARRO, UM VÍCIO QUE CRESCE AMEAÇA
Deu na Folha de S. Paulo:
“Segundo dados da Anvisa, entre 2007 e 2010 o número de maercas de cigarros com sabor cresceu de 21 para 40 e já representa 22% dos tipos à venda.”
“O produto é popular entre os jovens. Uma pesquisa do Inca (Instituto nacional do Câncer) aponta que 45%  dos fumantes de 13 a 15 anos  consomem os produtos com sabor.”
“Esses cigarros, no entanto, estão sob ameaça de banimento no Brasil. Uma proposta da Anvisa , ainda em análose, prevê que os produtos saiam de circulação.”
LIVROS
1.          A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lanço um livro com as conclusões de um estudo de dez meses sobre o Código Florestal. O texto não agradou os ambientalistas nem o governo. Detalhes: www.sbpcnet.org.br/site/arquivos/arquivo_294.pdf
2.          Fashion Marketing: Relações da Moda com o Mercado é o tútulo do livro wem que Glória Kalil diz porque a moda brilha no Brasil, mas não vende. Editora Senac.
3.          Estado e Desenvolvimento, de H. G. Silveira, L. A. de Abreu e T. Losso denuncia falta de diálogo na produção acadêmica sobre        ciências humanas no país. Editora Zouk.
4.          Está no Estadão de domingo passado: “Se ler é o melhor remédio, a leitura fatiada é o melhor antítodo contra a pirataria da indústria de xerox. Com essa filosofia, editoras investem cada vez mais no mercado de livros customizados, que reúnem conteúdos selecionados de acordo com a demanda de cada istituição.”
5.          O jornal lembra, a propósito, que desde agosto e 2007 a ABDR
Tem um projeto pelo qual os estudantes podem adquirir cópias legais de trechos de livros nos pontos de venda localizados dentro do campus da instituição registrada.
JORNALISMO GRÁFICO  E JORNALISMO DIÁRIO
Até 15 de maio você poderá se inscrever no Programa de Treinamento em Jornalismo Gráfico, promovido pela Folha de S. Paulo. Detalhes: www.vagas.com.br/v380612.
Você também pode se inscrever no Programa de Jornalismo Diário, promovido pelo jornal. Detalhes: www.vagas.com.br/v380930.
A HORA DO TROCO
Primeiro a Apple processou a Sansumg, que teria copiado o desenho e o modo de funcionamento do iPhone e do iPad.
 Agora a Sansumg foi à forra: está processando a Apple de violar 10 patentes em áreas de transmissão de dados e tecnologia sem fio.
OPORTUNIDADES
1.          A Aeronáutica tem concurso aberto para médicos, dentistas, farmacêuticos e engenheiros de diferentes especialidades. www.ciaar.com.br
2.          Londrina tem concurso com 801 vagas. www.consulplan.net.

3.          Coronel Vivida tem concurso para 30 vagas.www.concesp.com.br

4.          Roncador tem 141 vagas. www.klcconcursos.com.br

O HÁBITO DA LEITURA
Levantamento realizado pela Gazeta do Povo, pela Posigraf, pela Paraná Pesquisa e por Marcelo Almeida, e publicado domingo passado pelo jornal, mostra que,  os paranaenses lêem 8,53 livros por ano; que 43% fazem isso por prazer; que 81% lêem em casa; 7% na biblioteca; que 57% dizem não ter tempo; 21%, não têm paciência; 34% compram; 32% emprestam de conhecidos; 21% consultam bibliotecas; 23% não gostam de ler; 64% não conhecem nenhum  autor paranaense; e 42% gostm de ler porque foram influenciados pela mãe.
DESCOBERTA ANTIMATÉRIA PESADA
(Texto de Fábio de Castro, distribuído pela Agência FAPESP) – Em 1911, o cientista neozelandês Ernest Rutherford (1871-1937) utilizou núcleos de átomos de hélio-4 – as chamadas partículas alfa – para demonstrar que os átomos têm sua carga positiva concentrada em um pequeno núcleo. A descoberta foi o pontapé inicial da física nuclear.
Exatos 100 anos depois da criação do modelo atômico de Rutherford, um grupo internacional de cientistas, com participação brasileira, descreve pela primeira vez a observação e medição de antipartículas de núcleos de hélio-4. Trata-se da antimatéria mais pesada já produzida e medida em um laboratório.
De acordo com os autores, a detecção tem consequências importantes para a futura observação de antimatéria no Universo. Segundo eles, o estudo sobre as antipartículas é fundamental para o avanço do conhecimento em aspectos fundamentais da física nuclear, da astrofísica e da cosmologia.
O experimento, realizado pela Colaboração Star – que reúne 584 cientistas de 54 instituições em 12 países diferentes –, foi produzido no Colisor Relativístico de Íons Pesados (RHIC, na sigla em inglês), localizado nos Estados Unidos. Os resultados foram publicados neste domingo (24/4) na seção Letters da revista Nature.
Os coautores brasileiros são Alexandre Suaide, Alejandro Szanto Toledo e Marcelo Munhoz – todos eles professores do Departamento de Física Nuclear do Instituto de Física (IF) da Universidade de São Paulo (USP) –, Jun Takahashi, professor do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e seus orientandos de doutorado Rafael Derradi de Souza e Geraldo Vasconcelos.
Com a participação do mesmo grupo, o experimento já havia rendido, há um ano, a primeira evidência experimental de um anti-hipernúcleo: isto é, os cientistas haviam obtido um núcleo que não faz parte da tabela periódica. O estudo foi publicado em março de 2010 na revista Science.
De acordo com Suaide, no trabalho de 2010, as antipartículas foram submetidas à coalescência – um processo análogo à condensação –, agregando dois antinêutrons e um antipróton, formando um antitrítio – isto é, um núcleo de antimatéria correspondente ao do átomo de trítio –, o isótopo do hidrogênio que possui dois nêutrons e um próton. No trabalho atual, os pesquisadores conseguiram produzir um anti-hélio, com dois antiprótons e dois antinêutrons.
“Observando pela primeira vez o anti-hélio – uma partícula alfa de antimatéria –, demos mais um passo em direção à construção de uma nova tabela periódica. Tratava-se de uma tarefa difícil, porque a possibilidade de haver coalescência decresce à medida que aumenta a complexidade do antinúcleo”, disse Suaide à Agência FAPESP.
No experimento Star, segundo o cientista, foram realizadas colisões de núcleos de átomos de ouro em velocidade próxima à da luz, em temperatura altíssima, criando uma densidade de energia semelhante à que existiu alguns microssegundos após o Big Bang. Tanto no laboratório como no início do Universo, as colisões resultam na formação de uma quantidade equivalente de matéria e antimatéria.
“Teoricamente, acreditamos que o Big Bang surgiu de uma grande concentração de energia em uma singularidade e, a partir de modelos, concluímos que esse processo deve ter produzido muita antimatéria. No entanto, quando olhamos o Universo quase não encontramos a antimatéria. O experimento poderá ajudar a entender o que aconteceu nesses instantes iniciais”, disse Suaide.
Atrás da antimatéria
Para detectar as antipartículas, os cientistas utilizam detectores sofisticados – o maior deles tem 10 metros de largura por 15 metros de comprimento – que medem a trajetória das partículas e a partir delas tenta identificar o tipo de partícula observada.
O armazenamento e a análise da imensa quantidade de dados produzida, segundo Suaide, exigem o envolvimento de dezenas de instituições em todo o mundo e uma poderosa infraestrutura computacional.
“Produzimos no experimento um número de colisões de núcleos de ouro da ordem de 1 bilhão. Cada uma delas produz milhares de partículas diferentes. De todos esses trilhões de partículas, conseguimos encontrar 18 núcleos de anti-hélio. A dificuldade envolvida na tarefa explica por que as partículas antialfa jamais haviam sido observadas, embora a partícula alfa já tenha sido identificada há um século”, disse.
A partir dos estudos sobre as antipartículas em laboratórios, segundo Suaide, os cientistas buscam as condições necessárias para a observação futura da antimatéria no cosmos.
“Esses estudos nos ajudam a saber o que se espera observar. Ao medir o anti-hélio 4, também contribuímos para que os cosmólogos façam previsões sobre como e onde procurar a antimatéria”, explicou.
Suaide conta que o grupo brasileiro faz parte do experimento Star há 15 anos e desempenhou um papel importante no desenvolvimento e construção dos detectores principais.
“Os pesquisadores do Brasil tiveram uma participação ativa no experimento, participando intensamente da coordenação dos subgrupos nos quais se dividem os trabalhos. Neste último trabalho, participamos diretamente da revisão do artigo”, afirmou.
O artigo Observation of the antimatter helium-4 nucleus (DOI: 10.1038/nature10079) , da Colaboração Star, pode ser lido por assinantes da Nature em www.nature.com.  
INPE SEDIARÁ PROGRAMA INTERNACIONAL
 A Universidade Internacional do Espaço (ISU, na sigla em inglês) escolheu o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) como sede do mais importante e abrangente programa de treinamento do mundo na área.
O SSP13 (Space Studies Program) levará  a São José dos Campos cerca de 120 estudantes de diversos países para aulas sobre engenharia e aplicações de satélites, política, gestão e legislação espacial, entre outros temas. Serão nove semanas de estudos multidisciplinares, de 17 de junho a 17 de agosto de 2013. Detalhes:  www.isunet.edu 
HOOLIGANISMO E COPA DOMUNDO
O Centro de Estudos Avançados (CEAv) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizará em 5 de maio o Simpósio Internacional sobre Hooliganismo e Copa do Mundo de 2014. Inscrições: www.rau-tu.unicamp.br/dform/gera.php?form=holiganismo
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE ENERGIA NUCLEAR
O Centro de Estudos de Energia e Sustentabilidade (CEES) da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) realizará nos dias 25 e 26 de maio a Conferência Internacional Energia Nuclear. Detalhes: cees@faap.br


Continue lendo...