E ainda: o drama da obsolecência . Semana de Ecoturismo em Urubici . Direitos da Pessoa . Etc
EU OUVI NA QUEIJARIA
"Cê viu? O governo planeja duplicar, em 10 anos, área de florestas plantadas no país."
"Tomara que não fique só nos planos."
O PROBLEMA DA OBSOLECÊNCIA
Na década de 60, se não me engano, o advogado norte-americano Vance Pakard encetou campanha contra as empresas que encurtavam a vida dos produtos que fazia, a fim de acelerar sua substituição. Deu muita dor de cabeça a fabricantes de marcas importantes na época.
Penso que está na hora de surgir um novo Vance Pakard. As empresas - sobretudo as da área tecnológica - aceleram cada vez mais o lançamento de novos produtos, tornando obsoletos os que acabaram de lançar.
Com isso geram sentimentos de frustração e ansiedade em consumidores que sequer têm tempo de experimentar o que acabaram de adquirir.
ECOTURISMO EM URUBICI
De 27 de maio a 5 de junho, I Semana de Ecoturismo em Urubici, evento que coroará os 50 anos do parque ecológico de São Joaquim. No lugar se concentra a maior reserva de araucárias do Brasil! Tem um sitio arqueológico com inscrições rupestres e uma paisagem que é de perder o fôlego.
O objetivo do evento é promover a interação entre o turista e a comunidade local. Acontecerão várias atividades, como traking, vôo livre, bike e cavalgada. Uma parte reservada está resrvada para os biólogos responsáveis do ICMBIO, qe realizarão estudos com o objetivo de classificar o parque nacionalmente perante as entidades públicas, ajudando assim o fomento ao turismo de preservação.
Fora as atividades realizadas dentro do parque, acontecerão também atividades dentro de um espaço dedicado a expositores onde as pessoas locais poderão participar de oficinas de reciclagem, vislumbrar uma exposição fotográfica do parque nacional , uma mostra de vídeos sobre atividades esportivas e natureza e conhecer de perto o artesanato local.
Detalhes:http://www.ibflorestas.org.br/ano-internacional-das-florestas.html?gclid=CJCI9NTj2KcCFa1d7Aod91IW-A).
Os organizadores estão, agora, em busca de apoio financeiro.
LIVRO
Energia Nuclear - do Anátema ao Diálogo, de Jose Eli da Veiga, está sendo lançado pela Editora Senac.
LIVRO ELETRÔNICO OU LIVRO DE PAPEL?
O Supremo Tribunal Federal vai rediscutir o conceito do papel usado na publicação de livros, jornais e periódicos. Vai, em consequência, estender a imunidade tributária prevista na Constituição para os livros aos aparelhos de leitura, como o Kindle e às publicações em CD.
OS DIREITOS DA PESSOA
Deu sábado passado na coluna Direto da Fonte, que Sonia Racy publica no jornal O Estado de S. Paulo:
"Na semana em que se comemora o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, a FGV divulga pesquisa nacional que revela: 64% dos brasileiros sentem que seus direitos são pouco ou nada respeitados.
Isso, contra 5% que se consideram muito respeitados. O levantamento aponta também que apenas 28% dos entrevistados leem o contrato antes de fechar o negócio.
Mostra, ainda, que as mulheres são mais cautelosas nas gôndolas: 62% delas checam a data de validade ao comprar produtos perecíveis. Entre os homens, o índice cai para 46%.
A pesquisa foi realizada com 1.400 pessoas de áreas urbanas de todo o país."
COMPUTAÇÃO PARA PROBLEMAS COMPLEXOS
Os resultados obtidos até agora pelo Instituto Microsoft Research-FAPESP de Pesquisas em TI, assim como os projetos selecionados na quarta chamada pública da parceria, foram apresentados durante o MSR-FAPESP Institute Workshop: revisiting the past and planning the future.
Uma das propostas foi E-fenologia: aplicação de novas tecnologias para monitorar a fenologia e mudanças climáticas nos trópicos, apresentada por Patrícia Morellato, do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Multidisciplinar, o projeto combina pesquisa em ciências da computação e fenologia – um ramo da ecologia que estuda o ciclo de desenvolvimento de seres vivos e sua relação com as condições do ambiente, como temperatura, luz e umidade, entre outros.
A pesquisa incluirá a análise de dados de fenologia recolhidos remotamente a partir de câmeras digitais instaladas em torres, com a finalidade de registrar imagens da floresta.
“O projeto se baseará simultaneamente em modelos, medições e observação. O objetivo é aplicar novas tecnologias para monitorar a fenologia das plantas, estabelecendo uma série histórica que permita avaliar o impacto das mudanças climáticas sobre as plantas”, disse Patrícia.
Também aprovado, o projeto Um ambiente culturalmente contextualizado para a interação natural e flexível de apoio ao processo de ressocialização em um contexto hospitalar para pacientes crônicos foi apresentado por Junia Coutinho Anacleto, do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologias da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
O projeto será desenvolvido em parceria com o Centro de Atenção Intensiva à Saúde Clemente Ferreira, hospital que atende pessoas com distúrbios neurológicos e psiquiátricos em Lins (SP).
“Embora tenha uma programação bem traçada e uma boa estrutura preparada para reintegrar essas pessoas paulatinamente, o hospital tem grande dificuldade para fazer com que elas adquiram independência. O foco do projeto é verificar como a computação pode ajudar pacientes com esse perfil em seu processo de socialização”, disse Junia.
Ronaldo Hashimoto, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP), apresentou o projeto Integração de dados em biologia de sistemas: caracterização de fenômenos biológicos a partir de informações estruturais e funcionais, também aprovado na quarta chamada.
O objetivo principal é partir da modelagem matemática e computacional para estudar os processos biológicos para compreender melhor a organização molecular e a interdependência entre as moléculas, genes e seus inter-relacionamentos regulatórios.
Regina Célia de Matos Pires, do Instituto Agronômico (IAC), apresentou o projeto Monitoramento do ambiente e modelagem do potencial genético de cultivares de cana-de-açúcar em condições de disponibilidade hídrica do solo.
A pesquisa, que tem o objetivo de relacionar o desempenho de genótipos da planta em função da variação climática, incluirá a instalação de sensores para monitoramento do clima, da água no solo e suas interações com o desenvolvimento de diferentes cultivares.
Claudia Maria Bauzer Medeiros, professora do Instituto de Computação da Unicamp, apresentou seu projeto aprovado na primeira chamada do Instituto Microsoft Research-FAPESP: o e-Farms. Jacques Wainer, do Instituto de Computação da Unicamp, falou sobre o projeto Sistema de informação capaz de detectar a distância alterações na imagem de fundo de olho .
Agma Juci Machado Traina, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), apresentou o projeto AgroDatamine - Desenvolvimento de métodos e técnicas de mineração de dados para apoiar pesquisas em mudanças climáticas, com ênfase em agrometeorologia.
Detalhes: www.fapesp.br/acordos/microsoft
LIVRO CONTA HISTÓRIA DA FSP-USP
Acontece hoje o lançamento do livro A casa de Hygeia.
A publicação reúne depoimentos de personagens importantes na trajetória da FSP e descreve o contexto sociopolítico e da saúde pública paulista, brasileira e, por vezes, internacional, permitindo a compreensão mais abrangente dos fatos e do papel desempenhado pelos diversos atores.
Detalhes: diretor@fsp.usp.br ou (11) 3061-7739.
MENINGITES BACTERIANAS
Durante dois dias, pesquisadores e especialistas em meningites convidados pela Sociedade Brasileira de Microbiologia estarão em São Paulo para discutir os principais aspectos da meningite bacteriana, como epidemiologia, diagnóstico, tratamento e prevenção.
Trata-se da primeira edição do Simpósio Brasileiro sobre Meningites Bacterianas, que acontecerá no Centro de Convenções Frei Caneca durante os dias 1º e 2 de abril. Detalhes: www.sbmicrobiologia.org.br/Meningites
ROTAS TECNOLÓGICAS DA BIOTECNOLOGIA
O Núcleo de Pesquisas em Inovação, Gestão Tecnológica e Competitividade (InGTec), em parceria com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto, e a Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde de Ribeirão Preto (Fipase) realizarão, de 12 a 14 de abril, o 5º Seminário sobre rotas tecnológicas da biotecnologia – oportunidades de investimentos e inovações no Brasil.
Voltado para pesquisadores, docentes, estudantes, empresários e investidores em biotecnologia, entre outros profissionais relacionados à área, o objetivo do evento é aprofundar as discussões e o conhecimento sobre as oportunidades de desenvolvimento e investimento em biotecnologia no País.
A visão dos empreendedores sobre a biotecnologia no Brasil e a percepção de pesquisadores atuantes no exterior sobre a área no mundo são alguns dos temas que serão discutidos durante o evento.
O evento será realizado no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, localizado na R. Bernadino de Campos, nº 999, em Ribeirão Preto (SP).
Mais informações e inscrições: www.seminariobiotecnologia.com.br/site/index.php?pagina=5799&sid=pagina-inicial.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário